CARAS & BOCAS


Caras & Bocas” é uma telenovela brasileira exibida e produzida pelo SBT.

Novela de: Walcyr Carrasco.
Escrita por: Walcyr Carrasco e Cláudia Solto.
Colaboração: André Ryoki.
Direção: Ary CoslovMarcelo Zambelli e Maria de Médici.
Direção geral: Jorge Fernando.
Direção artística: Jorge Fernando.

Exibida no horário das 19 horas entre 7 de outubro de 2013 e 4 de julho de 2014, em 233 capítulos, substituindo “Três Irmãs” e sendo substituída por “Tempos Modernos”. Foi a 75ª “novela das sete” exibida pela emissora.

Está sendo reapresentada na sessão “Vale a Pena Ver de Novo”, na faixa das 15 horas, desde 13 de julho de 2020, substituindo “Paraíso Tropical”.

Contou com Flávia AlessandraMalvino SalvadorDeborah EvelynIngrid GuimarãesMarcos PasquimIsabelle DrummondMiguel RômuloSérgio MaroneRachel RipaniSidney SampaioJúlio RochaMarcos BredaMarco PigossiMaria ZildaAry FontouraFúlvio StefaniniFernanda MachadoHenri Castelli e Elizabeth Savalla nos papeis principais da trama.

TRAMA PRINCIPAL

A comédia romântica, ambientada na cidade de São Paulo, apresenta a história de amor entre Dafne (Flávia Alessandra) e Gabriel (Malvino Salvador). Os dois amantes da arte, ambos de gênio forte, apaixonam-se na juventude, mas são separados pelo avô da moça, o milionário Jacques (Ary Fontoura), dono da Conti, empresa de extração de diamantes. Temendo que o rapaz esteja interessado apenas na herança de sua neta, Jacques arma para que os dois se afastem. Eles se reencontram anos mais tarde, mas as mágoas do passado dificultam a reconciliação.

Quando a história tem início, 15 anos antes, Dafne (Thalita Ribeiro) sonha abrir sua própria galeria de arte. Financiada pelo avô, que passou a criá-la depois da morte dos pais, a jovem se matricula em um curso de pintura, onde conhece e se apaixona por Gabriel (Rainer Cadete). O rapaz, um talentoso artista, ingressou no curso graças a uma bolsa de estudos, já que não tinha condições de pagá-lo. A paixão pela arte os une, mas nem isso os impede de viver em conflitos. Ele é um machão; ela se considera uma mulher moderna e não aceita intromissões em sua vida.

Para afastar Gabriel da neta, Jacques o convence a aceitar uma bolsa de estudos em Londres. Para tal, o milionário conta com a ajuda de sua esposa, Léa (Maria Zilda Bethlem). Contudo, ao descobrir que Dafne está grávida, o empresário tenta desfazer a armação para transformar Gabriel no futuro administrador de sua empresa. Mas sua enteada, Judith (Nathalia Schneider), e Léa interferem sorrateiramente para impedi-lo de desfazer a situação. A razão é simples: Judith sonha assumir a empresa e não permite que um estranho tome seu lugar. Gabriel, então, vai para o exterior sem saber que Dafne está grávida, e acreditando que a namorada o trocou por outro. Ela, por sua vez, tem a certeza de que foi abandonada pelo namorado, achando que ele não quer assumir a filha.

Ainda no primeiro capítulo da novela, que retrata toda essa primeira fase, há uma passagem de tempo que nos leva a 15 anos depois da separação do casal. Em uma viagem à África do Sul, Jacques apresenta à neta e à bisneta, a geniosa Bianca (Isabelle Drummond), uma das minas de diamante da Conti, e passeia pelas reservas naturais do país. O milionário se sente culpado por sua bisneta ter sido criada sem pai e lhe promete encontrar uma maneira de casar Dafne (Flávia Alessandra). A tarefa é difícil. O passar dos anos transformou Dafne em uma mulher realizada profissionalmente, dona de uma galeria de arte no bairro Jardins, na capital paulista, mas amargurada pela decepção amorosa do passado. Ela não consegue se envolver com homem nenhum.

