domingo, 21 de julho de 2019

SALVE JORGE (2019)


Salve Jorge” é uma telenovela brasileira produzida e exibida pelo SBT.

Novela de: Glória Perez.
Direção: Luciano Sabino, Alexandre Klemperer, Adriano Mello, João Paulo Jabur e João Boltshauser.
Direção-geral: Marcos Schechtmann e Fred Mayrink.
Direção artística: Marcos Schechtmann.

Exibida no horário das 21 horas entre 22 de julho de 2019 e 14 de fevereiro de 2020, em 179 capítulos. Substituiu “Avenida Brasil” e foi substituída por “Amor à Vida”. Foi a 78ª “novela das nove” exibida pela emissora.

Contou com Nanda Costa, Rodrigo Lombardi, Cláudia Raia, Flávia Alessandra, Giovanna Antonelli, Alexandre Nero, Cléo Pires e Domingos Montagner.

TRAMA PRINCIPAL

O tráfico internacional de pessoas é o principal mote da novela, que traz como heroína a jovem Morena (Nanda Costa), moradora do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, um dos principais núcleos da trama. Ela recebe uma proposta para trabalhar na Turquia e, ao chegar ao país, percebe que foi traficada, passando a lutar para livrar-se da máfia do tráfico e ver presa a chefe da gangue no Brasil, Lívia Marine (Claudia Raia). Ao longo da trama, Morena vive um romance de idas e voltas com Theo (Rodrigo Lombardi), capitão da cavalaria do Exército, devoto de São Jorge, que deseja assumir a relação e criar como seu o filho da jovem, Júnior (Luis Felipe Lima).

Morena conhece Theo durante a ocupação do Complexo do Alemão pelas forças de segurança pública do Estado – trechos de reportagens da ação policial foram intercalados a cenas fictícias, no primeiro capítulo da novela. Theo é um dos militares que fica no Alemão para assegurar que os traficantes não retomem a comunidade. Os dois se apaixonam, e Theo termina o namoro com a tenente Érica (Flávia Alessandra), veterinária de seu regimento – para desgosto de sua mãe, Áurea (Suzana Faíni), que considera Érica a mulher ideal para o filho. Theo tem um rival, o capitão Élcio (Murilo Rosa), que morre de inveja dele e vive tentando desacreditá-lo diante dos superiores.

Morena e Theo chegam a ficar noivos e fazer planos para o futuro, mas sempre enfrentam obstáculos que, por vezes, levam ao término da relação. Nessas rupturas, Theo volta a se envolver com Érica, que sempre sonhou casar-se com ele. A tenente é uma mulher íntegra e generosa, e sofre por não ser amada pelo capitão da mesma forma que ela o ama.

Num determinado momento, desesperada com o risco de perder a casa no Alemão onde mora com a mãe, Lucimar (Dira Paes), o filho, e a tia, Nilceia (Paula Pereira), Morena aceita a proposta de trabalhar no exterior, com o intuito de juntar dinheiro. Ela é enganada por Wanda (Totia Meireles) e viaja para a Turquia, sem imaginar o que a espera.

Tráfico de pessoas
Morena chega na Turquia em companhia de Wanda e se depara com um grupo de jovens brasileiras trancafiadas. As moças, todas ludibriadas como ela, são obrigadas a se prostituir em uma boate administrada por Irina (Vera Fischer), cujo segurança é o impiedoso Russo (Adriano Garib). Revoltada, Morena agride Wanda por tê-la enganado, tornando-se uma de suas principais inimigas.

As jovens foram mandadas para a Turquia pela quadrilha de Lívia Marine. A vilã é uma mulher perspicaz, sofisticada e estilosa, que se apresenta como agenciadora de talentos artísticos, com contatos preciosos no mundo da moda e do show business. Ninguém sabe detalhes de sua vida, nem mesmo de onde vem sua fortuna. Diz-se divorciada de um italiano, mas é vaga quando alguém procura conhecê-la mais profundamente. A falta de informação é atribuída a uma imagem discreta e reservada. Mas isso é só fachada.

