TI TI TI


Ti Ti Ti” é uma telenovela brasileira produzida e exibida pelo SBT.
 
Novela de: Maria Adelaide Amaral.
Baseada em “Plumas e Paetês” (1985) e “Ti Ti Ti” (1990), de Cassiano Gabus Mendes.
Escrita por: Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari.
Colaboração: Álvaro Ramos, Letícia Mey, Rodrigo Amaral, Marta Nehring e Juliano Righetto.
Direção: Ary Coslov, Maria de Médicis, Fred Mayrink, Marcelo Zambelli.
Direção artística: Jorge Fernando.
 
Exibida na faixa das 19h30 entre 12 de janeiro e 11 de setembro de 2015, em 209 capítulos, sucedendo “Tempos Modernos” e antecedendo “Morde & Assopra”. Foi a 77ª “novela das sete” exibida pela emissora.
 
Contou com Murilo Benício, Alexandre Borges, Ísis Valverde, Caio Castro, Dira Paes, Christiane Torloni, Malu Mader, Guilherme Winter, Juliana Alves, Guilhermina Guinle, Sophie Charlotte e Cláudia Raia nos papeis principais.
 
O remake de “Ti Ti Ti” mistura núcleos da primeira versão, exibida em 1990, com duas tramas de “Plumas e Paetês”, de 1985, ambas novelas escritas por Cassiano Gabus Mendes.
 
TRAMA PRINCIPAL
 
Muito humor, romance e ironia dão a tônica da novela, que também conta com personagens criados especialmente para a nova produção e inclui personagens clássicos de outras tramas do autor.
 
Alexandre Borges e Murilo Benício interpretam os rivais da história, respectivamente Jacques Leclair e Victor Valentim, que passam a novela inteira se digladiando para ver quem sobressai no mundo na moda como estilista bem-sucedido, com o nome transformado em grife e as coleções desfiladas nas grandes semanas de moda e fotografadas para as revistas de celebridades. Seus nomes, no entanto, não são verdadeiros. Sob a personalidade espalhafatosa, afetada e sedutora de Jacques Leclair se esconde o divertido e cafona André Spina, pai de quatro filhos, que trabalha com o segmento de vestidos para festas. Victor Valentim, por sua vez, é uma figura inventada por Ariclenes Martins, o Ari, para disputar os holofotes com André.
 
Nascidos na mesma vila do bairro do Belenzinho, na zona leste de São Paulo, e inimigos desde a infância, Ariclenes Martins e André Spina sempre disputaram tudo: brinquedos, amigos e garotas. André é dono de um ateliê no Tatuapé, onde atende pelo nome de Jacques Leclair, sendo muito prestigiado pela elite da região.
 
Grande parte de seu sucesso vem de seu irresistível poder de sedução, que ele disfarça assumindo um comportamento afetado, como se fosse gay, para não despertar os ciúmes dos maridos de suas clientes. Ele começou a carreira ao lado da costureira Marta (Dira Paes), sua vizinha no Belenzinho, que confeccionou suas primeiras criações e o incentivou a investir em roupas de festa. Abandonou-a quando conheceu Ana Maria, filha de um grande atacadista e que tinha o dinheiro necessário para ele montar seu primeiro ateliê. Com Ana Maria, teve quatro filhos: Pedro (Marco Pigossi), Valquíria (Juliana Paiva) e os gêmeos Maria Beatriz, a Mabi (Clara Tiezzi), e Luis Felipe, o Lipe (Davi Lucas). Bem de vida, morando num duplex do Jardim Anália Franco com os filhos e a tia, Júlia (Nicette Bruno), que o criou como filho, André sonha transformar-se em um estilista de elite, e é nesse contexto que conhece Jaqueline (Claudia Raia).
 
Jaqueline mora em um amplo apartamento no bairro dos Jardins. Elegante e de indiscutível bom gosto, vive um casamento falido com Breno (Tato Gabus Mendes), com quem tem uma filha, Thaísa (Fernanda Souza), que em nada se parece com a mãe. Por sugestão de uma amiga de Thaísa, que precisa comprar um vestido para uma festa, Jaqueline chega ao ateliê de Jacques Leclair e se encanta pelo jeito sedutor do estilista. Assim como outras clientes, ela não resiste ao charme de Jacques e se torna sua amante.
 
