domingo, 7 de abril de 2019

ETA MUNDO BOM! (2019)


Eta Mundo Bom!” é uma telenovela brasileira produzida e exibida pelo SBT.

Novela de Walcyr Carrasco.
Escrita por Walcyr Carrasco e Maria Elisa Berredo.
Colaboração: Daniel Berlinsky, Marcio Haiduk, Cláudia Tajes, Nelson Nadotti e Vinícius Vianna.
Direção: Ana Paula Guimarães, Marcelo Zambelli e Diego Morais.
Direção-geral: Jorge Fernando.
Direção artística: Jorge Fernando.

Exibida no horário das 18 horas entre 8 de abril e 15 de novembro de 2019, em 191 capítulos, substituindo “Além do Tempo” e sendo substituída por “Sol Nascente”. Foi a 87ª “novela das seis” exibida pela emissora.

Contou com as participações de Flávia Alessandra, Sérgio Guizé, Camila Queiroz, Débora Nascimento, Eriberto Leão, Eliane Giardini, Bianca Bin e Rainer Cadete.

TRAMA PRINCIPAL

“Tudo o que acontece de ruim na vida da gente é pra ‘meiorá’”. Essa mensagem de esperança guia Candinho (Sergio Guizé) por toda a trama. Criado na Fazenda Dom Pedro II, no interior de São Paulo, o menino desconhece a identidade dos pais e lida com a indiferença de Cunegundes (Elizabeth Savalla), a matriarca da família. Casada com Quinzinho (Ary Fontoura), Cunegundes é mãe de Filomena, a Filó (Débora Nascimento), e dos gêmeos Mafalda (Camila Queiroz) e Quincas (Miguel Rômulo).

Encontrado dentro de um cesto por Manuela (Dhu Moraes), a empregada da fazenda, Candinho cresceu sob a proteção de Eponina (Rosi Campos), irmã de Quinzinho. Amigo da família e professor de filosofia, Pancrácio (Marco Nanini) também acompanhou o crescimento do jovem.

Para desgosto de Cunegundes, a convivência entre Candinho e Filó despertou um grande amor entre eles. Ao flagrar um beijo do casal, a matriarca expulsa o caipira da fazenda. Antes de ir embora, Eponina dá para Candinho o medalhão com o qual ele foi achado na beira do rio e Pancrácio orienta o rapaz a encontrar sua mãe biológica na capital. Na partida, ele pede para levar o burro Policarpo, seu amigo inseparável. A busca de Candinho move a trama que também fala de fé, persistência, traição, religião e virgindade.

Anos 1920
Anastácia (Nathalia Dill) engravidou de Candinho sem ser casada, mas conseguiu esconder a gravidez do pai, o Barão de Goytacazes (Celso Frateschi), com a ajuda da mãe, a Baronesa de Goytacazes (Natália do Vale). No dia do nascimento do filho, o Barão descobriu a farsa e mandou o capataz jogar o bebê do penhasco. No entanto, a mucama da casa impediu o crime e colocou a criança dentro de um cesto no rio.

A correnteza do rio levou Candinho para a Fazenda Dom Pedro II, onde ele foi criado. Antes de ter o filho arrancado dos braços, Anastácia colocou um medalhão de ouro com a foto dela no pescoço do bebê. Após ser separada do recém-nascido, Anastácia se mudou para a cidade, casou-se e perdeu os pais.

Vida na cidade
Anos 1940. Candinho trabalhava na Fazenda Dom Pedro II antes de ser expulso por Cunegundes. O caipira cuidava dos animais, servia a mesa e morava no barraco do lado de fora da casa principal. Ao deixar o local com o burro Policarpo, ele sai em busca da mãe biológica na capital de São Paulo. Lá, conhece Pirulito (JP Rufino), um menino de rua que passa a ensiná-lo a se virar na cidade.

Com o pouco dinheiro que ganhou dos amigos da fazenda, Candinho aluga um quarto na pensão de Camélia (Ana Lúcia Torre) e chama Pirulito para morar com ele. Mas o dinheiro acaba e Camélia fica com Policarpo como garantia de pagamento. Na esperança de reaver o burro, Candinho reencontra Pancrácio (Marco Nanini), que vive disfarçado e pedindo esmolas nas ruas. O professor acolhe Candinho e Pirulito, os dois passam a vender pipoca na praça e conseguem Policarpo de volta.

