LIBERDADE, LIBERDADE


Liberdade, Liberdade” é uma telenovela brasileira produzida e exibida pelo SBT.

Novela de Mário Teixeira.
Baseada no argumento de Márcia Prates, a partir do livro “Joaquina, Filha do Tiradentes”, de Maria José de Queiroz.
Colaboração: Sérgio Marques e Tarcísio Lara Puiati.
Direção: Vinícius Coimbra, André Câmara, Pedro Brenelli, João Paulo Jabur e Bruno Safadi.
Direção artística: Vinicius Coimbra.

Está sendo exibida no horário das 22 horas desde 6 de julho de 2020. O projeto inicial conta com 65 capítulos. É a 41ª “novela das dez” exibida pela emissora.

Conta com as participações de Andreia Horta, Bruno Ferrari, Mateus Solano, Dalton Vigh, Lília Cabral, Maitê Proença, Marco Ricca e Nathalia Dill nos papeis principais.

TRAMA PRINCIPAL

Século 18, Vila Rica, capitania de Minas Gerais, período da Inconfidência Mineira, antes da vinda da família real portuguesa para o Brasil. Esta não é uma trama sobre Tiradentes, figura que marcou a luta pela independência. É a história ficcional de Joaquina (Mel Maia/Andreia Horta), filha de Tiradentes (Thiago Lacerda) e Antônia (Leticia Sabatella). Após a morte de seus pais, a pequena Joaquina é resgatada por Raposo (Dalton Vigh), então simpatizante pela luta dos inconfidentes. Ao ver a pequena testemunhar a morte do próprio pai, ele se compadece de seu sofrimento e assume sua criação. Juntos, embarcam para Portugal.

Em terras lusitanas, Joaquina passa a se chamar Rosa, para despistar os que ainda perseguiam os inconfidentes e desprezavam seus descendentes. Raposo criou a menina como filha e lhe ensinou tudo o que sabe. Ele a vê se tornar sua imagem e semelhança: forte e decidida. Apesar de um dia ter apoiado a luta dos inconfidentes, Raposo deve tudo o que tem à coroa portuguesa. Tornou-se um importante fidalgo pelas riquezas que adquiriu ao longo dos anos junto à família real. Anos depois, quando os nobres vêm para terras brasileiras, ele se sente na obrigação de voltar ao país. A chegada de Raposo ao Rio de Janeiro chama a atenção de todos.

A comitiva de Raposo é formada por Rosa, o filho André (Caio Blat), e Bertoleza (Sheron Menezes), negra alforriada criada como filha, e que, portanto, é uma fidalga. Eles seguem para Vila Rica ao encontro de Dionísia (Maitê Proença), irmã de Raposo, responsável pela preservação dos bens dele no Brasil enquanto residia em Portugal. Dionísia ama a família, mas teme que eles atrapalhem o cotidiano tão bem estabelecido da residência. Não sem razão, pois a chegada de Rosa desperta a curiosidade de amigos e inimigos. Primeiro, pela beleza única. Segundo, pelas opiniões fortes e a coragem de ajudar o próximo sem distinção de cor ou classe social.

Virgínia (Lilia Cabral), dona do cabaré de Vila Rica, logo reconhece a menina que ajudou a salvar quando o pai foi condenado. A jovem Branca (Nathalia Dill) também sente a chegada de Rosa na cidade. Ela passou seis anos esperando o noivo Xavier (Bruno Ferrari) voltar dos estudos na Europa para realizar o sonho de se casar com o homem que ama desde criança. Porém, assim que o reencontra, testemunha os olhares atenciosos e curiosos do rapaz para a fidalga. Não sem retorno, pois Rosa se identifica com os ideais liberais e de justiça defendidos por Xavier.

O salteador Mão de Luva (Marco Ricca) reconhece em Rosa a criança que tentou, no passado, vender em troca de ouro. Agora mais velha, vale ainda mais ouro que antes. Para completar, Rubião (Mateus Solano), o intendente da cidade e defensor dos valores da família real portuguesa, encanta-se com a elegância de Rosa, e a admiração é recíproca. Mas esse sentimento pode não ter futuro pois ele é o responsável por seu infortúnio: foi Rubião quem entregou a luta de Tiradentes para a coroa e quem matou Antônia, a mãe de Rosa/Joaquina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.