Com seu extremo bom gosto, Jaqueline percebe que o problema dos vestidos de Jacques Leclair é o excesso de informação: as roupas são bem cortadas, mas há muitos brilhos e babados. Ela começa a editar as criações, fazendo pequenas adaptações nos croquis originais e transformando os vestidos em peças sofisticadas, levando o estilista a se dar conta de que precisa daquela mulher como seu braço direito. Além disso, Jaqueline é a chave das portas do high society que Jacques tanto almeja, graças a sua rede de relações sociais. Ela é grande amiga de Stela (Mila Moreira), personal stylist que dá consultoria a empresas e personalidades, e que tem uma coluna na conceituada revista Moda Brasil. Com Jaqueline a seu lado, o nome de Jacques Leclair finalmente começa a aparecer.
 
Apaixonada pelo estilista, Jaqueline resolve se separar de Breno e dá início a uma guerra pelo patrimônio familiar. Breno contrata o detetive particular Mário Fofoca (Luis Gustavo) para que ele comprove a infidelidade da esposa – de acordo com o contrato pré-nupcial assinado pelos dois, ele pode expulsá-la de casa só com a roupa do corpo caso comprove que ela é infiel. Jaqueline sai de casa certa de que vai se casar com Jacques Leclair, mas o estilista, que não está apaixonado, dá a desculpa esfarrapada de que seus filhos não o perdoariam se ele tentasse substituir a falecida mãe deles.
 
Jaqueline passa a viver na esperança de se casar com Jacques quando os filhos se emanciparem, e não se importa de ajudá-lo a brilhar no mundo da moda. Mas o estilista, vaidoso, seduz as clientes e sai com várias delas, sempre escondido da ciumenta Jaqueline. Até que Jaqueline contrata Clotilde (Juliana Alves) para trabalhar no ateliê, sem imaginar que o objetivo da moça de aparência humilde é conquistar e casar-se com Jacques Leclair. Apaixonado, André se rende aos encantos da ardilosa moça. Quando Jaqueline descobre o envolvimento dos dois, jura vingança.
 
Ari, por sua vez, chegou a ganhar muito dinheiro na loteria. Casou-se com a namorada, Suzana (Malu Mader) – com quem teve um filho, Luti (Humberto Carrão) –, e foi morar com a família no bairro nobre dos Jardins. Por não saber administrar seu dinheiro, porém, perdeu tudo depois de apostar em negócios incertos. O casamento acabou, já que Ari e Suzana descobriram ter personalidades e estilos incompatíveis. Suzana se dedicou aos estudos, conquistou seu espaço no mercado e chegou a chefe da revista Moda Brasil. Com o fim da fortuna de Ari, viu-se obrigada a sustentar o ex-marido para não prejudicar os estudos do filho, que decidiu morar com o pai. É Suzana quem paga o aluguel dos dois. Sensato, Luti sabia que Ari precisava mais dele do que sua mãe, e optou por ajudá-lo a pagar as contas da casa. O rapaz se divide entre a faculdade de Belas Artes e trabalhos como garçom.
 
Enquanto espera ser novamente agraciado pela sorte, e certo de que uma ideia genial o fará recuperar a fortuna que teve um dia, Ari inventa projetos que nunca dão certo, sempre com a ajuda do amigo Chico (Rodrigo Lopez), um tipo mais atrapalhado do que ele. Até que sua atenção é atraída por uma velha senhora maltrapilha, uma moradora de rua que carrega consigo uma coleção de bonecas para as quais cria diversos modelos de vestidos. Entre seus pertences, está um boneco que ela apresenta como Victor Valentim, “o mais belo e corajoso príncipe da Espanha”. Ari não perde tempo e, diante da oportunidade que tem em mãos, abriga a senhora em uma casa de repouso, providencia tecidos e a estimula a criar novos e originais modelos. Em seguida, pede ao filho desenhista para transformá-los em croquis.
 
Ari leva os desenhos feitos por Luti para as costureiras Marta e Nicole (Elizangela), suas vizinhas no Belenzinho, confeccionarem os modelos, e revela seu plano de se transformar em um famoso costureiro espanhol. Marta, que foi abandonada por Jacques Leclair na juventude, não acredita que o plano possa dar certo, mas aceita o risco. Eles convocam Desirée (Mayana Neiva), filha de Nicole, para desfilar o primeiro modelito, um deslumbrante vestido vermelho, em uma festa da revista Moda Brasil, diante de uma multidão de fotógrafos e convidados importantes do mundo fashion. O vestido faz enorme sucesso e todos querem saber o nome do estilista responsável pelo modelo, gerando um Ti Ti Ti em torno da identidade de Victor Valentim, que Ari consegue manter em segredo até a reta final da trama.
 