Coração partido
Filomena sofre com a expulsão de Candinho e Cunegundes avisa que a filha se casará com um homem rico. Esta união seria a saída para salvar a família que está endividada e corre risco de perder a propriedade. Durante um baile em Piracema, cidade próxima da fazenda, Filomena conhece Ernesto (Eriberto Leão).

Embora seja apaixonada por Candinho, Filó é atraída pelo charme do rapaz e, ao mesmo tempo, não suporta a pressão da mãe. Com medo de se casar por obrigação com o veterinário Josias (Flavio Migliaccio), um homem bem mais velho, a moça foge com o pintor para São Paulo. Ao chegar a capital, ela é convencida a manter relações sexuais com o amante. No dia seguinte, Ernesto avisa que não se casará e sugere que a moça trabalhe no Taxi Dancing – lugar onde os homens pagam para dançar com as mulheres.

Dona do estabelecimento, Paulina (Suely Franco) emprega Filomena, que passa a dividir um apartamento com as dançarinas Diana (Priscila Fantin) e Clarice (Marianna Armellini). Arrependida, Filó sabe que não pode mais voltar para a fazenda e aceita as ordens de Ernesto, que começa a tirar dinheiro dela sob o pretexto do futuro casamento. Tempos depois, ele ainda a convence a posar nua.

Em busca do filho
Anastácia (Eliane Giardini), mãe de Candinho, costuma fazer promessa para encontrar o filho desaparecido. Ao ficar viúva, a dona da fábrica de sabonetes Aroma contrata o detetive Jack (Davi Lucas) por sugestão de seu advogado, Dr. Araújo (Flavio Tolezani). Anastácia não teve outros filhos e mora com os sobrinhos do ex-marido: os irmãos Sandra (Flávia Alessandra) e Celso (Rainer Cadete).

Jack consegue localizar a Fazenda Dom Pedro II, mas encontrar Candinho será um desafio. De olho na herança da tia, Sandra e Celso vão atrapalhar o trabalho do detetive. Ambos ainda ganham um aliado na empreitada: Ernesto. A loira conhece o malandro na loja de tecidos de Severo (Tarcísio Filho) e os dois começam uma parceria romântica e perigosa.

Enquanto isso, mesmo sem saber o paradeiro do outro, o destino se encarrega de unir Candinho e Filomena. Por coincidência, o vendedor de pipocas vê a amada produzida e descobre que ela trabalha no Dancing. O reencontro dos dois irrita Ernesto, que impede a reaproximação entre eles.

Falso Candinho
Sandra, Celso e Ernesto planejam herdar a fortuna de Anastácia. Para isso, contratam capangas que roubam o medalhão de Candinho. Ernesto finge ser o filho perdido da dona da Aroma. O plano dá certo e, dias depois, Sandra anuncia o casamento com o falso Candinho.

Desconfiada, Maria (Bianca Bin), empregada da casa de Anastácia, procura Pancrácio e eles descobrem o golpe de Ernesto. No dia do casamento, Pancrácio desmascara o malandro ao lado de Eponina, Mafalda e Quincas. Sandra finge desfalecer e Ernesto foge. Após o susto, Pancrácio leva Anastácia para conhecer o verdadeiro filho.

Admirador rico
Filomena conhece o Comendador Fragoso (Luis Gustavo) no Dancing. Apesar de recusar as joias do milionário, a dançarina é incentivada por Ernesto a aceitar os presentes. Segundo Ernesto, as joias ajudarão a pagar o casamento dos dois. Com o sumiço do noivo, Filó se reaproxima de Candinho, mas a reconciliação dura pouco.

O casal de caipiras cai em uma armadilha preparada por Paulina e Diana para beneficiar o Comendador Fragoso. Eles são dopados e acreditam que um traiu o outro. Com o fim da relação, Candinho decide esquecer a amada.

