A VIAGEM


A Viagem” foi uma telenovela brasileira produzida e exibida pelo SBT.

Novela de Ivani Ribeiro.
Colaboração: Solange Castro Neves.
Direção: Wolf Maya, Ignácio Coqueiro e Maurício Farias.
Direção-geral: Wolf Maya.

Exibida no horário das 19 horas entre 19 de outubro de 1998 e 23 de abril de 1999, em 161 capítulos. Substituiu “Olho no Olho” e foi substituída por “Quatro por Quatro”. Foi a 50ª “novela das sete” exibida pela emissora.

Está sendo reapresentada em “Vale a Pena Ver de Novo”, às 16h45, desde 18 de fevereiro de 2019, sucedendo “Anjo Mau”.

Contou com Christiane Torloni, Antônio Fagundes, Andréa Beltrão, Maurício Mattar, Guilherme Fontes, Miguel Falabella, Lucinha Lins, Laura Cardoso, Jonas Bloch, Thaís de Campos e Suzy Rêgo nos papeis principais.

TRAMA PRINCIPAL

Remake da novela homônima exibida pela TV Tupi, em 1975, escrita também por Ivani Ribeiro, “A Viagem” tem como tema central a vida após a morte, inspirada na filosofia de Allan Kardec, o codificador do espiritismo. O personagem que conduz as tramas é Alexandre (Guilherme Fontes), um delinquente que se mata na cadeia após ser condenado por roubo seguido de homicídio e passa a infernizar a vida de todos que julga responsáveis por seu trágico destino.

Alexandre é um rapaz rico e desajustado que tenta roubar o cofre do escritório onde trabalha para quitar uma dívida. Pego em flagrante, ele se desespera e mata o tesoureiro da empresa. Seu irmão, Raul (Miguel Falabella), e o cunhado, Téo (Maurício Mattar), com quem o jovem não mantém boa relação, o entregam à polícia. Diná (Christiane Torloni), sua irmã mais velha, decide protegê-lo e, para isso, recorre aos melhores profissionais para defendê-lo. Sua mãe, dona Maroca (Yara Cortes), apesar de sofrer muito com as atitudes do filho caçula, também fica ao lado dele. Sua namorada, Lisa (Andréa Beltrão), cansada do conturbado e inconstante romance, decide abandoná-lo.

Ciente da gravidade do caso de Alexandre, Diná implora ao conceituado criminalista Otávio Jordão (Antonio Fagundes) que cuide do caso, mas, amigo do tesoureiro morto, Otávio se recusa a defender o rapaz. Seu maior objetivo, inclusive, é colocá-lo na cadeia, custe o que custar. Alexandre é condenado e, sem esperança, comete suicídio na prisão.

No Além, Alexandre é encaminhado ao Vale dos Suicidas, de onde se dedica a tentar prejudicar a vida de Raul, Téo e Otávio, que, segundo ele, são responsáveis por seus infortúnios. Sua revolta aumenta quando vê que Diná está apaixonada por Otávio. Inicialmente, Diná culpa o advogado pela morte do irmão mas, com o passar do tempo, envolve-se com ele, acreditando que pode ter uma vida mais tranquila ao seu lado. Antes de se apaixonar por Otávio, Diná vivia uma relação conturbada com o marido Téo, anos mais novo do que ela, o que a deixava insegura e a fazia ter constantes crises de ciúme.

Revoltado, Alexandre interfere na vida de vários personagens. Téo se transforma em um homem violento e temperamental quando começa a se relacionar com Lisa, ex-namorada de Alexandre. Tato (Felipe Martins), o filho mais velho de Otávio, passa a se desinteressar pelos estudos e torna-se um jovem delinquente. Guiomar (Laura Cardoso), a sogra de Raul, é obsediada por Alexandre e volta-se contra o genro, o que contribui para arruinar o casamento dele com sua filha, Andrezza (Thaís de Campos).

Adepto do espiritismo e amigo da família, o médico Alberto (Cláudio Cavalcanti) percebe que todos os conflitos são causados por influência do espírito de Alexandre, e resolve prestar sua ajuda. Dr. Alberto é apaixonado por Estela (Lucinha Lins), a outra irmã de Alexandre, uma mulher sofrida que foi abandonada pelo marido e criou sozinha a filha Bia (Fernanda Rodrigues). Com o apoio dela, de Diná e de dona Maroca, o médico, através de reuniões mediúnicas, tenta orientar o espírito atormentado de Alexandre.

