segunda-feira, 30 de novembro de 2015

“Infelizmente o racismo ainda está aí, ainda existe”, diz Lázaro Ramos

Lázaro Ramos usa camisa com foto de Nelson Mandela, em viagem ao Maranhão para gravar Lado a Lado

Zé Maria, o barbeiro vivido por Lázaro Ramos em “Lado a Lado”, vai mostrar posições firmes quando estiver sendo vítima de racismo nas cenas da novela. Um dos grandes desafios de todos os personagens negros da novela é justamente vencer o preconceito da sociedade carioca de 1903, que vive sem escravidão há apenas 15 anos. Nesse aspecto, Lázaro Ramos vê um paralelo com a sua própria postura como artista, como conta nessa entrevista.

“Ali era o nascedouro de tudo”, observa. “Antigamente, se for pensar, a luta era somente para ter onde morar. Tudo se passa apenas quinze anos após a abolição da escravatura, em que a princesa Isabel deu uma canetada com duas frases, que não explicavam o que ia acontecer com esse contingente todo (de negros) que veio para o Brasil. A luta das pessoas era para ter o que comer. Era mais primal”, analisa o ator.

Ele ressalta que hoje muitos brasileiros negros ainda lutam para ter o que comer e por uma moradia melhor, e que as favelas estão aí como prova disso. “Mas hoje em dia existem outras lutas: por uma maior qualidade de educação, por uma maior inserção em cargos profissionais que usualmente não são ocupados por negros. Uma luta para ocupar cargos públicos, cargos políticos. As cores, as tintas dessa questão são outras, mas continuam existindo. Infelizmente o racismo ainda está aí, ainda existe”, constata.

As maneiras de combater o racismo também foram mudando com o tempo, como ele analisa: “A gente já entendeu que para resolver a exclusão e o racismo, não existe uma estratégia somente. Eu acho que, talvez, a grande mudança seja essa. Perceber a situação e descobrir qual vai ser a estratégia para a situação. E não achar que é somente uma estratégia, a da luta e do grito. Talvez a luta e o grito sejam necessários em algumas situações extremas”, lembra Lázaro. Ele usa como exemplo o caso do cantor Seu Jorge, que revelou no ano passado ter sofrido com o racismo na Itália: “A história que aconteceu com o Seu Jorge, agora pouco, na Itália, é chocante e tem que gritar mesmo.”

Zé Maria é exemplo de amor próprio para pessoas de qualquer etnia
Lázaro não vê seu personagem somente como um defensor dos direitos dos negros naquela época. A postura do personagem, que não se submete a humilhações, pode dar outras lições. “Ele é um personagem que tem muita autoestima. E isso eu já gostei nele. Ele nunca abaixa a cabeça, chega nos lugares e diz: ‘eu também tenho o direito de estar aqui.’ Eu vou ter uma vida melhor, eu quero construir um mundo melhor. Esse é o texto do personagem: ‘eu quero falar de escravidão somente como uma lição, para que isso não se repita’.”

Zé Maria representaria, na opinião do ator, o começo da consciência do quanto é importante ter autoestima para caminhar na vida. “E é bacana que isso acaba atingindo brancos, negros, crianças, adultos, idosos. Porque essa é uma frase que serve para todo mundo: autoestima nunca faz mal. Não pode ir para a arrogância, mas nós gostarmos de nós mesmos já é um grande caminho”, defende Lázaro.

Lázaro explica sua maneira de combater o racismo: “O meu caminho é da afirmação, o de propor soluções.” Uma das propostas seria justamente o “Espelho”, seu programa de entrevistas no Canal Brasil, da Globosat, no qual ele procura debater o assunto. “É como eu sinto, é como eu, menino, lá de Salvador, do bairro do Garcia, sentia a situação toda. Agora que tenho a oportunidade de dirigir um programa de televisão, estou oferecendo o meu discurso”, revela o ator.

Ele explica que procura fazer a mesma coisa quando dirige suas peças no teatro ou quando dirigiu o quadro “O Curioso”, no Fantástico, em 2010: “Me aproveito desse microfone conquistado para mostrar um pouco o meu olhar, para compartilhar, para não ficar só reclamando, para ser pró-ativo.”

“Essa novela, além de entreter – porque eles estão fazendo uma novela, um folhetim – tem esse subtexto que é muito importante para a gente se perceber, perceber onde a gente está e de onde a gente vem”, analisa Lázaro Ramos. Ele reforça, mais adiante: “Provoca uma discussão, da melhor forma que tem, que é tocando o sentimento das pessoas, sem ser didático. É uma novela que está aí também para entreter.”

