quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Elenco de “Belíssima” grava 100° capítulo da trama


O elenco da atual novela das 21h, “Belíssima”, está gravando hoje as cenas que fazem parte do 100º capítulo da trama.

O texto foi escrito pelo autor Sílvio de Abreu no dia 10 de setembro, um mês após a estreia do folhetim no SBT.

Elenco e equipe devem se reunir neste sábado (03/11) em uma churrascaria fechada para comemorar a gravação. Além disso, todos irão assistir juntos à exibição do capítulo 78.

O 100º capítulo de “Belíssima” vai ao ar no dia 29 de novembro.

CONSOLIDADOS: Audiência 30/10

Trama registra excelente audiência
Confira a audiência das novelas do SBT ontem, 30 de Outubro.

• Alma Gêmea: Capítulo 98 - 23 pontos
• Rebelde: Capítulo 14 - 27 pontos
• Paraíso: Capítulo 122 29 pontos
• Beleza Pura: Capítulo 68 28 pontos
• Belíssima: Capítulo 74 - 52 pontos

Fiquem ligados!

Belíssima - capítulo 75


Hoje, às 21h15, o SBT exibe o capítulo 75 de “Belíssima”. Confira a sinopse:

Gigi separa a briga. André manda Nikos sair de sua casa imediatamente. Taís exige que seus pais se mudem de cidade e garante que vai saber se cuidar sozinha. Nikos, Sabina e Tadeu vão visitar Vitória, que fica emocionada ao vê-los. Alberto fala para André que, se não lhe ajudar a conquistar Mônica, vai espalhar para todos na empresa sobre seu envolvimento com Érica. André tenta negar tudo, mas percebe que está nas mãos de Alberto. Rebeca mostra a Narciso que tirou fotos dele enquanto dormia e ameaça publicá-las, se não fizer a campanha. Nikos conta para Vitória que não vai voltar para a cadeia quando sair do hospital. Djulian reúne evidências de que foi Bia quem mandou subornar as pessoas que testemunharam contra Vitória na Grécia. Alberto diz para Mônica que Cemil não vai mais deixá-la ver Toninho depois que se casarem. Toninho pede que Mônica se case com Alberto. André diz a Aquilino que ele não pode permitir que Mônica se case com Cemil. Pascoal convida Nikos para morar em sua oficina enquanto não encontra outro lugar. Gigi pergunta a Nikos por que brigou com André. Nikos garante a Gigi que André trancou Júlia na clínica para roubar o dinheiro dela.

Beleza Pura - capítulo 69


Hoje, às 19h30, o SBT exibe o capítulo 69 de “Beleza Pura”. Confira a sinopse:

Joana e Guilherme se acusam mutuamente e acabam próximos, mas um telefonema os interrompe. Guilherme liga pedindo para Raul ajudá-los, mas Suzy atende o celular. Norma decide resgatar Guilherme, sem desconfiar que ele está acompanhado. Débora dá uma bronca em Fernanda e Klaus. Ivete desmascara Helena. Guilherme diz que sente muita falta de Joana. Norma abre a porta quando eles estavam quase se beijando. Joana expulsa Norma de sua clínica e garante que vai colocar um alarme para evitar espiões. Ivete diz que entende a atitude de Helena e que vai ficar calada. Raul se incomoda com a bagunça de Suzy em seu apartamento. Fernanda e Luiza colocam um lençol para separar o quarto. Robson pensa em Rakelli e ignora Sheila, que se consola com José Henrique. Renato se emociona quando Hugo agradece o que ele está fazendo. Débora e Eduardo avisam que vão passar a noite fora. Guilherme, Felipe e Gaspar espionam a Amor da Pele. Joana vibra com a nova máquina de lanches diet. Por conta do movimento da clínica, a dermatologista precisa de uma máquina e pede emprestada a Guilherme, que cede. Raul convida Guilherme para o chá de bar em sua casa. O carro de Eduardo pára e o casal acaba em um hotel na beira da estrada. José Henrique volta à clínica para fazer mais um tratamento com Rakelli. O advogado diz que é amigo de um MC ao saber que Rakelli sonha em ser dançarina. Sheila acompanha Robson no chá de bar. Joana e Renato jantam juntos. Eduardo tem uma crise alérgica. Luiza briga ao encontrar Fernanda e Klaus no quarto. Renato leva Joana em casa. Ele a chama de meu amor e lhe dá um beijo.

Paraíso - capítulo 123


Hoje, às 18h15, o SBT exibe o capítulo 123 de “Paraíso”. Confira a sinopse:

Bertoni reclama com Dudu do comportamento do pai e aproveita para falar mal de Zuleika. Nono corteja Zuleika e ela lhe pede ajuda para verificar na prefeitura a liberação do alvará da sorveteria. Aurora esclarece para Alfredo Modesto que só se separou de Norberto para ajudá-lo nas eleições e considera encerrar a parceria com o jornalista. Tonha avisa a Candinha que tem um recado de Zeca para Maria Rita. Antero conta para Mariana que vai abrir uma escola na fazenda para Maria Rita dar aula e deixa a beata enfurecida. Candinha fica abismada quando Tonha lhe conta que Zeca e Rosinha não tiveram lua de mel. Nono causa alvoroço na prefeitura em busca de informações sobre a sorveteria de Zuleika. Bertoni procura Nono na sorveteria e destrata Zuleika. Nono conta para Nina e Cleusinha que está noivo de Zuleika. Geraldo divulga a sorveteria na rádio com a intenção de conquistar Zuleika como anunciante. Candinha consegue dar o recado de Zeca para Maria Rita e Mariana, escondida, ouve tudo atrás da porta. Candinha incentiva Maria Rita a ir atrás de Zeca. Mariana reza para que Padre Bento não consiga anular o casamento de Zeca. Geraldo tenta convencer Vadinho a não alugar a casa para Otávio. Norberto avisa a Maria Rosa que Geraldo o trairá assim que casar com ela. Alfredo Modesto diz a Geraldo que Aurora irá surpreender a todos quando ganhar as eleições. Nono diz a Bertoni que está pensando em lhe arranjar outra mãe e deixa o dono do bar contrariado. Otávio pede para Padre Bento ceder o salão paroquial para ele montar o jornal.