Vida nova
Candinho fica deslumbrado com a nova vida na mansão de Anastácia. Ao lado do amigo Pirulito, ele ganha roupas novas e, em seguida, recebe a visita de Filomena. Ao saber que Diana foi a responsável pelo fim de seu relacionamento com Candinho, Filó decide contar para o amado que está grávida dele. No entanto, o rapaz a ofende e ela vai embora.

O caipira ainda recebe a visita de toda família de Cunegundes. Com a fazenda prestes a ir a leilão, a matriarca espera viver às custas do filho de criação, que sempre maltratou. No entanto, a estadia dura pouco. A verdade sobre a criação de Candinho vem à tona e Sandra expulsa os caipiras. Com o tempo, a loira conquista o ex-vendedor de pipocas e eles ficam noivos.

Reviravoltas
Grávida e sem emprego, Filomena é amparada por Fragoso. O Comendador decide se casar com a ex-dançarina e planeja comprar a Fazenda Dom Pedro II. Antes de viajar com Filó para o interior de São Paulo, Fragoso apresenta a noiva para seus filhos Nádia (Isabela Garcia) e Perseu (Daniel Dias da Silva).

Cunegundes e Quinzinho recebem a filha de braços abertos, já que agora ela é casada com um homem rico. Mas, antes de finalizar a compra da fazenda, Fragoso morre e Filomena fica sem nada. Para afastar Filó de Candinho, Sandra oferece dinheiro para a rival voltar a morar no interior.

Mais uma vez, a vilã deseja ficar com a herança de Anastácia ao se casar com Candinho. Agora, a loira e seu amante Ernesto pretendem matar mãe e filho na saída da igreja. No entanto, a armação é interrompida novamente por Maria e Pancrácio.

Os dois levam Clarice e o advogado Dantas (Sérgio Fonta) – que defendeu Filomena na Justiça após a morte de Fragoso e tem os registros da declaração dela sobre a paternidade da criança – até a igreja. Ao descobrir que o filho de Filó é seu, Candinho não se casa com Sandra.

Ambição
Sandra não se conforma com o fracasso de seu casamento com Candinho e planeja uma nova armação. Enquanto isso, o caipira, com a ajuda do detetive Jack, descobre onde está Filomena e os dois reatam o relacionamento.

O novo alvo de Sandra é Araújo, advogado e administrador de Anastácia na fábrica de sabonetes. Sempre respaldada por Ernesto, a loira seduz Araújo, que precisa de dinheiro para pagar a operação de seu filho Cláudio (Xande Valois). A cirurgia pode fazer o menino voltar a andar.

Araújo cede aos encantos da vilã, que consegue um falsificador de assinaturas e passa todos os bens de Anastácia para seu nome. A novidade abala a todos na mansão, inclusive Celso, irmão de Sandra. A loira expulsa a família de casa e eles recebem abrigo na casa de Pancrácio.

Ao contrário da irmã, Celso se transformou em um homem bom após se apaixonar por Maria. Para provar que mudou, ele decide ajudar a tia a recuperar os bens. Celso arma para Araújo flagrar Ernesto com Sandra. Inconformado com a traição, o advogado se arrepende do golpe dado na chefe e fala toda verdade para Anastácia. Araújo garante que a ideia de arranjar um falsificador foi de Sandra e Ernesto. No entanto, ele teme ser preso junto com a dupla.

Fim da novela
Perder a herança não é problema para Candinho. Sem dinheiro, o caipira volta a vender pipoca nas ruas e tem um novo sonho: conhecer seu pai biológico. Com a ajuda do detetive Jack, Anastácia acata a vontade do jovem e reencontra Ernani (Leopoldo Pacheco), pai de Candinho. A felicidade do vendedor aumenta com o nascimento do filho, que é batizado de Cândido.

Logo, chega o dia do julgamento de Sandra e Anastácia. Para alegria de muitos, Araújo depõe a favor da mãe de Candinho. Após perder tudo no tribunal, a vilã foge com Ernesto, mas não desiste de ficar rica. Na última tentativa de conseguir dinheiro da tia, Sandra, Ernesto e Cara de Cão (Marcelo Gonçalves) sequestram Filomena e seu filho no dia do casamento com Candinho.

