segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Mulheres Apaixonadas - capítulo 13


Hoje, às 21h15, o SBT exibe o capítulo 13 de “Mulheres Apaixonadas”. Confira a sinopse:

Hilda, Santana e Helena almoçam juntas. Cláudio mostra a Rodrigo as motos de sua loja. Helena se lembra de sua atração por um homem desconhecido no México, que roubou-lhe um beijo no corredor do hotel. Helena se preocupa com as bebedeiras constantes de Santana. Rodrigo oferece uma carona de moto para Edwiges. Os dois vão até a clínica. Rodrigo encara Laura.

sábado, 28 de novembro de 2009

Mulheres Apaixonadas - capítulo 12


Hoje, às 21h15, o SBT exibe o capítulo 12 de “Mulheres Apaixonadas”. Confira a sinopse:

Téo insiste em falar com Heloísa. Ela garante que não vai contar nada a Helena por um tempo. Téo acusa-a de ser ressentida. Heloísa joga na cara dele que não deu um filho à irmã e por isso adotaram Lucas e que Helena não sente mais desejo por ele. Helena conta para Santana a paixão por César e o medo que sente, pois manteve por algum tempo em paralelo o namoro com Téo. Santana aconselha-a a tentar resolver esse caso de amor, mas ela explica que precisa antes se separar de Téo.Fred sai da água, quando Raquel propõe exercícios para seus futuros alunos. Marina tem uma hemorragia. Lorena insiste que Diogo chame um médico. Marina pede para o marido prometer que, se ela perder o bebê, Luciana não vai saber. Laura aconselha Luciana a ser mais ética. O médico avisa que foi uma pequena hemorragia, mas não autoriza Marina a viajar. Lorena pede a Rafael um emprego para Expedito, mas ele nega. Leila teme que os dois voltem. Fred e Raquel apostam uma corrida de bicicleta. Marcinha segue-os de carro.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Mulheres Apaixonadas - capítulo 11


Hoje, às 21h15, o SBT exibe o capítulo 11 de “Mulheres Apaixonadas”. Confira a sinopse:

Alcides mostra Helena para Fernanda. Sergio leva Fernanda para o escritório. Ana e Argemiro se preocupam com o filho na casa de Lorena. Sérgio e Heloísa brigam muito, mas acabam fazendo as pazes. Téo fica lívido ao saber do ocorrido com Heloísa e culpa Fernanda. Ela conta que Salete ouviu Heloísa dizer que ele era pai dela. Marina conta para Diogo que sonhou que morria na sala de parto e faz ele prometer, se isso acontecer, que ele não pode se casar com Luciana. Estela garante que Padre Pedro ainda vai amá-la. Luciana fala mal de César, sem perceber que está do lado dele. Lorena recrimina o irmão por ter guardado segredo. Marcinha avisa Helena da missa de sétimo dia de sua mãe. Heloísa vai à casa de Helena e dá de cara com Téo.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Mulheres Apaixonadas - capítulo 10


Hoje, às 21h15, o SBT exibe o capítulo 10 de “Mulheres Apaixonadas”. Confira a sinopse:

Heloisa mente que foi Téo que a mandou. Lorena brinda com Expedito. Fernanda deixa claro para Heloísa que não tem nada com Téo. Ela insiste porém que os dois são amantes e que Salete é filha deles. A menina ouve tudo e fica surpresa. Fernanda expulsa Heloísa de sua casa. Raquel e Téo conversam animadamente. Salete confessa para mãe que gostaria muito que Téo fosse seu pai, mas fica sem saber se Fernanda ouviu. César relembra o dia em que Isabel se sentiu mal após ser apresentada a Laura. Hilda, Leandro e Sérgio ficam contra Heloísa. Ela garante que vai contar tudo a Helena, mas Sérgio proíbe que ela se meta na vida dos dois. Carlão e Irene comemoram 20 anos de casados no bar do hotel. Helena e Raquel chegam para o show de Téo. Lorena se perturba, quando Expedito, de peito nu, pede para ligar para os pais e pedir a bênção. Téo se aterroriza ao ver Fernanda entrar no bar.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Mulheres Apaixonadas - capítulo 9


Hoje, às 21h15, o SBT exibe o capítulo 9 de “Mulheres Apaixonadas”. Confira a sinopse:

