O SBT confirma que a próxima novela das 22h da emissora, com autoria de Ricardo Linhares, será um remake de “Saramandaia”, novela originalmente escrita por Dias Gomes e exibida entre 3 de maio e 31 de dezembro de 1976, em 160 capítulos. A aprovação vem após análise da sinopse, entregue há dez dias pelo autor.
“A primeira novela era atemporal, mas esta será fincada nos dias de hoje – os personagens têm celular, tablet, usam internet e tudo o mais. É um grande desafio para o realismo fantástico”, afirma o autor. E adiciona: “A novela original trazia uma metáfora da ditadura, que não caberia mais usar. Mas hoje em dia temos outro tipo de ditadura: a da intolerância às diferenças e a dificuldade de aceitar comportamentos fora dos padrões. O plebiscito para a mudança do nome é uma metáfora para o começo de um novo tempo”, finaliza.
Em “Saramandaia” (1976), Dias Gomes experimentou uma nova linguagem na teledramaturgia: o realismo fantástico. Os habitantes do fictício vilarejo de Bole-Bole estão mobilizados em torno de um plebiscito para a troca do nome da cidade para Saramandaia. Duas facções promovem uma intensa campanha. O coronel Zico Rosado (Castro Gonzaga) lidera os “tradicionalistas”, usando justificativas históricas para a conservação do nome original. Os “mudancistas”, liderados pelo coronel Tenório Tavares (Sebastião Vasconcelos), têm o apoio do vereador João Gibão (Juca de Oliveira), autor do projeto: eles alegam vergonha do nome Bole-Bole, relacionado a um episódio ocorrido com D. Pedro II na cidade.
Inspirado no realismo fantástico, Dias Gomes apresentou um painel de personagens exóticos para, por meio da ficção, abordar questões políticas, culturais e socioeconômicas, transformando a cidade fictícia da novela em um microcosmo do Brasil. O coronel Zico Rosado põe formigas pelo nariz; Dona Redonda (Wilza Carla) explode de tanto comer; a sensual Marcina (Sônia Braga) provoca queimaduras com o calor do corpo; o professor Aristóbulo Camargo (Ary Fontoura) se transforma em lobisomem nas noites de quinta-feira. Além disso, sob a aparente corcunda, o pacato João Gibão esconde um par de asas.
A nova versão de “Saramandaia” deve estrear em janeiro de 2019.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.