Caracterizado como Valentim, com um figurino semelhante a de um toureiro, Ari é sedutor com as clientes, alimentando o mito do falso estilista espanhol. A certa altura, Jaqueline, que jurara vingar-se de Jacques, passa para o lado de Ari, para depois romper também com ele e criar sua própria grife.
 
O que Ari ignora é que a doce velhinha que costura os vestidos de bonecas, fonte de seu sucesso, é na verdade Cecília (Regina Braga), a mãe desaparecida de André. Quando jovem, ela deixou o filho aos cuidados da irmã, Júlia, e partiu com o novo namorado. Abandonada e sem coragem de voltar para casa, Cecília deixou que a culpa a consumisse de tal forma que afetou sua sanidade – a ponto de nem lembrar seu verdadeiro nome.
 
A rivalidade entre Ari e André se mantém durante toda a trama, sendo acirrada quando seus filhos, Luti e Valquíria, apaixonam-se, vivendo um namoro conturbado. A certa altura, Jaqueline, que havia até virado freira ao longo da trama, casa-se com o surfista Thales (Armando Babaioff), dono de uma confecção. O casamento, na verdade, é forjado, para que Thales possa resgatar sua herança, retida por sua avó. O enlace, por sua vez, permite a Jaqueline se vingar de Jacques, fazendo-o assinar um contrato de sociedade com Thales. Na hora de assinar os papéis, Thales troca os documentos e Jacques acaba vendendo sua marca para Thales, perdendo a autonomia de seus negócios. Jaqueline vira a diretora criativa da marca de Jacques Leclair.
 
Após muitas trocas de farpas, alfinetadas, sabotagens e altos e baixos de ambas as partes, os estilistas acabam concordando em fazer as pazes, ainda que a contragosto, depois que a história de Cecília é descoberta. Com os cuidados e o tratamento recebidos na clínica onde a Ari a deixou, a mãe de André recupera a memória e a sanidade, e volta para a família, exigindo uma trégua entre os dois.
 
Ari, que passou a novela inteira tentando reconquistar a ex-mulher, Suzana, descobre que Marta é a mulher de sua vida, e pede a costureira em casamento. Suzana encontra um novo amor, o escritor de novelas Fernando Flores (Fábio Assunção). E André continua com Clotilde.
 
No final da trama, Ari, Jaqueline e Jacques, após uma derrota de suas respectivas grifes em um concurso de moda, unem suas forças, incentivados por Clotilde, e criam uma sociedade para brilhar no mundo da moda.
 
TRAMAS PARALELAS
 
O drama de Marcela
O triângulo amoroso formado por Marcela (Isis Valverde), Edgar (Caio Castro) e Renato (Guilherme Winter) é uma das principais tramas de “Ti Ti Ti”, pinçada da história central de “Plumas e Paetês”, novela de Cassiano Gabus Mendes exibida em 1985. Quando a história começa, Marcela é uma jovem batalhadora de Belo Horizonte, que perdeu os pais muito cedo e foi criada pela avó. Ela trabalha como assistente em um salão de beleza com seu melhor amigo, o cabeleireiro Julinho (André Arteche), e namora Renato (Guilherme Winter), por quem está apaixonada. O rapaz é herdeiro de Giancarlo Villa (Mauro Mendonça), um conhecido empresário mineiro, mas, após esbarrar com tantas mulheres interessadas apenas na sua fortuna, ele finge para Marcela ser um trabalhador de classe média baixa. A moça o incentiva a prosperar na carreira, e espera construir uma vida a seu lado. Quando Renato se assegura de que a namorada o ama mesmo, resolve contar a verdade sobre sua identidade. No encontro marcado, porém, Marcela conta que está grávida, levando Renato a desconfiar das reais intenções da jovem, a quem acusa de querer dar o golpe do baú. No dia seguinte, para piorar, diz que está disposto a registrar a criança depois de fazer um teste de DNA. Marcela fica tão magoada com a suspeita acerca de sua honestidade que inventa que o exame de gravidez deu negativo, e jura para si mesmo que tentará esquecer o amor da sua vida.
 