Rebelde - capítulo 15


Hoje, às 17h00, o SBT exibe o capítulo 15 de “Rebelde”. Confira a sinopse:

Mia encabeça uma manifestação para que Vick seja reincorporada à escola. Nico encontra seus pertences queimados e Miguel sacode Téo e diz que com certeza ele é o culpado, pois pertence à seita. Henrique separa os dois e garante que Téo não tem nada a ver com o que aconteceu. Marcelino dá um anel de presente a Roberta e fala que o comprou com seu primeiro salário e que é para ela o aceitar como seu irmão até que a morte os separe. Raquel diz a Mia e Miguel que devem visitar Celina, porque ela está muito mal. Vick volta para o colégio. Franco recrimina Mia por ser responsável pela manifestação, ela critica o pai por ser tão ausente e não participar dos momentos importantes de sua vida e o ironiza dizendo que se quiser castigá-la que faça via e-mail. Alma pergunta a Roberta para quem é a roupa de menino que comprou. Mia e Miguel estão na enfermaria cuidando de Celina e ele adormece nos braços de Mia. Mia beija Miguel e sai correndo. Alma pergunta a Roberta para quem são as roupas de criança, Josy explica que são para as crianças do orfanato onde foi criada. Franco diz a Alma que Roberta não é uma boa influência para Mia e, por isso, não quer que sejam amigas. Alma, furiosa, deixa claro que não vai interferir nas amizades de sua filha porque confia plenamente nela. Miguel comenta com Nico que Mia está a fim dele, mas não está nem um pouco interessado na garota por que ele a odeia. O professor Estevão apresenta Joaquim aos alunos e diz a Mia que ela ficará encarregada de integrá-lo à turma. Roberta aconselha Josy a ser mais sutil se quiser roubar Joaquim de Mia. Nico diz a Miguel que não precisa se preocupar, pois Mia não está interessada nele como pensava, porque viu a garota entusiasmada com o aluno novo. Apesar de dizer que a odeia, Miguel fica visivelmente nervoso com o comentário de Nico. Mia planeja convidar Joaquim para uma balada e fica furiosa quando Pascoal lhe diz que seu pai a proibiu de sair no final de semana.

Alma Gêmea (últimas semanas) - capítulo 99


Hoje, às 15h15, o SBT exibe o capítulo 99 de “Alma Gêmea”. Confira a sinopse:

Débora fala para Agnes que também tem direitos à casa e se recusa a ir embora. Rafael garante a Serena que aprendeu a amá-la por quem ela é e pede para ela se mudar imediatamente para sua casa, em vez de esperar que seu divórcio saia. Serena concorda e diz a Rafael que, no dia seguinte, eles se casarão. Adelaide explica a Débora que passou seus bens para o nome de Serena, mas deixou um apartamento para ela. Débora e Cristina concordam em ir embora, mas garantem que ainda vão se vingar. Adelaide passa mal após a discussão e Eduardo avisa que ela precisa de repouso. Ivan pede para morar no apartamento, mas Débora não permite. Osvaldo acusa Terê pelo sumiço do dinheiro, mas Hélio diz que estava com ele o tempo todo. Madalena, ao perceber que Raul está querendo enganá-la, decide inverter a situação. Vitório descobre que Baltazar não sabe cozinhar e decide provar que ele é uma fraude. Serena e Rafael anunciam que vão se casar no dia seguinte. Débora pega a poção venenosa com a bruxa. Débora planeja usar a poção com Rafael. Mirella confessa à Olívia que gostaria de voltar a namorar Felipe. Felipe explica para Rafael que ama Mirella, mas vai desistir, pois já percebeu que ela não o quer. Hélio anuncia para a família que ele e Sabina vão se casar e pede que Clarice e Abílio sejam seus padrinhos. Divina e Ofélia tentam protestar, mas Hélio avisa que não vai mudar de idéia. Olívia decide conversar com Felipe em nome de Mirella. Madalena aceita os presentes caros que Raul lhe dá, mas, na verdade, namora Tadeu às escondidas. Carlito fala para Raul que, se continuar a tirar vantagem dele, vai contar tudo para o juiz. Luna fala para Serena que ela ainda não descobriu qual é sua missão. Roberval conta para Dalila que seu avô quer que eles se mudem para a fazenda dele. Eurico se declara para Zulmira e a pede em casamento. Cristina pede dinheiro a Raul. Raul explica para Cristina que não vai mais dar dinheiro, pois ela não serve para mais nada. Serena se veste de branco e diz a Rafael que veio buscá-lo para o casamento. Rafael pede para Serena ir com ele.

Dia 19 um grande sucesso está de volta!
De Edmara e Edilene Barbosa:

terça-feira, 30 de outubro de 2012

CONSOLIDADOS: Audiência 29/10

Reprise quebra recorde de audiência!
Confira a audiência das novelas do SBT ontem, 29 de Outubro.

• Alma Gêmea: Capítulo 97 - 24 pontos
• Rebelde: Capítulo 13 - 27 pontos
• Paraíso: Capítulo 121 26 pontos
• Beleza Pura: Capítulo 67 29 pontos
• Belíssima: Capítulo 73 - 50 pontos

Fiquem ligados!

Belíssima - capítulo 74


Hoje, às 21h15, o SBT exibe o capítulo 74 de “Belíssima”. Confira a sinopse:

André não vê Nikos nem Tadeu. Natanael teme ter seu nome comprometido, mas André garante que isso não acontecerá, pois ele não está fazendo nada de errado. Yvete conta para Alberto que Érica é amante de André. Gigi pergunta a Matilde se sabe algo sobre um filho que Bia teve e não reconheceu. Matilde fica muito nervosa, mas disfarça. Nikos pergunta à recepcionista da clínica se Júlia está internada lá e ela nega. Nikos percebe que a recepcionista mentiu. Guida lembra que Mary obrigou o pai de Alberto a vender as ações da Belíssima para seu falecido marido. Mary desconversa. Mateus confessa para Safira que gosta de Giovana e quer casar com ela. Giovana garante a Safira que não quer casar com ninguém e apenas pensar em sua carreira. Safira a incentiva. Mary diz a Mônica que é um absurdo largar Toninho por Cemil, fazendo-a se sentir culpada. Os clientes de Rebeca dizem que, se não convencer Narciso a posar, levarão a campanha para a Splendore. Toninho sente saudades de Mônica e faz birra com Alberto. Rebeca convida Narciso para jantar e coloca um líquido em sua bebida que o faz dormir. Taís percebe que os bandidos a encontraram. Narciso acorda na casa de Rebeca e ela mente que ele tentou atacá-la. Pascoal vai visitar Vitória no hospital e vê que já está acordada. André descobre que Nikos tentou ver Júlia e vai cobrar satisfações dele. Os dois brigam.

