sexta-feira, 30 de junho de 2006

Maria do Bairro - capítulo 15


Hoje, às 22h30, o SBT exibe o capítulo 15 de “Maria do Bairro”. Confira a sinopse:

Maria flagra Luís Fernando beijando Soraya. Desesperada, ela sai do quarto sem dizer nada e faz as malas decidida a ir embora para sempre da mansão. Soraya, diante de Luiz Fernando, finge um desmaio e diz ter certeza de que está grávida. Maria, chorosa, diz a Lupe que está indo embora por que descobriu que Luiz Fernando só está querendo se divertir com ela. Soraya diz a Vitória que Luiz Fernando vai ser obrigado a se casar com ela por que está grávida. Carlota tenta revistar a bagagem de Maria e acaba levando uma mordida. Guadalupe conta para Luiz Fernando que Maria foi embora da mansão e diz que ele é o culpado. Vitória, furiosa com a notícia, diz a Soraya que o filho que espera não pode ser de Luiz Fernando. Maria volta para o bairro onde vivia e os amigos ficam felizes ao vê-la. Soraya, cínica e dissimulada, jura que é apaixonada por Luiz Fernando e o acusa de tê-la obrigado a fazer amor com ele. Vitória conta para Fernando que Maria foi embora da mansão. Fernando pressiona Lupe e ela acaba contando que Maria foi embora por causa de Luiz Fernando. Furioso, ele vai até o quarto do filho e o culpa pela decisão de Maria. Fernando exige que o filho peça desculpas a Maria e a traga de volta, pois, caso contrário, não receberá um centavo de mesada. Luiz Fernando, sem entender a decisão de Maria, insiste com Lupe e ela acaba contando que a garota viu quando ele e Soraya se beijavam. Luiz Fernando chega ao bairro onde vive Maria e ela o enfrenta.

quinta-feira, 29 de junho de 2006

Maria do Bairro - capítulo 14


Hoje, às 22h30, o SBT exibe o capítulo 14 de “Maria do Bairro”. Confira a sinopse:

Luiz Fernando expulsa Soraya do quarto e diz a Maria que a ama. Logo mais, diante de Soraya, jura que não sente nada pela catadora e que tudo não passa de um plano para expulsá-la da mansão. Os dois se beijam. Soraya pega um lenço usado por Luiz Fernando e leva para Calixta preparar um trabalho para conquistar definitivamente Luiz Fernando De La Vega. Maria conta para Guadalupe os planos de Luiz Fernando em transformá-la em uma garota fina e educada. Luiz Fernando começa a dar aulas de boas maneiras para Maria. Vitória fica sabendo e se preocupa com o súbito interesse do filho pela catadora. Maria está cada vez mais entusiasmada com as aulas de Luiz Fernando, mas sofre uma grande decepção ao entrar em seu quarto e flagrar Luiz Fernando aos beijos com Soraya.

quarta-feira, 28 de junho de 2006

Maria do Bairro - capítulo 13


Hoje, às 22h30, o SBT exibe o capítulo 13 de “Maria do Bairro”. Confira a sinopse:

Durante o jantar Luiz Fernando comunica à família sua decisão de se casar com Soraya. Maria não consegue se controlar e, diante de todos, diz que não vai deixar que eles se casem. Vitória estranha à reação de Maria e a pressiona para que explique por que se opõe ao casamento de Soraya e Luiz Fernando. Ela fica sem ação, mas acaba contando que as duas brigaram no teatro. Maria conta para Lupe o que aconteceu e, chorando, diz que está sofrendo muito por que Luiz Fernando decidiu se casar com Soraya. Soraya liga para Vitória e diz que fará de tudo para expulsar Maria da mansão dos De La Vega. Wladimir confessa para Vanessa, sua irmã, que está apaixonado por Maria. Maria está no jardim cuidando de seus animais quando Wladimir aparece. Ele comenta que ao ver sua reação diante na notícia do casamento de Luiz Fernando percebeu que está apaixonada por ele e tenta convencê-la de que seu irmão só está querendo se divertir. Maria sai do banho e encontra Luiz Fernando em seu quarto. Ele jura que está apaixonado, mas ela não acredita e tenta expulsá-lo a vassouradas. Luiz Fernando, cheio de charme, jura que não pretende se casar com Soraya, e que só disse isso para ver sua reação. Maria acredita, e os dois se beijam. Soraya entra no quarto e flagra os dois.

terça-feira, 27 de junho de 2006

Maria do Bairro - capítulo 12


Hoje, às 22h30, o SBT exibe o capítulo 12 de “Maria do Bairro”. Confira a sinopse:

Maria quase interrompe o espetáculo, indignada com as cenas de tortura que acredita serem reais. Soraya tenta fazê-la calar a boca, mas as duas acabam se pegando em pleno camarote. Luiz Fernando se diverte com a situação. Eles deixam o teatro e a briga entre Soraya e Maria continua no estacionamento. Maria dá uma surra memorável em Soraya. Soraya volta para casa furiosa e amaldiçoa o dia em que Maria foi morar na casa dos De La Vega. Maria e Luiz Fernando voltam para casa juntos e ele se oferece para transformá-la numa jovem fina e educada para fazer uma surpresa para a família. Maria diz que não pode aceitar, pois ele vai se casar com Soaria e os dois discutem. Wladimir culpa Luiz Fernando pelo papel ridículo que Maria fez no teatro. Ele se diz arrependido. Durante o jantar Luiz Fernando comunica à família sua decisão de se casar com Soraya. Maria não consegue se controlar e, diante de todos, diz que não vai deixar que eles se casem.