Heloísa tem certeza que Téo e Fernanda são amantes. Lorena brinca com os alunos, que se divertem na piscina e na quadra de futebol. Fernanda comenta que conhece o barman Alcides e que Téo poderia arrumar um emprego para ela no hotel, mas ele descarta. Fred promete que não vai mais pular o muro e nadar na piscina à noite. Argemiro sente-se mal na rua e é socorrido por Rosinha e Caetano. Raquel se apresenta à Lorena. Marcinha estranha ver o irmão na escola. Lorena marca com Expedito para que ele jante em sua casa. Téo compra uma boneca para Salete e Heloísa tem certeza que ele é o pai da menina. Fernanda chega em casa e a luz está cortada. César manda, de forma autoritária, que Luciana faça um curativo em sua mão. Laura sugere conversar com Rodrigo e se choca quando César responde que o filho chamou-a de piranha. Marina dá uma bronca em Diogo, porque ele olha para todas as mulheres. Rodrigo volta para casa. Helena acerta tudo com Raquel. Heloisa bate na casa de Fernanda.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Mulheres Apaixonadas - capítulo 8


Hoje, às 21h15, o SBT exibe o capítulo 8 de “Mulheres Apaixonadas”. Confira a sinopse:

César e Rodrigo sentam-se bem atrás de Helena, que muda seu comportamento e alega estar com dor de cabeça. Téo exige conversar sobre o casamento e Helena reage afirmando que está tentando não ser desleal com ele. Lorena dá roupas e sapatos de Diogo para Expedito. Edwiges, Argemiro e Ana suspeitam das intenções de Lorena. Dóris insiste com Carlão que não tem privacidade. Rodrigo acusa César de ter vivido do dinheiro da mãe e cobra a sua parte na herança para comprar um carro e uma moto. César quebra o copo com a mão, se ferindo. A briga entre pai e filho continua na rua: Rodrigo acusa o pai de ter humilhado a mãe com a amante Laura e César dá-lhe bofetadas, mandando que ele saia de sua vida. Helena garante a Téo que só quer ser feliz. Leila reclama que Rafael não a assume. Helena alega estar cansada, quando Téo se insinua. Heloisa e Sergio se amam. Hilda e Leandro brincam e fazem amor. Edwiges encontra Rodrigo, que dormiu na praia, e convida-o para ir à piscina da escola. Heloísa e Hilda vêem Téo saindo do hospital com Fernanda e Salete e resolvem segui-lo.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Mulheres Apaixonadas - capítulo 7


Hoje, às 21h15, o SBT exibe o capítulo 7 de “Mulheres Apaixonadas”. Confira a sinopse:

Marcinha apanha a própria ficha, que caiu no chão, e Helena inventa que iria mandar um telegrama de pêsames. No almoço na fazenda, todos implicam com Luciana, que decide voltar para o Rio com Rafael e Vidinha. Sílvia observa, escondida, Caetano e Shirley se beijando. Téo avisa a Salete que ela sairá no dia seguinte do hospital. Helena vê fotos antigas de César. César se recorda do dia em que Isabel não pôde ir a uma festa por causa de uma forte dor de cabeça. Rodrigo se deslumbra com o vôo de Edwiges e Cláudio e resolve conversar com eles. Clara e Rafaela se aproximam. Raquel se apresenta para Helena. Paulinha pede que Oswaldo não ande perto dela. Marcinha oferece carona para Fred, que não aceita. Paulinha comenta que tem gente que acha que ele é gay. Cláudio empresta a sua moto para Rodrigo dar uma volta. Estela adora a visita de Padre Pedro. Vidinha entende tudo, quando Lorena avisa que Expedito vai ficar morando no Rio. Téo chama Helena para jantar e esclarecer o que está acontecendo com o casamento deles. Helena empalidece quando Téo comenta que César está entrando no restaurante.

sábado, 21 de novembro de 2009

Mulheres Apaixonadas - capítulo 6


Hoje, às 21h15, o SBT exibe o capítulo 6 de “Mulheres Apaixonadas”. Confira a sinopse:

Téo chega neste momento e Helena pede que ele converse com César. Ela se encosta na porta para ouvir a voz de César. Depois faz perguntas para saber quem é Laura. Dr. Alfredo explica a Téo que Estela está bem, embora seja muito rebelde. Padre Pedro reza a missa, seguida com entusiasmo por Edwiges e sem muita desenvoltura por Cláudio. Luciana pragueja contra a lua de mel de Diogo. Lorena pede que Rafael empregue Expedito no hotel. Padre Pedro reza um Pai Nosso com seus fiéis pela recuperação de Estela. Raquel se apresenta a Fred e garante que os dois serão bons amigos. Leonora adora ver Fred e Marcinha juntos. Estela tenta fugir do hospital, cai desmaiada nos braços de Padre Pedro e é levada de volta para o quarto, sob risco de nova cirurgia. Téo percebe a irritação de Helena, que confessa estar cansada da vida que está levando. Téo visita Salete. Edwiges se maravilha com o vôo de asa delta. Helena procura a ficha da filha de César e se assusta ao ver Marcinha na sua frente.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Mulheres Apaixonadas - capítulo 5