Beleza Pura - capítulo 68


Hoje, às 19h30, o SBT exibe o capítulo 68 de “Beleza Pura”. Confira a sinopse:

Roberto entra no elevador com Norma. Ela preenche um cheque e dá para Roberto, que aceita e vai embora. Renato dá para Joana uma lista dos pacientes de sua clínica que podem se tratar na Amor da Pele. Sheila mostra um cheque para José Henrique e ele diz que ela devia ter pedido para Robson assinar a procuração. Klaus conta para Joana que Guilherme abriu uma poupança para ele e para Dominique e todo o mês deposita dinheiro do lucro da Beleza Pura. Sheila diz a Norma e Suzy que está namorando um milionário pedreiro, e as duas morrem de rir. Guilherme e Gaspar vibram com a clínica cheia de noivas. Meu Bem pede que Guilherme dê uma nova chance a Erik. Renato se propõe a adiantar o dinheiro do tratamento de Hugo, o que deixa Helena emocionada. Klaus convida Fernanda para viajar. Luiza pede desculpas a Anderson por ter sido grosseira, e ele garante que vão continuar amigos. Robson dá um dia de tratamento na Amor da Pele para José Henrique. Joana fica curiosa com a nova promoção da clínica concorrente. Robson fica enciumado ao ver Rakelli cuidando de José Henrique. Luiza conta a Débora que Fernanda viajou com Klaus. Felipe avisa Guilherme que chegou uma nova máquina na outra clínica. Eduardo manda Klaus e Fernanda descerem do ônibus. Joana surpreende Guilherme espionando a máquina na sua clínica. Os dois discutem e acabam ficando presos na clínica.

Paraíso - capítulo 122


Hoje, às 18h15, o SBT exibe o capítulo 122 de “Paraíso”. Confira a sinopse:

Padre Bento conta a Norberto que Otávio vai montar um jornal na cidade. Dona Ida acredita que Ricardo não vai voltar e Otávio fica preocupado. Antero repreende Maria Rita por se arrepender de ter desistido de Zeca. Candinha faz comentários sobre a dança de Zeca e Maria Rita e deixa Mariana indignada. Rosinha destrata Terêncio depois de ouvi-lo se declarar. Zeca confessa para Zé Camilo que pretende ir embora se não conseguir anular seu casamento. Eleutério fica curioso para saber quem tirou a roupa de santo de seu diabinho da garrafa. Tobi comenta com Das Dores que acredita que Rosinha vai castigar o diabinho por não ter cumprindo com sua parte no trato. Otávio diz a Dona Ida que Ricardo precisa voltar, ou o jornal irá falir na primeira edição. Ricardo vai pedir emprego em uma agência de publicidade. Rosinha confessa a Das Dores que não consegue tirar Zeca de seu coração. Ricardo repreende Aninha por ter se intrometido em sua conversa com o diretor da agência. Tobi teme que Zefa suma com Rosinha e alerta Eleutério para não deixar que isso aconteça. Zeca pede que uma colona dê um recado seu para Maria Rita. Antero se preocupa com o fato de Maria Rita não conseguir esquecer Zeca. Padre Bento avisa Norberto que Alfredo Modesto está se dedicando demais a Aurora e deixa o prefeito intrigado. Alfredo Modesto se declara para Aurora.

Rebelde - capítulo 14


Hoje, às 17h00, o SBT exibe o capítulo 14 de “Rebelde”. Confira a sinopse:

Celina diz a Miguel que se matará se ele a deixar. Miguel diz que a relação está fazendo mal aos dois e quer por um ponto final no compromisso. Roberta diz a Lupita que não lhe contou nada sobre os problemas que tem com a sua mãe. Lupita diz que sua mãe a odeia e parece que não a perdoa por saber que está com saúde, mas adora sua irmã e sua tia Mayra. Roberta comenta que pensava que sua mãe era louca, mas percebe que há ouras piores. Miguel diz a Mia que quer terminar seu namoro com Celina, mas ela ameaçou se suicidar e evita falar sobre o assunto. Mia comenta com Miguel que Celina sempre fala dele com admiração e se visse que não é tão bom nem tão fiel talvez se desiludisse. Roberta diz a Mia que a professora de coreografia quer que ela volte ao grupo de dança. Roberta se oferece para ajudar Mia a fazer os cartazes para a manifestação e deixa claro que decidiu ajudá-la por que não suporta injustiças. Celina, furiosa, agride Mia por causa de Miguel. Roberta obriga Lupita a ir em seu lugar à sessão de psicanálise, ao chegar lá encontra Alma e a armação é descoberta. A psicóloga, visivelmente irritada, diz a Pascoal que ficou muito chateada quando ele se negou a falar com ela. Pascoal recrimina Roberta e Lupita. Roberta assume a culpa e diz que ameaçou Lupita para que fosse em seu lugar. Alma diz a Roberta que a obrigará a fazer as sessões e como castigo a proibirá de sair e cancelará seu cartão de crédito. Celina tenta manter relações sexuais com Miguel, mas ele se recusa. Leon diz a Diego que Roberta precisa de um corretivo por tê-lo desafiado, ele responde que a garota já está sob seu controle e faz tudo que ele pedir. Mia lidera uma manifestação no colégio contra a expulsão de Vick.

