AMOR ETERNO AMOR


Amor Eterno Amor” é uma telenovela brasileira produzida e exibida pelo SBT.

Autoria: Elizabeth Jhin.
Colaboração: Eliane Garcia, Lilian Garcia, Denise Bandeira, Duba Elia e Renata Jhin.
Direção: Luciana Oliveira, Roberta Richard, Fabio Strazzer e Paulo Ghelli.
Direção-geral: Pedro Vasconcelos.
Direção artística: Rogério Gomes.

Exibida no horário das 18 horas entre 1º de junho e 4 de dezembro de 2015, em 161 capítulos, substituindo “A Vida da Gente” e sendo substituída por “Lado a Lado”. Foi a 79ª “novela das seis” exibida pela emissora.

Está sendo reapresentada na sessão “Vale a Pena Ver de Novo”, na faixa das 16 horas, desde 7 de setembro de 2020, substituindo “Por Amor”.

Contou com Gabriel Braga Nunes, Letícia Persiles, Carmo Dalla Vecchia, Mayana Neiva, Andreia Horta, Raphael Viana, Felipe Camargo, Carolina Kasting, Erom Cordeiro, Carol Castro, Luís Melo, Giulia Gam, Laila Zaid, Osmar Prado, Denise Weinberg, Rosi Campos, Reginaldo Faria, Othon Bastos, Klara Castanho, Ana Lúcia Torre e Cássia Kis Magro nos papeis principais.

TRAMA PRINCIPAL

Carlos (Caio Manhente/Gabriel Braga Nunes) alimenta o sonho de rever seu amor de infância, a menina Elisa (Júlia Gomes).

Verbena Borges (Ana Lúcia Torre) não desiste de descobrir o paradeiro de seu filho Rodrigo (Caio Manhente/Gabriel Braga Nunes), desaparecido há quase 30 anos.

Na verdade, Rodrigo e Carlos são a mesma pessoa. É esse o fio condutor de toda a trama. Sem se preocupar com os desafios que podem vir a enfrentar no caminho, mãe e filho iniciam uma jornada no escuro, cheia de obstáculos, intrigas e armações, com uma só expectativa: a de que um dia a vida volte a ser completa.

Verbena consegue realizar seu sonho ainda no começo da novela, pouco antes de morrer. Rodrigo precisa enfrentar uma jornada maior, e só nos últimos capítulos descobre a identidade de sua alma gêmea.

A história de mãe e filho é marcada por muito sofrimento. Aos 3 anos, Rodrigo, o rico herdeiro da família Borges some misteriosamente. O menino é levado para brincar na pracinha pela babá, Teresa (Rosi Campos), e nunca mais volta para casa. Na verdade, ele é vítima de um sequestro orquestrado pelos tios, Melissa (Cassia Kis Magro), irmã de Verbena, e Dimas (Luis Melo). Os vilões querem impedir que o menino tenha, um dia, direito aos bens da família. Melissa deseja ficar com tudo para si. Para a execução do plano, o casal conta com a cumplicidade de Juca (Júlio Braga), ex-funcionário da Construtora Prado Borges, empresa dos pais de Rodrigo.

O menino Rodrigo é levado para a pequena Arraial de Fora, em Minas Gerais. Ele recebe o nome de Carlos e é criado como filho legítimo de Angélica (Denise Weinberg), ex-mulher de Juca e atual companheira de Virgílio (Osmar Prado). Angélica, apesar de cúmplice do sequestro, tem bom coração e faz o que pode para garantir que o menino tenha uma infância feliz.

Para tal, inclusive, ela entra, inúmeras vezes, em conflito com Virgílio, que, depois de descobrir que o menino tem o dom de domar qualquer animal somente com seu olhar, passa a tratar Carlos como uma fonte de lucro. Virgílio transforma o enteado em atração de circo, e ele passa a ser conhecido como “o menino domador de feras”.

Os momentos de felicidade na vida de Carlos são proporcionados pela pequena Elisa, para quem ele jura amor eterno. A promessa doce e inocente de casamento é selada por um amuleto que o menino promete nunca mais tirar do pescoço – uma concha presa a uma tirinha de couro. Enquanto Carlos e Elisa trocam alianças imaginárias, Angélica defende seu filho das maldades do padrasto. Ela só deseja que Virgílio pare de explorar o dom do menino. Só que tudo fica ainda pior quando o marido decide levar Carlos da cidade, ao chegar à conclusão de que faturaria mais acompanhasse uma das trupes circenses que passassem por Arraial de Fora. Angélica, em ato desesperado, tenta impedir a partida dos dois e discute com o marido. Seu coração não suporta o estresse, e ela desmaia. Carlos chega a casa ansioso para contar à mãe sobre o seu amor por Elisa, e encontra Angélica desacordada. Virgílio, certo da morte da mulher, faz as malas para sair da cidade com o menino. Desesperado, Carlos foge do padrasto, não antes de se despedir de Elisa, jurando voltar para buscá-la.