Hoje, às 21h15, o SBT exibe o capítulo 5 de “Mulheres Apaixonadas”. Confira a sinopse:

Argemiro pára o carro logo em seguida. Marina minimiza o namoro de Luciana e Diogo. Luciana garante que ele sempre correu para os braços dela. As duas se engalfinham. Padre Pedro se aproxima do carro acidentado, vê Estela, cobre o seu corpo nu e aguarda, muito nervoso, pelo socorro. Marina e Luciana rolam entre os presentes, quebrando tudo. Téo ouve o barulho e todos tentam abrir a porta trancada. Laura sugere a César que eles façam uma viagem juntos. Argemiro não consegue falar com a fazenda. Os olhos de Ana brilham ao saber que Cláudio é filho do Doutor Moretti. Diogo garante a Marina que o beijo de Luciana foi a sua despedida de solteiro. Ela beija-o, entre gemidos de dor pela surra. Estela é levada para a Clínica Moretti. Helena conversa com as irmãs sobre as crises no casamento e a primeira vez que sentiu vontade de ser infiel. Todos ficam preocupados ao saber do acidente. Helena fica tensa e confusa ao saber que César irá acompanhar o caso. Raquel se interessa em conhecer Fred. Helena paralisa em frente à porta de César.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Mulheres Apaixonadas - capítulo 4


Hoje, às 21h15, o SBT exibe o capítulo 4 de “Mulheres Apaixonadas”. Confira a sinopse:

Téo arrasta Estela do palco, sob as vaias dos jovens. Helena recrimina Estela. Hilda comenta que Estela vive fazendo escândalos no hotel. Téo gagueja ao saber que Estela acusou-o de ser um "galinha" metido a moralista. Diogo cruza com Estela no corredor e ela abre o roupão, mostrando-se nua. Irene reclama dos sogros para Carlão. Flora cuida de Leopoldo. Oswaldo comenta com Ana que Paula tem vergonha de ser sua filha, porque ele é porteiro da escola. Fred desaparece ao ser pego nadando de noite na escola. Lorena manda Argemiro levar Padre Pedro e pede que Expedito fique na fazenda. Edwiges topa voar de asa delta com Cláudio, se ele for à missa com ela. Os dois se beijam. Luciana pega o buquê, Marina ironiza e as duas começam um bate boca. César e Laura bebem num bar. Chove forte. Helena, Hilda e Heloísa dormem em um quarto. Sérgio, Leandro e Téo, em outro. Marina entra no quarto de Luciana disposta a acertar as contas. Estela decide voltar dirigindo sozinha para o Rio e sofre um acidente.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Mulheres Apaixonadas - capítulo 3


Hoje, às 21h15, o SBT exibe o capítulo 3 de “Mulheres Apaixonadas”. Confira a sinopse:

Téo, Pérola e Ataulfo dão um show improvisado. Helena fica sem ação, depois de ouvir o recado. Estela, bêbada, insiste em assediar Padre Pedro. Helena a repreende. E a proíbe de dirigir naquele estado. Lorena elogia a elegância de Expedito com as novas roupas e fica fascinada pelo rapaz. Helena olha Téo de longe falando ao telefone. Fernanda dá notícias de Salete. Edwiges morre de medo ao andar na garupa da moto de Cláudio. Raquel comenta com Yvone que vai começar uma nova etapa em sua vida. Fred mergulha na piscina, para não ser visto por Oswaldo. Heloisa palpita que Fernanda deve ser amante de Téo. Hilda aconselha a irmã a prestar atenção no casamento. Helena promete que vai esquecer César. Rodrigo e Marcinha choram juntos. Lorena manda Argemiro levar Padre Pedro para o Rio. Helena não consegue fazer Estela parar de beber. Luciana e Marina trocam olhares de raiva. Os noivos brindam e cortam o bolo. Laura massageia César e pede um beijo. Téo tira Helena para dançar. Estela sobe no palco e começa um strip-tease.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Mulheres Apaixonadas - capítulo 2


Hoje, às 21h15, o SBT exibe o segundo capítulo de “Mulheres Apaixonadas”. Confira a sinopse:

Marina desmaia e Sílvia parte para cima de Diogo e Luciana, batendo-lhes com o buquê. Lorena fica perplexa com a cena. Diogo garante a Marina que foi um beijo de primos. Sílvia avisa que não vai mais haver casamento e Marina desmaia de novo. Cláudio e Edwiges levam o cachorro para o veterinário. Pérola dá uma bronca em Luciana, que jura não ter tido culpa. Estela não tira os olhos de Padre Pedro. Sílvia é convencida a deixar os dois jovens resolverem se casam ou não. Diogo jura que ama Marina e ela capitula. César se chateia ao saber que Rodrigo saiu com o seu carro. Edwiges e Cláudio explicam para Dulce o que aconteceu com o seu cachorro. Padre Pedro inicia o casamento de Diogo e Marina. Cláudio e Edwiges conversam e ficam olho no olho. Fernanda deixa recado para Téo que Salete precisa ser internada. Estela relembra a Padre Pedro que, quando criança, confessou-se apaixonada por ele. Raquel relembra Fred nadando na piscina. Téo se preocupa ao ouvir o recado de Fernanda. Lorena separa roupas de Diogo e manda Expedito experimentá-las. Helena ouve o recado no celular do marido.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Audiência Detalhada: Mulheres Apaixonadas (2009)


MULHERES APAIXONADAS

novela de
MANOEL CARLOS

META: 45 PONTOS

Estreia: 16 de novembro de 2009
Término: 9 de julho de 2010

203 capítulos

Semana 01: 16/11 a 21/11/2009 = 45 | 45 | 44 | 43 | 41 | 36 = 42.3
Semana 02: 23/11 a 28/11/2009 = 42 | 42 | 42 | 43 | 40 | 35 = 40.5
Semana 03: 30/11 a 05/12/2009 = 43 | 43 | 43 | 43 | 39 | 35 = 41.2
Semana 04: 07/12 a 12/12/2009 = 43 | 43 | 43 | 42 | 40 | 35 = 40.8
Semana 05: 14/12 a 19/12/2009 = 43 | 42 | 42 | 41 | 42 | 38 = 41.4
Semana 06: 21/12 a 26/12/2009 = 44 | 43 | 42 | 32 | 39 | 36 = 39.2
Semana 07: 28/12 a 02/01/2010 = 43 | 43 | 42 | 30 | 39 | 34 = 38.3
Semana 08: 04/01 a 09/01/2010 = 43 | 42 | 42 | 42 | 39 | 38 = 41.0
Semana 09: 11/01 a 16/01/2010 = 46 | 43 | 43 | 39 | 39 | 39 = 41.5
Semana 10: 18/01 a 23/01/2010 = 44 | 47 | 46 | 46 | 44 | 39 = 44.4
Semana 11: 25/01 a 30/01/2010 = 44 | 46 | 44 | 43 | 43 | 38 = 42.9
Semana 12: 01/02 a 06/02/2010 = 45 | 47 | 46 | 45 | 45 | 41 = 44.6
Semana 13: 08/02 a 13/02/2010 = 45 | 47 | 47 | 46 | 47 | 42 = 45.5
Semana 14: 15/02 a 20/02/2010 = 50 | 48 | 49 | 50 | 49 | 46 = 48.5
Semana 15: 22/02 a 27/02/2010 = 51 | 49 | 51 | 50 | 46 | 42 = 48.0
Semana 16: 01/03 a 06/03/2010 = 49 | 47 | 48 | 48 | 46 | 42 = 47.0
Semana 17: 08/03 a 13/03/2010 = 51 | 48 | 48 | 46 | 45 | 42 = 46.6
Semana 18: 15/03 a 20/03/2010 = 49 | 47 | 48 | 49 | 45 | 41 = 46.4
Semana 19: 22/03 a 27/03/2010 = 52 | 48 | 50 | 50 | 47 | 42 = 48.3
Semana 20: 29/03 a 03/04/2010 = 52 | 48 | 52 | 51 | 49 | 44 = 49.3
Semana 21: 05/04 a 10/04/2010 = 51 | 48 | 50 | 50 | 49 | 45 = 48.8
Semana 22: 12/04 a 17/04/2010 = 54 | 51 | 52 | 51 | 47 | 42 = 49.4
Semana 23: 19/04 a 24/04/2010 = 53 | 50 | 51 | 51 | 47 | 46 = 49.8
Semana 24: 26/04 a 01/05/2010 = 55 | 52 | 53 | 52 | 50 | 47 = 51.6
Semana 25: 03/05 a 08/05/2010 = 51 | 48 | 50 | 50 | 48 | 49 = 49.3
Semana 26: 10/05 a 15/05/2010 = 58 | 54 | 54 | 51 | 49 | 48 = 52.4
Semana 27: 17/05 a 22/05/2010 = 50 | 50 | 50 | 51 | 49 | 45 = 48.9
Semana 28: 24/05 a 29/05/2010 = 55 | 54 | 54 | 52 | 48 | 45 = 51.3
Semana 29: 31/05 a 05/06/2010 = 53 | 51 | 53 | 55 | 51 | 47 = 51.5
Semana 30: 07/06 a 12/06/2010 = 53 | 51 | 54 | 53 | 51 | 50 = 51.9
Semana 31: 14/06 a 19/06/2010 = 56 | 51 | 54 | 55 | 51 | 49 = 52.8
Semana 32: 21/06 a 26/06/2010 = 56 | 51 | 53 | 51 | 49 | 46 = 51.0
Semana 33: 28/06 a 03/07/2010 = 55 | 52 | 54 | 54 | 49 | 45 = 51.4
Semana 34: 05/07 a 10/07/2010 = 55 | 56 | 56 | 58 | 61 | 43 = 54.7