segunda-feira, 26 de junho de 2006

Maria do Bairro - capítulo 11


Hoje, às 22h30, o SBT exibe o capítulo 11 de “Maria do Bairro”. Confira a sinopse:

Maria e Luiz Fernando se beijam e trocam juras de amor. Maria confessa que o ama desde que o dia que o viu na igreja de padre Honório. Wladimir e Vitória observam Maria e Luiz Fernando conversando no jardim. Luiz Fernando pede a Maria que não comente com ninguém o que acaba de acontecer entre eles. Wladimir pede explicações ao irmão sobre seu comportamento com Maria. Ele jura que só quer se divertir. Wladimir enfrenta Luiz Fernando e diz que não vai permitir que ele brinque com os sentimentos de Maria. Maria conta para Guadalupe que Luiz Fernando a beijou. Guadalupe tenta abrir os olhos de Maria dizendo a ela que Luiz Fernando não pode estar apaixonado por ela, pois eles pertencem a mundos diferentes. Luiz Fernando conversa com a mãe, diz que pretende terminar seus estudos e se casar com Soraya. Luiz Fernando convida Maria para ir à ópera e deixa Soraya furiosa. Soraya, Luiz Fernando, Maria e Wladimir chegam ao teatro. Durante o espetáculo Maria invade o palco acreditando que tudo é realidade.

sexta-feira, 23 de junho de 2006

Maria do Bairro - capítulo 10


Hoje, às 22h30, o SBT exibe o capítulo 10 de “Maria do Bairro”. Confira a sinopse:

Vitória a enfrenta e Lupe tenta evitar o pior. Maria suplica que Vitória não solte os periquitos. Luís Fernando, do terraço, pede à mãe que dê um fim nos periquitos, e Maria vai tirar satisfações com ele. Wladimir confessa para Maria que gosta dela, mas ela não compreende. Lupe aconselha Maria a não contar o ocorrido para o Sr. Dela Vega que, ao chegar, pergunta o que houve com os periquitos. Maria não resiste e, emocionada, conta o ocorrido. Dela Vega vai tirar satisfações com Vitória, e ameaça Luís Fernando. Dela Vega sai para comprar mais bichos com Maria. Carlota corre para contar a Vitória que um carro acaba de chegar cheio de animais. Vitória discute com o marido e Dela Vega diz que tirará as mordomias de Luís Fernando. Luís Fernando ameaça ir embora e Vitória conta o que houve. Luís Fernando promete vingar-se de Maria. Wladimir se declara para Maria e diz que se apaixonou por ela. Luís Fernando ouve tudo. Maria confessa para sua arara que está apaixonada por Luís Fernando, ele ouve e diz que a ama. Luís Fernando beija Maria.

quinta-feira, 22 de junho de 2006

Maria do Bairro - capítulo 9


Hoje, às 22h30, o SBT exibe o capítulo 9 de “Maria do Bairro”. Confira a sinopse:

Luís Fernando e Dela Vega se enfrentam. Carlota corre para contar a Vitória. Alarmados, todos descem para ver o que está acontecendo. Dela Vega pergunta a Luís Fernando o que espera para agredi-lo. Vitória discute com o marido e a acusa Maria de estar colocando o pai contra o filho. Soraya e Vitória pedem para que Luís Fernando que se alie a elas para expulsar Maria. Maria pergunta a Lupe se Luís Fernando foi abandonado por uma mulher. Lupe conta toda a verdade. Brenda comenta com uma amiga, que por capricho, reconquistará Luís Fernando. Maria conta a Lupe que está apaixonada por Luís Fernando. Dela Vega presenteia Maria com periquitos, que fazem barulho e acordam Luís Fernando. Lupe conta a Luís Fernando que Maria ganhou de seu pai. Irritado, Luís Fernando pede para chamar Vitória. Vitória desce e diz que soltará os periquitos de Maria, e ela a ameaça com uma pá.

quarta-feira, 21 de junho de 2006

Maria do Bairro - capítulo 8


Hoje, às 22h30, o SBT exibe o capítulo 8 de “Maria do Bairro”. Confira a sinopse:

Luís Fernando diz a Maria que está apaixonado por ela. Soraya e Vitória os observa e percebem que eles não estão discutindo como de hábito. Maria diz a Luís Fernando que não acredita nele. Padre Honório comenta com Dela Vega que foi procurado por Vitória. Maria, distraída, esbarra em Wladimir e cai em seus braços. Dela Vega diz a padre Honório que se Vitória continuar a implicar ele sairá de casa. Maria conta a Lupe que Luís Fernando tentou se engraçar com ela. Lupe aconselha Maria a ter cuidado com Soraya, pois ela é invejosa e má. Dela Vega chega para almoçar e diz a Vitória que não adiantou ela ir se queixar com o padre Honório. Maria tenta se arrumar, mas fica toda borrada e desengonçada. Todos riem e debocham dela. Dela Vega levanta-se e limpa o rosto de Maria. Vitória fica furiosa e começa uma discussão entre eles. Luís Fernando insinua que Maria poderia ser sua irmã. Dela Vega dá um tapa em Luís Fernando. Soraya envenena Vitória contra Maria. Luís Fernando, embriagado e irritado, pede explicações ao pai. Dela Vega ameaça o filho e os dois se enfrentam. Lupe e Carlota discutem por causa de Maria. Luís Fernando e Dela Vega se enfrentam.