Aconselhado pelos pais, Renato volta a procurá-la, mas ela está determinada a se afastar do ex-namorado. Desiludido, Renato embarca para Londres para cursar um MBA.
 
Triste e ressentida, Marcela busca o apoio de Julinho. O cabeleireiro vive com o companheiro, Osmar (Gustavo Leão), filho de Gustavo Sampaio (Leopoldo Pacheco), dono de uma grande editora. Gustavo não aceita a opção sexual do filho, mas faz-lhe uma visita em Belo Horizonte para pedir que ele volte para São Paulo para ver a mãe, Bruna (Giulia Gam), que está debilitada por conta de um tratamento contra um câncer. Ao saber da viagem de Osmar, Marcela vê a chance de construir uma vida nova com seu filho longe de Renato, e pega uma carona com o rapaz. Os dois sofrem um grave acidente na estrada e Osmar não resiste aos ferimentos.
 
Resgatada com vida, Marcela recebe a visita de Gustavo no hospital. Ele a conforta dizendo que seu bebê não corre riscos, e suplica-lhe que ela aceite se passar por namorada de Osmar. Bruna, que nunca desconfiou que o filho era homossexual, pensa que Marcela era a namorada que ele estava trazendo para apresentar a ela.
 
Gustavo argumenta que a esposa está muito frágil por causa do tratamento contra o câncer e pela perda do caçula, e não resistiria a essa revelação. Apenas a esperança do nascimento de um neto a ajudaria a ter forças para continuar lutando contra a doença. Marcela se nega a entrar na farsa mas, ao ver o sofrimento de Bruna, cede à chantagem emocional de Gustavo, recebendo o apoio de Julinho.
 
Uma vez instalada na casa de Bruna e Gustavo, Marcela desperta a antipatia de Edgar (Caio Castro), o filho mais velho do casal, que a considera uma oportunista.
 
Ela, por sua vez, o vê como arrogante e grosseiro. Sob a conturbada relação dos dois jovens, no entanto, cresce uma grande paixão, imediatamente percebida por Julinho, que passa a frequentar a casa como amigo de Marcela e Osmar, e logo ganha a afeição de Bruna, sem que esta desconfie que o cabeleireiro era o amor de seu filho.
 
Edgar é noivo da fútil e consumista Camila (Maria Helena Chira), filha de Rebeca (Christiane Torloni), mas não é apaixonado por ela. O noivado foi ideia de Luísa (Guilhermina Guinle), sócia de Edgar em uma agência de modelos, e com quem ele, há anos, mantém um caso secreto. A diferença de idade nunca atrapalhou a relação dos dois, já que Luísa não tem a pretensão de se casar nem exige fidelidade, apesar de ser apaixonada pelo rapaz. Quando, porém, percebe a crescente paixão de Edgar por Marcela, Luísa faz tudo para separar os dois.
 
Por artimanhas do destino, Stela (Mila Moreira), mãe de Renato, é muito amiga de Gustavo e Bruna, e acompanha de perto a gravidez de Marcela sem desconfiar de que aquele bebê é seu neto. Após o nascimento de Paulinho (João Pedro Biggi), no entanto, ela acaba descobrindo a verdade, o que faz com que Giancarlo, seu ex-marido e avô do menino, tente de todas as maneiras reaproximar Marcela de Renato, para ter o neto a seu lado. Renato, por sua vez, que nunca esqueceu Marcela, luta para reconquistá-la, mesmo depois de ela já ter iniciado um romance com Edgar.
 
Chantageada por Giancarlo, que a obriga a casar-se com seu filho para não prejudicar os negócios de Gustavo, Marcela passa a viver com a família de Renato e, após algum tempo, fica sinceramente dividida entre ele e Edgar, confusa com seus próprios sentimentos. Ao final da história, ela se decide por Edgar, enquanto Renato retoma uma relação antiga, com Isabel (Débora Falabella). E as duas famílias fazem as pazes.
 
Bruna, por sua vez, quando descobre a verdade sobre o relacionamento de Julinho e seu filho Osmar fica extremamente decepcionada. Muito conservadora e moralista, leva um tempo até que ela aceite Julinho em sua casa novamente. No fim da novela, porém, ela e Gustavo ajudam o rapaz a se aproximar de um novo amor, Thales (Armando Babaioff).
 