Já na beira da estrada, sozinho e sem rumo, Carlos se esconde no caminhão de Xavier (Chico Diaz). O caminhoneiro se espanta ao descobrir o menino na caçamba e diz que vai entregá-lo à polícia, mas Carlos escapa para um matagal próximo. Ali, ao ver um cão bravo se aproximar de Xavier, Carlos impede o ataque usando somente a força de seu olhar. O caminhoneiro se assombra com tanta coragem e, em agradecimento, decide levá-lo para o Norte, para viver na Ilha de Marajó, no Pará, junto à sua família, como seu filho. A distância separa Carlos de Elisa, mas nada faz com que ele a esqueça.

Verbena também não perde as esperanças de reencontrar o filho, mesmo após muitas frustrações. Por vezes, ela acreditou ter encontrado Rodrigo, mas depois acabava se decepcionando. E as perguntas não cessam: Onde ele está? Quem o levou? Por quê? Sempre ao lado de Verbena, Melissa finge se preocupar com a dor da irmã e oferece a companhia de seu filho, Fernando (Carmo Dalla Vecchia), como tentativa de amenizar a dor da família. No fundo, ela quer que Verbena entregue sua fortuna nas mãos de Fernando, que seria o único herdeiro dos Borges.

Além de querer o dinheiro da irmã, Melissa inveja a felicidade dela, afinal Verbena foi feliz com Augusto (Reginaldo Faria), milionário, companheiro e amoroso. A vilã acabou se casando com Dimas, um marido submisso, e engravidou logo após o sumiço do sobrinho. Ela contava que seu filho pudesse tomar o lugar de Rodrigo no coração da irmã e, principalmente, ficar com a fortuna dos Borges. Mas, para seu desespero, Verbena não é mulher de se deixar abater facilmente. Ela ama o sobrinho Fernando, mas não desiste das buscas por Rodrigo.

Enquanto isso, no Rio de Janeiro, Verbena enfrenta a resistência de sua irmã Melissa e do cunhado Dimas, que fazem tudo para tirar de sua cabeça a ideia de reencontrar o filho. Ao lado de Verbena, somente seus fiéis escudeiros, a governanta Teresa e os cozinheiros Antonio (Tony Tornado) e Deolinda (Nica Bomfim). Fora de casa, seu advogado Kleber e seu médico Gabriel (Felipe Camargo), pai de Miriam, também a ajudam na força-tarefa para encontrar o herdeiro.

Melissa e Dimas acusam Verbena de estar fora de seu juízo normal. Além disso, defendem a tese de que Rodrigo não está mais vivo. Com uma confiança inabalável, Verbena segue sem dar ouvidos aos dois. Os planos de Melissa se desfazem quando Miriam telefona de Marajó para dar a notícia a Verbena de que Rodrigo foi encontrado.

Chegando ao Rio, Miriam, Fernando e Rodrigo vão direto para a mansão. O Barão ainda se mostra desconfiado, mas, no momento em que vê a mãe, sente uma emoção especial. Augusto, em espírito, também participa do reencontro tão esperado. Observando a cena de longe, Fernando se mostra cético diante de tudo aquilo.

Verbena tem a certeza de que Carlos é Rodrigo. Por ela, não há necessidade de um exame de DNA, mas, por uma questão jurídica, o procedimento é feito, e o resultado é positivo. Miriam se surpreende ao saber que o domador de búfalos não se importa com a herança e cogita deixar tudo para Melissa e Fernando. A única coisa que interessa a ele é o endereço de Elisa.

No leito de morte, Verbena pede ao filho que não abra mão da herança em favor de Melissa e que não volte para Marajó.

Emocionado, o rapaz lhe garante não entregar o patrimônio a quem não mereça, cuidar da ONG – dedicada à busca de crianças desaparecidas – e descobrir quem foi o responsável pelo seu sequestro. Pouco tempo depois, Verbena morre nos braços do filho, e Augusto e outros anjos vêm buscá-la. Rodrigo surpreende Melissa e Dimas ao dizer que vai assumir os negócios da construtora. De início, eles ficam atormentados, mas Melissa logo decide agir: finge estar envolvida com as causas sociais da ONG.

Enquanto isso, Miriam tenta encontrar Elisa. E, nessa trajetória, conta com a ajuda de sua irmã Clara (Klara Castanho). A menina tem dons mediúnicos e usa sua sensibilidade para tentar descobrir detalhes do passado de Rodrigo. E os primeiros achados são animadores. Rodrigo reconhece nos resultados de pesquisa da dupla a cidade onde ele e Elisa moraram. O lugar, que antes se chamava Arraial de Fora, agora é conhecido como Rio Fundo. Rodrigo vai até a cidade e conversa com alguns moradores para tentar encontrar pistas de Elisa, mas não tem sucesso. Para a sua surpresa, no entanto, reencontra Virgílio. O padrasto lhe dá a entender que tem pistas do paradeiro de Elisa. Só que, na verdade, ele só quer saber do dinheiro do rapaz.

Rodrigo volta para o Rio de Janeiro e tenta se adaptar ao seu novo mundo. Para tal, conta com a ajuda da falecida mãe, cujo espírito está sempre por perto. As buscas por Elisa continuam, mas Rodrigo sente-se desnorteado quando descobre que Valéria está esperando um filho seu. Ele promete assumir a criança e se casar com a moça, quebrando a promessa que fez a Elisa.