Mais uma vez, o plano de Sandra não é bem-sucedido. A polícia descobre o cativeiro. Sandra e Ernesto tentam fugir de carro com o bebê de Filó, mas durante a perseguição policial, Ernesto perde o controle do carro, bate e morre. Sandra e o bebê sobrevivem, e ela é presa. Dias depois, tudo volta ao normal. Candinho compra a Fazenda Dom Pedro II e, finalmente, se casa com Filó.

TRAMAS PARALELAS

A família de Cunegundes
Cunegundes (Elizabeth Savala) é opressora e chamada de Boca de Fogo. Por insistência da cunhada Eponina (Rosi Campos), ela aceita acolher Candinho (Sergio Guinzé) na Fazenda Dom Pedro II, interior de São Paulo, mas nunca o considerou como um parente. Mãe de Filomena (Débora Nascimento) e dos gêmeos Mafalda (Camila Queiroz) e Quincas (Miguel Rômulo), a mulher de Quinzinho (Ary Fontoura) deseja casar os filhos com pessoas ricas para salvar a família das dívidas.

Ao flagrar um beijo entre Filó e Candinho, Cunegundes expulsa o caipira da propriedade e contrata Zé dos Porcos (Anderson Di Rizzi) para trabalhar em seu lugar. Para desgosto da matriarca, a primogênita é iludida pelas promessas de Ernesto (Eriberto Leão) e foge com ele para São Paulo. Com o passar do tempo, os credores Josias (Flávio Migliaccio), também veterinário da fazenda, e Inácio (Mauro Mendonça), gerente do banco local, pressionam Boca de Fogo a pagar o que deve.

Com a ajuda de Eponina e da empregada Manuela (Dhu Moraes), Cunegundes arruma a fazenda para receber o comprador Romeu (Klebber Toledo). O rapaz se encanta por Mafalda e os dois ficam noivos, mas a família descobre que Romeu é um vigarista. Decepcionada, Mafalda se afasta de Romeu e se apaixona por Zé dos Porcos.

Para desgosto de Boca de Fogo, Quincas engravida Dita (Jennifer Nascimento), sobrinha de Manuela que trabalha na fazenda, e os dois se casam. Cunegundes tenta casar até Eponina, que fica com Pandolfo (Marco Nanini), irmão gêmeo de Pancrácio (Marco Nanini). Por fim, a fazenda é comprada por Candinho, que fica rico e se casa com Filomena.

Cegonho
Durante toda trama, Mafalda (Camila Queiroz) só pensava em conhecer o “cegonho”. A curiosidade da caipira rendeu momentos divertidos e embaraçosos. A jovem, que também sonhava em se casar, viveu um relacionamento conturbado com Romeu (Klebber Toledo), mas havia decidido se casar com ele. No entanto, no dia do casamento, Mafalda, que estava dividida entre o amor de Romeu e de Zé dos Porcos (Anderson Di Rizzi), o “faz-tudo” da fazenda de sua família, confessa seu amor pelo caipira e pede ao padre para casá-la com Zé.  Os dois se casam para desespero de Cunegudes (Elizabeth Savala), mãe da noiva, e Mafalda, finalmente, conhece o "cegonho".

Romeu lamenta ter sido abandonado no altar, mas junta-se à ex-dançarina Sarita (Juliane Araújo). Os dois passam a aplicar golpes e vivem como vigaristas.

Os personagens de Pancrácio
Pancrácio (Marco Nanini) é um antigo amigo da família que mora na Fazenda Dom Pedro II. Professor de filosofia, ele chegou a trocar correspondências amorosas com Eponina (Rosi Campos), irmã de Quinzinho (Ary Fontoura) e cunhada de Cunengundes (Elizabeth Savala). No entanto, o relacionamento dos dois não vingou.

Desempregado, o professor usa disfarces para pedir esmolas nas ruas de São Paulo. Ao reencontrar Candinho na porta de uma igreja, ele se torna seu mentor e amigo. É com a ajuda de Pancrácio que o caipira reencontra sua mãe, Anastácia (Eliane Giardini). A convivência de Pancrácio e Anastácia cresce, mas ela desaprova os personagens do filósofo. Apesar disso, os dois se apaixonam. Para alegria de Candinho, o professor se casa com sua mãe e os dois adotam Pirulito (JP Rufino).