MÉDIA GERAL: 46.85

Mulheres Apaixonadas - capítulo 1


Hoje, às 21h15, o SBT exibe o primeiro capítulo de “Mulheres Apaixonadas”. Confira a sinopse:

Helena, Heloisa e Hilda conversam sobre o amor, casamento e desejo. Helena confessa que sonha com um relacionamento arrebatador. Sônia entra em trabalho de parto. Todos se preparam para o casamento de Diogo em Vassouras. Vidinha e Rafael viajam de carro levando o bolo. César se encaminha, junto com Marcinha e Matilde, para o velório de sua mulher. Na fazenda, Argemiro e Expedito arrumam a porta do banheiro, enquanto Lorena toma banho de espuma. Fernanda aborda Téo na rua e pede dinheiro para levar Salete ao médico. Leopoldo é atropelado na calçada. Lorena se estressa ao saber que o bolo desmontou. Diogo acorda no motel no dia de seu próprio casamento. Sílvia garante que, de noiva, ninguém vai perceber que Marina está grávida. Helena se emociona com o nascimento do filho de Sonia. Rodrigo manda abrir o caixão da mãe e beija seu rosto. Ele e o pai acabam brigando. Helena se perturba quando Luciana conta sobre o enterro e fala em César. Raquel procura por Helena na escola e vê Fred na piscina. Raquel e Edwiges passeiam com cachorros e um deles é atropelado pela moto de Cláudio. Na fazenda, antes do casamento, Diogo agarra Luciana e é surpreendido por Marina e Sílvia.

domingo, 15 de novembro de 2009

MULHERES APAIXONADAS (2009)


Mulheres Apaixonadas” é uma telenovela brasileira produzida e exibida pelo SBT.

Novela de Manoel Carlos.
Colaboração de Maria Carolina, Fausto Galvão e Vinícius Vianna.
Direção de Ary Coslov e Marcelo Travesso.
Direção geral de Ricardo Waddington, Rogério Gomes e José Luiz Villamarim.
Núcleo de Ricardo Waddington.

Exibida no horário das 21 horas entre 16 de novembro de 2009 e 9 de julho de 2010, em 203 capítulos. Substituiu “Esperança” e foi substituída por “Celebridade”. Foi a 63ª “novela das nove” exibida pela emissora.

Reapresentada em “Vale a Pena Ver de Novo” na faixa das 15h15, entre 11 de março e 5 de julho de 2013, em 101 capítulos. Substituiu “Sinhá Moça” e foi substituída por “Vale Tudo”.

A novela apresentou Christiane Torloni, José Mayer, Tony Ramos, Helena Ranaldi, Paloma Duarte, Rodrigo Santoro, Camila Pitanga, Carolina Dieckmann, Erik Marmo, Giulia Gam, Regiane Alves, Maria Padilha, Marcello Antony, Dan Stulbach, Lavínia Vlasak, Vanessa Gerbelli, Susana Vieira e Vera Holtz nos papeis principais da história.

TRAMA PRINCIPAL

A personagem central da trama é Helena (Christiane Torloni), uma mulher que resolve viver uma nova paixão após 15 anos de casada. Ela até tem uma vida estável com o músico Téo (Tony Ramos), mas o casamento entrou em uma rotina que ela não suporta mais. Os dois têm um filho adotado, Lucas (Victor Curgula), e Helena é diretora de uma escola de segundo grau do Rio de Janeiro, a Escola Ribeiro Alves (ERA), que pertence ao marido e à cunhada, Lorena (Susana Vieira). Téo tem uma banda, onde toca saxofone, e também é pai de Luciana (Camila Pitanga), filha da crooner Pérola (Elisa Lucinda), com quem ele se relacionou no passado e que, hoje, é casada com o músico Ataulfo (Laércio de Freitas). Pérola e Ataulfo têm outro filho, Jairo (Diego Gonçalves), e tocam na banda de Téo. As famílias têm uma ótima relação.