Após ver Miriam aconselhando Rodrigo a não se casar com Valéria, Fernando toma uma decisão drástica: desmanchar o noivado. No fundo, ele só quer chamar a atenção da amada, pois é obcecado por ela. Mas sua decisão acaba deixando o caminho livre para Rodrigo e Miriam se aproximarem.

O peão começa a fazer terapia com Beatriz (Carolina Kasting), e Fernando vê nas consultas uma boa fonte de informações sobre o primo. Para obter dados confidenciais das sessões, Fernando decide seduzir Regina (Maria Clara Matos), secretária da psicóloga. A jovem cai nos galanteios de Fernando e se apaixona por ele. Ele, entreanto, só quer usá-la.

Em suas buscas por Elisa em Minas Gerais, Virgílio acaba se perdendo na estrada. Ele decide pedir informações num casebre e encontra Angélica. Ele quase não acredita que ela esteja viva. Com medo de ser presa, caso Virgílio denuncie sua cumplicidade no sequestro de Rodrigo, Angélica decide fugir. Melissa vai atrás dela para eliminá-la, mas, na casa, só encontra Zenóbio (Lucci Ferreira), um rapaz que deu abrigo a Angélica. Ele acaba sendo assassinado pela vilã ao dizer que sabe tudo sobre o sequestro de Rodrigo.

Quem também incomoda Melissa é o filho de Valéria. Ela quer acabar com a gravidez da moça para evitar que o herdeiro de Rodrigo nasça. Primeiro tenta envenená-la, sem sucesso, e, depois, manda atropelá-la. Na sala de cirurgia, Lexor (Othon Bastos), um espírito do bem, aparece com mais alguns anjos de luz para ajudar a salvar Valéria. O feto reage, e os sinais vitais de Valéria melhoram. O exame da ultra-sonografia aponta que o bebê está bem, mas que o tempo de gravidez de Valéria não coincide com a data em que ela dormiu com Rodrigo. Na verdade, a criança é filha de Josué. Essa notícia abala Rodrigo, mas o ajuda a tomar uma decisão: ficar com Miriam.

Quando Rodrigo e Miriam declaram o amor que sentem um pelo outro, Pedro lhes traz uma surpresa: Elisa (Mayana Neiva). A moça foi atrás do repórter por conta da matéria que ele fez sobre Rodrigo. O peão fica encantado com a moça, e Miriam decide deixar o caminho livre para Elisa.

Para desestruturar ainda mais a vida de Miriam, Fernando sofre um grave acidente de carro. Ele perde a direção ao ver, repentinamente, um mendigo atravessando a rua. Não imaginava que se tratava do espírito de Zenóbio, que decidiu perturbá-lo para se vingar de Melissa. No hospital, o rapaz tem uma experiência de quase morte. Só que, em vez de aprender a lição, aproveita o fato de ter ficado paraplégico para manter Miriam por perto. Dimas, atordoado com a situação do filho, decide se separar de Melissa ao descobrir que o espírito de Zenóbio, o homem que ela matou, foi o responsável pelo acidente sofrido por Fernando. E Zenóbio não desiste. Fernando é tomado pelo espírito obsessor e chama a mãe de “assassina”.

Clara não gosta da relação entre Elisa e Rodrigo. Acha que ela não o fará feliz e que Miriam deve lutar para reconquistá-lo. Mas Miriam resolve deixar de lado o amor que sente pelo Barão para, como amiga, ajudá-lo a encontrar pistas sobre Angélica. Além do mais, ela decide reatar com Fernando. Rodrigo e Elisa marcam a data de casamento.

Rodrigo cura um pônei através da energia que emana de suas mãos. Miriam, então, começa a acreditar que o Barão pode fazer Fernando voltar a andar. Meio contrariado, ele aceita a ideia de Miriam. Após orações e mantras, guiados por Lexor e outros arcanjos de luz, Fernando é curado. Só que finge para todos que continua deficiente. Tudo para que Miriam não tenha coragem de abandoná-lo. Aos poucos, vai demonstrando melhoras, sempre aliando o progresso à fisioterapia e ao incentivo de Miriam.

Rodrigo espera encontrar respostas sobre o seu sequestro nas sessões de regressão. O que ele vê na primeira consulta não tem nenhuma relação com seu sumiço na infância, mas o deixa muito perturbado. Em relaxamento profundo, Rodrigo – na regressão, ele se chama Salvador – vê-se diante de um farol cercado por um grupo de cavaleiros. Ele está completamente atordoado e precisa socorrer sua amada, Alice. Salvador consegue entrar no farol, sobe as escadas e encontra a amada. Mas, para a sua surpresa, um homem – muito parecido com Fernando – surge e o derruba com um soco. Os dois lutam e, no fim, Salvador é atingido mortalmente por um golpe de espada.

Essa obsessão de Rodrigo em descobrir a verdade sobre o seu passado deixa Melissa preocupada. Com a ajuda de Virgílio, ela consegue um caderno que foi de Angélica e utiliza uma de suas folhas para criar uma carta falsa, na qual a mãe de criação do Barão confessa tê-lo sequestrado. Mas Rodrigo não acredita na autenticidade da carta.

