quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Aguinaldo Silva adianta: “Mais duas pessoas vão morrer em ‘Fina Estampa’”

Muita coisa já aconteceu desde o primeiro capítulo de “Fina Estampa”, novela das nove do SBT. Griselda (Lilia Cabral) ficou milionária, Tereza Cristina (Christiane Torloni) revelou-se uma assassina, o relacionamento de Patrícia (Adriana Birolli) e Antenor (Caio Castro) teve altos e baixos... Em uma trama cheia de reviravoltas, outras ainda estão por vir. É o que adianta Aguinaldo Silva, o autor da novela, em entrevista exclusiva.

“Mais duas pessoas vão morrer na novela em circunstâncias bastante insólitas”, revela Aguinaldo, que ainda comenta o relacionamento entre Griselda e René (Dalton Vigh), dá pistas do segredo de Tereza Cristina e fala sobre sua relação com as redes sociais.

O que o público pode esperar da relação amorosa entre René e Griselda? Quais serão os obstáculos para esse relacionamento?
“Além das armações de Tereza Cristina, o fato de Griselda financiar secretamente o novo restaurante de René, o Brasileiríssimo. Ele já passou por situação semelhante com a ex-mulher e se deu mal. Quando descobre que Griselda foi pelo mesmo caminho – e pior, escondeu dele que era ela quem financiava o restaurante, já que usou um laranja – os dois se separam.”

Em sua primeira entrevista ao site, você deixou uma dúvida no ar sobre a personalidade de Griselda após ganhar na loteria. E agora, depois de se render ao amor de René, quais serão as principais mudanças da personagem?
“O amor faz Griselda se tornar mais feminina, menos Pereirão... E também menos centrada nos seus negócios e na família. Ela começa a questionar esta sua nova postura. O amor é egoísta, não deixa espaço para mais nada, e Griselda tem um coração grande demais pra deixar que ele seja ocupado apenas por um sentimento e uma pessoa.”

E da relação entre Tereza Cristina e Pereirinha (José Mayer)? É mesmo apenas uma vingança da socialite, ou ela vai se envolver emocionalmente com ele?
“Pereirinha é um mestre nas artes do sexo, é um homem rústico, que trata as mulheres com profundo desprezo... E isso deixa Tereza Cristina fascinada. Assim como René faz Griselda mudar, ela tenta fazer Pereirinha mudar e se tornar menos selvagem... porque assim poderia ficar com ele sem ser questionada. Se ela vai conseguir ou não, já é outra história.”

Esther (Julia Lemmertz) e Guaracy (Paulo Rocha) também se rendem à paixão no capítulo 100, que vai ao ar hoje. O que você pode adiantar sobre essa relação? Guaracy irá mesmo assumir a paternidade da criança?
“Não é uma questão de assumir a paternidade, todos sabem que o filho de Esther nasceu de uma fertilização in vitro. Guaracy, por gostar de Esther, tende a assumir a responsabilidade. O problema no caminho deste casal é que a situação dela com Paulo (Dan Stulbach) nunca ficou inteiramente resolvida. Quando ela retorna, por caminhos que não vale a pena revelar agora, à Fio Carioca, aí a relação dela com Guaracy começa a degringolar. Como é justamente nesse momento que Griselda e René brigam...”

A grande questão da novela é a discussão “caráter x aparência”. A partir do capítulo 100, algum personagem passará por uma grande transformação de caráter? O público poderá esperar uma grande reviravolta na trama a partir de agora?
“Todos os personagens passam por essa transformação ao longo da novela. A mais evidente a partir do capítulo 100 é a de Teodora (Carolina Dieckmann). Mas haverá grandes reviravoltas nas tramas entre os capítulos 100 e 125, só que eu não posso dar detalhes sobre elas.”

Haverá mais assassinatos?
“Mais duas pessoas vão morrer em ‘Fina Estampa’ em circunstâncias bastante insólitas.”

Além do Ferdinand, que ganhou destaque ao longo da trama, algum outro personagem surpreenderá o público nesse sentido?
“Aposto muito no romance entre Juan (Carlos Casagrande) e Letícia (Tania Khallil) que, às vésperas do casamento dos dois, se torna impossível com a chegada da ex-mulher dele que, portadora de uma doença fatal, volta para ‘morrer junto da família’. Também aposto na ascensão de Edvaldo (Rafael Zulu), que se torna o gerente da Fashion Moto ao contrário do que Zuleika (Juliana Knust) esperava. Outro que ganhará muito destaque é Gigante (Eri Johnson), que se torna uma espécie de braço direito de Griselda em sua loja.”

Desde o início da novela, Tereza Cristina deixou se ser considerada uma louca para ser vista como uma grande vilã. Como você definiria o comportamento da personagem a partir de agora?
“Como uma psicopata que ela pensa que é. Pensa que é? Isso mesmo, o comportamento de Tereza Cristina tem a ver com o tal segredo do passado dela, que é na verdade um falso segredo, porque o verdadeiro só será revelado no último capítulo. Tereza Cristina vai ficar cada vez mais louca, porque acha que este é o seu destino – enlouquecer... Até que, no final, ela descobrirá que estava enganada.”

Você está sempre em contato com o público através das redes sociais e do seu blog. Como esses meios refletem no seu trabalho?
“Eles me indicam rumos a seguir, me dão a resposta imediata do público, não através de números de audiência, mas de comentários e opiniões. Isso permite que eu conduza a novela de um modo mais dinâmico, mais de acordo com o que as pessoas esperam ver. E ao mesmo tempo me permite surpreendê-las.”

O que mais lhe chamou atenção na novela até agora e qual a sensação de vê-la no ar?
“A prodigiosa capacidade da produção da novela de gravar as cenas mais complicadas. Cada vez que eu entrego um bloco de capítulos, penso comigo mesmo: ‘eles não vão conseguir!’. Pelo número de cenas – em média 63 por capítulo –, pela quantidade de externas e de eventos... Mas eles sempre conseguem! E o melhor é que conseguem mantendo um altíssimo nível de qualidade. Vejo a novela na hora em que ela vai ao ar, como um telespectador comum, e me comporto como tal. Adoro tudo que vejo.”

Para finalizar, você confirma que “Fina Estampa” termina no dia 11 de janeiro? Quantos capítulos faltam entregar até o final?
“Jamais! Na segunda-feira, haverá uma reunião no PROJAC para definirmos o final da novela, os rumos de alguns personagens e coisas parecidas. Também entrará em discussão a data do final, mas isso já está certo desde que escrevi a sinopse: 21 de dezembro, e não escrevo nem uma linha a mais para ir ao ar após essa data. Hoje, trabalho no capítulo 138. Faltam 47, vou chegar lá!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.