terça-feira, 20 de junho de 2006

Maria do Bairro - capítulo 7


Hoje, às 22h30, o SBT exibe o capítulo 7 de “Maria do Bairro”. Confira a sinopse:

Soraya vai ao quarto de Luís Fernando e diz que pode estar grávida. Vitória vai se queixar de Maria para padre Honório e pede a ele que tome alguma providência. Luís Fernando diz para Soraya que mesmo que esteja grávida, não se casará com ela. Soraya envenena Luís Fernando dizendo que Maria tomará o lugar de Vitória na casa. Maria e Dela Vega voltam do passeio com dois cabritos. Soraya e Luís Fernando riem de Maria, Dela Vega a defende, e Luís Fernando começa uma discussão com Maria. Eles quase saem no tapa. Carlota destila seu veneno para Vitória contando sua versão do ocorrido, e Vitória diz que os dias de Maria estão contados. Vitória comenta com Luís Fernando a conversa que teve com padre Honório. Luís Fernando pergunta a Wladimir se está apaixonado por Maria, e ele responde que que está apaixonado por ela é ele. Luís Fernando vai atrás de Maria para pedir desculpas e faz elogios. Carlota os observa. Padre Honório vai atrás de Dela Vega pedir para que Maria volte. Luís Fernando diz a Maria que está apaixonado por ela.

segunda-feira, 19 de junho de 2006

Maria do Bairro - capítulo 6


Hoje, às 22h30, o SBT exibe o capítulo 6 de “Maria do Bairro”. Confira a sinopse:

Luís Fernando vai ao quarto de Maria e tenta tomá-la à força. Maria luta com Luís Fernando e os gritos dela acordam Vitória, que vai ver o que aconteceu. Maria acoberta Luís Fernando. Após o ocorrido, Luís Fernando tenta se aproveitar de novo, mas Maria o expulsa com um empurrão. Vitória o encontra caído no corredor. Lupe aconselha Maria a contar o que aconteceu para o Sr. Dela Vega. Maria pede para Dela Vega levá-la ao cemitério. Vitória e Fernando discutem sobre a atitude do filho. Dela Vega comunica a Vitória que sairá para passear com Maria. Luís Fernando acorda com o barulho de Maria e diz para Vitória que se isso continuar ele irá embora de novo. No café, Dela Vega ensina Maria a comer direito, Carlota sai. Vitória vê Dela Vega sair com Maria, Carlota chega para destilar seu veneno. No cemitério, Maria pede para a madrinha Cacilda que a ajude a melhorar Luís Fernando. Vitória, inconformada, desabafa com Soraya e esta diz que encontrou uma maneira de expulsar Maria da mansão. Brenda consegue falar com Luís Fernando por telefone, ele fica perturbado. Vitória vai à igreja pedir ao padre Honório que tire Maria de sua casa. Soraya vai ao quarto de Luís Fernando e diz que pode estar grávida.

sexta-feira, 16 de junho de 2006

Maria do Bairro - capítulo 5


Hoje, às 22h30, o SBT exibe o capítulo 5 de “Maria do Bairro”. Confira a sinopse:

Maria, rebelde, discute com Luís Fernando pela humilhação que a fez passar. Maria comenta com Lupe que irá revidar tudo o que fizerem para ela. Lupe aconselha Maria a mudar seus modos. Carlota destila seu veneno contando a Luís Fernando como seu pai trata Maria, e que ela irá acomodar-se no quarto ao lado do seu. Vitória, por telefone, comenta com o marido o ocorrido na volta de Luís Fernando. Soraya e Vitória tentam expulsar Maria. Dela Vega presenteia Maria com um coelho e, para espanto de Vitória e Luiz Fernando, a convida para sentar-se com todos à mesa com a família. Brenda tenta entrar em contato com Luís Fernando. Durante o jantar, Luís Fernando ofende Maria chamando-a de marginal. Carlota instiga e Maria revida jogando sopa no rosto de Carlota e na cabeça de Luís Fernando. Vitória e Luís Fernando ficam enojados com os modos de Maria à mesa. À noite, Luís Fernando, embriagado, vai até o quarto de Maria, que tenta tomá-la à força.

quinta-feira, 15 de junho de 2006

Maria do Bairro - capítulo 4


Hoje, às 22h30, o SBT exibe o capítulo 4 de “Maria do Bairro”. Confira a sinopse:

Vitória apoia a ideia, mas o Sr. Fernando pede que Maria fique. Vitória coloca Dela Vega entre Luís Fernando e Maria dizendo que por causa de uma desconhecida, ele fica contra seu próprio filho. Soraya faz intrigas ao dizer para Wladimir e Vanessa que Maria pode ser filha do Sr. Dela Vega. Dela Vega convence Maria a ficar e diz que irá transformá-la, educá-la, e que a partir daquele momento, ela passará a dormir no quarto de hóspedes. Vitória pede para Soraya dizer a Luís Fernando que elas darão um jeito de expulsar Maria. Soraya e Maria discutem no corredor da casa e quase saem no tapa. Wladimir e Vanessa perguntam ao pai se Maria é sua filha. Soraya se aproveita da embriaguês de Luís Fernando e o seduz. Maria vai às compras e fica muito feliz por Vanessa estar junto dela e não desprezá-la como os demais. Vitória convence Luís Fernando a voltar para casa. Ao chegar, ele vê Maria limpa e arrumada, ela pergunta se ele gostou, e ele diz que seu irmão Wladimir sim, mas que ele jamais se apaixonaria por uma moça vulgar e oferecida como ela.

quarta-feira, 14 de junho de 2006

Maria do Bairro - capítulo 3


Hoje, às 22h30, o SBT exibe o capítulo 3 de “Maria do Bairro”. Confira a sinopse:

Luís Fernando fica irritado por ter sido molhado e, histérico, pede para tirarem Maria de sua frente. Maria pede desculpas, mas ele não quer ouvir, e exige que ela saia de sua casa. Brenda fica sabendo que Luís Fernando está na capital. Maria conta para Guadalupe que o conhecia da igreja, e que gostava muito dele antes de saber que era um grosseirão. Soraya recebe um amuleto para conquistar Luís Fernando. Vitória conta a história de Maria para Luís Fernando, mas ele insiste que a mandem embora e diz que se Maria não sair ele sairá. Vitória pede para Luís Fernando ficar. Maria do Bairro ouve Luís Fernando chamá-la de imunda e maltrapilha. Carlota diz para Maria que ninguém gosta dela naquela casa e que se tiver vergonha irá embora. Dona Vitória pede a Fernando que tire Maria da casa imediatamente. Ele diz que Maria não sai. Lupe aconselha Maria a não ir embora. Maria ouve a discussão de Vitória com o marido no escritório, pede para que parem de brigar e diz que vai voltar para seu bairro, porque naquela casa ninguém gosta dela.

terça-feira, 13 de junho de 2006

Maria do Bairro - capítulo 2


Hoje, às 22h30, o SBT exibe o segundo capítulo de “Maria do Bairro”. Confira a sinopse:

Em Paris, Luís Fernando se afoga na bebida pela desilusão sofrida com Brenda, e diz que irá se vingar com a primeira mulher que aparecer em sua vida. Dela Vega exige que sua família aceite Maria e diz que se trata de uma caridade. Dela Vega pede a Guadalupe que cuide de Maria. Vitória pede a Lupe que dê banho e que coloque uniforme em Maria para começar a trabalhar. Fernando pede para Vitória que a trate como se fosse da família, e não como empregada. Maria pergunta para Lupe se há mais pessoas na casa, e como elas são. Lupe responde que Wladimir e Vanessa são pessoas boas, mas a previne para que tome cuidado com Luís Fernando. Vitória discute com o marido dizendo que Luís Fernando não vai gostar de encontrar Maria vivendo na mansão. Soraya e Carlota desconfiam que Dela Vega tem um motivo muito forte para proteger Maria. Dela Vega pede para Maria tirar o uniforme e diz que ela é como se fosse da família. Espantada, Vitória discute com o marido. Wladimir e Luís Fernando chegam à capital. Embriagado e arrogante, Luís Fernando pergunta quem é Maria, que acidentalmente o molha com a mangueira, ela reconhece que ele é o homem que aparece em seus sonhos.

segunda-feira, 12 de junho de 2006

Audiência Detalhada: Maria do Bairro (2006)