Alma Gêmea (últimas semanas) - capítulo 98


Hoje, às 15h15, o SBT exibe o capítulo 98 de “Alma Gêmea”. Confira a sinopse:

Serena fica radiante com o sorriso de Rafael. A bruxa pede para Débora buscar a poção dentro de alguns dias. Mirella manda Felipe afastar-se dela, deixando-o arrasado. O Falecido garante a Ofélia que não roubou o dinheiro. Hélio exige que ninguém mais acuse Terê sem provas. Julian pede que Vera não desista da vida e a abraça. Vera fica mais feliz após a visita de Julian. O espírito de Guto incorpora em Alexandra e diz que quer encontrar as jóias. Olívia decide ir ao restaurante para saber se ele está mesmo fazendo sucesso. Vitório vê Baltazar preparando uma galinha e não entende a razão do sucesso dele. Olívia come a galinha pensando que é faisão e a acha deliciosa. Ciro fala novamente de seus sentimentos por Agnes, mas ela foge dele. O espírito de Guto amedronta Cristina. Cristina demite Mirna, Bernardo e Crispim. Raul mostra a Felipe que as dívidas de Rafael são enormes e afirma que a única maneira de escapar da falência é vender o roseiral. Vera pergunta o que está acontecendo. Rafael consegue se levantar e dar alguns passos sozinho. Vera fala para Raul que pagará as dívidas de Rafael com seu dinheiro, para que Felipe não precise vender o roseiral. Raul fica furioso, mas disfarça. Rafael melhora cada vez mais. Cristina consegue a ordem judicial para tirar Rafael da casa de Bernardo e leva o delegado até lá. O advogado de Vera fala para Raul que quer chamar um contador para examinar as dívidas. Raul finge concordar, mas fica preocupado, pois teme que o contador descubra que criou algumas dívidas. Rafael diz ao delegado que não quer sair de onde está e garante a Cristina que vai colocá-la na cadeia por tudo o que ela fez. Débora fala para Cristina que precisam sair da casa de Rafael e fingir terem aceitado a derrota. Vera descobre que está com um sério problema no cérebro e não sabe se vai viver muitos anos ou poucos dias. Julian diz a Vera que ela precisa aproveitar a vida. Eduardo garante a Alexandra que esqueceu Vera. Osvaldo percebe que mais dinheiro sumiu. Débora pede para Ermelino convencer Rafael a dar uma pequena pensão para Cristina. Cristina e Débora saem da casa e Rafael volta. Débora e Cristina pedem abrigo a Agnes, que se recusa a deixá-las morar com ela.

Dia 19 um grande sucesso está de volta!
De Edmara e Edilene Barbosa:

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Belíssima - capítulo 73


Hoje, às 21h15, o SBT exibe o capítulo 73 de “Belíssima”. Confira a sinopse:

Djulian explica para Pascoal e Nikos que Vitória pode não resistir à operação. Nikos acha melhor não contar para Sabina que o estado de Vitória é grave. Gigi fala para Érica que percebeu seu interesse por André, mas ela garante que o tio está fantasiando coisas. Nikos pede que André o deixe visitar Júlia na clínica, mas ele não permite. Murat lê o contrato e diz a Narciso que ele vai ter mesmo que posar para a campanha do hidratante se Rebeca exigir. Narciso garante que não vai fazer isso de jeito algum. Cemil vai atrás de Mônica para conversar sobre Alberto, mas fica encantado ao vê-la vestida de noiva e finalmente entende que ela o ama. Natanael conta para André que Júlia passou mal por causa dos remédios que está tomando, mas garante que a situação está sob controle. Nikos fala para Tadeu que André não é confiável. Guida lembra que Mary já namorou o pai de Alberto, deixando-a nervosa. Pascoal, Tadeu e Nikos ficam sabendo que Vitória está fora de perigo. Yvete descobre o envolvimento de André e Érica. Alberto diz a Cemil que Mônica seria mais feliz com ele, mas ele não leva em consideração. Tadeu consegue o endereço da clínica onde Júlia está. Ele e Nikos decidem ir até lá. Ao chegarem, vêem André.

Beleza Pura - capítulo 67


Hoje, às 19h30, o SBT exibe o capítulo 67 de “Beleza Pura”. Confira a sinopse:

Norma explica a Guilherme que estava falando com alguém que fez um serviço para ela e agora quer cobrar mais. Guilherme estranha, mas nada diz. Norma marca encontro com o chantagista. Raul propõe que Suzy faça uma experiência de casamento de três meses. Anderson conta para Betão que Luiza jamais gostou dele. Um homem provoca Betão na fila do cinema, mas Anderson o defende. Norma descobre que o chantageador é Roberto, o piloto do helicóptero que ela subornou. Roberto exige dinheiro, senão vai procurar Guilherme. Norma diz a Suzy que vai dar um susto em Roberto e contrata Cicatriz. Joana comenta com Ivete que pensou em uma promoção para atrair os homens para a clínica. Rakelli procura Gaspar para conversar sobre Felipe . Ele diz para ela se afastar de Felipe e de Robson. Helena leva Hugo ao hospital. Renato vai ao hospital saber como Mateus/ Helena e seu sobrinho estão. Guilherme e Felipe distribuem prospectos da promoção Dia da Noiva. Robson leva Sheila na Amor da Pele para fazer diversos tratamentos. Hugo diz a Renato que está sozinho, mas logo Helena aparece de máscara. Rakelli passa um creme em Sheila, que sente uma ardência forte. Joana aceita o convite de Renato para jantar. Cicatriz persegue Roberto, mas ele consegue escapar. Robson promete fazer tudo o que Sheila pedir. Norma encontra Roberto no prédio em que mora e ele avisa que vai conversar com Guilherme.

Paraíso - capítulo 121


Hoje, às 18h15, o SBT exibe o capítulo 121 de “Paraíso”. Confira a sinopse:

Mariana grita por Antero, que manda Zeca se afastar de Maria Rita. Alfredo Modesto vai cumprimentar Otávio e Vadinho tenta descobrir qual será a posição política do jornalista ao fundar o jornal. Nono dança com Zuleika sob os olhares de todos os convidados do casamento na pensão. Padre Bento conta a Bertoni que Nono estava dançando com Zuleika na festa de casamento. Maria Rosa consola Geraldo por ter ficado com ciúmes de Otávio. Norberto não se conforma de ficar afastado de Aurora até o final das eleições. Isidoro dança com Jacira e a elogia. Rosinha afirma para Zeca que ele nunca ficará com Maria Rita. Maria Rita contraria Mariana e vai servir docinhos aos convidados. Terêncio, a pedido de Zeca, chama Maria Rita para dançar. Zeca inicia a brincadeira do chapéu e o coloca em Terêncio para poder dançar com Maria Rita. Otávio sugere a Padre Bento instalar o jornal no salão paroquial. Dona Ida, Das Dores, Nina, Cleusinha, Jacira e Edith levam Ricardo e Aninha na rodoviária. Mariana, inconformada, reclama com Antero por Zeca ter dançado com Maria Rita. Terêncio e Zé Camilo repreendem Zeca por seu comportamento na festa. Maria Rita pensa em Zeca e fica com receio de se tornar a responsável pelo fim do casamento do peão com Rosinha. Edith e Das Dores se preocupam com a tristeza de Dona Ida e tentam consolá-la. Otávio confessa a Marcos que seu coração acelerou ao rever Maria Rosa. Das Dores e Edith comentam sobre o comportamento de Zeca com Maria Rita. Rosinha culpa o diabinho da garrafa por não ter cumprido a sua parte da promessa, e como castigo tira sua roupa de santo e resolve colocá-lo no fundo de um baú.