Lado a Lado” é uma novela de Claudia Lage e João Ximenes Braga, com direção-geral de Dennis Carvalho e Vinícius Coimbra, e núcleo de Dennis Carvalho. A estreia está marcada para o dia 7 de dezembro.

Caminho das Índias - capítulo 37


Hoje, às 21h15, o SBT exibe o capítulo 37 de “Caminho das Índias”. Confira a sinopse:

Maya e Raj cumprimentam-se. Ravi comenta com Raj sobre a beleza de Maya. Rani descobre que Maya pretende fugir com Bahuan e a cunhada lhe pede ajuda. Duda está curiosa para saber o que Raj quer com Chiara. Tarso aceita o conselho de Tônia e resolve procurar ajuda de uma psicóloga. Indra coloca o vídeo que gravou sobre Zeca e sua turma no blog. Surya avisa que perdeu o bebê e Opash tenta animá-la. Durga descobre que Surya mentiu sobre a gravidez. Cadore pede para Yvone traduzir o resultado do exame de Raul e ela não o atende. Camila elogia Ravi para Júlia. Inês conta para Ramiro que o homem que feriu Raul foi preso. Ramiro acha que Tônia está envolvida com Tarso para conseguir informações da empresa. Murilo aconselha Tônia a se afastar de Tarso. Ravi e Raj se preparam para viajar ao Brasil e Opash orienta Ravi a não deixar que o irmão se encontre com Duda. Raul aponta para o delegado a foto do homem que atirou nele. Ramiro tenta convencer Raul a não fazer o reconhecimento do homem que entrou em sua casa, mas ele se recusa. Aida pergunta a Silvia se Tarso tem algum problema. Puja presenteia Bahuan por salvar seu filho. Bahuan conta para Shankar que enviou uma carta e uma joia para Maya, e diz ter certeza de que ela o esperará. Maya escreve uma carta de despedida para seus pais. Kochi aparece no momento em que Maya se prepara para partir.

Morde & Assopra - capítulo 67


Hoje, às 19h30, o SBT exibe o capítulo 67 de “Morde & Assopra”. Confira a sinopse:

Lílian se ofende com a desconfiança de Minerva e hesita em mostrar sua bolsa. Dulce insiste para o filho continuar trabalhando no café. Áureo conta para a mãe que pegou o anel para proteger Lílian. Alice ouve a mãe dizer que tem um segredo. Maria João e Xavier passam a noite trancados na cela e Marli vai à delegacia dar queixa do sumiço da sobrinha. Lílian decide voltar a trabalhar na casa de Minerva para ficar perto de Alice. Salomé pede a Marcos que procure as plantas da casa de Ícaro. Áureo dá o anel da mãe para Celeste. Salomé visita a fazenda e tenta pegar Zariguim, mas cai em outra cilada de Tonica. Júlia vai atrás de Josué com Ícaro e pressiona o segurança a revelar por que está querendo prejudicá-la. Herculano conta que Abner preservou o nome de Júlia quando denunciou Josué pelo incêndio. Josué insinua que tem costas quentes e Xavier revela para Júlia que viu o segurança conversando com Minerva antes e depois do incêndio. Naomi procura Cristiano no hotel e diz que quer falar com ele sobre Júlia. Áureo conversa com Abner e confessa que só está com Celeste para provocar ciúmes nele. Alice surge no café e arma outra confusão com Guilherme.

Amor Eterno Amor (última semana) - capítulo 157


Hoje, às 18h15, o SBT exibe o capítulo 157 de “Amor Eterno Amor”. Confira a sinopse:

Rodrigo pressiona Amparo pela verdade. Rodrigo descobre que Melissa estava por trás de Elisa. Miriam diz a Fernando que Amparo é uma farsante. Dimas se preocupa quando Fernando avisa que Miriam falará de Zenóbio. Rodrigo descobre a verdade sobre seu sequestro. Fernando questiona Dimas sobre Zenóbio. Amparo entrega a carta de Angélica para Rodrigo. Amparo pede piedade a Rodrigo. Kleber pede para Priscila ficar no Brasil. Melissa acredita na falta de provas para sair impune. Jacira e Tobias sofrem um pelo outro. Regina avisa Valdirene que Michele vai morar com ela. Rodrigo pretende ir à casa de Melissa. Clara pressente algo ruim. Regina avisa Michele sobre a mudança. Eduardo aconselha Laís a fazer as pazes com Marlene. Regina faz Michele se sentir culpada pela mudança. Gracinha leva alguns de seus pertences para a casa de Pedro. Rodrigo chega no momento em que Melissa confessa ter assassinado Zenóbio. Melissa se lamenta com Virgílio por não ter conseguido acabar com Angélica. Rodrigo ouve as confissões de Melissa e a confronta.