Além de se preocupar com a felicidade das duas, Jacques teme que Dafne não saiba conduzir sozinha os negócios que um dia herdará. O empresário se empenha em aproximar a neta do tímido e desajeitado Vicente (Henri Castelli), jovem advogado de sua inteira confiança e filho de um grande amigo da família, Frederico (Fúlvio Stefanini). Sabendo que a neta não aceitaria se casar, Jacques decide mudar o estatuto da empresa, determinando que só uma pessoa casada pode assumir o cargo de presidente.

Jacques é dado como morto após uma explosão em uma mina de diamante na África do Sul, incidente que poderia ter sido evitado por Judith (Deborah Evelyn). A vilã havia sido alertada sobre o vazamento de gás e se comprometido a avisar Jacques, que visitava o local com outros diretores, acompanhado de Vicente. Mas ela não se esforçou para evitar a tragédia.

No decorrer da novela, descobre-se que quem planejou a explosão foi Frederico, que, aos poucos, revela-se um grande vilão. Ele, que parecia um grande amigo da família, mostra-se um mau-caráter e o verdadeiro responsável pelas desgraças de Dafne, inclusive pela morte dos pais dela. Frederico até tentou impedir a tragédia ao descobrir que seu filho também estava na mina, e mandou um técnico avisar alguém do perigo, mas Judith, que ele encontrou primeiro, nada fez com a informação.

Apesar de o milionário ter feito em sigilo a cláusula que determinava que o novo diretor da Conti deveria ser casado, Judith teve acesso à informação e viu no vazamento de gás a ocasião perfeita para acabar de uma só vez com as vidas de Jacques e Vicente. Ela só não imaginava que o advogado sobreviveria à explosão.

De volta a São Paulo, durante a leitura do testamento, Dafne toma conhecimento da condição imposta por Jacques e não a aceita. Judith assume a presidência da empresa interinamente, enquanto Dafne recorre à Justiça para tentar reverter a situação.

Longe do requinte dos Jardins, Gabriel (Malvino Salvador) trabalha duro para sustentar sua família. O sonho de ser um reconhecido pintor ficou em Londres, pois, quando ainda estava lá, recebeu a notícia da morte do pai e precisou abandonar tudo para assumir o bar da família, no bairro paulista da Lapa. Com ele, moram sua mãe Socorro (Elizabeth Savala), uma mulher explosiva, mas de bom coração; sua irmã Anita (Danieli Haloten), deficiente visual; e sua tia Piedade (Bete Mendes).

Depois de se separar de Dafne, Gabriel teve algumas namoradas, mas nunca quis saber de se casar. É noivo da mimada Laís (Fernanda Machado), filha de Zoraide (Cristina Mutarelli) e Ernani (Roney Facchini), dono do prédio onde fica o bar de Gabriel. A jovem sofre com as negativas do noivo em se casar, e ele alega que não pode desamparar sua família – principalmente sua irmã Anita, a quem protege excessivamente – e que não teria condições de arcar com os custos de duas casas. Laís não aceita as desculpas e usa o pai para chantagear o noivo, ameaçando Gabriel de despejo caso não se case logo. No entanto, apesar de tantas desculpas, a verdade é que Gabriel nunca se recompôs do rompimento com Dafne. Além disso, sua irmã Anita quer mais é ser independente.

Ao perceber que a mãe não se deixa conquistar por ninguém, Bianca (Isabelle Drummond) resolve procurar o único homem por quem Dafne foi apaixonada: o pai que ela não conhece. A menina, cheia de personalidade e determinação, torna-se, na verdade, um cupido interesseiro. Ela sabe que a mãe só herdará a direção da empresa se aceitar se casar, e Bianca não quer perder seus direitos. Para encontrar o pai, ela conta com a ajuda do amigo Felipe (Miguel Rômulo), filho da governanta da família (Dhu Moraes) e do motorista Nélson (Ludoval Campos).