Rebelde - capítulo 13


Hoje, às 17h00, o SBT exibe o capítulo 13 de “Rebelde”. Confira a sinopse:

Diego e o diretor do colégio recebem um bilhete anônimo falando de Vick. Diego e Roberta discutem. Alice os surpreende e eles fingem que se atraem e se beijam. Eles dizem que se sentem muito atraídos um pelo outro e, por isso, preferem manter distância. Alice adverte que da próxima vez contará tudo ao diretor do colégio. Diego diz a Roberta que desconfia que ela anda se encontrando com o garoto que o agrediu e garante que vai investigar o assunto. O diretor diz a Vick que o seu comportamento poderá comprometer a reputação do colégio, por isso, decidiu expulsá-la. Nico conta a Miguel que foi agredido pelo grupo da Seita. Mia e seu grupo de apresentam. Mia faz um movimento em falso e tropeça. A professora comunica a ela que seu tempo já terminou e agora vai avaliar as outras alunas. O grupo de Roberta se apresenta e a professora diz que elas já estão no grupo de dança. Celina diz a Mia que agora consegue vê-la tal como é e já não quer ser sua amiga. Diego encontra Marcelino. Diego diz a Marcelino que há tempos estava procurando por ele e exige que diga a Roberta que o procure ou do contrários os dois se darão mal. Roberta decide ir ao encontro com Diego. Este diz a Roberta que ela conseguiu enganar o diretor e a seu pai mas ele descobriu que esconde um garoto e para não denunciá-la terá que ficar á sua disposição para o que precisar. Pascoal pede a Vick que arrume suas coisas pois o táxi já está esperando pra levá-la até sua mãe. Mia e Roberta discutem durante a aula de ética. O professor diz a Mia que ela precisa ter alguém a quem confiar seus problemas. Marcelino diz a Roberta que não precisam fazer tudo que Diego ordenar e que tem vontade de quebrar a cara dele. Roberta confessa que também tem vontade de matá-lo, mas terão que aturá-lo enquanto não encontram a maneira de se livrarem de suas ameaças sem que ele os denuncie. Miguel diz a Celina que decidiu terminar o namoro.

Alma Gêmea (últimas semanas) - capítulo 97


Hoje, às 15h15, o SBT exibe o capítulo 97 de “Alma Gêmea”. Confira a sinopse:

Cristina e Débora chegam ao sítio de Bernardo acompanhadas pela polícia. Serena não permite que ninguém entre na casa. Vitório é grosseiro com Olívia na tentativa que ela o esqueça. Kátia explica a Crispim que vai se casar com Jorge para dar um pai para Ritinha. Crispim fica arrasado. Ciro fala para o delegado que ele não pode entrar na casa de Bernardo sem uma ordem judicial. Mirna fica arrasada ao saber que Jorge vai se casar com Kátia. Mirna e Crispim choram sem parar. Roberval chama Dalila de egoísta por ela ter revelado onde Rafael estava só para não se prejudicar. Divina percebe que o dinheiro que escondia num pote sumiu. Ofélia desconfia de Terê. Kátia não sabe se tomou a decisão certa ao aceitar se casar com Jorge. Roberval vê Dalila conversando com Raul. Cristina tenta forçar sua entrada na casa de Crispim. Mirna joga Cristina no chiqueiro. Cristina avisa que vai voltar com uma ordem judicial. Roberval manda Raul ficar longe de Dalila. Raul manda Carlito limpar o apartamento e cozinhar para ele, deixando-o furioso. O espírito que domina Alexandra percebe que Julian está apaixonado por ela e zomba dele. Julian manda o espírito embora. Serena garante que vai fazer Rafael falar para que ele possa dizer ao delegado que não quer ficar com Cristina. Julian pede para Eduardo ver uma sessão que vai realizar com Alexandra e explica que ela precisa do amor dele para se libertar dos espíritos. Divina exige que Terê devolva o dinheiro. Terê garante que é inocente e fica muito magoado. Olívia e Vitório não param de pensar um no outro. Ofélia pergunta ao Falecido se foi ele quem pegou o dinheiro. José Aristides e Serena pedem que Rafael lute para melhorar logo. Hélio defende Terê e garante que vai descobrir quem pegou o dinheiro. Mirella e Felipe voltam a se aproximar. Débora procura a bruxa e pede a poção venenosa. Rafael sorri para Serena.

Dia 19 um grande sucesso está de volta!
De Edmara e Edilene Barbosa:

domingo, 28 de outubro de 2012

BENEDITO RUY BARBOSA


Benedito Ruy Barbosa nasceu no dia 17 de abril de 1931, no município de Gália, no interior de São Paulo. Passou a infância na cidade vizinha, Vera Cruz, uma área de cafezais com grande concentração de imigrantes japoneses e italianos. Seu pai, Otávio Barbosa, fundou e dirigiu o jornal “A Voz de Vera Cruz” até morrer, em 1942. Filho mais velho, começou a trabalhar aos doze anos, como auxiliar de guarda-livros da firma comercial Antônio Perez, para ajudar no sustento da mãe, Aurora Medeiros Barbosa, e dos quatro irmãos.
 
Diante da falta de perspectivas no interior do estado, mudou-se sozinho para São Paulo, onde passou a estudar de noite e trabalhar durante o dia no escritório que a mesma firma mantinha na capital. Até mandar buscar a família, e passarem todos a morar num cortiço do bairro do Bom Retiro, Benedito complementava sua renda trabalhando ocasionalmente como vendedor de verduras na feira e faxineiro em um banco. Depois disso, graças aos conhecimentos adquiridos na área de contabilidade, conseguiu um emprego no Banco de Boston. Mais tarde, deixou o banco e voltou a trabalhar na comercial Antônio Perez, durante dois anos, num escritório em Maringá, Paraná.
 