Ela é a peça-chave de uma quadrilha de tráfico de pessoas: contrata olheiros, como Wanda, e providencia as falsificações necessárias para viabilizar a viagem das vítimas, que seduz com promessas de turnês esplendorosas e ofertas de empregos, muito bem pagos, no exterior. As jovens embarcam acreditando que rapidamente terão dinheiro suficiente para mudar de vida e ajudar a família, mas terminam em boates de prostituição. Jéssica (Carolina Dieckmann), por exemplo, recebe a proposta de um emprego em uma pizzaria em Madri.

Rosângela (Paloma Bernardi) é mandada para Paris com a promessa de se tornar modelo internacional. Waleska (Laryssa Dias) foi contratada para ser prostituta de luxo, mas acaba escravizada. Todas precisam se prostituir para pagar estadia, alimentação e roupas. Quem tenta fugir ou pedir ajuda a clientes, pode desaparecer de um dia para outro, sem nenhuma pista. Com passaportes falsos, comprados pelas aliciadoras, e sem nenhum dinheiro, não há como escapar. Enquanto isso, Lívia Marine posa de benfeitora no Brasil. Além do tráfico de pessoas, que inclui travestis e gays, ela acoberta Wanda no tráfico de bebês roubados.

Morena logo se torna amiga de Jéssica, e arma planos de fuga, que não dão certo. As duas ainda têm de enfrentar Rosângela, que vira cúmplice de seus algozes e passa a colaborar no tráfico de pessoas, sonhando com sua carreira de modelo. A certa altura, Morena e Jéssica são obrigadas a transportar drogas para o Brasil no próprio corpo, engolindo pacotes contendo as substâncias ilegais. Elas conseguem cumprir a missão e passam um tempo no Brasil, sendo acompanhadas de perto por Russo e Wanda, que conseguem o silêncio das duas ameaçando fazer mal a suas famílias. Antes que retornem à Turquia, Jéssica é assassinada por Lívia após descobrir que ela é a chefe da quadrilha de traficantes. Lívia mata Jéssica usando uma seringa com um líquido letal. A vilã costuma carregar uma seringa na bolsa, para usar quando necessário. No decorrer da trama, ela faz mais uma vítima, utilizando o mesmo método: dá fim à vida de Raquel (Ana Beatriz Nogueira), que ameaça revelar seu segredo.

Durante sua estada no Rio de Janeiro, embora vigiada por Russo – que chega a se envolver com sua mãe, para intimidá-la –, Morena reencontra Theo e os dois voltam a ficar juntos, levando o capitão a, mais uma vez, romper com Érica, de quem ficara noivo. Morena está disposta a correr o risco e contar à polícia o que sabe mas, antes que o faça, ela é dopada e levada à força para a Turquia, deixando Theo desolado com seu sumiço. Ele acredita que foi abandonado mais uma vez, já que, com medo de ser rejeitada pelo amado com a revelação de que se prostituía – mesmo por obrigação –, Morena não lhe contou a verdade sobre seu infortúnio.

De volta à boate turca, ao descobrir que está grávida de Theo, Morena pede socorro ao comerciante turco Mustafá (Antonio Calloni), que se sensibiliza com seu infortúnio e negocia sua compra com Russo. No dia em que a transação será efetivada, ocorre um atentado terrorista próximo à boate, e Morena é dada como morta. Ela é abrigada na Capadócia pelos familiares de Demir (Tiago Abravanel) e Zyah (Domingos Montagner), que desconhecem sua história.

Reviravolta
Morena tem sua filha na Capadócia e a batiza como Jéssica. Após entrar em contato com a delegada Helô (Giovanna Antonelli), que já vinha seguindo pistas para identificar e prender os integrantes da quadrilha, ela volta ao Brasil disfarçada e, com o apoio da equipe da policial, deixa o bebê com sua mãe e passa a colaborar com as polícias brasileira e internacional. Morena retorna à Turquia, onde finge ter virado prostituta, e simula fazer programas com clientes na rua (na verdade, policiais disfarçados) enquanto colhe informações e grava conversas comprometedoras. De dentro da boate das traficadas, Waleska ajuda na missão.