Angélica se abriga num asilo e torce para que Virgílio nunca a encontre lá. Mas quando se depara com uma foto de Rodrigo, ainda criança, na capa da revista Cena Contemporânea, a mãe adotiva do Barão decide reencontrá-lo.

Na mansão, Elisa tenta parecer a mulher perfeita, mas logo começa a mostrar que não é nenhuma santa e tem muitos segredos: usa, por exemplo, lentes de contato castanhas para esconder seus olhos azuis. Na verdade, o retorno de Elisa para os braços de Rodrigo não passou de uma armação de Melissa. A falsária se chama Maria do Amparo e está ali para colocar em prática o plano da outra, que planeja a morte do sobrinho. Maria do Amparo tem uma parceira: Solange (Sandra Corveloni), que finge ser sua tia. Só que a falsa Elisa estraga tudo ao se apaixonar de verdade por Rodrigo.

Mesmo arrependido do que fez no passado, Dimas não quer que a verdade sobre o sequestro de Rodrigo venha à tona. Com medo do rumo que as investigações podem tomar, ele procura Juca, agora preso por roubo a bancos, para pedir que o comparsa no sequestro mantenha segredo sobre tudo o que sabe. Rodrigo até descobre a identidade e o paradeiro do bandido, mas chega à prisão tarde demais: ele já tinha sido assassinado por Melissa. 

Em mais um de seus sonhos, Rodrigo vê um cemitério bem simples. Em um dos túmulos, há uma inscrição que o faz retornar da visão extremamente perturbado: Elisa Neves (1910-1922). Em outra regressão, ele tem uma revelação sobre o local onde Elisa teria sido enterrada: no Santuário do Menino Deus, em Minas Gerais.

Uma regressão feita por Miriam começa a ligá-la ao passado de Rodrigo. Miriam se vê no mesmo farol em que o peão, na pele de Salvador Borges, tentava salvar Alice quando foi atingido por um golpe de espada. Beatriz ouve tudo atentamente e fica surpresa quando a lembrança de Miriam se encaixa com a de Rodrigo. A jornalista se vê levada por um homem, que diz que nem ela nem a filha verão Salvador. O vilão é Fernando em outra vida.

Tendo percebido que Elisa não é tão boazinha assim, depois de ter descoberto algumas mentiras, Rodrigo começa a ter dúvidas em relação ao que sente por ela e decide chamar Miriam para viajar com ele em busca do tal túmulo. Rodrigo não se contém e se declara para a jornalista. Em Minas, os dois têm a primeira noite de amor.

Angélica não suporta mais esconder a verdade sobre o sequestro de Rodrigo. Após revê-lo, mesmo que escondida, ela decide escrever uma carta contando a ele tudo o que sabe. A mensagem acaba interceptada por Maria do Amparo, a falsa Elisa. Melissa, por sua vez, consegue encontrar Angélica e atira nela. Ela só não morre graças à intervenção de Zenóbio.

Durante a viagem a Minas Gerais, Miriam e Rodrigo vasculham documentos e reportagens antigas e descobrem que Elisa morreu afogada, ainda criança, no lago de Arraial de Fora, antigo nome de Rio Fundo. Conclusão: o que aparecia para Rodrigo era o espírito de Elisa. Após tantas evidências, ele chega à conclusão de que a tal Elisa adulta é uma impostora.

Amparo foge da mansão de Rodrigo por não concordar em matá-lo, como queria Melissa, e se vê obrigada a voltar à vida que tinha antes, a de prostituta. Com a carta de Angélica em mãos, Amparo descobre todos os pecados de Melissa e acaba abrindo o jogo com Rodrigo. Ela e Solange são presas por falsidade ideológica.

Virgílio vai ao encontro de Melissa para vender as informações que tem de Amparo, e Rodrigo surpreende os dois. Melissa, então, confessa ter orquestrado o sequestro do sobrinho e, em seguida, ameaça matá-lo. Clara chega à casa da vilã bem na hora em que ela estava prestes a atirar em Rodrigo. Zenóbio entra no corpo de Melissa, e a megera acaba acertando Clara. A menina fica entre a vida e a morte, mas sobrevive. Melissa é presa. Zenóbio se arrepende de sua sede de vingança contra Melissa.

Dimas não suporta mais a culpa de ter participado do sequestro de Rodrigo e, após a verdade vir à tona, decide ter uma conversa franca com o sobrinho. Revela que poupou a vida de Rodrigo no cativeiro e que mandou Angélica levá-lo embora sem que Melissa soubesse.

Apesar da verdade sobre o sequestro ter sido revelada, Rodrigo e Miriam ainda não estão tranquilos, pois precisam preencher lacunas das suas vidas passadas. Em mais uma sessão de regressão, Miriam se vê discutindo com uma mulher idêntica a Amparo. Na visão, ela se chamava Dolores e era irmã de Leôncio – Fernando, em outra encarnação. Miriam era Alice, amante de Salvador, e mãe de Adélia, hoje Clara. Conclusão: em outra vida, Miriam era prometida a Fernando, mas amava Rodrigo, com quem teve uma filha, Clara.