Téo, com medo de perder o amor de Helena, esconde dela um grande segredo: Lucas é seu filho com Fernanda (Vanessa Gerbelli), uma ex-garota de programa, mãe também da menina Salete (Bruna Marquezine). O músico não tem nenhum envolvimento amoroso com Fernanda, mas é a ele que ela sempre recorre para pedir ajuda. Além disso, Salete é muito apegada a Téo e a Lucas, que conhece por acaso. Em determinada altura da trama, já separado de Helena, Téo decide contar a verdade a ela. Mas antes de fazê-lo, ele e Fernanda são vítimas de balas perdidas durante uma troca de tiros no Leblon, bairro da zona sul do Rio de Janeiro, onde se passa a trama. Téo é atingido na cabeça e sobrevive depois de uma cirurgia; Fernanda não resiste, após alguns dias internada em estado grave. Antes de morrer, ela revela tudo à Helena. Sem a mãe, Salete fica sob a guarda da avó Inês (Manoelita Lustosa), que só pensa em usufruir do dinheiro de Téo. No final da novela, o músico e a menina fazem exames de DNA, e Téo descobre que também é pai de Salete, o que lhe garante a guarda da menina.

Os questionamentos de Helena sobre sua vida conjugal ganham força quando ela reencontra César (José Mayer), ex-namorado que ela abandonou para se casar com Téo. César é um conceituado neurocirurgião, que trabalha na mesma clínica onde Luciana faz residência em Medicina, e é pai de Marcinha (Pitty Webo), aluna da escola de Helena, e Rodrigo (Leonardo Miggiorin), com quem tem um relacionamento difícil, porque o jovem o responsabiliza pela morte da mãe. O médico fica viúvo no começo da história. César tem um caso com sua assistente, Laura (Carolina Kasting), e depois começa a namorar Luciana. A relação com Helena só tem início na metade da trama, e os dois terminam juntos. Após muitas reviravoltas, Téo e Laura descobrem que têm muitas afinidades e engatam um romance.

TRAMAS PARALELAS

As irmãs de Helena
Em torno de Helena (Christiane Torloni) circulam suas confidentes e conselheiras em assuntos sobre casamento, amor, traição, família e paixões: as suas irmãs Hilda (Maria Padilha) e Heloísa (Giulia Gam), e a cunhada Lorena (Susana Vieira). Hilda é a mais realizada das irmãs: é dona de uma delicatessen e tem uma relação feliz com o marido Leandro (Eduardo Lago) e a filha Elisa (Giselle Policarpo), com os quais troca risos e confidências. Sua felicidade é abalada pela descoberta de um câncer de mama. Heloísa, por sua vez, sofre com o ciúme doentio que sente pelo marido, Sérgio (Marcello Antony), e suas atitudes e descontrole emocional acabam por destruir o casamento.  Como agravante, ela esconde do marido que não pode ter filhos. Entre outras ações ensandecidas, Heloísa picota as roupas de Sérgio, provoca escândalos, acusando-o constantemente de infidelidade, e até o fere com uma faca durante uma discussão. A irmã caçula de Helena chega a ser internada após envolver-se em um acidente de carro, em mais uma situação de desequilíbrio emocional. Sérgio não suporta as agressões da mulher e a deixa, obrigando Heloísa a procurar ajuda em um grupo de apoio a mulheres ciumentas como ela, o Mulheres que Amam Demais Anônimas.

Lorena
Lorena, a irmã de Téo, é uma mulher vibrante que não se furta a viver suas paixões. Foi casada com Rafael (Cláudio Marzo), com quem teve Vidinha (Júlia Almeida) e Diogo (Rodrigo Santoro), e não hesita em experimentar um novo relacionamento ao descobrir-se apaixonada por Expedito (Rafael Calomeni), bem mais jovem do que ela. Ela transforma o visual do rapaz, que acaba trabalhando como modelo. Os dois vivem uma bonita relação até Expedito se envolver com a nora de Lorena, Marina (Paloma Duarte). Lorena o acusa de deslealdade e não o aceita de volta. No fim da trama, ela se interessa por um amigo de Diogo, o jovem Ricardo (Reynaldo Gianecchini).

Os jovens
• Erros e acertos em busca do amor ideal também estão presentes nos núcleos jovens da trama. Marina, filha de Silvia (Natália do Vale) e Afrânio (Paulo Figueiredo), casa-se com Diogo no início da novela. Ele foi o primeiro homem de sua vida e, apesar de mulherengo e aventureiro, aceita as formalidades do casamento porque vai ser pai. Mas a relação também enfrenta conflitos. Um deles é o ciúme que Marina tem do marido com a prima Luciana (Camila Pitanga). Diogo e Luciana tiveram um relacionamento no passado e ainda sentem atração um pelo outro. No decorrer da história, Marina perde o filho, e o casamento entra em uma crise ainda pior devido às cobranças e manifestações de ciúme dela. Diogo decide se separar de Marina, e ela, tentando mostrar-se forte e independente, chega a se envolver com Expedito. No final, Diogo e Luciana assumem que se gostam de verdade e decidem viver juntos.