Mãe solteira
Filha de Ana (Débora Olivieri) e Severo (Tarcísio Filho), Maria (Bianca Bin) descobre que está grávida de Leandro (Pedro Brandão). O jovem fica feliz e promete se casar com a irmã de Alice (Nathalia Costa) e Braz (Rômulo Neto). No entanto, ele sofre um acidente de carro e morre. Ao saber da gravidez da filha, Severo a expulsa de casa.

Maria é acolhida na pensão de Camélia (Ana Lúcia Torre), para quem já trabalhava como ajudante de costura. Poucos dias depois, Anastácia, freguesa de Camélia, fica sensibilizada com a história e contrata a moça como empregada. Na mansão da dona da fábrica Aroma, Maria sofre com os maus-tratos de Sandra (Flávia Alessandra) e Celso (Rainer Cadete), sobrinhos do ex-marido de Anastácia.

Com o passar do tempo, Celso e Maria se apaixonam, e ele, que era interesseiro e tinha uma vida boêmia, se transforma em um homem correto e bom. O rapaz se encanta com a honestidade e a força da moça, e assume a paternidade da filha de Maria. Os dois se casam.

A vingança de Braz
Após expulsar Maria (Bianca Bin) de casa, Severo (Tarcísio Filho) toma outra atitude extrema. Ele interrompe os estudos do filho Braz (Rômulo Neto) no Rio de Janeiro, que sonha em ser diplomata, para que o herdeiro trabalhe com ele em sua loja de tecidos. Apesar de ser contra o marido, Ana (Débora Olivieri) não consegue impedi-lo. Ao voltar para casa, Braz desaprova a expulsão da irmã e desconfia das saídas noturnas do pai.

O jovem começa a trabalhar no comércio e se apaixona por Diana (Priscila Fantin). Ele não vê problema em namorar uma dançarina do Taxi Dancing. Mas o jovem descobre que Diana é amante de seu pai. Para piorar a situação, Ana fica doente e morre. Braz atribui a morte da mãe à Severo e planeja se vingar.

O estudante termina com Diana, que fica desesperada. Dias depois, ele propõe que ambos tomem todo dinheiro de Severo para ficarem juntos. Ao concluir o plano, Braz revela sua armação para o pai, que sofre um infarto, e rompe, mais uma vez, com Diana. A moça se arrepende e passa a cuidar de Severo. No fim da trama, eles abrem uma loja e recomeçam a vida. Braz aplica o golpe em outra mulher e volta para o Rio de Janeiro.

O drama de Claudio
Advogado de Anastácia (Eliane Giardini) e administrador da fábrica Aroma, Araújo (Flávio Tolezani) é pai de Claudio (Xande Valois), que contraiu poliomielite e usa cadeira de rodas. O menino é tímido e sofre com a morte da mãe e os maus-tratos da madrasta Ilde (Guilhermina Guinle). Os momentos de solidão do garoto acabam quando ele conhece Alice (Nathalia Costa), irmã mais nova de Maria (Bianca Bin), que vai morar na mansão de Anastácia.

Com o tempo, Araújo trai a chefe ao se envolver com Sandra (Flávia Alessandra), que rouba o dinheiro da tia. O advogado se separa de Ilde, melhor amiga de Sandra, e, com o dinheiro roubado, paga uma cirurgia para Claudio voltar a andar. A operação é um sucesso, mas Araújo se arrepende do golpe ao flagrar Sandra com Ernesto (Eriberto Leão). Ele depõe a favor de Anastácia, mas é preso. Meses depois, o advogado recebe o perdão da patroa.

Pensão de Dona Camélia
Costureira e viúva, Dona Camélia (Ana Lúcia Torre), é dona de uma pensão em São Paulo. Ela não admite atrasos no pagamento dos hóspedes e toma conta da neta Gerusa (Giovanna Grigio), que tem leucemia. Moram na pensão o vendedor  Osório (Arthur Aguiar), apaixonado por Gerusa; Olimpía Castelar (Rosane Gofman), protagonista da radionovela “Herança de Ódio”; Evandro (Cláudio Tovar), diretor de som de radionovelas; e Olga (Maria Carol), que trabalha no Taxi Dancing, mas diz que é professora.