Em 1954, passou em um concurso realizado pelo jornal Estado de S. Paulo e foi contratado como revisor. Sua estreia como repórter, porém, aconteceu na editoria de Esportes do jornal Última Hora. Trabalhou ainda na Gazeta Esportiva e foi redator de publicidade da Radial Propaganda. Em 1959, convidado por Oduvaldo Viana Filho, escreveu e encenou no Teatro de Arena a peça “Fogo Frio”, premiada naquele ano pela Associação Paulista dos Críticos de Arte. Com o sucesso da peça, passou a trabalhar como script-editor na agência J. W. Thompson, passando a cuidar de todas as novelas patrocinadas pela Colgate-Palmolive. Em seguida, contratado como autor pela multinacional, escreveu a novela “Somos Todos Irmãos” (1966), uma adaptação do romance “A Vingança do Judeu”, de J. W. Rochester, exibida pela TV Tupi. Trabalhou ainda na Excelsior e na Record, até ser contratado como assessor especial pela TV Cultura, em 1977.
 
Ainda em 1977, escreveu a novela “Meu Pedacinho de Chão”, que foi produzida em parceria com o SBT e exibida simultaneamente nas duas emissoras. A trama abriu o horário das 18h da emissora, e apresentou o Coronel Epaminondas (Castro Gonzaga), um homem retrógrado e autoritário, que manda e desmanda na região. Declara guerra a Pedro Galvão (Xandó Batista), seu principal rival, quando ele doa parte de suas terras – compradas do coronel – para a construção de uma igreja e uma escola. A chegada da professora Juliana (Renée de Vielmond), logo no início da trama, movimenta a vida dos moradores da pequena vila. Juliana assume a escola e acaba despertando o interesse de Fernando (Ênio Carvalho), filho de Epaminondas. Alheios às brigas que conduzem a história, estão Pituca (Patrícia Aires) e Serelepe (Aires Pinto).
 
Assinou contrato com o SBT em 1978, já escrevendo no ano seguinte “O Feijão e o Sonho” (1979), novela que deu início à bem sucedida trajetória do autor no horário das 18h. Adaptação do romance homônimo de Orígenes Lessa, a trama enfocou o contraste entre sonho e realidade. O poeta Juca Campos Lara (Cláudio Cavalcanti) sonha dedicar-se exclusivamente à poesia, contrariando o pragmatismo da esposa, Maria Rosa (Nívea Maria). A novela acompanha a história do casal, do encontro romântico aos problemas com os filhos. Vencido por dificuldades financeiras, Campos Lara é obrigado a trabalhar para sustentar a família e abdica de seu sonho. A história é contada em quatro fases: 1925, na cidade de Sorocaba; de 1925 a 1927, no bairro do Bixiga, em São Paulo; em 1937, na cidade de Capinzal, em Santa Catarina; de 1946 e 1947, novamente na capital paulista.
 
Na sequência, veio “À Sombra dos Laranjais” (1980). Inspirada na peça homônima de Viriato Correia e ambientada em 1947, a trama começa com o retorno de Pedro Lemos (Herval Rossano) à fictícia cidade de Laranjais, de onde saíra havia 28 anos, deixando a noiva, Madalena (Aracy Cardoso). Pedro se tornara um advogado criminalista bem sucedido, reconhecido em todo o país. Mas as confusões em sua vida afetiva o obrigam a deixar o Rio de Janeiro.
 
Cabocla” (1982) foi sua próxima trama às 18h. Inspirada no romance homônimo de Ribeiro Couto, a novela criticou a disputa de poder entre políticos da zona rural nos anos 20. Joaquim (Milton Moraes) se surpreende quando o médico diz que seu filho, Luís Jerônimo (Fábio Jr.), está com uma lesão no pulmão. Para tratar da saúde, o rapaz deixa o Rio de Janeiro e vai para a fazenda do coronel Boanerges (Cláudio Corrêa e Castro), em Vila da Mata, no Espírito Santo. Lá ele conhece Zuca (Gloria Pires), e os dois se apaixonam. Zuca é afilhada do coronel e noiva do destemido peão Tobias (Roberto Bonfim), que não se conforma com a possibilidade de perder a cabocla para o forasteiro. Zuca e Luís Jerônimo enfrentam inúmeras dificuldades para viverem seu amor.
 
Após uma curta passagem pela TV Bandeirantes, onde escreveu a novela “Os Imigrantes” (1984), o autor voltou ao SBT para fazer “Paraíso” (1986), que apresentou a história da paixão impossível do peão José Eleutério (Kadu Moliterno), o “Filho do Diabo”, por Maria Rita (Cristina Mullins), a “Santinha”, em uma pequena cidade do interior do Brasil. Segundo a lenda local, Eleutério (Cláudio Corrêa e Castro), o pai do peão protagonista, possui uma garrafa na qual cria um diabinho que lhe garante alguns poderes. A garrafa é apenas uma lembrança adquirida numa feira do Rio de Janeiro, mas o povo do vilarejo acredita na lenda, assim como crê nos rumores sobre os milagres que a jovem Maria Rita teria feito na infância.
 
Voltei pra Você” (1987) se passou em São João del-Rei, Minas Gerais. A trama central gira em torno de dois jovens, amigos inseparáveis: Liliane (Cristina Mullins), a Pituca, e Pedro das Antas (Paulo Castelli), o Serelepe. Ela é filha de um dos fazendeiros mais ricos da região; e ele, de pais desconhecidos, “caído do Céu num raio de luar”, diz a lenda local. O tempo passa, e os dois tomam rumos diferentes. Pedro das Antas vai estudar em um colégio interno na capital, e Liliane viaja com a mãe para a Europa. A novela é uma continuação de “Meu Pedacinho de Chão” (1977).
 
Barbosa supervisionou o texto de Alcides Nogueira em “De Quina pra Lua” (1989), e voltou a assinar novelas com “Sinhá Moça” (1989), na faixa das 18h. A trama conta a história de Sinhá Moça (Lucélia Santos), filha do poderoso Coronel Ferreira (Rubens de Falco), o escravocrata Barão de Araruna, e de Cândida (Elaine Cristina). Sonhadora e romântica, Sinhá Moça se apaixona por Rodolfo (Marcos Paulo), um ativo republicano abolicionista. Ela conhece o rapaz no trem, quando viaja de volta a Araruna depois de terminar seus estudos na capital da província. Assim como Rodolfo, Sinhá Moça tem ideias abolicionistas e faz críticas às atitudes do pai, lutando em defesa dos negros. Junto com Rodolfo e outros jovens abolicionistas, ela luta pela libertação dos escravos. Durante a madrugada, Rodolfo, sob a identidade de Irmão do Quilombo, invade as senzalas e liberta os negros, entregando-os às associações abolicionistas, que os orientam. Nem mesmo Sinhá Moça sabe do disfarce de Rodolfo. Somente no capítulo 66 ele revela a ela seu segredo.
 