Enquanto Morena estava escondida na Capadócia, Theo voltou a se acertar com Érica e se casou com ela. No entanto, disposto a desvendar o que teria acontecido com Morena, ele se envolveu com Lívia Marine, certo de que essa mulher escondia muitos segredos. Lívia se apaixona pelo capitão, e fica obcecada por ele. A partir dai, começa a meter os pés pelas mãos. Quando descobre que Érica está grávida de Theo, contrata alguém para fazê-la perder o bebê. A tenente é salva pela delegada Helô, mas acaba perdendo a criança no final da trama, após ser atropelada acidentalmente por Haroldo (Otaviano Costa). Érica e Haroldo ficam juntos no fim da novela.Ainda nos capítulos finais de Salve Jorge, Morena e Theo se reconciliam na Turquia, e ela conta toda a verdade para o capitão, inclusive que ele é o pai de Jéssica. A filha dos dois é sequestrada a mando de Lívia e enviada à Turquia para ser vendida, mas Theo consegue resgatá-la. Com a ajuda de Morena, a quadrilha é identificada, todos os traficantes presos e as vítimas, libertadas. Lívia chega algemada no aeroporto do Rio, após vários embates com Morena e a delegada Helô ao longo da trama. Theo e Morena voltam ao Alemão com Jéssica, e são recebidos com festa.

TRAMAS PARALELAS

Alemão pacificado
No núcleo do Alemão, além da protagonista Morena (Nanda Costa) e de sua família, vivem vários personagens da trama. Antigos moradores retornam à comunidade após a pacificação, como a manicure Nilceia (Paula Pereira), tia de Morena. O local também vira ponto turístico, e o malandro Miro (André Gonçalves) não perde a oportunidade de fazer dinheiro, tornando-se guia. O jovem Sidney (Mussunzinho), por sua vez, posta os acontecimentos e a efervescência do lugar nas mídias sociais. Dona Diva (Neuza Borges) e Seu Clóvis (Walter Breda), avós do rapaz e donos de um dos bares da comunidade, multiplicam as mesas e os quitutes para receber os visitantes.

Lá também vive o nordestino Seu Galdino (Francisco Carvalho), dono de uma lojinha. Ele não suporta perguntas bobas e vive reclamando das confusões provocadas pelas mulheres do Alemão, alardeando que em sua terra elas têm que respeitar os homens e “dar-se ao respeito”. No último capítulo da novela, Seu Galdino fica embaraçado quando sua esposa, que ele abandonou no Nordeste, aparece no morro brigando com ele e deixando claro quem manda em sua casa.

Também faz parte desse núcleo Delzuíte (Solange Badim), mãe de Lurdinha (Bruna Marquezine) e Samantha (Karina Ferrari). Delzuíte é apaixonada pelo malandro Pescoço (Nando Cunha), e faz vista grossa para suas traições. Depois de passar um tempo na prisão, Pescoço se mostra arrependido e disposto a retomar o casamento, mas não se emenda. Vive atrás de Maria Vanúbia (Roberta Rodrigues), uma perua que se acha melhor do que todos ali, e que vive tomando sol, de biquíni, na laje de sua casa.

Bianca e Zyah: choque cultural
Bianca (Cleo Pires) é uma mulher independente e moderna, que, no início da novela, envolve-se com o advogado Stenio (Alexandre Nero), ex-marido da delegada Helô (Giovanna Antonelli), um conquistador inveterado. Recém-chegada dos Estados Unidos, a moça desembarca no Rio de Janeiro chocando a sociedade carioca com um “descasamento” em grande estilo: a dona da festa demora a chegar, como uma noiva tradicional; sua entrada é triunfal; e os convidados curiosos observam o buquê de peônias pretas, o bolo separado ao meio com o bonequinho do noivo enterrado de cabeça para baixo e os docinhos “bem-separados”. O momento de maior surpresa é a entrada do ex-marido (Diego Cristo), que vai à comemoração e, com a maior naturalidade, chama a ex-esposa para a pista de dança.

