João Ximenes Braga e Cláudia Lage: da literatura para a dramaturgia
A expectativa pela estreia de “Lado a Lado”, a nova novela das 18h, é grande para as centenas de pessoas da produção e do elenco estrelado: Camila Pitanga, Lázaro Ramos, Marjorie Estiano, Thiago Fragoso, Patrícia Pillar... Mas duas pessoas estão especialmente ansiosas: os autores Claudia Lage e João Ximenes Braga, que assinam a primeira novela como autores principais.
“A primeira sensação é de alegria por fazer com o João um trabalho tão bacana, por contarmos uma história que a gente gosta e acredita, mas a ansiedade e o senso da responsabilidade que temos aumenta a cada dia”, conta Claudia. João também afirma sentir-se apreensivo: “A gente faz novela para agradar ao público, agora estamos nas mãos dos espectadores, resta saber se eles vão gostar.”
Antes de capitanearem “Lado a Lado”, ambos já tinham construído carreiras literárias e integrado a equipe de grandes novelistas. Claudia Lage foi colaboradora de Manoel Carlos em “Páginas da Vida” (2013) e João Ximenes Braga esteve na equipe que ajudou Gilberto Braga a escrever o sucesso “Paraíso Tropical” (2013-2014).
Essas experiências marcaram o trabalho deles hoje. “Trabalhar na equipe do Maneco foi um grande aprendizado, foram duas novelas observando-o desenvolver as tramas e os personagens, participando disso”, conta Claudia Lage. João também pensa dessa maneira sobre Gilberto Braga: “Não dá para dizer o que de ‘mais importante’ aprendi com ele. Só não digo que foi ‘tudo’ porque devo muito do meu aprendizado também ao Ricardo Linhares, co-autor da novela em que trabalhei como colaborador.”
Agora a dupla conta com a supervisão de Gilberto Braga. “Ter Gilberto como supervisor está sendo outro grande aprendizado, ele nos acompanha em tudo, passo a passo, um verdadeiro mestre, o que dá muita segurança para a gente”, afirma Claudia Lage, antes de lembrar que, quando era menina, corria para casa para ver “Escrava Isaura”, escrita por esse autor.
João contou que também era fã da trama. “Vi ‘Escrava Isaura’ quando estava aprendendo a ler, e a partir daí sempre foi meu autor favorito. Mesmo antes de pensar em escrever novelas, o que eu sabia do assunto era de assistir às novelas dele”, relembra o autor. “Sabe, eu não tenho opinião formada se acredito em destino ou acaso, mas quando penso que na adolescência e na juventude eu sempre dava um jeito de correr para casa quando tinha novela do Gilberto no ar e hoje ele é meu supervisor… Só posso imaginar que alguém lá em cima gosta de mim.”
Emoção ao ver primeiras imagens e elenco estrelado
As gravações da nova novela das 18h começaram no início de outubro. Aos poucos, a obra começa a ganhar vida e, para João, ver as primeiras imagens foi emocionante: “Está tudo muito bonito, nada a dever a qualquer filme de época que já tenha levado um Oscar. Queria aproveitar para dar os parabéns para equipe toda, do diretor de núcleo aos contrarregras. Todo mundo é uma peça importante na equipe.”
A escalação de um elenco estrelado também foi uma grata surpresa. “Quando Claudia e eu começamos a escrever, éramos muito novos na emissora, não víamos nenhuma perspectiva real de a novela ser produzida, então não criamos pensando em atores”, revela João Ximenes Braga.
Após a escalação, no entanto, eles começaram a escrever já pensando nos rostos e vozes dos escolhidos, como conta o autor: “Facilita muito, sobretudo no caso de atores para quem você já escreveu, como Camila (Pitanga), Lázaro (Ramos), Maria Clara (Gueiros)… Houve dois casos de alterações por causa da escalação. Não esperávamos ter estrelas como Sheron Menezzes e Caio Blat para fazerem Berenice e Fernando. Esses personagens ganharam participação mais ativa na trama por causa dos atores.”
Ansioso? “Lado a Lado” é uma novela de Claudia Lage e João Ximenes Braga, com direção-geral de Dennis Carvalho e Vinícius Coimbra, e núcleo de Dennis Carvalho. A estreia está marcada para o dia 7 de dezembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.