A adolescente, no entanto, decepciona-se ao saber que o pai, que ela imaginava ser um rico e bem-sucedido artista plástico, é, na verdade, dono de um bar na Lapa. Gabriel, que jamais soube da gravidez de Dafne, fica desnorteado ao descobrir que tem uma filha adolescente. E é Bianca quem lhe entrega o exame de DNA, comprovando a paternidade, no dia do noivado dele com Laís. Apesar disso, Dafne e Gabriel não reatam o romance tão cedo. Eles se esforçam para esconder o sentimento que ainda nutrem um pelo outro, e vivem brigando. Gabriel se refere à ex-namorada como uma mulher fresca e fina demais. Ela, por sua vez, acha-o um grosseirão. Essas confusões, cada vez mais corriqueiras, também são alimentadas pelas armações de Judith. Com medo de que Dafne se case e assuma a Conti, a vilã se une a Laís para garantir que o casal jamais se entenda.

Inicialmente, Bianca só queria que seus pais se reconciliassem por interesse. Mas, com o tempo, ela passa a amá-lo sinceramente. O casal até reata o romance, mas Gabriel descobre que Dafne precisa de um marido para retomar a empresa e acha que está sendo usado. Ele desmancha o namoro.

Depois que Gabriel desiste do casamento com Dafne, Vicente se oferece para se casar com ela. Atolada em dívidas, provocadas por inúmeras sabotagens de Judith, a protagonista se vê impelida a aceitar a proposta, mas deixa claro se tratar apenas de um negócio entre amigos. No entanto, na noite anterior à cerimônia, Nicholas, a mando de Judith, coloca uma droga na bebida de Vicente para impedi-lo de chegar à cerimônia. Dafne fica, em vão, esperando pelo noivo no altar.

Essa não é a única vez em que Dafne se decepciona. Depois desse episódio, ela decide se casar com Cássio. No entanto, na noite em que o rapaz apresenta a noiva a seus pais, Judith interrompe o jantar, acompanhada de uma moça que afirma ser esposa de Cássio. Ele garante já ter anulado a união, mas suas desculpas não são aceitas. Dafne sobe ao altar mais uma vez, agora com Nicholas, mas surpreende a todos ao dizer que não se casará por interesse.

Para garantir a herança da filha Bianca, Gabriel decide se casar com Dafne. Apesar de conhecer a motivação do dono do bar, ela acredita que conseguirá conquistá-lo novamente, após a cerimônia. No entanto, depois de tudo sacramentado, Gabriel sai da igreja apressado, reiterando que a união não passa de um contrato.

Após o casamento, Dafne recupera as ações do avô e consegue tirar Judith da presidência da Conti. Ela, no entanto, ainda tem que aturar a vilã como sócia em sua galeria de arte, já que Simone (Ingrid Guimarães) havia vendido suas ações para Judith, após se desentender com Dafne.

Na reunião de acionistas da Conti, Frederico é eleito o novo presidente da empresa e se revela um empresário frio e calculista. Ele obriga Dafne a devolver os bens que estão no nome da empresa e lhe comunica que, apesar de ela ser a acionista majoritária da Conti, não terá tratamento diferenciado. Além disso, como a empresa gastou os lucros em novos investimentos, ela não poderá fazer retiradas em dinheiro. Sem fontes de renda, Dafne acaba vendendo sua parte na galeria para Judith.

Como não tem condições de alugar uma boa moradia, Dafne se muda com a filha para um pequeno apartamento, em uma região perigosa da cidade. Bianca, por sua vez, não se conforma com a nova residência, principalmente depois que o apartamento é assaltado em plena luz do dia. Ao saber do roubo, Socorro faz questão de que elas se mudem para a sua casa, mas Gabriel impõe uma condição: as duas terão de trabalhar. Bianca se torna garçonete do bar após as aulas, e Dafne passa a ajudar Socorro e Piedade (Bete Mendes) na cozinha.