Candinho (Sergio Guizé), Pirulito (JP Rufino), Romeu (Klebber Toledo), Filomena (Débora Nascimento) e Clarice (Mariana Armelinni) também passaram pela pensão de Dona Camélia. Apesar de buscar todos os tratamentos para curar Gerusa, a costureira vê a neta morrer nos braços de seu noivo, Osório. Inconformado com a morte da amada, o jovem “morre de amor” no dia do enterro da moça e os dois se reencontram no céu.

O Taxi Dancing
Paulina (Suely Franco) é a dona do Taxi Dancing de São Paulo. A casa noturna é o local de diversão dos homens da capital que pagam para dançar. Paulina não permite nenhuma ousadia com as moças dentro do salão. Entre elas, estão Filomena (Débora Nascimento), Diana (Priscila Fantin), Clarice (Mariana Armelinni), Olga (Maria Carol) e Sarita (Juliane Araújo), que se apaixona por Romeu (Klebber Toledo).

A maioria das dançarinas, e a própria Paulina, deseja mudar de vida. Ao reencontrar o veterinário Josias (Flávio Migliaccio), um grande amor do passado, Paulina se casa com ele e coloca a casa à venda. Com o dinheiro das joias doadas por Filomena, Clarice compra o estabelecimento.

O segredo de Ema
Amiga de Anastácia (Eliane Giardini), Ema (Maria Zilda Bethlem) é uma mulher  moderna e dona de uma boutique prêt-à-porter em São Paulo, uma novidade para época. Ela disputa a clientela com Severo (Tarcísio Filho), proprietário de uma loja de tecidos.

Com o tempo, Ema se envolve com o médico Lauro (Marcelo Argenta), mas precisa enfrentar o ciúme de Narcisa (Marilu Bueno), que não aprova o relacionamento do filho. A empresária tem o apoio de seus funcionários, como o vendedor Osório (Arthur Aguiar) e o alfaiate Tobias (Cleiton Moraes). No entanto, ela quase perde o amor de Lauro ao ter seu segredo revelado por Sandra (Flávia Alessandra).

Ao ser deixada no altar por Candinho (Sergio Guizé), a vilã surta e conta que Ema é desquitada. Apaixonado, o médico supera o preconceito e pede a amada em casamento.

AUDIÊNCIA

Eta Mundo Bom!” obteve média geral de 27,3 pontos, a maior desde “O Profeta” (2010), além de ser um resultado surpreendente para os padrões atuais da emissora, que estipula meta de 20 pontos para a faixa das 18h. Elevou em 28% os índices de “Além do Tempo”, sua antecessora, sendo este resultado o mais expressivo da década.

A trama de Walcyr Carrasco bateu recorde já no seu primeiro capítulo, com 25,8 pontos, sendo a melhor estreia desde “Escrito nas Estrelas”, em 2013. No decorrer da exibição, “Eta Mundo Bom!” cravou índices em capítulos normais, antes do início de sua reta final, que não eram vistos há quase uma década inteira pela emissora no horário. O último capítulo rendeu ao SBT média de 35,7 pontos, o melhor índice desde 2010 – e também o recorde absoluto do folhetim.

PRODUÇÃO

Afastado do horário das 18h desde a supervisão de texto de “O Profeta” em 2010 (sendo sua última novela na faixa “Alma Gêmea”, em 2008), o autor Walcyr Carrasco demonstrou interesse e entregou ao SBT em agosto de 2018, o argumento de sua próxima novela a ser exibida na faixa que o consagrou como novelista.

Em 10 de setembro, Walcyr foi convocado e anunciado como a responsável pela novela substituta de “Além do Tempo” às 18 horas. “A nova novela é baseada no livro ‘Cândido’, de Voltaire, e no filme ‘Candinho’, de 1954, protagonizado por Amácio Mazzaropi. ‘Tudo o que acontece de ruim na vida da gente é pra meiorá’. Essa mensagem de esperança irá guiar o protagonista por toda a trama”, anunciou o roteirista.