MARIA DO BAIRRO

novela de
CARLOS ROMERO

META: 30 PONTOS

Estreia: 12 de junho de 2006
Término: 23 de fevereiro de 2007

185 capítulos

Semana 01: 12/06 a 16/06/2006 = 34 | 35 | 34 | 32 | 30 = 33.0
Semana 02: 19/06 a 23/06/2006 = 33 | 34 | 32 | 31 | 29 = 31.8
Semana 03: 26/06 a 30/06/2006 = 34 | 36 | 36 | 34 | 32 = 34.4
Semana 04: 03/07 a 07/07/2006 = 34 | 34 | 32 | 33 | 30 = 32.6
Semana 05: 10/07 a 14/07/2006 = 34 | 35 | 35 | 33 | 31 = 33.6
Semana 06: 17/07 a 21/07/2006 = 34 | 34 | 34 | 35 | 33 = 34.0
Semana 07: 24/07 a 28/07/2006 = 34 | 34 | 35 | 34 | 33 = 34.0
Semana 08: 31/07 a 04/08/2006 = 35 | 35 | 34 | 34 | 32 = 34.0
Semana 09: 07/08 a 11/08/2006 = 35 | 35 | 36 | 37 | 37 = 36.0
Semana 10: 14/08 a 18/08/2006 = 38 | 36 | 37 | 35 | 34 = 36.0
Semana 11: 21/08 a 25/08/2006 = 36 | 36 | 34 | 35 | 33 = 34.8
Semana 12: 28/08 a 01/09/2006 = 35 | 34 | 36 | 35 | 34 = 34.8
Semana 13: 04/09 a 08/09/2006 = 34 | 34 | 33 | 34 | 32 = 33.4
Semana 14: 11/09 a 15/09/2006 = 35 | 34 | 35 | 35 | 34 = 34.6
Semana 15: 18/09 a 22/09/2006 = 35 | 36 | 36 | 34 | 33 = 34.8
Semana 16: 25/09 a 29/09/2006 = 36 | 36 | 37 | 35 | 34 = 35.6
Semana 17: 02/10 a 06/10/2006 = 35 | 34 | 35 | 34 | 33 = 34.2
Semana 18: 09/10 a 13/10/2006 = 36 | 35 | 36 | 34 | 34 = 35.0
Semana 19: 16/10 a 20/10/2006 = 38 | 37 | 35 | 35 | 34 = 35.8
Semana 20: 23/10 a 27/10/2006 = 36 | 34 | 35 | 34 | 35 = 34.8
Semana 21: 30/10 a 03/11/2006 = 35 | 38 | 38 | 39 | 38 = 37.6
Semana 22: 06/11 a 10/11/2006 = 37 | 37 | 38 | 38 | 36 = 37.2
Semana 23: 13/11 a 17/11/2006 = 40 | 42 | 42 | 40 | 38 = 40.4
Semana 24: 20/11 a 24/11/2006 = 38 | 39 | 38 | 37 | 36 = 37.6
Semana 25: 27/11 a 01/12/2006 = 39 | 38 | 38 | 37 | 35 = 37.4
Semana 26: 04/12 a 08/12/2006 = 38 | 39 | 39 | 38 | 37 = 38.2
Semana 27: 11/12 a 15/12/2006 = 41 | 40 | 42 | 39 | 38 = 40.0
Semana 28: 18/12 a 22/12/2006 = 43 | 43 | 42 | 41 | 39 = 41.6
Semana 29: 25/12 a 29/12/2006 = 44 | 42 | 42 | 42 | 40 = 42.0
Semana 30: 01/01 a 05/01/2007 = 42 | 41 | 41 | 42 | 39 = 41.0
Semana 31: 08/01 a 12/01/2007 = 43 | 42 | 43 | 41 | 41 = 42.0
Semana 32: 15/01 a 19/01/2007 = 43 | 44 | 44 | 42 | 41 = 42.8
Semana 33: 22/01 a 26/01/2007 = 44 | 43 | 43 | 41 | 41 = 42.4
Semana 34: 29/01 a 02/02/2007 = 43 | 42 | 43 | 41 | 40 = 41.8
Semana 35: 05/02 a 09/02/2007 = 42 | 41 | 42 | 42 | 43 = 42.0
Semana 36: 12/02 a 16/02/2007 = 43 | 42 | 43 | 41 | 40 = 41.8
Semana 37: 19/02 a 23/02/2007 = 44 | 44 | 45 | 46 | 48 = 45.4

MÉDIA GERAL: 37.25

Maria do Bairro - capítulo 1


Hoje, às 22h30, o SBT exibe o primeiro capítulo de “Maria do Bairro”. Confira a sinopse:

Maria do Bairro é uma menina muito pobre, rebelde que está fazendo 15 anos. Veio do campo para a capital ainda pequena com a mãe, que faleceu há cinco anos. Maria mora com a madrinha de coração, Cacilda, e as duas sobrevivem catando lixo. Maria sonha com seu baile de debutante e nele dança com Luís Fernando, um homem muito rico que conheceu na igreja de padre Honório. Luis Fernando é um jovem angustiado, que não se conforma por ter sido abandonado por Brenda, sua noiva, e decide que jamais voltará a se envolver com outra mulher, a não ser para desprezá-la. Brenda é uma mulher egoísta, sem escrúpulos e leviana, ela diz que voltará com Luís Fernando. Dona Vitória, mãe de Luís Fernando, percebendo o interesse de Soraya (sua sobrinha) por seu filho, promete casá-los, se ela conseguir fazer com que ele mude, e Soraya não medirá esforços para conseguir. Maria do Bairro conhece, na igreja, o pai de Luís Fernando, o Sr. Fernando Dela Veja, que pede conselhos a padre Honório para ajudá-lo com seu filho. Ao saírem da igreja, Maria se assusta quando sua madrinha desmaia. Cacilda, em seu leito de morte, faz com que padre Honório prometa encontrar um emprego em uma casa de família para Maria. Cacilda falece e padre Honório pede para o Sr. Fernando Dela Vega que dê um emprego para Maria em sua casa. O Sr. Fernando leva Maria do Bairro para morar em sua casa, onde é recebida com espanto por dona Vitória e Soraya.

domingo, 11 de junho de 2006

MARIA DO BAIRRO (2006)


Maria do Bairro é uma telenovela brasileira produzida e exibida pelo SBT.

Novela de Carlos Romero.
Escrita por Carlos Romero.
Direção de Angelli Nesma Medina.