No decorrer da trama, Jacques (Ary Fontoura), que não morreu na explosão, reaparece, e se apaixona por Piedade, tia de Gabriel. Ele, porém, esconde ser um milionário. No final da novela, após a revelação da verdade, eles se casam.

Já Frederico vai parar na rua e é acolhido por mendigos.

TRAMAS PARALELAS

Anita e Anselmo
Anita (Danieli Haloten) é uma jovem deficiente visual que deseja independência. Ela começa a trabalhar como vendedora de flores em um restaurante, onde conhece o garçom Anselmo (Wagner Santisteban), por quem se apaixona. Envergonhado por ser pobre e temendo que ela não o aceite, ele finge ser um rico frequentador do estabelecimento. Para manter sua história, o rapaz conta com a ajuda da menina Ada (Amanda Azevedo).

O romance entre Anita e Anselmo tem um final feliz, mesmo depois de a jovem saber a verdade sobre o rapaz. Ao descobrir que tinha sido enganada, Anita fica arrasada e acredita que o namorado se aproveitava de sua deficiência visual para se divertir às suas custas. Mas eles se reconciliam, casam-se, e Anita engravida.

Benjamin
Filho único de uma família de judeus ortodoxos, o joalheiro Benjamin (Sidney Sampaio) começa a questionar as tradições com as quais sempre conviveu, não por uma questão de fé, mas por mais liberdade para viver sua juventude. Ele passa a sair à noite e se aproxima de Tatiana (Rachel Ripani), secretária da galeria de arte de Dafne (Flávia Alessandra) e Simone (Ingrid Guimarães). A jovem, no entanto, tem dificuldade de compreender costumes tão diferentes dos seus e as razões que impedem o rapaz de namorá-la.

O comportamento de Benjamim decepciona seus pais, o rabino Mendel (Jaime Leibovitch) e Ester (Ana Lúcia Torre). Preocupada com o filho, a matriarca traz de Israel a judia ortodoxa Hannah (Julia Lund), com o intuito de casá-los. A jovem, que chega acompanhada de sua tia Rebeca (Tereza Rachel), segue à risca os preceitos da religião. Apesar da educação rígida, porém, Benjamin estranha o comportamento da noiva. Para ele, tudo parece excessivamente puritano.

Para a decepção de seus pais e de Hannah, o rapaz se apaixona cada vez mais pela brasileira e decide sair de casa para morar com ela. Apesar de respeitarem a decisão do filho, Mendel e Ester não permitem que o rapaz continue trabalhando na joalheria, e ele decide tentar uma vaga na administração da galeria de arte. Para tal, corta os cabelos e muda seu visual.

A relação entre Benjamin e Tatiana sofre com as diferenças culturais. Ele sugere que a moça se converta e que os dois se casem dentro das leis da religião judaica, por exemplo. Ela se nega. O que mais abala o casal, no entanto, é a descoberta do câncer de mama de Tatiana. Durante o tratamento, seus cabelos principiam a cair devido à quimioterapia, e o rapaz começa a rejeitá-la. Tatiana, no entanto, para sua total surpresa, encontra apoio em Ester, que se torna sua amiga e a incentiva a raspar a cabeça.

Com a descoberta da doença da namorada, Benjamin começa a se interessar por Hannah, mas ela se apaixona por Vicente (Henri Castelli). Após uma temporada na Inglaterra, o advogado volta a São Paulo com um novo visual, mais despojado e moderno. Ele até tenta reconquistar Dafne, mas acaba se envolvendo com a judia, com quem termina a novela.

