domingo, 3 de dezembro de 2006

CHOCOLATE COM PIMENTA (2006)


Chocolate com Pimenta é uma telenovela brasileira produzida e exibida pelo SBT.

Novela de Walcyr Carrasco.
Colaboração de Thelma Guedes.
Direção de Jorge Fernando, Fabrício Mamberti e Fred Mayrink.
Núcleo de Jorge Fernando.

Exibida no horário das 18 horas entre 4 de dezembro de 2006 e 3 de agosto de 2007, em 209 capítulos, substituindo “Agora é que São Elas” e sendo substituída por “Cabocla”. Foi a 63ª “novela das seis” exibida pela emissora.

Reapresentada na sessão “Vale a Pena Ver de Novo” no horário das 14 horas, entre 31 de outubro de 2011 e 24 de fevereiro de 2012, em 101 capítulos, substituindo “Da Cor do Pecado” e sendo substituída por “Maria do Bairro”.

Reapresentada pela segunda vez em “Vale a Pena Ver de Novo” no horário das 15 horas, entre 22 de janeiro e 6 de julho de 2018, em 143 capítulos, substituindo “Belíssima” e sendo substituída por “Da Cor do Pecado”.

Apresentou Mariana Ximenes, Murilo Benício, Priscila Fantin, Tarcísio Filho, Drica Moraes, Marcello Novaes, Samara Felippo, Nívea Stelmann, Rodrigo Faro, Cláudio Corrêa e Castro, Fúlvio Stefanini e Elizabeth Savalla nos personagens principais.

TRAMA PRINCIPAL

Chocolate com Pimenta” é uma comédia romântica ambientada na década de 1920 na fictícia Ventura, uma pequena cidade cuja economia gira em torno da fábrica de chocolates e bolos artesanais Bombom, de propriedade do milionário Ludovico (Ary Fontoura). A novela foi inicialmente inspirada na opereta “A Viúva Alegre”, do compositor húngaro Franz Lehár.

A protagonista, Ana Francisca (Mariana Ximenes), é uma menina humilde, ingênua e romântica que, após perder o pai – assassinado por grileiros no sul do país –, vai morar em Ventura com uma parte da família que não conhece. Mesmo sendo uma espécie de “patinho feio” com seus vestidos pobres e penteados antiquados, a caipira chama a atenção do don juan Danilo (Murilo Benício), o rapaz mais bonito do colégio e a grande paixão da mimada Olga (Priscila Fantin), filha do delegado da cidade, interessada em fisgar aquele bom partido.

Olga percebe o interesse que Ana também sente por Danilo e decide pregar uma peça na moça, que é humilhada publicamente durante o baile de formatura no Instituto de Educação de Ventura, ao qual comparecera a convite do próprio Danilo. O rapaz, porém, para desgosto de Olga, passa a se interessar por Ana Francisca.

Apesar das artimanhas de Olga para impedir o romance dos dois, Ana e Danilo começam a namorar. Para ajudar a família nas despesas da casa, Ana vai trabalhar como faxineira na fábrica de chocolates e conhece Ludovico, mas não faz ideia de quem se trata, já que ele prefere fazer a menina acreditar que é um simples funcionário da empresa. Aos poucos, os dois ficam amigos. 

Ana Francisca descobre que está grávida de Danilo. Mas uma armação de Olga e da tia dele, Bárbara (Lilia Cabral), provoca a separação do casal, e Ana não consegue contar a novidade ao namorado. Ao ver o desespero e o sofrimento da jovem amiga, que pensa que Danilo não quis saber do filho, Ludovico revela sua verdadeira identidade e propõe casamento a ela, para dar um nome à criança. Os dois vão para Buenos Aires, na Argentina, onde Ana começa uma vida nova. Lá, ela recebe aulas de etiqueta, dança e música, corta os cabelos à última moda e ganha vestidos finos e joias do marido, transformando-se em uma linda mulher. Ludovico, porém, com a saúde fragilizada, morre pouco depois do nascimento do filho de Ana Francisca.

Rica e acionista majoritária da fábrica de chocolates, Ana volta a Ventura sete anos depois de sua partida, disposta a se vingar. A cidade, que antes a tratava com desprezo, agora a recebe com um grande baile. Para a surpresa geral, ela decide fechar a fábrica, o único sustento de Ventura. A partir de então, passa a enfrentar os artifícios criados pelo prefeito Vivaldo (Fulvio Stefanini), o delegado Terêncio (Ernani Moraes) e o banqueiro Conde Klaus von Burgo (Cláudio Corrêa e Castro), que tentam demovê-la a todo custo da ideia.

À determinada altura, a novela subverte os padrões de um folhetim tradicional, já que os três vilões, interessados em convencer Ana a não transferir a fábrica para outra cidade, fazem tudo para reaproximá-la de Danilo.

A principal antagonista de Ana, porém, é a irmã de Ludovico, Jezebel (Elizabeth Savala), uma mulher ambiciosa que quer tomar o controle da fábrica – o que acaba conseguindo.

Em meio a essa disputa, Ana reencontra Danilo, o grande amor de sua vida e pai de seu filho Tonico (Guilherme Vieira). Embora ainda se amem, os dois não conseguem se entender. Ele – que está noivo de Olga há sete anos – acredita que Ana Francisca o traiu, casando-se com Ludovico por causa de seu dinheiro. Ela quer distância do rapaz por achar que ele a abandonou quando mais precisava de seu apoio. O romance de Danilo e Ana fica mais complicado com as intervenções de Olga e Jezebel, que viram aliadas.