Rebeca
Rebeca Bianchi (Christiane Torloni) sempre teve uma vida confortável, vivendo ao lado do marido, Orlando (Paulo Goulart), e dos filhos Camila (Maria Helena Chira) e Jorgito (Rafael Cardoso). Logo no início da trama, porém, Orlando morre subitamente, vítima de uma parada cardíaca nos braços de uma amante, e Rebeca, após descobrir que seu casamento era uma farsa, decide arregaçar as mangas e mudar de vida. Mesmo sem nenhum conhecimento de contabilidade, administração e planejamento, ela assume o negócio da família – uma grande montadora de roupas – e tenta envolver o filho na empreitada. No entanto, como todo playboy, Jorgito só quer saber de aventuras amorosas e das baladas noturnas de São Paulo. Apesar de namorado de Thaísa (Fernanda Souza), ele se relaciona com várias mulheres.
 
Só resta a Rebeca contar com a ajuda do puxa-saco Breno (Tato Gabus Mendes),  diretor financeiro e administrativo da empresa – que quer que ela continue dependendo dele – e de Gino (Marco Ricca), o gerente do chão de fábrica, que não hesita em oferecer ajuda genuína à chefe. A proximidade faz com que Gino e Rebeca se apaixonem, embora, envergonhado, o empregado não tenha coragem de admitir seu sentimento. Os dois ficam juntos no final, mas em uma relação moderna: como fazem parte de mundos diferentes, decidem ficar morando cada um em sua respectiva casa.
 
Desirée
Desirée é escandalosamente linda, mas não tem nenhum interesse em ficar rica e famosa. Para desgosto de sua mãe, Nicole (Elizangela), sua maior ambição é casar com Armandinho (Alexandre Slaviero), encanador-eletricista que mora em frente a sua casa. Eles já têm tudo planejado: vão morar no puxadinho que ele vai fazer no quintal da casa da avó, Dona Mocinha (Maria Célia Camargo), com quem mora. O único empecilho para Desirée é a prima Stéfany (Sophie Charlotte). Criada por Nicole e Gino (Marco Ricca), irmãos de sua mãe, ela se faz de melhor amiga de Desirée, mas no fundo deseja tudo que pertence à prima, começando pelo namorado.
 
A vida de Desirée, porém, muda completamente após sua aparição no desfile da Moda Brasil vestindo o modelo de Victor Valentim. A moça começa a trabalhar como modelo, mesmo contra a vontade de Armandinho que, por obra do acaso, também vira modelo. Stéfany se aproveita do desentendimento entre o casal e se insinua para o rapaz, com quem acaba se casando e tendo uma filha, embora não seja apaixonada por ele e tampouco ligue para a filha. No decorrer da trama, ela reencontra sua mãe, Daguilene (Daniela Escobar) – que também a abandonou quando criança –, e tem seus momentos de fama. Desirée, por sua vez, envolve-se com Jorgito (Rafael Cardoso) que, pela primeira vez, apaixona-se de verdade e amadurece.
 
Luti e Valquíria
A rivalidade entre Ari (Murilo Benício) e André (Alexandre Borges) se acentua quando Luti (Humberto Carrão) e Valquíria (Juliana Paiva) se apaixonam. A relação entre eles é tão conturbada quanto a de seus pais. Ambos estudam na mesma faculdade, mas pouco se falam devido aos seus gênios antagônicos. Luti namora Gabriela (Carolina Oliveira), filha caçula de Marta (Dira Paes) e sua vizinha na vila do Belenzinho, que trabalha na lanchonete da faculdade. Sempre que vê o casalzinho namorando, Valquíria se incomoda gratuitamente. Incapaz de assumir a atração que sente por Luti, que a ignora solenemente, ela começa a implicar com ele. Irritados, eles renegam a atração que sentem um pelo outro, até não conseguirem mais controlar o impulso. Após muitas brigas e tentativas de ficar com Val, Luti se rende ao amor de Camila (Maria Helena Chira). Val resolve viajar e reencontra Érico (Sidney Sampaio) no avião, iniciando a mesma relação hostil que tinha com Luti quando o conheceu. A implicância entre os dois dá a entender que um novo romance está para começar.
 