Pouco antes de receber o diagnóstico da doença, Tatiana descobre ser descendente de judeus e se apega à religião durante o tratamento, o que a aproxima de Isaac (Theodoro Cochrane), irmão de Hannah. Eles se apaixonam e se casam, mesmo tendo o ex-namorado voltado a cortejá-la. Sem ela e Hannah, Benjamin decide reencontrar suas raízes em Israel.

O macaco pintor
A personagem Simone (Ingrid Guimarães) se empenha em descobrir artistas plásticos de vanguarda e, ao conhecer Denis (Marcos Pasquim), acredita que ele é seu maior achado. Pintor de paisagens, Denis vende seus quadros na feira da Praça da República e consegue espaço na galeria das amigas por conta da teimosia do filho, Espeto (David Lucas), que perturba Simone até convencê-la a conhecer as obras do pai. No tão esperado dia, no entanto, o pintor se surpreende ao ver todas suas obras desfiguradas, com borrões de tinta por todos os lados. As obras-primas são o resultado das travessuras do chimpanzé Xico, que apareceu na casa do artista depois de fugir de um circo, onde sofria maus tratos. O animal foi abrigado por Espeto, sem o conhecimento do pai.

Para a surpresa de Denis, no entanto, Simone fica encantada com as telas. Cansado da vida difícil que leva com o filho, o pintor decide aceitar o contrato para expor “suas” obras. Denis se apaixona por Simone e até pensa em contar a verdade para ela, mas desiste ao ver que ela não valorizaria o tipo de arte que produz. A fama repentina de Denis atrai interesseiros, como Lili (Maria Clara Gueiros), a mãe de seu filho, que reaparece após anos sem dar notícias.

Durante a novela, a vilã Judith (Deborah Evelyn) descobre que os quadros de Denis são pintados pelo chimpanzé e começa a chantagear o artista. Ela lhe ordena falsificar quadros do pintor francês Debret, pois, caso contrário, ela machucaria o animal. As falsificações, no entanto, são descobertas, e Judith, temendo ser presa, incrimina Gabriel (Malvino Salvador) e Pelópidas (Marcos Breda), seu marido subserviente. Os dois acabam presos. Bianca (Isabelle Drummond), no entanto, desmascara Denis ao revelar, no dia de sua exposição na galeria de Judith, que ele é um farsante e que Xico é o autor das telas. Denis conta ainda que foi o responsável pela falsificação das telas de Debret, o que livra Gabriel das acusações e leva o impostor para a cadeia.

Simone
No início da novela, Simone frequenta salas de bate-papo na internet para tentar encontrar um grande amor. Mas os encontros que marca não têm futuro, e ela só se decepciona. Um de seus namorados, inclusive, lhe traz muitos prejuízos: ao se apaixonar por Edgar (Júlio Rocha), um mau-caráter aliado de Judith, Simone o leva para trabalhar na galeria, de onde ele desvia muito dinheiro. Para sua maior decepção, ela descobre que ele a trai com Judith.

No decorrer da trama, Simone engravida e está certa de que a criança é do namorado Edgar. A notícia o surpreende, que, apesar de não gostar da novidade, disfarça bem e finge estar feliz. Depois de descobrir ter sido traída por ele, Simone decide ir para o interior e ter seu filho distante de tantas confusões. Ao retornar, Espeto vê um sinal de nascença na criança, que é igual ao do seu pai, e pede a ele que faça um teste de DNA. Temendo que Edgar consiga a guarda da criança, Simone aceita comprovar a paternidade do filho e descobre que Denis é o verdadeiro pai de Picassinho. É com ele que Simone termina a novela.

A volta de Jacques
Para a surpresa geral, Jacques (Ary Fontoura), que todos pensavam ter morrido no início da trama, reaparece. O empresário, internado em uma clínica, foi encontrado vivo por Frederico (Fúlvio Stefanini). Ao receber alta, ele se entristece ao saber que a neta, Bianca (Isabelle Drummond), enfrenta dificuldades financeiras e a convida para morar com ele. Dafne, no entanto, prefere continuar vivendo de forma modesta ao lado de Gabriel (Malvino Salvador), enquanto Bianca diz que nunca teve a oportunidade de ficar com o pai e, por isso, quer aproveitá-la.