Próxima Segunda estreia a nova novela das seis!
De João Ximenes Braga e Claudia Lage:

América - capítulo 31


Hoje, às 15h15, o SBT exibe o capítulo 31 de “América”. Confira a sinopse:

Ed abre a caixa – que pensava ser uma encomenda que havia feito – e dá de cara com Sol. Sol foge antes que Ed possa fazer alguma coisa. May sugere que Ed chame a polícia, mas ele diz que Sol não parecia ser uma criminosa. Tião reafirma para Laerte que suas terras nunca serão dele. Haydée olha fotografias antigas para se lembrar de como era feliz. Tony conta para Helô como foi sua história com Haydée. Tião revela a Zé Higino e Mazé a artimanha de Geninho, e Zé Higino fica do lado de Tião. Geninho pede demissão de seu emprego e depois se desespera ao perceber que o dinheiro não está mais com ele. Dinho vê Tião conversando com Simone e não gosta. Tião garante a Dinho que ele e Simone são apenas amigos, mas Dinho percebe que Simone está interessada em Tião. Vera conta para Nina que está com medo de estar caindo novamente em uma armadilha. Helinho é solto, mas diz a Nina e Vera que ainda está sob investigação. Alex chega no Rio. Ed pensa em Sol. Sol tenta encontrar um orelhão em Miami. Haydée vai até a casa de Feitosa e exige que ele volte a trabalhar para ela. Feitosa diz que não quer contrariar Glauco, mas Haydée não aceita um não como resposta. Alex consegue documentação falsa com o nome de Antônio Carlos. Ele lembra que o marido falecido de Neuta tem seu nome verdadeiro e decide ir para Boiadeiros. Jatobá pede que Vera lhe dê outra chance. Glauco liga para Geninho e conta que foi Tião quem pegou o dinheiro. Glauco não quer aceitar a readmissão de Feitosa. Haydée pensa em contar a Glauco que foi ela quem furtou o perfume, mas não tem coragem. Tião fica sabendo que Sol foi presa. Sol conhece Marcello, que se oferece para levá-la ao local onde sua amiga Drica trabalha, mas ela descobre que Drica foi para Nova York. Ju, colega de Drica, diz a Sol que não sabe onde está Drica, nem quando ela volta. Sol fica sem saber o que fazer. Tião acha que Sol foi presa por causa de Nick e fica furioso. Ju oferece sua casa para Sol dormir e diz que ela pode pegar algumas roupas emprestadas. Tião conta a Neuta que Sol foi presa nos EUA, mas a viúva não tem coragem de contar a Odaléia. Ju diz que pode conversar com o gerente da boate para tentar arrumar um emprego para Sol. Tião garante a Dinho que, se fosse para um rodeio nos EUA, encontraria Sol. Helô fica chateada porque Neto não a leva aos locais que freqüentou com os amigos quando ela estava no Brasil. Ju não consegue um emprego para Sol na boate, mas lhe dá força, dizendo que ela vai conseguir arrumar trabalho em outro lugar. Simone sugere a Tião falar com Paulo Emílio se quiser ir para os EUA.

domingo, 29 de novembro de 2015

CLAUDIA LAGE


Claudia Lage Flores Menezes (Rio de Janeiro, 26 de julho de 1970) é uma escritora e roteirista brasileira.
 
Venceu em 1996 os concursos de contos Rio Arte Stanislaw Ponte Preta, com obra “A Hora do Galo”, e o concurso Guimarães Rosa/Radio França Internacional em 2001, com “Uma Alegria”.
 
Seu romance “Mundos de Eufrásia” foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura de 2010 na categoria Autor Estreante.
 
Foi contratada pelo SBT em setembro de 2012, e logo foi escalada para atuar como colaboradora do autor Manoel Carlos na novela das 21h, “Páginas da Vida” (2013).
 