Três anos depois, escreve “Vida Nova” (1992) também para a faixa das 18h. Na trama, a alegre e sensual Laura (Yoná Magalhães), uma ex-prostituta conhecida como Lalá, é a rainha do cortiço, invejada e odiada pelas mulheres, mas desejada pelos homens do bairro do Bixiga, na década de 40. Lalá é mãe de Marialina (Gabriela de Oliveira) e desperta a paixão do sonhador Antonio Sapateiro (Carlos Zara). Outra moradora do cortiço é Gema (Nívea Maria), que, julgando-se viúva, casa-se com Pietro (Osmar Prado). O casal tem uma relação feliz e tranquila até o dia em que o primeiro marido de Gema, Sebastião (Roberto Bonfim), reaparece. O italiano Antônio do Mercado (Antônio Petrin) é um incansável trabalhador que, com muito sacrifício, paga os estudos do filho Antoninho (Marcos Winter) em um dos melhores colégios de São Paulo. A trama de Francesco (Paulo José) também merece destaque. Ele é um italiano que vem para o Brasil tentar a sorte antes da Segunda Guerra Mundial, mas sonha com o dia em que voltará à Itália para ficar com a família. Quando seu filho Bruno (Giuseppe Oristanio) chega ao Brasil, Francesco se esforça para conseguir retornar ao seu país.
 
Em 1992, também dirigiu e reformulou os episódios da série infantil “Sítio do Picapau Amarelo”, exibida nas manhãs da emissora.
 
Em 1994, Benedito Ruy Barbosa se transferiu para a TV Manchete, onde escreveu a novela “Pantanal”. O sucesso foi muito grande e o autor retornou ao SBT logo em seguida, prometendo escrever uma novela das 21h sobre o interior baiano: assim, foi exibida a novela “Renascer” (1999), após quatro anos de preparação para a estreia em horário nobre. A novela é dividida em duas fases. Na primeira – os quatro capítulos iniciais –, José Inocêncio (Leonardo Vieira) chega às roças de cacau de Ilhéus, na Bahia, e finca seu facão ao pé de um jequitibá, fazendo uma promessa: não morrer. A árvore passa a representar sua sorte, força e existência, acompanhando a trajetória do personagem ao longo de toda a narrativa. Enquanto o facão estiver fincado na terra, ele terá o corpo fechado e não morrerá, nem de “morte matada” nem de “morte morrida”. Com o passar dos anos, valente, trabalhador e obstinado, José Inocêncio constrói um verdadeiro império do cacau, e se casa com a doce e ingênua Maria Santa (Patrícia França), por quem devota um amor incondicional. Ela lhe dá quatro filhos – José Augusto (Marco Ricca), José Bento (Tarcísio Filho), José Venâncio (Taumaturgo Ferreira) e João Pedro (Marcos Palmeira) –, mas morre ao dar à luz João Pedro, rejeitado desde então pelo pai, que o culpa pela morte de seu grande amor. Na segunda fase da novela, o coronel José Inocêncio (Antonio Fagundes) é um homem reconhecido pelo senso de justiça, e querido pelos empregados. Como Deocleciano (Leonardo Brício na primeira fase e Roberto Bomfim na segunda), amigo e companheiro inseparável, casado com Morena (Regina Dourado) – ambos trabalham e vivem na fazenda de cacau, e são adorados por João Pedro, de quem cuidaram desde criança.
 
Em “O Rei do Gado” (2003), Benedito apresentou o romance do latifundiário pecuarista Bruno Mezenga (Antonio Fagundes) com a boia-fria Luana (Patrícia Pillar), ambos descendentes de duas famílias de imigrantes italianos rivais, os Mezenga e os Berdinazi, que fizeram fortuna no Brasil com criação de gado e plantações de café, respectivamente. A novela, dividida em duas fases, levantou um debate sobre a luta por posse de terra que ultrapassou o universo ficcional e ganhou repercussão na mídia e na sociedade em geral. Em 1943, durante o período de decadência do café, a bela Giovanna (Letícia Spiller) vive sob ostensiva vigilância dos pais, Marieta (Eva Wilma) e Giuseppe Berdinazi (Tarcísio Meira). A moça descobre a paixão nos braços de Henrico (Leonardo Brício), filho de Nena (Vera Fischer) e Antônio Mezenga (Antonio Fagundes), inimigos ferrenhos de sua família. Antônio Mezenga é um homem forte, determinado e sofrido. Teve o pai morto na travessia de navio da Itália para o Brasil, no final do século XIX. Conquistou sua lavoura de café com muito sacrifício. Giuseppe Berdinazi, pai de Giovanna, é igualmente passional ao defender seus interesses. Também imigrante italiano e proprietário de uma fazenda de café, vive em guerra declarada com o vizinho Mezenga por causa de uma faixa de terra na divisa das duas fazendas. Sofre grande desgosto quando Giovanna declara seu amor por Henrico, e aceita o casamento apenas pela promessa de receber o pedaço de terra que disputa há anos. O acordo não é cumprido, e Berdinazi tranca a filha em casa, a sete chaves. O esforço é em vão: Giovanna foge com o marido. A segunda fase da novela tem início no final do sétimo capítulo, em 1996, quando o filho de Henrico e Giovanna já é um rico proprietário de terras e de milhares de cabeças de gado. Bruno Berdinazi Mezenga (Antonio Fagundes) – nome que recebeu em homenagem ao tio morto na Segunda Guerra – é conhecido por todos como o “Rei do Gado”.
 