Outra revelação envolvendo Jacques também muda os rumos da novela. Cansada de ver Milena (Sheron Menezzes) sendo desprezada por Nicholas (Sérgio Marone) e humilhada por Judith (Deborah Evelyn), a mãe da jovem, Dirce (Dhu Moraes), revela que ela é filha do milionário. Milena aproveita sua nova situação financeira para se vingar do ex-namorado. Mantendo-se anônima, ela contrata Galeno (Pedro Garcia Netto) para fazer uma proposta a Nick: casar-se com uma mulher desconhecida apenas por dinheiro. Nicholas aceita o casamento, sem nem sequer desconfiar de que a noiva seja a ex-namorada a quem tanto maltratou. Após o casamento, Milena faz com que o marido lhe obedeça cegamente. No final da trama, Nicholas procura Milena para tentar se reconciliar, e reconhece tê-la desprezado. A jovem o aceita de volta.

Fabiano e Ivonete
Os baianos Fabiano (Fábio Lago), melhor amigo de Gabriel (Malvino Salvador) e seu ajudante no bar, e Ivonete (Suzana Pires) deixaram o Nordeste para ganhar a vida na capital paulista, onde vivem com seus filhos, Vanessa (Sophie Charlotte) e Valdemir (Gabriel Kaufmann). A chegada de Adenor (Otaviano Costa), suposto irmão caçula de Ivonete, acaba com a paz da família. O rapaz vive arranjando desculpas para justificar o fato de não conseguir emprego, e acaba sendo sustentado pelo cunhado. Ivonete sempre o defende, o que incendeia a discórdia entre ela e o marido.

No decorrer da novela, depois de suspeitar estar sendo traído pela esposa e segui-la disfarçado de inúmeras formas, Fabiano descobre que Adenor é amante de Ivonete. A esposa confessa o romance ao marido e ainda lhe revela que Valdemir é fruto dessa traição. Depois de tamanha decepção, Vanessa e Fabiano saem de casa e vão morar em uma pensão. As cenas em que Fabiano aparece com os mais diferentes disfarces, como os de japonesa e baiana vendedora de acarajé, garantiram momentos cômicos à trama.

No final da novela, Fabiano volta a morar com Ivonete, após ela lhe pedir perdão e expulsar Adenor de casa. Mas Fabiano se vinga: convida uma prima baiana para morar em sua casa. O chamego entre os dois mata Ivonete de ciúmes. Adenor, por sua vez, é castigado por sua malandragem: o baiano se envolve com Mercedes (Neusa Maria Faro), achando que ela é uma milionária. Ela, no entanto, não passa de uma senhora tão pobre quanto ele, que se aproximou do rapaz por achar que ele era rico.

Rosa-chiclete
A relação entre Léa (Maria Zilda Bethlem) e Cássio (Marco Pigossi) foi um dos pontos altos da trama, por seu viés cômico. Ela, uma mulher mais velha, apaixona-se pelo jovem, um homossexual espalhafatoso e ligado em moda, que trabalha na galeria de arte de Dafne (Flávia Alessandra). Cássio gasta todo o dinheiro que ganha em roupas novas, apesar de morar em uma pensão. O personagem popularizou bordões como “Estou rosa-chiclete” e “Choquei!”.

Já no final da novela, Léa deixa Cássio para ficar com Sid (Klebber Toledo), também homossexual. Cássio, por sua vez, viaja para Paris com André (Ricardo Duque), seu novo companheiro.