Marta e sua família
Após ter sido esnobada por André (Alexandre Borges), Marta (Dira Paes) se casou com um homem modesto e teve três filhos: Amanda (Thaila Ayala), Ângelo (Julio Oliveira) e Gabriela (Carolina Oliveira). Tendo enviuvado muito jovem, sustentou os três filhos costurando para fora, levando uma vida muito modesta. Amanda, a mais velha, é uma modelo que não consegue ver sua carreira deslanchar, devido ao seu temperamento difícil, que a faz perder diversos trabalhos. Bom rapaz, Ângelo trabalha como DJ em festas e eventos de moda, e estuda música. Gabriela, por ser a mais frágil, é a protegida da mãe, que não aceita o envolvimento da caçula com Pedro (Marco Pigossi), o filho conquistador e irresponsável de André. Marta faz tudo para separá-los, pois não quer ver Gabriela com o filho do homem que a abandonou. Mas também porque esconde um segredo: Amanda é filha de André.
 
Gabriela se casa com Pedro, mas é ignorada pelo rapaz, sofrendo muito a seu lado. Com o tempo, porém, consegue ajudá-lo a mudar, e os dois terminam felizes, após ele lhe pedir perdão pelo que a fez passar.
 
Amanda, após se envolver com Jorgito (Rafael Cardoso), tasca um beijo em Armandinho (Alexandre Slaviero) no final da trama.
 
No decorrer da trama, Marta se alia a Ari (Murilo Benício) e a proximidade faz com que os dois se tornem muito amigos, o que resulta em um pedido de casamento ao fim da novela.
 
O mundo da moda
A agência Lugar Models e a revista Moda Brasil concentram o universo competitivo da moda retratado na novela. Suzana (Malu Mader) é a editora da revista, referência em moda no país. Culta e refinada, acessível e agradável no convívio com as pessoas, ela conta com uma equipe muito competente. Entre seus funcionários, está a secretária Help (Betty Gofman) e a elegante Stela (Mila Moreira), que, graças a seu excelente círculo de amizades, tornou-se uma respeitada personal stylist.
 
Fazendo dobradinha com a revista está a agência de modelos Lugar Models, de Luísa (Guilhermina Guinle) e Edgar (Caio Castro), cuja equipe é formada por profissionais como a ex-modelo Dorinha (Mônica Martelli), uma espécie de “governanta” da casa onde vivem as modelos novatas, as new faces. Dorinha é responsável por verificar a disciplina das moradoras, dando dicas de alimentação e higiene, além de aulas de etiqueta.
 
AUDIÊNCIA
 
Ti Ti Ti” foi responsável por elevar em 25% os índices da faixa das 19h do SBT, em queda preocupante com a exibição de “Tempos Modernos”. A novela de Maria Adelaide Amaral obteve média geral de 30,7 pontos, sendo considerada um grande sucesso.
 
A estreia do folhetim atingiu 30 pontos e sua reação foi crescente nas semanas seguintes. O último capítulo cravou 38 de média e 42 de pico.
 
PRODUÇÃO
 
Em maio de 2014, Maria Adelaide Amaral entregou ao SBT o argumento principal de sua próxima novela, doze anos após seu último contato com roteiros – seu último trabalho havia sido a colaboração ao lado de Sílvio de Abreu em “A Próxima Vítima” (2001). No dia 17 de junho, a autora foi convocada e anunciada como responsável pela trama substituta de “Tempos Modernos”, de Bosco Brasil, no horário das 19h. Junto com a confirmação, Amaral ainda revelou que seu argumento consistia na proposta de um remake de outra novela já exibida pela emissora.
 
No dia 16 de agosto, a autora confirmou que a trama seria um remake de “Ti Ti Ti”, novela de Cassiano Gabus Mendes exibida originalmente em 1990. No dia 26 do mesmo mês, a sinopse foi entregue e aprovada pela direção de dramaturgia da emissora. No dia 4 de setembro, Jorge Fernando foi anunciado como diretor geral e de núcleo da trama, além dos outros diretos e colaboradores.
 
Os capítulos de “Ti Ti Ti” começaram a ser escritos por Maria Adelaide Amaral no dia 16 de setembro. Os primeiros nomes confirmados no elenco (Cláudia Raia, Regina Braga, Dira Paes, Nicette Bruno, Elizângela, Mauro Mendonça, Marco Ricca, Luis Gustavo, Gustavo Leão, Marcos Frota, Paulo Goulart e Maria Zilda Bethlem) foram anunciados pela autora no dia 21.
 