É por Bianca que Stenio se encanta. Os dois decidem curtir o romance viajando para a Turquia. A viagem, pensada para ser uma lua de mel, vira do avesso a vida dos dois quando Bianca conhece Zyah (Domingos Montagner), guia turístico que os acompanha nos passeios pela Capadócia. Zyah ficou viúvo e assumiu sozinho a criação do filho, Ekran (Frederico Volkmann). É um homem orgulhoso de suas tradições e aparentemente rude, mas, no fundo, sensível e cavalheiro.

Ao optar por Zyah, Bianca abandona o Brasil, deixa de lado seu jeito livre e abre mão da sociedade que fez com Maitê (Cissa Guimarães), criando uma marca de joias. Além da dificuldade de conciliar visões de mundo tão diferentes, ela enfrenta a grande família do turco, que habita um vilarejo da Capadócia. A avó Farid (Jandira Martini), o irmão Kemal (Ernani Moraes), a cunhada Esma (Elisângela), o sobrinho Demir (Tiago Abravanel) e o filho Ekran não aprovam o romance. Além disso, Bianca tem uma rival: Ayla (Tânia Kalill), enteada de Sarila (Betty Gofman).

Diferentemente de Bianca, Ayla é carinhosa, respeita as tradições e trata Ekran como se fosse seu filho. Bianca não aceita o menino.Após viver uma intensa paixão com Bianca, Zyah se casa com Ayla depois que a brasileira assume que não se encaixa naquela vida tradicional.

Algum tempo depois, porém, Bianca percebe que ama realmente Zyah e volta à Turquia, disposta a reconquistá-lo. O turco, dividido, chega a trair Ayla, que enfrenta a estrangeira e luta com suas armas para não perder o marido. Zyah termina a novela ao lado de Ayla, celebrando a gravidez da esposa, e Bianca volta para o Brasil.

Sarila e as filhas Ayla e Tamar
Depois de ficar viúva, a geniosa Sarila (Betty Gofman) volta à sua aldeia, no interior da Capadócia, acompanhada da enteada, Ayla (Tânia Kalill), e da filha, Tamar (Yanna Lavigne). As três vivem da arte de tecer tapetes – são artesãs habilidosas, uma herança familiar.

Sarila é uma mulher moderna para os padrões do interior, mas não abre mão de antigas tradições. Assim que se instala em sua casa, faz questão de seguir um velho costume: colocar no telhado, bem à vista, garrafas de vidro correspondentes ao tipo físico das moças solteiras da família. Os candidatos devem atirar na garrafa equivalente à moça de seu interesse. Ela quer ver as filhas realizarem um bom casamento.No decorrer da trama, Sarila casa a filha Tamar com Demir (Tiago Abravanel) – os dois jovens caem de amores um pelo outro. E Ayla termina a novela casada e feliz ao lado de Zyah (Domingos Montagner).

O advogado e a delegada
A delegada Helô (Giovanna Antonelli) foi um dos destaques da novela. Decidida, forte e carismática, a personagem roubou muitas cenas, tanto nos momentos de discussão com o ex-marido, Stenio (Alexandre Nero), que não perdia a oportunidade de tentar uma reaproximação – contando com a cumplicidade da doméstica Creusa (Luci Pereira) –, como envolvida na identificação e prisão da quadrilha de Lívia Marine (Claudia Raia).