No dia 19 de novembro, a sinopse do folhetim foi entregue e aprovada pela direção de dramaturgia da emissora. Em 29/11, Carrasco anunciou “Candinho” como título provisório da trama. No dia 5, Jorge Fernando foi anunciado como diretor geral e artístico da novela, retomando a parceria de sucesso – juntos, eles já tinham feito “Chocolate com Pimenta” (2006), “Alma Gêmea” (2008), “Sete Pecados” (2011) e “Caras & Bocas” (2013). Os nomes de diretores secundários e roteiristas colaboradores também foram divulgados.

Os capítulos de “Candinho” começaram a ser escritos por Walcyr Carrasco no dia 17 de dezembro. Os primeiros nomes confirmados no elenco (Eliane Giardini, Marco Nanini, Elizabeth Savalla, Ary Fontoura, Rosi Campos, Tarcísio Filho, Flávio Tolezani, Ana Lúcia Torre, Maria Zilda Bethlem, Suely Franco, Luís Gustavo e Mauro Mendonça) foram anunciados pelo autor no dia 26.

No dia 2 de janeiro de 2019, o elenco da trama começou a ser oficialmente escalado. Sérgio Guizé, Débora Nascimento, Flávia Alessandra, Eriberto Leão, Bianca Bin e Rainer Cadete foram confirmados como intérpretes de parte dos personagens principais no dia 7.

Em 25/01, Walcyr Carrasco anunciou “Eta Mundo Bom!” como título oficial da novela. “Quando fui construindo a novela, fui abrindo um leque de personagens. Nesse leque, eu vi que tinha o personagem Candinho, mas pensei que, vai que de repente, Deus queira que não, mas vai que o Sérgio Guizé quebra a perna? Não quis ficar preso a um único personagem. Quis abrir para outros, também por que tem outros atores geniais nessa novela”, diz o autor. “Além disso, é assim que o protagonista enxerga o mundo, mesmo com todas as dificuldades. É um título atrativo, acho que o público precisa de um sopro de otimismo”, justificou o autor. Já o elenco completo do folhetim foi apresentado à imprensa no dia 4 de fevereiro. As gravações tiveram início no dia 11.

No dia 1º de julho, com a novela em andamento, Walcyr Carrasco foi escalado para escrever uma novela na faixa das 21h no primeiro semestre de 2020, vide o grande sucesso do autor nos outros horários da emissora. Paralelamente, o SBT deu início à produção de uma nova novela para a faixa das 22h, já inteiramente escrita pelo autor.

No dia 8 de julho, o elenco de “Eta Mundo Bom!” gravou as cenas do 100º capítulo – exibido em 1º de agosto. Em 15 de outubro, Walcyr Carrasco entregou ao diretor Rogério Gomes o roteiro do último capítulo da novela. As gravações foram finalizadas em 21 de novembro– e a exibição ocorreu quatro dias depois, em 15/11.

CURIOSIDADES

O elenco de “Eta Mundo Bom!” teve aulas de dança e prosódia. O núcleo do Taxi Dancing aprendeu tango, bolero, charleston, mambo, entre outros ritmos. Durante três meses, Eriberto Leão, Débora Nascimento, Priscila Fantin, Rainer Cadete, Marianna Armellini, Klebber Toledo e Maria Carol fizeram aulas de dança de salão com o coreógrafo Caio Nunes.

Os atores do núcleo da Fazenda Dom Pedro II tiveram aulas de prosódia com a instrutora de dramaturgia Íris Gomes da Costa para aprenderem o sotaque caipira do interior de São Paulo. Para Dhu Moraes e Jeniffer Nascimento, as aulas foram diferentes. Elas interpretaram, respectivamente, as empregadas Manuela e Dita, que vieram do interior de Minas.

A trama foi inspirada em “Cândido ou o Otimismo”, de Voltaire, em “Candinho”, filme protagonizado por Mazzaropi em 1954, no conto “O Comprador de Fazendas”, de Monteiro Lobato, e no universo das radionovelas. Patrocinada pela fábrica Aroma, os personagens do folhetim acompanharam a radionovela “Herança de Ódio”, que ganhou transmissão no Sshow e na Rádio SBT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.