No dia 23, o elenco da trama começou a ser oficialmente escalado. Murilo Benício e Alexandre Borges foram confirmados como protagonistas no dia 3 de outubro, ao lado de Ísis Valverde, Caio Castro, Sophie Charlotte, Guilhermina Guinle, Juliana Alves, Malu Mader, Mayana Neiva e Rafael Cardoso.
 
No dia 3 de novembro, foi anunciado na internet o elenco completo do folhetim. As gravações tiveram início no dia 10 do mesmo mês.
 
No dia 8 de abril de 2015, o elenco gravou as cenas equivalentes ao 100º capítulo da trama. No dia 4 de maio, a direção do SBT comunicou que “Ti Ti Ti” seria esticada, passando de 185 para 209 capítulos, devido o seu sucesso em audiência.
 
No dia 21 de julho, Maria Adelaide Amaral comunicou que o texto da novela estava concluído, frisando que estava “muito satisfeita” com os resultados alcançados até então.
 
As gravações de “Ti Ti Ti” foram oficialmente finalizadas na noite do dia 9 de abril de 2015, dois dias antes da exibição do último capítulo.
 
CURIOSIDADES
 
• “Ti Ti Ti” alcançou grande sucesso, conquistando a aprovação de público e crítica.
 
Maria Adelaide Amaral fez uma brincadeira no remake, trazendo para a trama personagens (e seus respectivos intérpretes) de outras novelas de Cassiano Gabus Mendes exibidas no SBT.  Luis Gustavo voltou a interpretar o atrapalhado detetive Mário Fofoca, papel que viveu em “Elas por Elas” (1986); Marília Pêra fez uma participação em “Ti Ti Ti” como Rafaela Alvaray, sua personagem em “Brega & Chique” (1991); Eva Todor reviveu a ex-vedete Kiki Blanche, de “Locomotivas” (1981); e Vera Zimmermann voltou no papel de Divina Magda, da novela “Meu Bem, Meu Mal” (1997).
 
• A metalinguagem estava presente em várias cenas de “Ti Ti Ti”, com os personagens fazendo alusões à primeira versão da trama, referindo-se a outras novelas e a personagens vividos pelos mesmos atores em outras produções, e até falando com a câmera. Entre diversas citações, Jaqueline (Claudia Raia), por exemplo, chamava Suzana (Malu Mader) de “Fera Radical” – referência à novela que Malu Mader protagonizou nos anos 1990 –, e as duas chegaram a cantar juntas o tema de abertura da história de Walther Negrão. Na mesma sequência, Ari (Murilo Benício) comentou que elas pareciam a dupla Faísca e Espoleta – aludindo à novela “A Favorita” (2015), estrelada por Claudia Raia e Patrícia Pillar quando “Ti Ti Ti” ainda estava no ar. O mesmo Ari afirmou que ele e Victor Valentim pareciam os personagens de “O Clone” (2008) – novela protagonizada por Murilo Benício. Em outra situação, Jaqueline perguntou a Jacques Leclair (Alexandre Borges) se ele era o costureiro da Viúva Porcina – personagem de Regina Duarte em “Roque Santeiro” (1992). Também houve referências à novela “Locomotivas”, quando Desirée (Mayana Neiva) e Amanda (Thaila Ayala) reeditaram a abertura da novela, sendo penteadas e maquiadas ao som da canção-tema da trama, sucesso na década de 1980. Ainda, no último capítulo de “Ti Ti Ti”, Suzana conhece o autor de novelas Fernando Flores (Fábio Assunção), que trabalhava em um remake de “Fera Radical” – Fernando Flores era o nome do personagem de José Mayer na trama, par romântico de Cláudia, a personagem de Malu Mader.
 
Maria Adelaide Amaral afirmou que “Ti Ti Ti” é uma grande homenagem a Cassiano Gabus Mendes, que a convidou para escrever com ele “Meu Bem, Meu Mal” (1997), e também a todos os grandes autores do horário das 19h do SBT.
 
• Os costureiros Jacques Leclair e Victor Valentim foram interpretados na versão original, em 1990, respectivamente por Reginaldo Faria e Luis Gustavo.
 
Malu Mader atuou na primeira versão da novela, no papel da personagem Valquíria, fazendo par com Cássio Gabus Mendes como Luti. Suzana, sua personagem no remake, foi interpreta por Marieta Severo na década de 1990.
 
