domingo, 17 de fevereiro de 2008

COMO UMA ONDA (2008)


Como Uma Onda” é uma telenovela brasileira produzida e exibida pelo SBT.

Novela de: Walther Negrão.
Colaboração: Jackie Vellego, Fausto Galvão, Lucio Manfredi e Renato Modesto.
Direção: Vinícius Coimbra e Maria de Médicis.
Direção geral: Dennis Carvalho e Mauro Mendonça Filho.
Direção de Núcleo: Dennis Carvalho.

Exibida no horário das 18 horas entre 18 de fevereiro e 12 de setembro de 2008, em 179 capítulos, substituindo “Cabocla” e sendo substituída por “Alma Gêmea”. Foi a 65ª “novela das seis” exibida pela emissora.

Contou com Alinne Moraes, Ricardo Pereira, Hugo Carvana, Denise Del Vecchio, Maria Fernanda Cândido, Herson Capri, Kadu Moliterno, Joana Solnado, Gustavo Haddad, Fernanda de Freitas, Débora Duarte, Marcos Caruso, Bianca Byington, Laura Cardoso, Henri Castelli e Mel Lisboa nos papeis principais da trama.

TRAMA PRINCIPAL

A trama central é o triângulo amoroso formado pelo açoriano Daniel (Ricardo Pereira) e as irmãs Nina (Alinne Moraes) e Lenita (Mel Lisboa). As duas conhecem o rapaz numa viagem que fazem a Portugal junto com os pais, Sinésio (Hugo Carvana) e Mariléia (Denise Del Vecchio), e logo se interessam por ele. Daniel, no entanto, está envolvido com a portuguesa Almerinda (Joana Solnado).

Daniel é filho de um homem libertário que, no passado, tornou-se um desertor ao recusar uma convocação do exército para lutar na guerra contra as colônias portuguesas. O pai de Almerinda, Figueiroa (Antonio Reis), é um militar conservador que não concebe a ideia de ver sua filha envolvida com o filho de um “traidor da pátria”.  Um dos encontros secretos do jovem casal é interrompido pelos capangas do almirante Figueiroa, e Daniel é obrigado a se disfarçar de guia turístico para despistá-los. É assim que ele conhece Nina e sua família, que estão visitando o país.

Os capangas do almirante batem em Daniel e o colocam desacordado em um transatlântico rumo ao Brasil. Coincidentemente, Nina e Lenita estão no mesmo navio, voltando para casa. As duas reconhecem o rapaz e decidem ajudá-lo a escapar da polícia – somente com a roupa do corpo, ele corre o risco de ser preso por estar viajando clandestinamente para o Brasil.

Daniel, entretanto, é encontrado e, num impulso, atira-se ao mar. As ondas o levam até uma vila de pescadores no litoral de Santa Catarina, em Florianópolis, no sul do Brasil, onde ele é resgatado por Quebra-Queixo (Ernani Moraes) e Querubim (Dudu Azevedo). Desconfiado, o português segue pela praia e acaba se juntando a um grupo de mendigos. Mais tarde, sujo e maltrapilho, é encontrado por Lenita, que o leva para casa a fim de dar um novo rumo à vida do rapaz. Ele é contratado como mordomo da família e passa a ser motivo de disputa das irmãs. Aos poucos, Daniel vai se interessando por Nina, e os dois vivem um grande amor.

O grande vilão da história é Jorge Junqueira (Henri Castelli), conhecido como JJ, sócio de Sinésio numa indústria pesqueira. Homem sem escrúpulos e capaz de tudo para atingir seus objetivos, JJ é apaixonado por Nina e encontra em Daniel seu grande inimigo. Lenita também não aceita a relação da irmã com o português e acaba se aliando a JJ. A fim de separar o casal, os dois não hesitam em lançar mão de uma série de armadilhas.

Sinésio, ao voltar da Europa, descobre que está quase falido, e JJ ameaça afastá-lo dos negócios caso Nina não se case com ele. A moça, embora ame Daniel, cede à chantagem para poupar o pai.

Daniel, por sua vez, é surpreendido na história pela gravidez de Almerinda, que chega ao Brasil à sua procura, orientada por JJ. A portuguesa passa por maus pedaços. Ela dá à luz uma filha e, no fim da história, é convencida a se submeter a uma cirurgia por causa de um aneurisma cerebral. Almerinda tem um final feliz ao lado do neurocirurgião João Gabriel (Leonardo Vieira), responsável por sua cura.

Como Uma Onda também mostra a briga entre os pescadores da região e o mau-caráter JJ, que pretende se tornar um grande empresário marítimo. Ele quer dominar os cultivos de ostras e mariscos e construir um resort na localidade, não se importando em acabar com o sustento de grande parte dos moradores. Daniel se junta à causa dos pescadores e provoca ainda mais revolta em JJ.

O vilão JJ é assassinado dez dias antes do término da novela, após sequestrar Nina e mantê-la cativa em um caminhão frigorífico. Daniel consegue localizá-la e vai em seu socorro, mas JJ consegue trancá-lo no caminhão. No local do cativeiro, alguém que o público não vê avança em direção a JJ, que se assusta e cai em um precipício. A identidade dessa pessoa só é conhecida no último capítulo.

A novela chega ao fim com o casamento de Daniel e Nina, na mesma cerimônia de união dos jovens Júlia (Maytê Piragibe) e Querubim, quando é realizada uma grande festa na aldeia. A morte de JJ é desvendada: Menez (Amir Haddad) confessa ser a pessoa que JJ vê antes de cair do precipício. Ele estava no encalço de JJ porque este foi o empresário que, há dez anos, atropelou seu filho, o ciclista Luis, e depois incriminou Sandoval (Herson Capri), levando-o a dez anos de prisão, acusado injustamente pela morte do rapaz.