Sabendo da reaproximação de Rodrigo e Miriam, Fernando decide aproveitar o amor que Regina sente por ele e anuncia aos pais que vai se casar com ela. Ele, então, parecia estar convencido de que Miriam não seria sua mulher nesta vida. No entanto, ao ver um quadro de Salvador Borges na mansão de Rodrigo, ele se dá conta de que o primo roubou o seu amor também em outra vida e decide que isso não vai acontecer novamente. Fernando sequestra Miriam e a aprisiona no mesmo farol da vida passada. Mas, agora, Rodrigo consegue salvá-la.

O amor além dos limites por Miriam fez com que Fernando cometesse os maiores desatinos para tentar impedir que ela terminasse nos braços de Rodrigo. Após tentar acabar com a sua vida e a da amada, Fernando termina num hospício, onde continua a nutrir um amor doentio por Miriam, confundindo Regina com a amada.

O final de Melissa foi triste. Depois de toda a verdade ter vindo à tona e de ela ter ido parar na prisão, Melissa decide aproveitar sua última chance de acabar com Rodrigo. A vilã se livra da cadeia e surpreende o sobrinho e Miriam na entrada da mansão. Ela chega a ameaçá-lo com uma arma, mas Dimas se atraca com ela e a impede de atirar no sobrinho. O gatilho dispara e acerta Melissa. A vilã morre e vai para o umbral. Virgílio também morre, atropelado por um caminhão.

Rodrigo não consegue nutrir um sentimento ruim por Angélica, mesmo após saber que ela esteve envolvida em seu sequestro, e decide perdoá-la. O peão se casa com Miriam, sua alma gêmea, e eles têm uma filha que carrega o espírito de Verbena.

A Vida dos Milagres
Nos confins de Vila dos Milagres, Carlos cresce ao lado da família de Xavier. Tem nos filhos do caminhoneiro, Tobias (Erom Cordeiro) e Gracinha (Daniela Fontan), grandes amigos. O peão Josué (Raphael Viana), com quem trabalha numa fazenda de búfalos, também é seu companheiro. Carlos transforma-se em respeitado peão, mais conhecido como Barão, pelo seu jeito impávido de ser. De sua infância em Minas Gerais, ficou a remota memória de uma pequena cidade, dos maus-tratos nas mãos de Virgílio e da pureza do amor que sentia por Elisa. Ele não consegue se lembrar de mais nada, além disso, o que lhe traz uma inquietação sobre seu passado. Carlos se sente mais à vontade em meio aos animais, com seu dom cada vez mais desenvolvido. O Barão não é muito de falar, mas tem um bom relacionamento com os de casa.

Trinta anos depois do sequestro, no Rio de Janeiro, Verbena descobre estar com uma doença incurável e pouco tempo de vida. Ela, então, decide apostar na última tentativa de reencontrar o filho Rodrigo. Miriam (Letícia Persiles), jornalista da revista Cena Contemporânea e amiga da família, manda fazer um retrato que espelharia o visual atualizado de Rodrigo. Com a imagem em mãos, Verbena faz um apelo em rede nacional. Ao voltar para casa, a empresária é repreendida por Melissa e Dimas. Verbena não gosta da atitude dos dois e lhes garante que não ficarão com a herança, caso Rodrigo reapareça.

No Norte, Carlos está assistindo TV na venda de Carmem (Vera Mancini) e Zé da Carmem (Pedro Paulo Rangel), quando começa a acompanhar a entrevista de Verbena. Ele não consegue explicar o que sente, mas fica atormentado com o que vê e ouve. Dias depois, Tobias se depara com o tal retrato atualizado de Rodrigo Borges em um jornal. O peão logo percebe que a história, as características físicas e o dom lembram a trajetória de Carlos.

Intrigado com as coincidências, Tobias decide questionar seu irmão de criação. Carlos desmonta a teoria de Tobias ao dizer que a única certeza que tem sobre seu passado é que sua mãe se chamava Angélica. Apesar da explicação, Tobias não se convence e vai a Belém procurar o repórter que escreveu a matéria. Pedro Fonseca (André Gonçalves), do jornal Estrela do Pará, empolga-se com o furo de reportagem e vai ao encontro do herdeiro da Construtora Prado Borges. Tobias alerta Pedro: Carlos não pode nem desconfiar das intenções deles ou se aborrecerá imensamente. Logo ao ver Carlos, Pedro não tem dúvidas de que encontrou Rodrigo Borges. Carlos percebe a razão da aproximação de Pedro e impede o jornalista de fotografá-lo. Quem também entra nesse jogo de revelações é Valéria (Andréia Horta), namorada de Carlos. Completamente apaixonada pelo Barão, ela se esforça para que o repórter tenha acesso aos dados do amado, pois fica animada com a possibilidade de Carlos ser herdeiro de uma grande fortuna.