Exibida no horário das 22 horas entre 12 de junho de 2006 e 23 de fevereiro de 2007, em 185 capítulos, substituindo “Rebelde” e sendo substituída por “Rubi”.

Reapresentada em “Vale a Pena Ver de Novo” no horário das 14 horas, entre 27 de fevereiro e 6 de julho de 2012, em 113 capítulos, substituindo “Chocolate com Pimenta e sendo substituída por “Alma Gêmea”.

Reapresentada pela segunda vez em “Vale a Pena Ver de Novo” no horário das 15 horas, entre 13 de março e 4 de agosto de 2017, em 125 capítulos, substituindo “O Clone” e sendo substituída por “Belíssima”.

Contou com Thalía, Fernando Colunga, Itatí Cantoral, Ricardo Blume, Irán Eory, Ana Patrícia Rojo, Meche Barba, Rebeca Manríquez, Sílvia Caos, Beatriz Moreno, Raúl Padilla, Ludwika Paleta, Osvaldo Benavides, Yuliana Peniche, Ariadna Welter, René Muñoz, Carmen Salinas, Ninón Sevilla, Maurício Aspe e Jéssica Jurado nos papeis principais da história.

TRAMA PRINCIPAL

Primeira fase
Maria Hernández Lorráz (Thalía) é uma jovem humilde, sem instrução e sonhadora que vive com sua madrinha Cacilda (Aurora Molina) no bairro João Diego, na periferia da Cidade do México, e trabalha como catadora de material reciclável em um aterro sanitário. No dia em que Maria completa 15 anos, sua madrinha falece; antes, porém, em seu leito de morte, pede ao padre Honório (Tito Guízar) que ele encontre uma residência onde sua afilhada possa ser acolhida e tenha trabalho. A jovem órfã é acolhida pelo empresário Fernando Dela Veja (Ricardo Blume), patriarca da família Dela Vega, uma das mais abastadas e influentes do país. Ele deseja lapidar a garota e torná-la uma mulher refinada, acolhendo-a como um membro da família. Fernando encontra resistência em sua esposa Vitória Montenegro Dela Vega (Irán Eory) que, junto da empregada Carlota (Rebeca Manríquez), despreza Maria desde seu primeiro momento na mansão.

Luís Fernando (Fernando Colunga), o primogênito do casal Dela Vega, foi abandonado pela sua noiva Brenda, o que o transforma em um indivíduo misógino: ele jura que nunca mais se envolverá afetivamente com mulheres, apenas irá brincar com os sentimentos delas. Inicialmente acaba se envolvendo com Maria tendo em vista este objetivo, no entanto acaba apaixonando-se por ela. Já Soraya Montenegro (Itatí Cantoral) é sobrinha de Vitória e, desde a adolescência, almeja conquistar Luís Fernando a qualquer custo. Prepotente e orgulhosa, ela também despreza Maria, a qual se refere sob o adjetivo de “marginal”, “catadora” e “morta de fome”.

Maria vai aos poucos conquistando a amizade e a confiança dos moradores e dos empregados da mansão, entre eles Vitória, que muda sua atitude com a jovem, e Lupe Linhares (Meche Barba) governanta da casa, além de Vanessa (Montserrat Gallosa) e Vladimir (Héctor Soberón), os outros filhos do casal Dela Vega. Soraya aproveita-se de uma das rotineiras embriaguezes de Luís Fernando, leva-o para a cama e forja um exame de gravidez, o que faz com que ele sinta-se obrigado a casar-se com ela, mesmo amando Maria. Esta, a fim de esquecer Luís, por quem também é apaixonada, passa a namorar Vladimir; a jovem também recebe aulas de etiqueta e de alfabetização de Dona Carol (Pituka de Foronda), professora especialmente contratada por Fernando para lecionar Maria. Luís também passa por uma transformação de personalidade: ele amadurece e deixa de ser um rapaz inconsequente e alcoólatra, passando a trabalhar na empresa de seu pai. Ele começa a desconfiar da gravidez de Soraya, e esta forja um acidente, agora dizendo que sofreu um aborto.

Soraya, que passa a morar na mansão dos Dela Vega junto de sua preceptora, empregada e babá Calixta Popoca (Sílvia Caos) (que cuida da vilã com devoção desde que era uma menina), entra constantemente em atrito com Maria, e obstina-se a matá-la. Calixta, que também é curandeira, ajuda a sua protegida colocando ervas venenosas na água que Maria bebe. Esta passa mal e é internada num hospital, onde se descobre a causa da enfermidade. Calixta revela a Soraya que é sua verdadeira mãe; com ódio, Soraya a expulsa da mansão. Osvaldo, o amante de Soraya, descobre o perverso plano e a denuncia. Em uma violenta briga, Soraya tenta matá-lo e acaba caindo da janela de um apartamento, sendo dada como morta. Maria se recupera, Luís Fernando a pede em casamento e ela aceita.