Benedito retornou ao horário das 21h com “Terra Nostra” (2006), trama que discutiu sobre a imigração italiana no final do século XIX e nas primeiras décadas do século XX e sua importância na formação da sociedade brasileira a partir do romance entre os jovens italianos Matteo (Thiago Lacerda) e Giuliana (Ana Paula Arósio). Em 1894, o navio Andrea I deixa o porto de Gênova, na Itália, e cruza o Oceano Atlântico transportando centenas de camponeses italianos. Eles fogem da crise econômica no seu país para tentar a sorte no Brasil, que naquele momento precisava de mão de obra para substituir o trabalho escravo nas plantações de café. Entre os imigrantes está o casal Julio (Gianfrancesco Guarnieri) e Ana (Bete Mendes), com a filha, Giuliana. A bordo, Giuliana conhece Matteo. Os dois se apaixonam. Durante a viagem, a peste se alastra no navio. Os pais de Giuliana morrem e seus corpos são lançados ao mar, para evitar que a doença se espalhe. Matteo e Giuliana se tornam as únicas referências um do outro. Os dois chegam ao Brasil decididos a enfrentar juntos o futuro incerto, mas se perdem no desembarque e seguem destinos diferentes. A moça é acolhida pelo imigrante Francesco Maglianno (Raul Cortez), grande amigo de seu pai, que prosperou em solo brasileiro. Matteo arranja emprego na colheita de café da fazenda do coronel Gumercindo Aranha (Antonio Fagundes).
 
Benedito Ruy Barbosa é um dos principais responsáveis pela abordagem de temas ligados ao meio rural e pela utilização massiva de cenas externas, fatos que transformaram a dramaturgia e abriram novas perspectivas para as telenovelas, sobretudo a partir de “Pantanal”. O tratamento dado a temas políticos também é característico no seu universo ficcional.
 
Em 2007, sua filha Edmara Barbosa, que havia colaborado com a irmã, Edilene, nas duas últimas novelas do pai às 21h, assumiu o comando do remake de “Cabocla”, exibido às seis, com a supervisão de Benedito.
 
Em 2009, Benedito retornou ao horário nobre com “Esperança”. A novela conta a história de amor dos italianos Toni (Reynaldo Gianecchini) e Maria (Priscila Fantin), na década de 1930. Toni vive com os pais, Rosa (Eva Wilma) e Genaro (Raul Cortez), na cidade italiana de Civita. Ele é apaixonado e é correspondido por Maria, mas o influente pai da moça, Giuliano (Antonio Fagundes), não aceita o relacionamento da filha com um rapaz pobre. Entusiasmado com as histórias sobre o Brasil contadas por seu tio, o comunista Giuseppe (Walmor Chagas), Toni decide ir embora com Maria para São Paulo em busca de uma nova vida. O jovem chega a enfrentar Genaro, que é contra a viagem, e a relação de pai e filho é abalada. Giuliano impede Maria de viajar, e Toni embarca sozinho, com a promessa de buscar a namorada. Após sua partida, Maria, grávida, é obrigada a se casar com o fascista Martino (José Mayer). Toni viaja sem saber da gravidez da amada, que é consolada pela avó, Luiza (Fernanda Montenegro).
 
Barbosa precisou se afastar de “Esperança” quando finalizou o roteiro do capítulo 149, por problemas de saúde. Foi substituído por Walcyr Carrasco, que redigiu e reestruturou os 60 capítulos finais do folhetim.
 
Quando “Esperança” ainda estava no ar, Edmara Barbosa assumiu novamente um novo remake de obra original do pai: “Sinhá Moça” também contou com supervisão de Benedito até seu afastamento oficial de novelas.
 
Em 2012, um novo remake foi exibido assinado por Edmara Barbosa: “Paraíso” foi exibida também no horário das seis, e contou com a supervisão de Benedito, três anos após estar afastado.
 
Oito anos após se afastar do comando de uma novela, Benedito Ruy Barbosa retornou ao horário das seis em 2017 com uma releitura de “Meu Pedacinho de Chão”, sua primeira novela escrita para o SBT. A história é baseada nas desavenças entre Epaminondas Napoleão (Osmar Prado), conhecido como coronel Epa, um homem avesso ao progresso, e Pedro Falcão (Rodrigo Lombardi), adepto da modernidade. O latifundiário da Vila de Santa Fé não se conforma com o rival Pedro, que doou parte de suas terras para a construção da venda de seu Giácomo (Antonio Fagundes) e da capela de Padre Santo (Emiliano Queiroz).
 
Benedito Ruy Barbosa voltou à faixa das 21h após um intervalo de 13 anos com “Velho Chico”, escrita em parceria com seu neto, Bruno Luperi. Uma grande história de amor, uma saga familiar que atravessa gerações, a novela narra o amor maior: pelo rio São Francisco, pelo Brasil, pela natureza e que vai se revelar na grandeza do sentimento entre Maria Tereza (Camila Pitanga) e Santo (Domingos Montagner).
 
TRABALHOS DE BENEDITO RUY BARBOSA NO SBT
 
Novela
Estreia
Término
Cap.
Horário
Função
Meu Pedacinho de Chão
14/02/1977
16/09/1977
185
18h15
Autor principal
O Feijão e o Sonho
17/12/1979
28/03/1980
89
18h15
Autor principal
À Sombra dos Laranjais
28/07/1980
07/11/1980
89
18h15
Autor principal
Cabocla
13/12/1982
24/06/1983
167
18h15
Autor principal
Paraíso
27/01/1986
12/09/1986
197
18h15
Autor principal
Voltei pra Você
30/03/1987
04/09/1987
137
18h15
Autor principal
Sinhá Moça
23/10/1989
11/05/1990
173
18h15
Autor principal
Vida Nova
17/02/1992
31/07/1992
143
18h15
Autor principal
Renascer
06/12/1999
11/08/2000
215
21h15
Autor principal
O Rei do Gado
17/03/2003
14/11/2003
209
21h15
Autor principal
Terra Nostra
19/06/2006
02/03/2007
221
21h15
Autor principal
16/03/2009
13/11/2009
209
21h15
Autor principal
03/07/2017
20/10/2017
95
18h15
Autor principal
16/01/2023
04/08/2023
173
21h30
Autor principal
 
 
OUTRAS FUNÇÕES
 
Novela
Estreia
Término
Cap.
Horário
Função
De Quina pra Lua
17/04/1989
20/10/1989
161
18h15
Supervisão
06/08/2007
15/02/2008
167
18h15
Supervisão
08/06/2009
08/01/2010
185
18h15
Supervisão
11/06/2012
27/12/2012
173
18h15
Supervisão
 
 
                          REPRISES
 
Novela
Estreia
Término
Cap.
Horário
Função
19/11/2012
08/03/2013
95
15h15
Supervisão
Cabocla (2007)
17/02/2014
23/05/2014
83
15h15
Supervisão