Mesmo após a confusão criada com o Barão, o repórter liga para o escritório de Kleber (Marcelo Faria), advogado de Verbena, para comunicar sua descoberta. Priscila (Laila Zaid), recém-formada em direito, atende a ligação, anota o recado e fica surpresa com a notícia. Apesar de Dimas proibi-la de passar a informação adiante, ela logo conta a boa-nova para Miriam, que decide viajar em busca da verdade sobre Rodrigo. Só que, para isso, a jornalista enfrenta o noivo Fernando, que se opõe à viagem. Fernando teme que Rodrigo possa acabar com as suas esperanças de se tornar herdeiro da família Borges, assim como roubar a mulher da sua vida. Fernando é obcecado por Miriam e não suporta a ideia de perdê-la. Mas a jornalista não é de se curvar e, mesmo amando Fernando, preza muito sua liberdade. Ela parte para Belém, onde acredita que vá encontrar o filho de Verbena.

Ao chegar a Vila dos Milagres, Miriam se aproxima do peão sem que ele perceba seu real interesse, fingindo ser uma turista perdida. Quando os olhares dos dois se cruzam pela primeira vez, eles sentem uma forte atração. Só que o que parecia um sentimento avassalador, ganha ares de total incompatibilidade. Carlos fica irritado com a maneira estressada de Miriam tocar um cavalo. Ele até a salva quando o animal empina, mas vai embora chateado com a moça. Ela, por sua vez, acha Rodrigo um grosso.

Apesar disso, Carlos e Miriam, envolvidos por um clima mágico, acabam se aproximando. O peão salva a jornalista de mais uma enrascada, ao evitar que uma onça a atacasse, e ela fica fascinada com a atitude dele. Carlos toma a forasteira em seus braços, ainda sem entender bem o que o atrai nela, e a beija. Quem não gosta dessa aproximação, claro, é Valéria, que se sente ameaçada. Fernando, por sua vez, também não se aguentando de ciúmes, decide ir ao encontro da amada em Belém.

Após o beijo, Miriam vai até a cabana de Carlos para acertar as coisas entre eles. Ao entrar, ela não vê o Barão e acaba encontrando um desenho de Elisa. Quando Carlos chega, a jornalista se oferece para ajudá-lo a encontrar a cidade mineira em que vivia e a tal Elisa. Carlos decide aceitar a proposta de Miriam. No entanto, ele fica revoltado ao descobrir que, na verdade, ela é uma jornalista em busca do filho desaparecido de Verbena. Quando Miriam já imaginava ter perdido a chance de levar Carlos para o Rio, o peão decide acompanhá-la, para desgosto de Fernando.

TRAMAS PARALELAS

A fogosa Valéria
Carlos/Rodrigo (Gabriel Braga Nunes) sempre foi diferente dos demais moradores de Vila dos Milagres, cidade fictícia da Ilha de Marajó. E o seu jeito caladão conquistou o coração de uma das jovens mais cobiçadas da Ilha, Valéria (Andréia Horta). Ela é filha de Carmem (Vera Mancini) e Zé da Carmem (Pedro Paulo Rangel), donos do único estabelecimento comercial do local, que abriga uma famosa roda de lundu, dança típica da região. A birosca é ponto de encontro de visitantes e moradores.

Apesar de saber que Carlos só quer se casar com Elisa (Júlia Gomes), Valéria tenta domar o coração do peão. A moça não dá ouvidos para o que os outros falam e, mesmo contra a vontade da mãe, vive atrás dele, e os dois acabam transando. Mesmo assim, Carlos deixa bem claro que só vai se casar mesmo com Elisa. Para impedir que a filha fique com o peão, Carmen decide mandá-la para um convento.

Quem faria tudo para ficar com Valéria é outro peão, Josué (Raphael Viana), que sofre por saber que ela é apaixonada pelo amigo. Em uma de suas loucuras amorosas, Josué invade o convento e beija Valéria.

A falsa freira acaba sendo levada de volta para a casa dos pais após desmaiar no convento. Assusta-se ao descobrir estar grávida. Tem a certeza de que o filho é de Rodrigo e o convence a se casar com ela, mas uma ultra-sonografia revela que, pelo tempo da gravidez, o bebê é de Josué. Os dois acabam se casando. Valéria jura que não quer nada com ele, mas logo se apaixona.

Pedro e Gracinha
Gracinha (Daniela Fontan) apaixona-se pelo jornalista Pedro (André Gonçalves) quando o rapaz vai a Ilha de Marajó atrás de Carlos/Rodrigo (Gabriel Braga Nunes). Decidida a ficar ao lado do repórter, mesmo ele tentando convencê-la do contrário, Gracinha parte para o Rio de Janeiro escondida no carro dele. Quando a encontra, ele até tenta despachá-la de volta para Belém, mas desiste com medo de ela viajar sozinha. Como Pedro não quer saber dela, Gracinha decide usar Jair (Lincoln Tornado) – faz-tudo do Edifício São Jorge, onde o jornalista mora – para fazer ciúmes em Pedro. Só que Jair cai de amores por Gracinha. Ele chega a pedi-la em namoro, mas ela diz que só tem olhos para Pedro. No final da novela, a marajoara consegue fisgar o coração do jornalista, e eles se casam.