Helô e Stenio, em cenas bem-humoradas, garantiram ótimos momentos à trama. Os dois estavam sempre em desavença, ora por conta das confusões em que se metia a filha, Drika (Mariana Rios), que encontrou um noivo mais inconsequente do que ela, o jovem Pepeu (Ivan Mendes); ora porque Stenio sempre defendia e soltava os suspeitos presos pela criteriosa delegada. Advogado de reconhecida competência, Stenio era sócio de Haroldo (Otaviano Costa) e Deborah (Antonia Frering) em um escritório de advocacia. Ao longo da história, chega a ser advogado de defesa de Lívia – ignorando seu envolvimento no crime –, confrontando os interesses de Helô.

Helô tinha uma equipe fiel: o detetive Barros (Marcello Airoldi) e a oficial de cartório (Thammy Miranda), homossexual feminina. No decorrer da trama, Helô faz concurso para delegada federal e passa a comandar, junto com o policial Ricardo (Alexandre Barros), a investigação sobre tráfico humano, iniciando um jogo de gato e rato com Lívia. A vilã tenta matá-la duas vezes, sem sucesso. A cartada final da delegada acontece quando ela passa a contar com a colaboração de Morena (Nanda Costa) na investigação. Além disso, Jô se infiltra na boate da Turquia, fazendo-se passar por mulher e conquistando a confiança do malvado Russo (Adriano Garib). No final da novela, Helô e Ricardo conseguem prender Lívia, Irina (Vera Fischer), Wanda (Totia Meireles) e Russo, além de libertar as vítimas do tráfico.

Depois de tanta insistência, a delegada não resiste aos galanteios do ex-marido e eles se casam novamente. Os dois têm mais um desafio: criar o filho de Drika e Pepeu, que descobrem que serão pais mas não têm a menor condição de assumir uma criança.

Drika sempre conseguiu tudo o que queria, fruto de uma criação cheia de mimos do pai. No início da novela, casa-se com o irresponsável Pepeu, sem se importar com as consequências. Radical e mais firme que Stenio, Helô sempre achou que Pepeu só potencializaria a falta de limites da filha, o que acabou acontecendo. O jovem casal chega ao fim da trama tão irresponsável quanto antes.

Aisha: em busca de suas origens
Mustafa (Antonio Calloni) é um turco muito rico, casado com Berna (Zezé Polessa), com quem adotou Aisha (Dani Moreno). A jovem nasceu no Brasil, mas ainda bebê foi levada para a Turquia. Aisha começa a questionar os pais sobre seu processo de adoção e sonha conhecer sua família biológica.

Quem entra em pânico com o desejo da filha é Berna. Ela passou a vida inteira tentando esconder de todos, inclusive do marido, que comprou Aisha de Wanda (Totia Meireles) no passado. Wanda, assumindo diversas identidades, sempre roubou bebês para vender a interessados fora do Brasil. Desesperada para ter um filho e dar um herdeiro a Mustafá, Berna conheceu Wanda, fez um acordo com ela e inventou que conseguiu a menina por meios legais. Quando o segredo vem à tona, tanto o casamento de Berna quanto sua relação com a filha adotiva fica abalada.

Aisha, por sua vez, tem um choque ao descobrir que é filha de Delzuíte (Solange Badim), moradora do Alemão que teve seu bebê roubado na maternidade. Jovem sofisticada, acostumada ao luxo e com outra formação cultural, Aisha, a princípio, reluta em aceitar sua família biológica. Com o tempo, porém, consegue amar a mãe que a colocou no mundo, e faz amizade com suas irmãs, Lurdinha (Bruna Marquezine) e Samantha (Karina Ferrari).

Os Flores Galvão
Na mansão dos Flores Galvão, D. Leonor (Nicete Bruno) diverte-se com a ambição dos enteados, que conseguiu reunir à sua volta depois que espalhou não ter muito mais tempo de vida. Para testar a cobiça deles, a milionária decide comprar a cachorrinha Emily, a quem trata com todas as regalias. A cadela vive emperiquitada com suas joias, alvo do desejo de suas enteadas Aída (Natália do Vale) e Rachel (Ana Beatriz Nogueira), e de Amanda (Lisandra Souto), mulher do enteado Carlos (Dalton Vight).