Os idosos
• Uma das histórias que mobilizou o público foi a do casal de idosos Flora (Carmem Silva) e Leopoldo (Oswaldo Louzada), que vivem no mesmo apartamento com o filho Carlão (Marcos Caruso), a nora Irene (Marta Melinger) e os netos Carlinhos (Daniel Zettel) e Dóris (Regiane Alves). Os dois foram atores e ajudam o filho no sustento da casa e da família, mas são frequentemente maltratados pela neta, que só consegue enxergá-los como um peso. Dóris os humilha e furta dinheiro deles para satisfazer seus caprichos, mas os dois sofrem calados. Por sua insensibilidade, Dóris chega a levar uma surra de cinto do pai. O problema só se resolve no final, quando Flora e Leopoldo se mudam para o Retiro dos Artistas, uma instituição que acolhe artistas idosos no Rio de Janeiro. Lá passam a ter uma vida mais tranquila e feliz.

Raquel, Marcos e Fred
• A professora Raquel (Helena Ranaldi) vive um drama: é agredida pelo marido Marcos (Dan Stulbach), mas não tem coragem de denunciá-lo à polícia. Para fugir do marido, Raquel se muda de São Paulo para o Rio de Janeiro e consegue dar aulas de Educação Física na Escola Ribeiro Alves (ERA), mas ele descobre seu paradeiro e volta a transformar sua vida em um inferno. Entre outros atos de violência, Marcos costuma bater na mulher com uma raquete de tênis. Na escola, Raquel faz amizade com o aluno Fred (Pedro Furtado), e os dois vivem uma relação de afeto e cumplicidade, apesar da contrariedade dos pais do rapaz. Marcos passa a perseguir o garoto, e Raquel o denuncia. No final, Marcos atrai Fred para uma emboscada, e os dois morrem. A professora termina a novela grávida do estudante, a quem faz uma homenagem na festa de fim de ano da escola.

Outras tramas
• A transformação da personagem Silvia, mãe de Marina, é mais uma trama que mostra a mulher em busca da paixão. Entediada no casamento, Silvia passa a se encontrar às escondidas com o taxista Caetano (Paulo Coronato), amante de sua empregada, Shirley (Renata Pitanga). Caetano é casado com Rosinha (Guilhermina Guinle), que trabalha na ERA, e com quem teve Washington (Marcel Miranda). Silvia descobre a traição de Caetano e vira sua cúmplice e segunda amante. A “madame” e o taxista passam a frequentar casas de forró e motéis, onde Silvia vive suas mais reprimidas fantasias.

AUDIÊNCIA

Obteve média geral de 46.8 pontos, considerada um sucesso para a faixa – elevou em 25% os índices de “Esperança”, considerada, até então, o maior fracasso da emissora. A trama estreou com média de 45 pontos e alcançou incríveis 61 em seu capítulo final. Seu pior desempenho foi de 32 pontos, na noite de ano novo.

Mulheres Apaixonadas” teve 23.5 pontos de média no “Vale a Pena Ver de Novo”. O folhetim teve 23 pontos em sua estreia e 30 com o último capítulo: excelente índice para a faixa vespertina cuja meta é de 15 pontos. A novela foi considerada um grande sucesso pela segunda vez.

PRODUÇÃO

Uma das cenas mais trabalhosas de “Mulheres Apaixonadas” foi a sequência em que Téo (Tony Ramos) e Fernanda (Vanessa Gerbelli) foram baleados em uma rua no Leblon, bairro da zona sul do Rio de Janeiro, onde a trama se passou. A gravação envolveu 400 profissionais, mais de 120 carros e cinco câmeras – uma delas panorâmica –, além de mais de 500 tiros de festim, preparados pela equipe de efeitos especiais da novela. Tony Ramos se lembra, emocionado, da colaboração do público. Foram cinco dias entre ensaios e gravações, até fechar a cena. Moradores e curiosos acompanharam o transcorrer do trabalho e aplaudiram no final da gravação. Além do mais, respeitaram os pedidos do diretor Rogério Gomes, que solicitou que fotos não fossem tiradas, já que o flash tiraria o realismo da cena. Para Tony Ramos, parecia que estavam em um teatro romano.