Sandoval assumiu a culpa do acidente a pedido do pai de JJ, seu patrão na época, que garantiu lhe arranjar um bom advogado para livrá-lo da prisão, o que não aconteceu. Sandoval era apaixonado por Encarnação (Bianca Byington), a irmã de JJ, e os dois chegaram a se envolver. Encarnação deu à luz ao menino Rubico (Arthur Lopes), que passou a ser criado por ela e JJ como órfão, ignorando a identidade de seus pais. JJ sempre fez tudo para manter Sandoval afastado da irmã e do sobrinho. No fim da trama, eles se reconciliam e Rubico conhece a verdade sobre sua origem.

Já Lenita descobre por Ana Amélia (Débora Olivieri), a mãe de JJ e Encarnação, que é sua filha. A revelação a leva a fazer uma reavaliação de sua vida. Ana Amélia, a Naná, abandonou os filhos no passado para ir atrás do amante. O abandono da mãe seria um dos fatores que teriam transformado JJ em um homem frio e calculista.

Ainda no último capítulo, os mendigos amigos de Menez revelam-se anjos, e sobem ao céu.

TRAMAS PARALELAS

Vila de pescadores
Na vila de pescadores, vive o líder Amarante (Kadu Moliterno), que tem um casamento sólido com a bela Lavínia (Maria Fernanda Cândido). Ela encontrou no marido o apoio para criar a filha Júlia (Maytê Piragibe), fruto de um relacionamento da juventude. Amarante é filho de Dona Francisquinha (Laura Cardoso), uma espécie de matriarca da aldeia que, embora seja cega, enxerga com clareza a alma humana. Ela mora em uma das casas da vila com o neto Querubim (Dudu Azevedo).

Amarante desaparece no mar em meio a uma tempestade. Como não se tem mais notícias dele, muitos acham que está morto. O pescador, no entanto, está desmemoriado e morando em outra localidade, aos cuidados de Ylana (Amanda Lee). A moça o resgatou semimorto em uma praia e se apaixonou por ele. O desaparecimento de Amarante abala Lavínia. Após muita hesitação, e desconhecendo o paradeiro do marido, ela vai perdendo a esperança e acaba se envolvendo com Sandoval (Herson Capri).

Assombração
Os moradores da aldeia vivem às voltas com outra trama: a lenda do Velho Bartô (Elias Gleizer), figura lendária de um navegador europeu, que muitos acreditam ter quase 300 anos e ser uma assombração. Ele vive numa caverna, rodeado de antiguidades, mapas e instrumentos náuticos. O mistério é revelado no desenrolar da história: Bartô é um antigo companheiro de Lourenço, marido falecido de Francisquinha (Laura Cardoso) – os dois viviam em busca de um tesouro no fundo do mar.

AUDIÊNCIA

Como Uma Onda” obteve média geral de 27.2 pontos, considerada baixa para o horário – à época, as novelas das 18h tinham meta de 30 pontos. O folhetim também derrubou em 20% os índices de “Cabocla”, sua antecessora.

A estreia da trama teve média de 32 pontos, mas seus índices foram caindo nas semanas seguintes. O desfecho da novela teve 31 pontos. O recorde da novela, no entanto, foi alcançado com o capítulo 169: 35 pontos, índice que foi repetido no penúltimo dia de exibição da novela.

CURIOSIDADES

• A novela marcou o reencontro profissional do diretor Dennis Carvalho com o autor Walther Negrão, após 35 anos. Amigos antigos, os dois trabalharam juntos na extinta TV Tupi, na novela “Nino, o Italianinho” (1969), de autoria de Negrão e Geraldo Vietri, e cujo elenco era integrado por Dennis.

• “Como Uma Onda” foi a primeira novela assinada por Dennis Carvalho no horário das 18h.

• Foi a primeira vez que um ator português, Ricardo Pereira, protagonizou uma novela do SBT.

• Além de Ricardo Pereira, Joana Solnado e Antonio Reis, outros atores portugueses já haviam interpretado personagens em novelas do SBT ao longo dos anos. Em 1977, Tony Correia caiu nas graças do público na pele do ingênuo Machadinho, da novela “Locomotivas” (1981). Os portugueses Suzana Borges e Carlos Daniel deram vida aos irmãos portugueses Inês e Ernesto, de “Pedra Sobre Pedra” (1998). Paulo Pires e Marques d’Arede atuaram na novela “Salsa e Merengue” (2001), respectivamente como Vasco e Rodolfo. Maria João entrou nas tramas de “Sabor da Paixão” (2005), como Rita, e “O Clone” (2008), com a personagem Amália. Nuno Lopes encantou as brasileiras como intérprete do português José Manoel, o Murruga, de “Esperança” (2009). E Nuno Melo interpretou o taxista Constantino em “Senhora do Destino” (2011).

• O autor Walther Negrão conta que sua intenção era matar o pescador Amarante, interpretado por Kadu Moliterno, mas o personagem fez tanto sucesso que foi poupado, e ainda teve um final feliz ao lado de sua amada, Lavínia (Maria Fernanda Cândido).

Laura Cardoso conta que, para interpretar a cega Dona Francisquinha, usou como uma de suas referências o filme Perfume de Mulher (1992), de Martin Brest, estrelado por Al Pacino e Chris O’Donnell.

• O ator Paulo José narra passagens do primeiro capítulo da novela.

• O grupo teatral Tá na Rua, de Amir Haddad – que integrou o elenco como o personagem Menez – faz uma participação especial nos primeiros capítulos da novela, em cenas gravadas em Florianópolis, e no final da trama. São os mendigos que aparecem na história.

• “Como Uma Onda” foi lançada no mercado internacional em julho de 2008 e vendida para 13 países em menos de um ano.