Segunda fase
Com o decorrer do casamento de Maria e Luís Fernando, o ciúme e o alcoolismo dele se torna insuportável, e ele passa a desconfiar que Maria e seu irmão são amantes. Quando Vladimir vai à mansão pedir desculpas à Maria por não ter comparecido ao casamento, Luís Fernando flagra os dois abraçados. Isso faz com que ele e Maria se separem. A família Dela Vega muda-se para a Espanha, deixando apenas Maria, Luís Fernando e os empregados na mansão. Maria fica grávida e encontra apoio e amizade em Lupe, sua fiel amiga. Ela passa toda a gravidez com transtorno bipolar, febril e se sentindo muito mal, e então, passa a se descuidar nesse período e volta a andar com roupas rasgadas e cabelos avoados.

Momentos antes de ter a criança, Luís Fernando pede o divórcio de Maria, que sai de casa desesperada. A jovem dá à luz seu filho chamado Fernando num hospital. Ela recebe alta junto com a criança e sai desesperada pela cidade, vagando pelas ruas com o bebê no colo. Sem querer, acaba entregando o recém-nascido a uma mulher, que vende doces em uma praça, chamada Agripina Perez (Carmen Salinas). Lupe e Luís Fernando encontram Maria internada em um hospício, que diz ao seu marido que o filho deles morreu e ele compensa o mal adotando uma recém nascida chamada Maria dos Anjos, apelidada de Tita. Maria resolve fazer buscas ao seu filho perdido e Luís Fernando fica sem tempo pra cuidar de Tita. Lupe contrata Penélope Linhares (Ana Patrícia Rojo), sua afilhada, para cuidar de Tita. Porém Penélope é má e ambiciosa e maltrata Tita. Penélope se apaixona por Luís Fernando, chantageia, e eles passam a ser amantes. Maria, após descobrir a verdade, demite Penélope, e pede divórcio de Luís Fernando. No entanto, ele pede perdão a Maria e eles se reconciliam.

Depois de quinze anos, Fernando, chamado simplesmente de Nando ou Nandinho (Osvaldo Benavides), já tem dezessete anos e trabalha como vendedor de loteria. Numa noite, Agripina sofre um acidente, passa muito mal e é internada em um hospital, e precisando de dinheiro para comprar os remédios de sua mãe, Nando acaba sendo influenciado por um amigo a roubar uma casa de ricos. Ele rouba a casa de Maria sem saber, e ela o flagra, grita e Luís Fernando chega com uma arma. Nando tenta explicar que foi roubar, pois precisava do dinheiro para comprar os remédios para sua mãe que está internada num hospital. Luís Fernando leva o garoto à delegacia e Nando é preso. No dia seguinte, Maria volta ao hospital e reconhece Agripina, que, por sua vez, não se lembra dela. Ela diz que está muito preocupada com Nando, então Maria conta que ela o contratou para trabalhar em sua casa. Assim, Maria começa a sustentá-lo, sem ele saber que é sua mãe.

Tita (Ludwika Paleta), agora com quinze anos, acha que Nando é amante da mãe, por vê-la sempre feliz ao lado dele. Então, para desmascarar a mãe, Tita começa a namorar com Nando, que inocente, se apaixona por ela. Sem perceber, Tita também se apaixona por Nando. Maria se vê obrigada a contar a Tita que Nando é seu filho por conta das fortes acusações que recebia. Tita, arrependida de ter duvidado da mãe, pede perdão e, para esquecer a paixão por Nando, começa a namorar com Bernardo, que é apaixonado por ela. Nando não consegue esquecer Tita, e sem saber que ela é sua irmã, sofre por ela. Já Penélope agora está casada com José Maria Cano (Roberto Blandón), um malandro que faz chantagens a Maria e ameaça dizer para o marido e família que Nando é seu amante, assim, extorquindo dinheiro em troca de seu silêncio.

Após reviravoltas e dramas adicionais, Maria conta a Nando que ele é seu filho, e ele vai morar com os Dela Veja. Luís Fernando sem saber que ele é seu filho, acredita que Maria levou seu amante para dentro de sua própria casa, e pega sua arma, obstinado a matar o amante de sua esposa. Depois de tentar atirar em Nando, Maria grita que ele é seu filho, e Luís Fernando começa a chorar. Maria lhe explica tudo o que escondeu por longos anos. Enquanto isso, Penélope e Zé Maria acabam presos por suas chantagens e crimes.

Terceira fase
Soraya está completamente recuperada de seu acidente há dez anos, e vive nos Estados Unidos aplicando muitos golpes. Ela se casa com o viúvo e milionário Oscar Montalbán (Manuel Saval), pai de Alícia (Yuliana Peniche), uma menina de dezessete anos que vive em uma cadeira de rodas. Soraya acaba assassinando o marido, e herda toda sua fortuna, porém pelo testamento é obrigada a levar Alícia consigo. Soraya volta disposta a se vingar de Maria e dos Dela Vega. A princípio, ela se mostra arrependida por tudo que fez, tentando convencer a família, sendo tudo parte de seu plano. Porém, ela acaba conhecendo Nando e o seduz, induzindo-o para um mau caminho e colocando-o contra seus pais. O rapaz se convence das farsas e mentiras da amante e começa a desrespeitá-los, indo à mansão de Soraya diversas vezes apenas para beber e servir como seu objeto sexual. Lá, Nando também conhece Alícia e Esperança (Ariadna Welter), que o aconselha a parar de ir a casa. Com isso, Maria desconfia que a inimiga não mudou e apenas está usando o filho. Até que em uma das visitas de Nando, ele acaba por encontrar Soraya aos beijos com Aldo Armenteros (Mauricio Aspe), consequentemente descobre que tudo o que a família sempre disse sobre a vilã era verdade. Soraya fica deprimida e percebe que o ex-amante agora está apaixonado por Alícia e a proíbe de vê-lo.