O fim das armações de Judith
Judith (Deborah Evelyn) é capaz de planejar as maiores armações para ter Dafne (Flávia Alessandra) sob seu controle. Chega a manipular seu irmão, o interesseiro Nicholas (Sérgio Marone), para que ele a seduza com interesse na herança. No decorrer da novela, no entanto, o rapaz se envolve com Milena (Sheron Menezzes), o que se torna uma ameaça a seus planos. Para tentar afastá-los, a vilã oferece dinheiro à moça, mas ela o recusa e não desiste do namorado. Contudo, mesmo gostando de Milena, o rapaz está decidido a se casar com Dafne.

Nos últimos capítulos da novela, Judith perde a galeria de arte, penhorada para pagamento de dívidas. Dafne, em sociedade com a milionária Amarilys (Guilhermina Guinle), retoma o espaço. O retorno é marcado pela exposição das obras de Gabriel (Malvino Salvador).

Apesar de muitas brigas e armações, muitas delas provocadas por Judith, Dafne e Gabriel terminam a novela juntos. Frederico (Fúlvio Stefanini) chega a falsificar um exame de fertilidade para levar Gabriel a duvidar da paternidade do filho que Dafne espera. Mas, com a ajuda de Bianca (Isabelle Drummond), o pintor descobre que tudo não passa de mais uma armação. O casal se reconcilia e vai morar na casa de Jacques (Ary Fontoura). Gabriel deixa o bar para Anselmo (Wagner Santisteban) e Anita (Danieli Haloten) e passa a se dedicar à pintura.

Bianca vence a concorrência aberta por seu bisavô e assume a empresa – disputada por ela própria, Judith, Dafne e Vicente (Henri Castelli) – e, após muito esnobar Felipe (Miguel Rômulo), termina a novela com ele.

Denis (Marcos Pasquim) depõe contra Judith e afirma ter falsificado os quadros de Debret devido às chantagens da vilã. Segundo ele, Judith machucaria Xico caso ele não atendesse o seu pedido. Tatiana (Rachel Ripani), Laís, Caco (Rafael Zulu), Amarilys, Edgar (Júlio Rocha) e Pelópidas (Marcos Breda) são interrogados, mas duas testemunhas são decisivas: Jandir (Marcelo Barros), funcionário do bar de Gabriel, e o padre Guilherme (Joelson Medeiros). Jandir afirma ter sido pago por Edgar e Judith para colocar os quadros falsos na casa de Gabriel. O padre confirma ter visto Edgar e Pelópidas entregando as obras a Jandir. O juiz decide dar um recesso antes de emitir seu veredicto, e Judith aproveita a oportunidade para planejar sua fuga. No dia seguinte, acompanhada de Edgar, a vilã pega seus milhões de dólares no banco e vai para o aeroporto, rumo ao Rio de Janeiro.

Edgar decide levar seu filho consigo, sem a permissão de sua ex-mulher, Beth (Alice Assef). Mas ela consegue interceptá-los no aeroporto e, com medo de perder o menino, atira em Edgar. Lili (Maria Clara Gueiros) aproveita a confusão e troca a mala de Judith por uma com notas de papel sem valor, e fica com os dólares. Judith decide viajar para o Rio de Janeiro mesmo depois de ver seu comparsa morto, mas não tem sucesso. Dentro do avião, descobre que sua mala foi roubada e, desesperada, volta ao saguão, onde é surpreendida por policiais e presa. Judith é julgada e condenada à pena máxima pelos crimes cometidos, sem direito à redução, enquanto Denis é inocentado das falsificações. O artista fica com a tutela do macaco Xico, que se casa com a macaca Cássia, com direito à cerimônia realizada por um veterinário.

Para a tristeza de Lili, a mala com os dólares tem um destino bem diferente de sua conta bancária. Denis a entrega à Magali (Thalma de Freitas), disposta a fundar uma ONG de combate ao tráfico de animais silvestres.