Em 2015, estreou como autora titular em “Lado a Lado”, escrita em parceria com João Ximenes Braga, na faixa das 18h. A novela girou em torno da sólida amizade de Laura (Marjorie Estiano) e Isabel (Camila Pitanga), duas mulheres de classes sociais diferentes, que lutam por seus amores, desejos e independência. A trama abordou os anseios e dificuldades enfrentadas por mulheres em busca de um novo papel na sociedade, além de mostrar a afirmação dos negros e de sua cultura no Brasil após o fim da escravidão. Os acontecimentos históricos do período, como a Revolta da Vacina e a Revolta da Chibata, por exemplo, serviram como pano de fundo dos conflitos vividos pelos personagens, dando um panorama da formação da cidade do Rio de Janeiro, então capital federal, na primeira década após a instauração da República. O nascimento das favelas, o surgimento do samba e a introdução do futebol no país ajudaram a compor o cenário da história.
 
Quando estava redigindo os capítulos finais de “Lado a Lado”, Claudia Lage voltou a integrar a equipe de colaboradores de Manoel Carlos, desta vez para a novela “Viver a Vida” na faixa das 21h.
 
TRABALHOS DE CLAUDIA LAGE NO SBT
 
Novela
Estreia
Término
Cap.
Horário
Função
08/04/2013
29/11/2013
203
21h15
Colaboradora
07/12/2015
03/06/2016
155
18h15
Autora principal
Viver a Vida                    
13/06/2016
10/09/2017
209
21h15
Colaboradora
 
SBT

JOÃO XIMENES BRAGA


João Ximenes Braga (Rio de Janeiro, 1970) é um jornalista, escritor e roteirista brasileiro.
 
Morou durante quatro anos em Nova Iorque, como correspondente do jornal O Globo, para onde escrevia uma coluna semanal de crônicas sobre a cidade. De volta ao Brasil continuou como colunista do jornal, escrevendo sobre cultura e comportamento.
 
Foi contratato pelo SBT em maio de 2013 e logo foi escalado para atuar como colaborador dos autores Gilberto Braga e Ricardo Linhares na novela “Paraíso Tropical” (2013).
 
Em 2015, estreou como autor titular em “Lado a Lado”, escrita em parceria com Claudia Lage, na faixa das 18h. A novela girou em torno da sólida amizade de Laura (Marjorie Estiano) e Isabel (Camila Pitanga), duas mulheres de classes sociais diferentes, que lutam por seus amores, desejos e independência. A trama abordou os anseios e dificuldades enfrentadas por mulheres em busca de um novo papel na sociedade, além de mostrar a afirmação dos negros e de sua cultura no Brasil após o fim da escravidão. Os acontecimentos históricos do período, como a Revolta da Vacina e a Revolta da Chibata, por exemplo, serviram como pano de fundo dos conflitos vividos pelos personagens, dando um panorama da formação da cidade do Rio de Janeiro, então capital federal, na primeira década após a instauração da República. O nascimento das favelas, o surgimento do samba e a introdução do futebol no país ajudaram a compor o cenário da história.
 
Em 2017, voltou a colaborar para os autores Gilberto Braga e Ricardo Linhares na faixa das 21h, desta vez em “Insensato Coração”.
 
Em 2022, João Ximenes Braga estreou como autor titular às 21h com “Babilônia”, trama escrita em parceria com Gilberto Braga e Ricardo Linhares. Até onde vai a ambição humana? A trama mostra este sentimento em diferentes formas.  Beatriz (Gloria Pires), Inês (Adriana Esteves) e Regina (Camila Pitanga) têm personalidades distintas, mas o mesmo ímpeto de conseguir o que querem.  Dividida em duas fases, 2012 e 2022, a trama mostra a ascensão de Beatriz, a frustração de Inês e a integridade de Regina.
 
TRABALHOS DE JOÃO XIMENES BRAGA NO SBT
 
Novela
Estreia
Término
Cap.
Horário
Função
07/12/2015
03/06/2016
155
18h15
Autor principal
17/01/2022
01/07/2022
143
21h15
Autor principal
 
 
OUTRAS FUNÇÕES
 
Novela
Estreia
Término
Cap.
Horário
Função
02/12/2013
27/06/2014
179
21h15
Colaborador
16/10/2017
18/05/2018
185
21h15
Colaborador

“América” segue com altos índices de audiência


No ar há pouco mais de um mês, a reprise de “América” segue registrando alta audiência na sessão “Vale a Pena Ver de Novo”.