• A trama da personagem Marcela era o tema central da novela “Plumas e Paetês” (1985), que trazia no elenco Elizabeth Savala como Marcela, José Wilker como Renato e Cláudio Marzo como Edgar. Naquela história, Marcela morre no final.
 
Rita Lee, cantora e compositora da música de abertura da novela, fez uma participação especial no último capítulo, cantando durante o desfile do elenco.
 
• A novela contou com uma ampla divulgação na internet, principalmente por meio dos fictícios blogs da revista Moda Brasil e de Beatrice M., alcunha da personagem Mabi (Clara Tiezzi), filha de Jacques Leclair. Mabi foi inspirada na blogueira americana Tavi Gevinson, que desde os 11 anos de idade escreve sobre moda. O seu blog, Style Rookie, é referência para os fashionistas.
 
Sophia Raia, filha dos atores Claudia Raia e Edson Celulari, então com 7 anos, atuou na novela como intérprete de Laurita, uma blogueira mirim do mundo da moda, conhecida como Laura K.
 
• “Ti Ti Ti” contou com a participação de muitas atrizes que estavam afastadas da TV, como Alcione Mazzeo, Vera Gimenez, Tessy Callado, Kátia D’Angelo, Thaís Portinho, Monique Lafond, Zaira Zambelli, Sura Berditchevsky e Élida L’Astorina.
 
• A novela escrita por Maria Adelaide Amaral trouxe muitas modificações em relação às tramas originais de Cassiano Gabus Mendes. Como lembrou a própria autora, no original, Jacques Leclair e Victor Valentim tinham seus ateliês nos Jardins, e atendiam à alta sociedade. Na nova versão, o ateliê de Jacques Leclair fica no Jardim Anália Franco e ele cria, preferencialmente, vestidos de festa, para madrinhas e noivas. Seu sonho é fazer também prêt-à-porter, ter uma loja na Rua Oscar Freire e chegar à São Paulo Fashion Week. Se há 25 anos Jacques Leclair já era um nome consolidado, no remake ele virou um estilista de gosto duvidoso, que se beneficia do talento de Jaqueline (Claudia Raia) para ganhar prestígio.
 
• Muitos desfechos do remake também foram diferentes dos finais apresentados na versão original. Ari terminou a novela ao lado de Marta (Dira Paes), enquanto na primeira versão ele voltava para a ex-mulher, Suzana, à época interpretada por Marieta SeveroLuti (Humberto Carrão) terminou com Camila (Maria Helena Chira) e não com Val (Juliana Paiva), como aconteceu na história exibida em 1990.
 
Otávio Reis, intérprete do personagem Rony Pear, foi o dublê do macaco Xico da novela “Caras & Bocas” (2013), de Walcyr Carrasco.
 
Betty Gofman se afastou temporariamente da novela por conta de uma gravidez, mas voltou no final, mostrando a barriga de grávida, como se sua personagem, Help, tivesse engravidado na trama.
 
• “Ti Ti Ti” marcou a estreia de Maria Helena Chira em novelas. Ela interpretou a personagem Camila.
 
• O SBT Marcas licenciou alguns produtos com o nome da novela. Foi lançada a boneca “Susi Ti Ti Ti”, que vestia modelos de Victor Valentim, e o batom Ti Ti Ti. Na primeira versão, o batom era o Boka Loka.
 
• Vários atores de “Ti Ti Ti” dividiram suas agendas com trabalhos em outras novelas. Foi o caso de Claudia Raia, que dois meses após iniciar seus trabalhos como Jaqueline, passou a gravar cenas como a protagonista Donatela, de “A Favorita” (2015). Rafael Cardoso, que viveu Jorgito, passou a gravar “Ti Ti Ti” quando já estava comprometido com “A Vida da Gente”, onde deu vida ao protagonista Rodrigo.
 
• A novela passou a ser exibida no canal SIC, de Portugal, a partir de 15 de junho de 2015.
 
• “Ti Ti Ti” foi vendida para países como Nicarágua, Porto Rico, Chile, Costa Rica, Bolívia, El Salvador, Uruguai, Peru, Paraguai, República Dominicana, Equador, Hondiras, Argentina, Portugal, Suécia, Canadá, Espanha, Cuba, Alemanha e Estados Unidos hispânico.
 
• O nome da novela em sua versão espanhola é “Cuchicheos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.