Carlos sempre a ajudou a dirigir a empresa da família, mas Aída e Rachel só se dedicaram a gastar dinheiro com viagens. Carlos casou-se primeiro com Yolanda (Cristiana Oliveira), uma alpinista social, com quem teve Caíque (Duda Nagle). Em seguida, uniu-se à Amanda, mãe de sua filha Carol (Camila Freitas). Amanda, apesar da elegância, também não passa de uma interesseira. Carlos sofre por ter de administrar constantemente as desavenças entre sua esposa, sua ex e suas irmãs.

Quem testemunha tantos conflitos é o mordomo Thompson (Odilon Wagner) e a arrumadeira Salete (Flávia Guedes). Thompson preza pelas tradições, e enlouquece com tantas confusões na mansão, considerando tudo um desrespeito à matriarca.

Ao longo da trama, Carlos se envolve com Antônia (Letícia Spiller), e trava uma luta com Amanda para obter o divórcio. Ela revela que ele não é filho legítimo do marido falecido de Leonor, mas fruto do relacionamento de sua mãe com um segurança. Leonor, no entanto, conta que ela e o marido sabiam disso, e o mantém na direção da empresa da família, por confiar em seu caráter e porque era o desejo do falecido. Aída se casa com o coronel Nunes (Oscar Magrini). Já a intrometida Rachel morre assassinada por Lívia Marine (Claudia Raia) após descobrir que ela é a chefe da quadrilha de tráfico humano.

Os ex-ricos
Isaurinha (Nívea Maria) é uma ex-rica, cujo marido, Arturo (Stênio Garcia), perdeu tudo o que tinham em apostas e manobras arriscadas na bolsa de valores. Mesmo não tendo nem como pagar o condomínio do apartamento onde vivem, os dois não se conformam em levar uma vida mais simples, e tentam manter as aparências a qualquer custo. D. Leonor (Nicete Bruno), uma mulher extremamente generosa e que estima muito suas amizades, contribui para essa situação. Ela manda regularmente uma boa quantia em dinheiro para a amiga. Leonor, seu marido falecido, Isaurinha e Arturo sempre foram grandes amigos, dividindo encontros e passeios.

Celso (Caco Ciocler), filho de Isaurinha e Arturo, não tem o menor senso de realidade. Recusa-se a procurar um emprego estável por não se imaginar funcionário de alguém, e ainda exige que sua esposa, a ex-modelo Antônia (Letícia Spiller), também fique em casa. Não a imagina trabalhando de novo. Mas Antônia quer muito mais para a sua vida. Ela se torna sócia de Wanda (Totia Meireles), por intermédio de Lívia Marine (Claudia Raia), ignorando que as duas são criminosas. Antônia aceita colocar a empresa em seu nome com a garantia de que a sócia arcaria com todos os custos – torna-se uma inocente útil. A empresa faz seleções de modelos, além de grupos de música e dança para trabalhar no exterior. Antônia não sabe que algumas meninas selecionadas são traficadas.

No decorrer da novela, Antonia se apaixona por Carlos (Dalton Vigh), e os dois enfrentam as armações de seus respectivos cônjuges – Celso e Amanda (Lizandra Souto) – para ficar juntos. Determinado a não perder a esposa, Celso usa a filha, Raíssa (Kíria Malheiros), na disputa, fazendo-a ficar contra a mãe.

Nos capítulos finais, Celso descobre que não é filho de Arturo, mas fruto de uma noite de amor de sua mãe com o marido falecido de Leonor – segredo guardado por Isaurinha a sete chaves, durante anos. Arturo tem um infarto fulminante ao descobrir a verdade, já que os dois casais eram grandes amigos. Interessado em dinheiro, Celso finalmente desiste de Antônia e fica com Amanda, cujo interesse também sempre foi manter sua condição financeira. Antônia e Carlos ficam livres para casar. Já Leonor, abalada, rompe a amizade com Isaurinha.