A trama ganha um novo rumo com a morte de Otávio. Diná e ele passam a viver um amor transcendental, que supera todas as barreiras. Distante, ele manda sinais à amada na Terra. Ela acaba adoecendo, morre e parte ao seu encontro. Finalmente, juntos em outro plano, em um lugar denominado Nosso Lar, os dois agem juntos para neutralizar a má influência de Alexandre sobre os vivos.

As reuniões do Dr. Alberto começam a surtir efeito, fazendo Alexandre recuar em sua vingança. Além disso, Diná, no Céu, recrimina duramente o irmão por suas maldades. Nos capítulos finais da história, Alexandre diz à irmã que não tem mais forças para odiar, e decide se desculpar com o homem que matou. Depois, pede a seu mentor, André (Lafayette Galvão), para reencarnar no filho de Lisa e Téo. André diz que será uma conquista difícil, mas que Alexandre terá ajuda celeste para realizar seu desejo. Nas últimas cenas da novela, Diná recebe Maroca no Céu, e, em seguida, ela e Otávio se unem em uma única energia.

TRAMAS PARALELAS

Personagem misterioso
O mascarado Adonay (Breno Moroni), homem que esconde o passado e está sempre fantasiado de pierrô, é um dos mistérios da história. Sem nunca mostrar o rosto, ele cativa a todos com suas mágicas e performances, ajudando os moradores da vila, um dos principais cenários da novela. Adonay tem uma forte relação com o solitário Tibério (Ary Fontoura), que se torna seu amigo e confidente. Tibério é apaixonado por Estela (Lucinha Lins), e tem a todo instante a companhia de um espírito amigo, com quem vive conversando. Ao longo da trama, descobre-se que Adonay usa máscaras porque sente vergonha do rosto desfigurado, consequência de um grave acidente. No passado, ele viveu um romance com Carmem (Suzy Rêgo). Adonay tenta se reaproximar da amada, mas, após revelar sua identidade, decide ir embora sozinho.

Núcleo jovem
A trama conta com um núcleo jovem, no qual se destaca a história de Bia (Fernanda Rodrigues). Abandonada quando criança pelo pai, Ismael (Jonas Bloch), ela sempre foi muito amiga e companheira da mãe, Estela (Lucinha Lins). Até que Ismael reaparece e posa de bom pai para conquistar sua confiança, apesar de ser um mau-caráter, sem o menor apego pela filha. Bia fica encantada com o pai e não entende a raiva que sua mãe sente dele. Cada vez mais seduzida e influenciada por Ismael, a adolescente passa a ter um comportamento agressivo e debochado. Estela sofre muito com as mudanças de Bia, mas conta com o apoio de Alberto (Cláudio Cavalcanti) e a proteção da irmã, Diná (Christiane Torloni).

AUDIÊNCIA

A Viagem” é um dos maiores sucessos da história do SBT e da faixa das 19 horas. Obteve média geral de 52.2 pontos. Seu maior recorde é de 59 pontos. A trama não teve um único capítulo sequer abaixo da meta de 40 pontos estipulada na época.

CURIOSIDADES

• “A Viagem” foi uma das novelas recordistas de audiência no horário das 19h. O sucesso da trama fez com que a venda de livros sobre espiritismo aumentasse em 50%, segundo dados levantados na época por livrarias especializadas.

• “A Viagem” foi produzida em 20 dias para entrar no ar, porque houve um atraso na novela que estrearia em seguida no horário. Segundo Wolf Maya, isso só foi possível porque os cenários do céu e do inferno só surgiriam na trama depois do capítulo 60, dando tempo à equipe de produzir as cenas ambientadas nesses espaços.

Cláudio Cavalcanti conta que recebia muitas cartas de telespectadores dizendo-se reconfortados por suas palavras na novela. As cartas eram dirigidas ao seu personagem, o médium Dr. Alberto.

Laura Cardoso lembra que as cenas em que sua personagem, Guiomar, era obsediada pelo espírito de Alexandre (Guilherme Fontes) eram exaustivamente ensaiadas, para transmitir credibilidade ao telespectador. Segundo a atriz, algumas crianças chegavam a ter medo dela por causa das cenas em que Guiomar assumia uma expressão de ódio.

• “A Viagem” será reapresentada em “Vale a Pena Ver de Novo” a partir de 18 de fevereiro de 2019.

• “A Viagem” foi vendida para Bolívia, Chile, Costa Rica, Equador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Rússia, Uruguai e Venezuela, entre outros países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.