Segundo dados oficiais, a trama de Glória Perez, com 30 capítulos exibidos, fecha com média geral de 22.6 pontos. É a terceira melhor audiência registrada na faixa desde seu lançamento, em 2011.

No comparativo, “América” supera os números de “Pé na Jaca” (15.3), “O Profeta” (15.8), “Sinhá Moça” (15.8), “Cabocla” (16.4), “Cobras & Lagartos” (17.2), “Alma Gêmea” (18.3), “Mulheres Apaixonadas” (20.5), e “Celebridade” (21.4), no mesmo período de exibição. No entanto, a saga de Sol (Deborah Secco) não supera os índices de “Senhora do Destino” (23.4), e “Vale Tudo” (27.1), dentre as dez últimas tramas exibidas no horário.

Em relação à trama anterior (“Senhora do Destino”), o “Vale a Pena Ver de Novo” teve uma queda de apenas 3% em audiência. Vale lembrar que a meta estipulada pela emissora para a faixa das 15h é de 15 pontos.

Recordes:

Entre 26 de outubro e 28 de novembro de 2015, “América” quebrou dois recordes, sendo ambos positivos. No primeiro capítulo (26/10), a trama fechou com 26.7 pontos de média. A primeira semana do folhetim (26/10 a 31/10, capítulos 01-06) fechou com 25.1 pontos de média.

ANÁLISE DE AUDIÊNCIA – SEMANA 48

Análise de audiência da TV: Semana 48 - período de 23/11 a 28/11.


Meta para o horário: 15 PONTOS

Média semanal: 22.50

Média geral até o capítulo 30
América – 22.63
Senhora do Destino – 23.43
Pé na Jaca – 15.30
Cobras & Lagartos – 17.23
Celebridade – 21.36
Cabocla – 16.43
O Profeta – 15.80
Vale Tudo – 27.06
Mulheres Apaixonadas – 20.46
Sinhá Moça – 15.80
Alma Gêmea – 18.33

Médias mensais:
Outubro – 25.16
Novembro – 22.00


Meta para o horário: 25 PONTOS

Média semanal: 22.00

Média geral até o capítulo 156
Amor Eterno Amor – 23.03
A Vida da Gente (finalizada no capítulo 137) – 21.81
Cordel Encantado (finalizada no capítulo 143) – 25.88
Araguaia – 22.64
Escrito nas Estrelas (finalizada no capítulo 143) – 25.55
Cama de Gato – 24.13
Paraíso – 25.22
Negócio da China (finalizada no capítulo 136) – 20.37
Ciranda de Pedra (finalizada no capítulo 131) – 22.06
Desejo Proibido (finalizada no capítulo 154) – 23.43
Eterna Magia (finalizada no capítulo 148) – 25.82

Médias mensais:
Junho – 21.65
Julho – 22.62
Agosto – 23.69
Setembro – 24.42
Outubro – 23.74
Novembro – 21.95


Meta para o horário: 30 PONTOS

Média semanal: 32.00 (recorde positivo)

Média geral até o capítulo 66
Morde & Assopra – 27.04
Ti Ti Ti – 28.45
Tempos Modernos – 22.50
Caras & Bocas – 28.01
Três Irmãs – 26.16
Beleza Pura – 28.07
Sete Pecados – 30.90
Pé na Jaca – 30.19
Cobras & Lagartos – 33.89
Bang Bang – 28.24
A Lua Me Disse – 31.19

Médias mensais:
Setembro – 26.26
Outubro – 25.55
Novembro – 29.20


Meta para o horário: 40 PONTOS

Média semanal: 32.66

Média geral até o capítulo 36
Caminho das Índias – 33.88
A Favorita – 35.36
Duas Caras – 37.36
Paraíso Tropical – 37.44
Páginas da Vida – 48.80
Belíssima – 46.94
América – 44.63
Senhora do Destino – 46.41
Celebridade – 42.75
Mulheres Apaixonadas – 39.97
Esperança – 38.75

Médias mensais:
Outubro – 34.41
Novembro – 33.62

SBT

CONSOLIDADOS: Audiência 28/11

Folhetim registra péssima audiência

Confira a audiência das novelas do SBT ontem, 28 de Novembro.