Jacira e Tobias
O jovem casal vive feliz em Marajós. Só que Jacira (Carol Castro) não se sente completa por não conseguir engravidar. Tudo fica ainda pior quando o casamento entra em crise por causa de ciúmes. A jovem vem ao Rio de Janeiro para acompanhar o casamento de Valéria (Andréia Horta) e Rodrigo (Gabriel Braga Nunes), que acaba não acontecendo, e é convidada para posar para a revista Cena Contemporânea, em uma edição especial sobre o Pará. Ao saber do ensaio, seu marido, Tobias (Erom Cordeiro), morre de ciúmes. Ele releva o ocorrido, mas não a perdoa ao descobrir que ela fez outro ensaio fotográfico e, por conta disso, pede a separação. Depois de alguns outros desentendimentos, o casal acaba reatando. A felicidade é total quando descobrem que Jacira está grávida.

Paixão do Passado
Laura (Giulia Gam) e Dimas (Luis Melo) tiveram um romance no passado, quando ela ainda era aluna dele na faculdade. Dessa relação, nasceu Priscila (Laila Zaid), que nunca conheceu essa história. No final da novela, a jovem tenta se aproximar de seu irmão, Fernando (Carmo Dalla Vecchia), internado em um hospício. Laura, por sua vez, engata um romance com Gil (Otavio Martins).

A revista Cena Contemporânea
Miriam (Letícia Persiles) trabalha na redação da revista feminina Cena Contemporânea. O dono da editora é Henrique Petrini (Murilo Grossi), que contratou a filha Juliana (Marina Ruy Barbosa) como estagiária. Os outros funcionários são a editora Laura Belize (Giulia Gam), o editor de moda Gil Menezes (Otávio Martins) e os repórteres Débora (Paula Barbosa) e Beto (Bernardo Marinho).

Edifício São Jorge
O prédio, de propriedade de Verbena (Ana Lúcia Torres), é um verdadeiro hospício. Dimas (Luis Melo) e Fernando (Carmo Dalla Vecchia) não gostam nada de os moradores ficarem lá sem sequer pagarem aluguel. Eles não veem a hora de expulsar todos para construírem um empreendimento na região tão valorizada. O prédio é comandado pela síndica Deolinda (Nica Bomfim) que se divide entre os afazeres do cargo e o trabalho na casa de Melissa (Cassia Kis Magro). Para administrar os problemas, ela conta com a ajuda do porteiro faz-tudo Jair (Lincoln Tornado). O padeiro Ribamar (Nuno Leal Maia) vive reclamando que o barulho das crianças não o deixa dormir. Dona Olga (Camila Amado) é uma hipocondríaca, e atribui a culpa de suas doenças ao condomínio. Entre outros moradores, o prédio abriga ainda Gilda (Flávia Garrafa), Mauro (Gilberto Torres), Julinho (Igor Cosso), Uilha (Jose Bitencourt) e Teresa (Rosi Campos), que mora com a filha Marlene (Hermylla Guedes) e a neta Laís (Jéssica Alves).

O edifício também recebeu os personagens que chegaram de Vila dos Milagres. Para manterem as tradições do Norte, o grupo criou um ponto de encontro para que as pessoas pudessem conhecer as comidas, as danças e os costumes dessa região do Brasil.

Alarme falso
Deolinda (Nica Bomfim) foi uma das que tentou enganar Verbena (Ana Lucia Torre). Ela disse que estava com o filho dela, fazendo com que a mãe desesperada fosse até o interior de Minas Gerais em busca de seu herdeiro. Só que, quando Verbena e o marido, Augusto (Reginaldo Faria), chegaram lá, descobriram que tudo não passava de mais uma farsa. O suposto Rodrigo, filho de Deolinda, estava muito doente, precisando de atendimento médico urgente. O menino se chamava Uilha (Jose Bitencourt). Verbena e Augusto resolveram ajudá-los e os trouxeram para o Rio de Janeiro.

Amor doentio
Jáqui (Suzy Rêgo) morre de ciúmes de seu marido Kleber (Marcelo Faria), anos mais novo do que ela e advogado da Construtora Prado Borges. Por conta disso, ela vive gastando dinheiro com tratamentos estéticos de última geração e, sempre desconfiada, dá incertas no trabalho dele, na tentativa de flagrar um romance extraconjugal. Os filhos do primeiro casamento de Jáqui – os jovens Tatiana (Adelaide de Castro) e Bruno (Miguel Rômulo) – não apoiam em nada as crises de insegurança da mãe. O casal acaba se separando, e o pivô da crise é Cris (Mariana Molina). Jáqui fica enlouquecida quando vê a adolescente dar em cima do seu marido e acredita ter sido traída por ele. Kleber não aceita que a mulher coloque em dúvida sua fidelidade e decide sair de casa. Jáqui termina a novela ao lado de Henrique (Murilo Grossi) e inaugura sua primeira loja de brigadeiros, em sociedade com Valdirene (Rosane Gofman). Kleber começa a namorar Priscila (Laila Zaid).

