terça-feira, 18 de dezembro de 2007

FIM DO MISTÉRIO: Paola Bracho morre em “A Usurpadora”

Comandadas pela diretora Beatriz Sheridán, as cenas do acidente de Paola Bracho foram gravadas em várias etapas durante toda a tarde do dia 3 de dezembro. Foram realizadas tomadas aeres e térreas do acidente em uma estrada pouco movimentada no litoral de São Paulo. As sequências também contaram com Azela Robinson, que em determinado momento, é arremessada do carro durante o capotamento.

O autor de “A Usurpadora”, Carlos Romero, escreveu e entregou o capítulo 97 no dia 21 de novembro. Segundo ele, desde o início do projeto, a morte de Paola estava certa.

“A morte da Paola Bracho estava na sinopse que entreguei somente ao diretor de dramaturgia da emissora. Só ele e eu sabíamos que isso, eventualmente, iria acontecer na reta final da trama. Na segunda quinzena de março, procurei novamente a Beatriz Sheridan, e o Salvador Alejandre, para dizer que assim como em ‘Marimar’, o final da vilã seria apresentado uma semana antes do final da novela”, revela.

O autor reforça a ideia de que a novela não fica sem foco após a morte de Paola – que ocorre mesmo apenas na última cena do capítulo 99 –, e que os 8 capítulos após a tragédia marcam, de certa forma, o início prematuro de uma “nova novela”.

“Quando a Angélica morreu em ‘Marimar’, todo mundo se preocupou que ficaríamos sem antagonista, o que não ocorreu lá. Em ‘A Usurpadora’, espero que essa preocupação nem ao menos exista. Embora Paola seja a nossa antagonista principal, a novela tem uma junção de outros vilões. Dentre eles, o mais forte ali pra carregar a novela ao final é o Willy. Ele já se mostrou ser sem limites, quando atirou em Carlos Daniel. Nos últimos capítulos, uma nova vilã vai aparecer, apenas pra balançar um pouco as coisas na família Bracho. ‘A Usurpadora’ termina mesmo no capítulo 102. Os 3 restantes são uma história nova”, diz.

“Ao contrário da morte da Angélica, não existe poesia no desfecho da Paola. Ela era má, mas não tinha matado ninguém ou algo do tipo. Isso ocorre em um descuido, em um momento de fúria e desespero. É o momento pra ela acordar e tentar buscar redenção, antes que seja tarde demais”, completa o autor.

Gabriela Spanic comentou sobre o fim da personagem:

“Carlos Romero me contou há mais de um mês. Me convidou para jantar e então revelou seus planos para a Paola, e se eu concordava. Acho que ele faz isso com todas as intérpretes de vilãs de suas novelas. Paola foi um desafio na minha carreira, e confesso que fiquei desapontada por ter que me despedir da personagem um tanto mais cedo. Mas não quis opinar, é a novela dele, a obra dele. Se ele acha que esse é o fim adequado pra ela, eu tenho que ir lá e fazer do jeito que ele escrever. Fiquei satisfeita, ao mesmo tempo”, disse.

Já Azela Robinson adicionou: “Foi minha primeira cena assim durante toda minha carreira. E ainda na minha primeira novela. Só fiquei sabendo da morte da Paola quando li o roteiro, já que Elvira está presente. Foi difícil de gravar, verdade, mas o resultado final é satisfatório”.

Confira como acontecerá a morte da vilã:

Chocada com os planos e atrocidades da vilã Paola (Gabriela Spanic), a enfermeira Elvira (Azela Robinson) decide pôr fim à parceria de mentiras com a megera. A jovem procura a Vovó Piedade (Libertad Lamarque) e revela que Paola nunca esteve inválida, enganando toda a família Bracho durante todo esse tempo. O que Elvira não esperava, é que Paola estaria ouvindo toda sua conversa atrás da porta.

No dia seguinte, Elvira decide contar à patroa que não vai mais ser sua família. Já Paola, sínica, fingindo que não sabe de nada, convida a enfermeira para um passeio e sequestra, afastando-se da cidade, enfurecida por ter sido traída e jurando se vingar. Desesperada, Elvira tenta fazer com que Paola pare o carro e agarra o volante, fazendo a vilã perder o controle. Em uma curva, o carro cai de uma serra e arremessa a enfermeira para fora, que morre na hora. Paola cai desacordada próxima ao carro, severamente machucada, e o carro explode.

O processo da morte de Paola dura os dois capítulos seguintes, quando ela percebe as crueldades que fez contra a família Bracho e se arrepende. Seu último suspiro ocorre na última cena do capítulo 99.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.