quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Fernanda Montenegro será mulher forte e autoritária em “Saramandaia”


O autor Ricardo Linhares divulgou hoje os primeiros nomes confirmados no elenco de “Saramandaia”, próxima novela das 22h do SBT. Confira:

VERA HOLTZ como DONA REDONDA. Evangelina ganhou o apelido de Dona Redonda por causa de suas formas avantajadas. Come com prazer e sem culpa e já quebrou a balança da farmácia de Seu Cazuza (Marcos Palmeiras) por causa do excesso de peso. Apaixonada pelo marido Encolheu, troca carinhos com ele em qualquer lugar. Sua filha Bia recebe a mesma atenção que seu estimado cachorrinho Pingo. É bolebolense ferrenha, futriqueira e intolerante. Caçoa da corcunda de João Gibão e fica com raiva do vereador quando ele pede para ela emagrecer. João tem uma visão em que Dona Redonda explode.

MARCOS PALMEIRA como SEU CAZUZA, bolebolense, ferrenho e metódico, é o dono da única farmácia da cidade. Casado com Maria Aparadeira, é pai de Marcina. Para desgosto de seus pais, a moça é saramandista e namora João Gibão. Seu Cazuza tem uma peculiaridade. Bota o coração pela boca quando se exalta nas discussões. Quase sempre consegue engoli-lo, mas, no início da novela, é dado como morto porque o órgão volta para o lado errado do peito. No velório, o caixão cai e, com o tranco, o coração de Seu Cazuza volta ao lugar e ele revive. O dono da farmácia é apaixonado pela mulher, Aparadeira, mas eles sempre discutem por causa do lado fofoqueiro dela.

FERNANDA MONTENEGRO como CANDINHA, forte e autoritária, a matriarca dos Rosado perdeu o marido para a guerra com os Vilar e passou a comandar a família depois de ficar viúva. Apesar de mais velha, e de andar pela casa conversando e jogando milho às galinhas imaginárias, ainda é vista como líder. Conselheira do filho, Zico Rosado, sabe tudo o que acontece a sua volta. Não esqueceu do amor da juventude, Tibério Vilar (Tarcísio Meira) e guarda uma foto dele escondida no inseparável colar. Sente um grande afeto pela neta Stela.

TARCÍSIO MEIRA como TIBÉRIO VILAR, patriarca dos Vilar, manteve a rixa que seus antepassados tinham com a família Rosado. O pai de Vitória foi um homem violento e prepotente, mas hoje passa os dias em casa, sentado em uma poltrona. De tanto ficar imóvel, criou raízes. Fala pouco, cochila muito e se prende às lembranças do passado. Na juventude, foi apaixonado por Candinha (Fernanda Montenegro) e prometeu buscá-la para fugirem juntos. Nenhum dos dois esqueceu da promessa e essa possibilidade os mantém conectados. A volta da filha Vitória, que morou em São Paulo por 30 anos, lhe dá um novo alento. Tibério fica mais ativo e animado com a politização dos netos Zélia e Pedro. Os dois são líderes do movimento que quer mudar o nome da cidade para Saramandaia.

RENATA SORRAH como LEOCÁDIA VIANA, mãe de João Gibão e Lua, criou os filhos com dificuldade, simplicidade e amor. É artesã, faz trabalhos em renda e couro, como os gibões que João usa. Leocádia é a única que sabe que ele tem asas. Ela usa uma grande tesoura de costura para aparar as asas que o filho esconde. Ao mesmo tempo que corta as penas, tenta fazê-lo entender que ser diferente não é motivo de vergonha. Vira grande amiga e confidente de Vitória Vilar, que sofre por ter um caso com Zico Rosado.

ARACY BALABANIAN como DONA PUPU, senhora risonha, divertida e meio avoada, é mãe de Aristóbulo e o chama até hoje de “neném” – afinal, é o oitavo filho, o único homem depois de sete mulheres. Encanta-se por Risoleta e torce para que ela conquiste o filho. Sai pouco de casa desde que seu marido Belisário foi esquartejado em uma guerra. A cabeça do amado, que tem vida própria e fica em uma redoma de vidro em cima da mesa, lhe faz companhia.

As escalações do elenco começam na segunda-feira, dia 17 de setembro. Já as gravações estão marcadas para iniciar em 5 de novembro.

Baseada na obra original de Dias Gomes, “Saramandaia” é uma novela de Ricardo Linhares, com direção-geral de Denise Saraceni e Fabrício Mamberti, e direção artística de Denise Saraceni. A estreia está prevista para janeiro de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.