CURIOSIDADES

• “Mulheres Apaixonadas” foi uma novela urbana, realista e contemporânea, que tinha a mulher e o amor como temática central. Através de uma crônica do cotidiano, o autor Manoel Carlos apresentou uma galeria de personagens femininos e suas paixões. Todas as histórias estavam circunscritas ao círculo familiar, explorando as relações de pais e filhos, irmãos, marido e mulher. Como em várias outras tramas de sua autoria, a novela foi ambientada no Leblon, bairro da zona sul do Rio de Janeiro. A trama contou com mais de 100 personagens e muitas tramas paralelas. Segundo Manoel Carlos, ele fez uma novela como se ela contivesse várias minisséries, contando várias histórias ao mesmo tempo.

• “Mulheres Apaixonadas” foi a quinta parceria do diretor de núcleo Ricardo Waddington com o autor Manoel Carlos. Os dois fizeram juntos “História de Amor” (1998), “Por Amor” (2004), “Laços de Família” (2007) e a minissérie “Presença de Anita” (2008).

• A personagem de Christiane Torloni foi a sexta Helena criada por Manoel Carlos em suas novelas. Ele batizou com o mesmo nome as protagonistas de “Baila Comigo” (1988, Lilian Lemmertz), “Felicidade” (1995, Maitê Proença), “História de Amor” (1998, Regina Duarte), “Por Amor” (2004, Regina Duarte) e “Laços de Família” (2007, Vera Fischer). Regina Duarte voltaria a interpretar uma Helena do autor na novela “Páginas da Vida” (2013). Manoel Carlos explica a escolha como sendo um nome forte, adequado a personagens batalhadoras, que chegam a mentir por amor.

• A novela teve muitas cenas gravadas no mesmo dia em que foram ao ar, o que ajudou a manter a atualidade da história. O último capítulo foi editado e sonorizado poucas horas antes de sua exibição.

• O programa “Casseta & Planeta, Urgente!” (1992) criou a paródia “Mulheres Recauchutadas” que, ao longo da novela no ar, fez sucesso satirizando cenas e personagens.

Manoel Carlos decidiu explorar o drama vivido pelos idosos brasileiros na novela por ter comparado o tratamento conferido aos idosos no Brasil e nos Estados Unidos. Ele morou em Nova York por um ano e percebeu que lá as pessoas da terceira idade são tratadas com prioridade e respeito. A personalidade grosseira e antipática de Dóris (Regiane Alves) foi apresentada ao público desde o início da novela. Manoel Carlos colocou os avós da jovem, Flora (Carmem Silva) e Leopoldo (Oswaldo Louzada), em uma situação complicada já no capítulo de apresentação do casal, em que eles são basicamente atropelados por uma bicicleta que passava na calçada. Dóris, ao invés de ajudá-los, repreende-os.

Manoel Carlos não previu que Marcos (Dan Stulbach) espancaria Raquel (Helena Ranaldi) com uma raquete. A escolha foi circunstancial. Na verdade, o autor precisava inserir o personagem no universo da escola e o tornou um professor de tênis amador. Por isso ele vivia com uma raquete na mão. Manoel Carlos sugeriu a escalação de Dan Stulbach na novela após assisti-lo na peça “Novas Diretrizes em Tempos de Paz”, de Bosco Brasil, em que o ator contracenava com Tony Ramos.

• O diretor Ricardo Waddington sugeriu que a atriz Giulia Gam lesse o livro “Mulheres que Amam Demais”, de Robin Norwood, para se inspirar na criação da ciumenta e neurótica Heloísa. Durante as gravações, a atriz visitou o grupo de apoio “Mulheres que Amam Demais Anônimas” (Mada). A atriz destaca a cena da internação da personagem. Ela encarnou o drama de Heloísa de tal forma – gritou, chorou, esperneou, debateu-se tanto – que o psiquiatra que acompanhava a cena e os familiares da atriz ficaram chocados.

• A trama marcou a estreia em novelas do SBT dos atores Roberta Rodrigues (Zilda), Daniel Zettel (Carlinhos) e Diego Gonçalves (Jairo), que atuaram no premiado filme “Cidade de Deus” (2002), de Fernando Meirelles.

• A novela contou com a presença do modelo Paulo Zulu nas gravações de um desfile de moda exibido na novela.

• A novela e a repercussão das tramas viraram tema de reportagem da revista americana “Newsweek”, publicada em julho de 2010.

• “Mulheres Apaixonadas” foi vendida para vários países, incluindo Israel, no horário nobre, simultaneamente à exibição, em outro canal, da novela “Esperança” (2009).

• A novela foi reprisada no “Vale a Pena Ver de Novo” entre março e julho de 2013.