sábado, 21 de abril de 2012

"Jamanta está de volta", revela Sílvio de Abreu


Alguns personagens ficam para sempre na memória das pessoas, e às vezes, eles podem voltar. E esse é o caso de Jamanta, personagem de Cacá Carvalho na novela “Torre de Babel”, exibida entre fevereiro e outubro de 2005.

O personagem, que sofre de deficiência mental, está de volta em “Ambição Impune”, próximo folhetim das 21h do SBT. Autor das duas novelas, Sílvio de Abreu explica o retorno de Jamanta com bom humor. “Se Jamanta está vivo na mente do telespectador, é natural que apareça”, diz.

Em “Ambição Impune”, Jamanta não terá qualquer ligação com seu passado. “Ele também não vai reconhecer atores de Torre de Babel que estão agora em outros personagens. Já não era bom da cabeça, agora pirou!”, brinca o autor.

Na próxima novela das 21h, Jamanta trabalha como ajudante na borracharia de Pascoal (ator não escalado). O personagem se mete na vida dos moradores da vila onde parte da trama se passa e – aí um ponto em comum com “Torre de Babel” – tende a apaixonar-se por belas mulheres. Na outra novela, morria de amores por Shirley (Karina Barum). Agora, quer namorar Giovana (atriz não escalada).

“O público nunca deixou de me reconhecer nas ruas”, diz Carvalho, que recebeu o convite para ressuscitar Jamanta no camarim de sua peça, em São Paulo. “Sílvio foi até lá e perguntou se eu queria me divertir por mais um ano. Aceitei na hora”, conta.

Sílvio de Abreu fez o mesmo com a Dona Armênia de Aracy Balabanian. O pão-duro e hilariante personagem, com seu sotaque e o bordão “na chon!, na chon!” (no chão!), fez tamanho sucesso em “Rainha da Sucata” (1997) que acabou voltando no mesmo ano em “Deus Nos Acuda”, com os mesmos trejeitos e armando as maiores confusões na vida de “seus filhinhas” - na verdade marmanjos vividos por Marcelo Novaes, Jandir Ferrari e Gerson Brenner.

Às vezes, o personagem não se repete, mas o tipo persegue o ator. Em 1996, na novela “Vamp”, de Antônio Calmon, Ney Latorraca encarnou o sanguessuga Conde Vlad. Um de seus papéis de maior sucesso, tornou-se inesquecível especialmente entre as crianças. Onze anos depois, em “O Beijo do Vampiro” (2007), foi recrutado novamente, desta vez para o papel de Nosferatu. Um caso clássico de reencarnação.

Ambição Impune” tem estreia prevista para o dia 6 de agosto. A escalação do elenco começa nesta segunda-feira (23/04).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.