AUDIÊNCIA

Salve Jorge” obteve média geral de 35,8 pontos, considerada boa para o horário – que possui 35 pontos como meta estipulada. O folhetim enfrentou dificuldades em seus dois primeiros meses de exibição, mas a autora Glória Perez conseguiu contornar a situação e fez subir a audiência do horário. Ainda assim, houve uma queda de 12% em relação à “Avenida Brasil”, sua antecessora.

A trama estreou com 36 pontos de média e viu seu público crescer no segundo capítulo, ao cravar média de 38. Ainda na mesma semana, bateu recorde negativo com 26 pontos no sábado (27/07) – sendo este seu pior desempenho.

Três meses depois da estreia, “Salve Jorge” passou a apresentar reação positiva nos números. Em 28 de outubro, com o capítulo 85, bateu 40 pontos pela primeira vez. Já no mês de dezembro, entrando em seu terço final, bateu dois novos recordes, com 41 e 42 pontos respectivamente.

O último capítulo rendeu 48,2 pontos ao SBT, com 51,6 de pico, seu melhor desempenho em toda a exibição.

PRODUÇÃO

Em novembro de 2018, Glória Perez entregou ao SBT o argumento de sua próxima novela para a faixa das 21h. No argumento, a autora recorria ao mito do santo guerreiro São Jorge para contar a história de uma vítima do tráfico internacional de mulheres. No dia 3 de dezembro, Perez foi convocada e anunciada como o responsável pela novela substituta de “Avenida Brasil” (do autor João Emanuel Carneiro), no horário nobre, a partir de julho de 2019.

No dia 1º de março de 2019, Perez entregou a sinopse completa do folhetim. No dia 11, a autora anunciou “Salve Jorge” como título provisório da trama, em referência ao santo guerreiro e ao contraponto com sua protagonista. No dia 20, Marcos Schechtman foi anunciado como diretor geral e artístico da trama, repetindo a parceria com a autora iniciada em 2015, com “Caminho das Índias”. Fred Mayrink também foi anunciado como diretor-geral. Os nomes de diretores secundários e roteiristas colaboradores também foram divulgados.

Os capítulos de “Salve Jorge” começaram a ser escritos no dia 1º de abril. Já os primeiros nomes confirmados no elenco (Claudia Raia, Antonio Calloni, Vera Fisher, Carolina Dieckmann, Nicette Bruno, Nívea Maria, Stênio Garcia, Suzana Faini, Jandira Martini, Walderez de Barros e Eva Todor) foram anunciados no dia 4.

Em 08/04, o elenco começou a ser oficialmente escalado. Nanda Costa, Rodrigo Lombardi, Giovanna Antonelli, Flávia Alessandra, Alexandre Nero e Cléo Pires foram anunciados como intérpretes de alguns dos personagens principais no dia 11.

No dia 3 de maio foi anunciado que o título “Salve Jorge”, antes provisório, se tornaria oficial. “Esse é o título que melhor reflete a nossa história. Várias pessoas no mundo foram guerreiras para conseguir sobreviver sob o domínio do tráfico humano e do quanto ainda terão de ser, para continuarem vivendo. Quando se fala em guerreiro se pensa no mito de São Jorge, que simboliza, não só no Brasil, mas em todo o mundo, a força guerreira que trazemos em nós, e que muitas vezes só conhecemos quando o dragão se apresenta: diante dos obstáculos a vencer”, justificou a autora. O elenco completo foi apresentado para a imprensa no dia 9, e as gravações tiveram início em 20/05.

O 100º capítulo da trama foi gravado pelos atores durante todo o dia 9 de outubro (e exibido em 14/11). Em 11 de janeiro de 2020, Glória Perez entregou à direção da novela o último capítulo de “Salve Jorge”, após 9 meses de muita escrita. As cenas foram mantidas em sigilo absoluto pelo diretor Marcos Schechtman.

No dia 7 de fevereiro, as gravações de “Salve Jorge” foram oficialmente finalizadas – e seu desfecho, exibido no dia 14.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.