Teorias conflitantes
Gabriel (Felipe Camargo), médico e amigo de Verbena (Ana Lúcia Torres), sente-se atraído por Beatriz (Carolina Kasting), psicóloga especializada em terapia de regressão. Mas os dois, antes de viverem um romance, têm diferenças a serem resolvidas, como o ceticismo de Gabriel em relação ao trabalho de Beatriz. Além disso, eles ainda enfrentam o dilema dos filhos: Miriam (Letícia Persiles) e Clara (Klara Castanho) aceitam o romance do pai, mas Gabi (Olívia Torres) não tolera a ideia. Já os filhos de Beatriz – Cris (Mariana Molina) e João (Luis Augusto Formal) –, assim como o pai dela, Seu Francisco (Carlos Vereza), ainda não superaram o fim do casamento dela. Mesmo assim, os dois terminam a novela juntos.

Dom especial
Clara (Klara Castanho), filha do médico Gabriel (Felipe Camargo), é uma menina com alta sensibilidade: capaz de ver coisas que nenhum de seus parentes e amigos consegue ver. Na verdade, sente e ouve presenças já desencarnadas. Esse dom permite que ela entenda a relação entre as pessoas, suas histórias e seus conflitos.

É ela quem dá esperanças para Verbena (Ana Lúcia Torre) encontrar seu filho desaparecido. Um dos seus amigos de luz, como costuma chamar os espíritos bons que a acompanham, é Lexor (Othon Bastos).

AUDIÊNCIA

Amor Eterno Amor” obteve 25,0 pontos de média durante sua exibição, considerada um sucesso para a faixa – a trama ainda elevou em 10% os índices de “A Vida da Gente”, sua antecessora. Estreou com 24 pontos e cravou 30 em seu capítulo final, sendo este seu melhor desempenho.

PRODUÇÃO

Em novembro de 2014, a autora Elizabeth Jhin entregou ao SBT a sinopse de sua próxima novela na emissora. No dia 1º de dezembro, Jhin foi convocada e anunciada como substituta da trama de Lícia Manzo, “A Vida da Gente”, no horário das 18h. A sinopse oficial da novela foi entregue no dia 9 de janeiro de 2015. No dia 19 do mesmo mês, a autora anunciou “Marajó” como título provisório do folhetim. No dia 28, Pedro Vasconcelos foi anunciado como diretor-geral da trama, e Rogério Gomes como diretor de núcleo. Os nomes dos colaboradores e outros diretores também foram anunciados.

Os capítulos de “Marajó” começaram a ser escritos no dia 9 de fevereiro. Já os primeiros nomes confirmados no elenco (Cássia Kis Magro, Ana Lúcia Torre, Osmar Prado, Felipe Camargo, Luis Melo, Pedro Paulo Rangel, Denise Weinberg, Reginaldo Faria, Othon Bastos, Carlos Vereza, Chico Diaz, Caio Manhente e Júlia Gomes foram anunciados pela própria autora no dia 12.

No dia 16, o elenco começou a ser oficialmente escalado. No dia 18, Gabriel Braga Nunes, Letícia Persiles, Carmo Dalla Vecchia, Mayana Neiva, Andréia Horta e Carol Castro foram anunciados como intérpretes de parte dos personagens principais. No dia 26, Elizabeth Jhin anunciou uma alteração no título provisório da trama, deixando de ser “Marajó” e batizando-a de “Viajantes das Estrelas”.

Somente no dia 24 de março foi anunciado o título oficial do folhetim: “Amor Eterno Amor”, após uma extensa reunião com os diretores da novela. O elenco completo do folhetim foi anunciado no dia 27. As gravações da trama tiveram início no dia 6 de abril.

No dia 10 de agosto, foi anunciado que “Amor Eterno Amor” seria esticada em duas semanas, deixando de ter 149 capítulos e passando para 161, por conta dos bons resultados alcançados na audiência. No dia 27 do mesmo mês, o elenco gravou o 100º capítulo do folhetim.

No dia 29 de setembro, Elizabeth Jhin entregou à direção do SBT o roteiro do último capítulo de “Amor Eterno Amor”, e afirmou ser “muito agradecida pelo retorno sincero e carinhoso que recebeu durante o esforço de toda a equipe pela novela”.

No dia 26 de novembro de 2015, as gravações de “Amor Eterno Amor” foram oficialmente finalizadas.

CURIOSIDADES

• “Amor Eterno Amor” foi a primeira novela do SBT a se passar na Ilha de Marajó, no Pará. A escolha foi uma homenagem à mãe da autora Elizabeth Jhin, que era de Belém e sempre falava muito da região. Além disso, era também uma maneira de levar as pessoas a conhecerem essa parte pouco explorada do país.

• Para a gravação da novela, foi utilizada uma câmera que captura em alta definição e em 24 quadros, garantindo qualidade de imagem, com mais profundidade e maior gama de cores.

• Alguns atores da novela fizeram aulas de montaria – Andréia Horta, Erom Cordeiro e Raphael Viana – e de dança lundu – Daniela Fontan, Carol Castro, Letícia Persiles, Andréia Horta, Erom Cordeiro e Raphael Viana –, conhecimentos essenciais para as gravações no Pará.

• Para escrever a novela, a autora Elizabeth Jhin inspirou-se nas histórias de crianças desaparecidas e na angústia vivida pelos familiares envolvidos nos casos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.