• América: Capítulo 30 - 20 pontos
• Amor Eterno Amor: Capítulo 156 - 18 pontos
 Morde & Assopra: Capítulo 66 - 27 pontos
 Caminho das Índias: Capítulo 36 - 29 pontos

Fiquem ligados!

sábado, 28 de novembro de 2015

PEDRO DAMIÁN


Pedro Muñoz Romero (29 de Novembro de 1952) é um produtor, roteirista, diretor e compositor, responsável por ter dirigido grandes sucessos do SBT como “Rebelde” (2004). Ele é mais conhecido como Pedro Damián.
 
Pedro Damián obteve sua graduação no Instituto Tecnológico da Educação, é formado em Pedagogia e Comunicação. Mais tarde se especializou em Ensino de Teatro na escola de Anne Scheer, em Londres, na Inglaterra.
 
Como as crianças foram um dos seus principais interesses, foi um dos fundadores do grupo Timbiriche. Tem por objetivo transformar a seção infantil do Centro de Formação Artística da Televisa. Ele é um membro da Findação México Unido, que em colaboração com a UNICEF, realizam a campanha do Dia Internacional da Rádio e Televisão para Crianças.
 
Foi contratado pelo SBT em agosto de 2003, quando foi encarregado de escrever uma novela voltada para o público jovem para o horário das 22h, até então extinto pela emissora desde 1991.
 
Em outubro de 2004, estreou sua primeira novela na emissora como autor e produtor: “Rebelde”, uma trama que narrou o cotidiano de seis adolescentes que estudam num colégio em regime de semi-internato e enfrentam os dramas típicos do período, como a descoberta do primeiro amor, os conflitos de autoimagem, o desenvolvimento de distúrbios alimentares, o relacionamento conflituoso com os pais, o bullying e o alcoolismo.
 
A novela fez um sucesso estrondoso e, por conta disso, foi esticada. Originalmente prevista para durar 215 capítulos, Pedro Damián decidiu dividir a novela em três temporadas: a primeira com 215; a segunda com 120; e a terceira com 105. O folhetim totalizou 440 capítulos, ficando no ar até junho de 2006. Consequentemente, é a maior telenovela já produzida e exibida pelo SBT em toda a sua história.
 
Em 2008, o contrato de Pedro Damián chegou ao fim e o autor decidiu não renová-lo por vontade própria.
 
Rebelde” já foi reprisada três vezes por conta de seu grande sucesso, e todas com êxito.
 
Três anos após desativar a faixa das 22h para novelas, o SBT apostou em uma reprise do folhetim teen como um novo teste de audiência. “Rebelde” teve apenas sua primeira temporada reapresentada entre outubro de 2010 e março de 2011, garantindo excelentes índices de audiência. No entanto, o SBT decidiu dedicar à faixa para filmes, séries e minisséries após seu término.
 
Em setembro de 2012, Regina Volpato, apresentadora do programa “Casos de Família”, optou por não renovar seu contrato para continuar no comando da atração. Sendo assim, no dia 17 daquele mês, o SBT anunciou uma segunda reprise de “Rebelde” como tapa-buraco, no horário das 17h, estreando a sessão “Reprise Especial”. Os pedidos de fãs na internet para uma reprise “na íntegra” da novela contribuíram para a decisão. O folhetim reestreou na faixa em 15 de outubro e teve as três temporadas reapresentadas, porém compactadas. Foi exibida até junho de 2013 em um total de 221 capítulos
 
No dia 16 de novembro de 2015, foi anunciada uma terceira reprise de “Rebelde” no horário das 17h, na sessão “Reprise Especial”, a partir de janeiro de 2016. Uma vez por ano, a faixa estava sendo dedicada para reprises de novelas de sucesso (em 2014, “Marimar”, e em 2015, “A Usurpadora”). Visando no sucesso da trama, foi decidido mais uma reprise da novela de Pedro Damián por conta dos pedidos incessantes nas redes sociais e da grande procura pela obra, evidenciando seu sucesso mesmo 10 anos após sua estreia original.
 
TRABALHOS DE PEDRO DAMIÁN NO SBT
 
Novela
Estreia
Término
Cap.
Horário
Função
04/10/2004
09/06/2006
440
22h30
Autor principal
 
 
REPRISES
 
Novela
Estreia
Término
Cap.
Horário
Função
11/10/2010
11/03/2011
110
22h30
Autor principal
15/10/2012
28/06/2013
221
17h00
Autor principal
04/01/2016
09/12/2016
293
17h00
Autor principal
 
SBT