Em uma de suas festas com amigos, Nando decide ver Alícia e Soraya flagra um beijo dos dois. Possessa, ela dá uma surra na enteada, bate diversas vezes a cabeça de Esperança contra a parede e fere Nando com uma tesoura afiada. Alícia é salva por Aldo que estava na festa, Esperança e Nando vão para um hospital onde ficam internados. Após dias, Maria denuncia Soraya, que é presa e durante quinze dias espera o julgamento na cadeia. Para horror de todos, a vilã acaba inocentada de todas as acusações.

Ao retornar para casa, Soraya encontra sua mãe verdadeira, Calixta. Ela, muito pobre e doente, vive como mendiga, e reconhece a filha. Soraya fica com ódio da mãe, por saber que era filha dela, a empurra de propósito. Calixta bate a cabeça e morre. Inicialmente Nando é acusado pelo crime, mas para salvar o filho da prisão, Maria assume ter matado Calixta sob a justificativa de que queria se vingar e culpar Soraya, sendo condenada e presa em uma penitenciária feminina, onde acaba reencontrando Penélope, que arma vários conflitos para se vingar. Maria passa a ser humilhada e agredida pelas detentas. Um dia antes de sair em liberdade, o presídio pega fogo devido um curto circuito. Maria salva Penélope das chamas, consequentemente desaparece dentro delas. Com isso, todos são informados de que sua morte foi inevitável. Penélope, sensibilizada com a possível “morte” de Maria e por ela ter salvado sua vida, se arrepende de todo o mal que fez e decide seguir uma vida nova após sair da cadeia. Dias depois, Daniel Ordóñez (Ariel López Padilla), um médico de idosos, a encontra vagando pelas ruas totalmente sem memória e a leva para sua casa, onde começa a trabalhar, inocentemente, como babá dos filhos do doutor. Porém Cecília (Frances Ondiviela), uma mulher que quer reconquistar Daniel, enfrenta Maria. Depois de muitas armações, Cecília é descoberta e expulsa de casa por Daniel. Após semanas trabalhando na casa do médico, a diretora do presídio informa que Maria está viva e possivelmente, sem memória, já que os corpos das vítimas do incêndio foram identificados. Nando e o pai se entusiasmam e passam a procurá-la, mas interrompem as buscas quando Agripina sofre um infarto.

Enquanto isso, Soraya fugindo da polícia, quase atropela Maria e se espanta ao constatar que ela está viva. Ao saber do paradeiro de Maria em um hospital, finge-se de enfermeira e a leva para sua antiga cabana onde viveu quando criança, disposta a matá-la de uma vez.

Final da trama
Agripina acaba se recuperando do infarto e sobrevive. Na cabana, em meio a uma briga, Soraya dá um tapa em Maria que cai, bate a cabeça e desmaia. Ao acordar, ela se lembra de tudo e Soraya confessa seus crimes chorando, completamente enlouquecida. A vilã joga gasolina ao redor da cabana. A empregada de Soraya revela onde a patroa está, e Luís Fernando invade a casa no meio da mata fechada. Soraya entra na casa com Maria e joga um palito de fósforo no chão, que propaga o fogo.

Luís Fernando salva Maria, mas Soraya fica presa entre as chamas e morre carbonizada. Dois meses depois, após melhorar o impacto de todos os acontecimentos em suas vidas, Luís Fernando e Maria comemoram felizes a vida nova com seus filhos. Graça, uma amiga de Maria que a conheceu no presídio agora está trabalhando para Daniel como servente. Gonçalo encontra uma paixão. Urbano e Filipa afirmam que finalmente, irão ficar juntos. Agripina casa-se com Veracruz. Nandinho se casa com Alícia, que faz uma cirurgia e volta a andar. Tita namora Aldo. E Maria revela estar novamente grávida.

AUDIÊNCIA

Maria do Bairro” foi o maior sucesso do SBT na faixa das 22h, no período em que a faixa de novelas foi reaberta entre 2004 e 2007. Obteve média geral de 37.3 pontos, índice considerado absolutamente satisfatório – a meta era de 30 pontos. O folhetim teve 34 pontos em sua estreia e incríveis 48 no último capítulo, seu melhor desempenho.

No “Vale a Pena Ver de Novo”, obteve média geral de 21.0 pontos, novamente considerada um sucesso. Alcançou 21 pontos em sua reestreia e bateu 31 no último capítulo – o melhor desempenho de um desfecho dentro da sessão de reprises, até então.

Em sua segunda apresentação no “Vale a Pena Ver de Novo”, o folhetim novamente se firmou um sucesso obtendo média geral de 18.8 pontos. Alcançou 17 em sua estreia e terminou com 27 pontos no último capítulo.