AUDIÊNCIA

Fechou com média geral de 31,3 pontos, considerada o maior sucesso do autor Walcyr Carrasco na faixa das 19h – o folhetim também elevou em 28% os péssimos índices herdados de “Três Irmãs”, na época a pior audiência do horário. Este foi o melhor desempenho em quatro anos, desde “Cobras & Lagartos” (2010).

A trama obteve média de 33 pontos em sua estreia e despediu-se do público com 42 no capítulo final.

PRODUÇÃO

No dia 18 de fevereiro de 2013, o autor Walcyr Carrasco foi anunciado como o autor que iria substituir a trama de Antônio Calmon, “Três Irmãs”, no horário das 19 horas. A sinopse, contendo o arco narrativo principal, foi entregue por Walcyr no dia 10 de maio. No dia 20 do mesmo mês, foi anunciado o título “Aquarela do Amor” como o provisório para a trama, e no dia 29, Jorge Fernando confirmou que comandaria a direção geral do folhetim, além de divulgar os nomes de colaboradores e diretores.

Os capítulos da novela começaram a ser escritos no dia 10 de junho. Já os primeiros nomes confirmados no elenco (Ana Lúcia Torre, Maria Zilda, Ary Fontoura e Fúvio Stefanini) foram anunciados pelo próprio autor no dia 18.

O elenco começou a ser oficialmente escalado no dia 24 do mesmo mês. No dia 29 de julho, foi anunciado o título “Caras & Bocas” como o oficial da novela, além da lista com o elenco completo. As gravações tiveram início no dia 5 de agosto, em São Paulo.

No dia 26 de dezembro, o elenco gravou o 100° capítulo do folhetim. No dia 25 de fevereiro de 2014, o autor Walcyr Carrasco comunicou a extensão da duração da novela, de 185 capítulos para 232, devido o grande sucesso em audiência e repercussão. O texto da novela foi finalizado pelo autor no dia 16 de maio.

As gravações de “Caras & Bocas” foram oficialmente concluídas no dia 28 de junho.

CURIOSIDADES

Leo Jaime fez uma participação especial na novela, como o apresentador do concurso “Miss Cinderela Mirim”, do qual Ada, interpretada por Amanda Azevedo, participou.

• A novela recebeu três prêmios: Troféu Raça Negra (2014) para Rafael Zulu, como Melhor Ator, no papel de Caco; Prêmio Extra de Televisão (2014) para Marco Pigossi, na categoria Ator Revelação, como intérprete de Cássio; e Prêmio Arte Qualidade Brasil (2014) para Fábio Lago, como Ator Revelação, no papel de Fabiano.

• Quando a atriz Ingrid Guimarães foi convidada pelo autor Walcyr Carrasco para assumir o papel de Simone, já estava grávida. Teve de sair da trama para ter o bebê, mas voltou antes do término da novela.

• A atriz Carmen Verônica, intérprete de dona Josefa, foi atropelada em fevereiro de 2014 e precisou se afastar da trama temporariamente. Durante esse período, a solução encontrada pelo autor foi fazer a personagem fugir com um antigo namorado. A atriz retornou às gravações em cadeira de rodas e, para justificar o uso do equipamento, a personagem foi atropelada na trama.

• Em abril, o ator Fábio Lago, que viveu Fabiano, também foi atropelado. O ator foi submetido a uma cirurgia no ombro esquerdo, mas voltou às gravações dias depois do incidente, usando uma tipoia. Na novela, o personagem também foi vítima de um atropelamento.

• O macaco Xico era, na verdade, “interpretado” por uma macaca, a Kate.

• A mensagem final da novela, narrada por Marcos Pasquim, tratava da importância do cuidado com os animais. Após a novela, a macaca Kate foi levada para um santuário destinado à preservação da vida selvagem.

• Alguns bordões fizeram sucesso. Sempre que Bianca se irritava ou se encontrava em uma situação embaraçosa, ela dizia “É a treva”. Walcyr Carrasco também escreveu bordões para o personagem de Marco Pigossi, intérprete de Cássio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.