Mesmo com todas as armações da dupla de vilãs, porém, Danilo descobre que é pai de Tonico, e os dois têm um final feliz, com a chegada de mais uma filha. Olga acaba se casando com o soldado Peixoto (Ângelo Paes Leme), que sempre foi apaixonado pela filha do delegado.

TRAMAS PARALELAS

Menino ou menina?
Um dos mistérios da trama gira em torno de Bernardete (Kayky Brito), a filha adotiva de Jezebel (Elizabeth Savala). Quando ficou grávida, Jezebel adoeceu e fez uma promessa a Santa Bernadete: dedicaria a filha à santa. Como acabou perdendo a criança, resolveu adotar uma menina para cumprir a promessa. Sua empregada Cândida (Yeda Dantas) tinha um filho e, sem ter condições de dar uma boa criação ao menino, decidiu levá-lo para ser adotado pela patroa, mantendo em segredo o verdadeiro sexo do bebê. Jezebel percebe que tem uma menina diferente, mas não suspeita da verdade, já que foi Cândida quem sempre cuidou da criança. Bernardete, por sua vez, também acredita ser uma menina, pois cresceu sendo tratada como tal, e não consegue explicar os sentimentos estranhos que tem por Cássia (Luiza Curvo). A verdade só é revelada às vésperas de seu casamento, arranjado pela mãe. Em pânico por não saber o que acontece consigo, Bernardete pede ajuda a Dona Mocinha (Denise Del Vecchio), governanta de Ana Francisca (Mariana Ximenes). Depois de muita insistência, Jezebel concorda em levar a filha ao médico. No consultório, para espanto de todos, descobre-se que Bernardete, na verdade, é um menino. Ele corta os cabelos, passa a usar roupas masculinas e adota o nome de Bernardo.

Vilões farsescos
Inspirados em vilões de desenhos animados, os personagens de Elizabeth Savala, Fulvio Stefanini, Cláudio Corrêa e Castro e Ernani Moraes foram alguns que garantiram o humor da trama com seu tom farsesco. Eles sempre eram os maiores prejudicados em suas próprias armações. Murilo Benício também contribuiu com o lado cômico da novela ao emprestar humor ao mocinho Danilo.

Família Buscapé
Também merece destaque a engraçada família caipira de Ana Francisca (Mariana Ximenes), formada por sua avó Carmem (Laura Cardoso), o tio Margarido (Osmar Prado), a agregada Dália (Carla Daniel) e os primos Timóteo (Marcello Novaes) e Márcia (Drica Moraes): ela, uma caipira que se acha chique; ele, um rústico que faz o público se divertir ao contracenar com Estrela, sua vaca de estimação.

AUDIÊNCIA

Chocolate com Pimenta” obteve média geral de 35.3 pontos, tornando-se um grande sucesso para a faixa – é a segunda maior audiência da década de 2000 às 18h. Foram 35 pontos de média em sua estreia, e 46 no último capítulo.

No “Vale a Pena Ver de Novo”, obteve média geral de 17.8 pontos, considerada ótima para a faixa. Reestreou com 18 pontos de média e obteve 23 no capítulo final – sendo este seu melhor desempenho.

Em sua segunda reprise no “Vale a Pena Ver de Novo”, na faixa das 15h15, a novela cravou 15.9 pontos de média. Embora tenha derrubado em 35% os índices da reapresentação anterior (“Belíssima” obteve 24.5 pontos), pela terceira vez o folhetim de Walcyr Carrasco foi considerado um sucesso. Na estreia, alcançou 16 pontos de média. E 20 no último capítulo, sendo este seu recorde.

PRODUÇÃO

Os primeiros capítulos da novela mostraram cenas com Mariana Ximenes, Murilo Benício e Ary Fontoura gravadas na Argentina. Serviram de cenários o famoso Teatro Cólon, localizado na Avenida 9 de Julio, centro de Buenos Aires; o Rosedal, parque da cidade; e a localidade de Tigre, próxima à capital argentina.

No Brasil, o elenco gravou na Serra Gaúcha, em pontos turísticos de Gramado (como o Lago Negro), Canela (Parque das Sequoias) e São Francisco de Paula (Ponte do Passo do Inferno). Nesta última foi realizado o desfile da fanfarra de Ventura, com direito a banda, balizas e bandeiras, e uma figuração de 150 moradores da região. Também houve gravações na região serrana do Rio de Janeiro e em São Lourenço, sul de Minas Gerais.

CURIOSIDADES

• Assim como em outras novelas que dirigiu, Jorge Fernando fez uma participação especial na história, interpretando o palhaço do circo que chega à cidade de Ventura. A novela contou também com a participação de Lucinha Lins e Lauro Góes, como os pais de Danilo (Murilo Benício). Marcos Frota viveu um trapezista do circo, Morcego Voador, que se apaixona por Bárbara, personagem de Lilia Cabral. E os cantores Zezé di Camargo e Luciano atuaram, respectivamente, como os personagens Casca e Cascudo, que aparecem no sítio da família de Ana Francisca (Mariana Ximenes). Dália (Carla Daniel) e Cascudo se encantam um pelo outro, e ela vai embora com a dupla.

• “Chocolate com Pimenta” foi a quinta novela de época da carreira de Walcyr Carrasco, e sua terceira no SBT, onde antes assinara “O Cravo e a Rosa” (2003) e “A Padroeira” (2004). Em 2008, ele escreveu outro sucesso: “Alma Gêmea”.

• A comédia agradou o público do horário, e alcançou excelentes índices de audiência, chegando a apresentar médias comparáveis a das novelas das 20h.

Laura Cardoso conta que a trama era tão divertida que, por vezes, o elenco não conseguia conter o riso, sendo obrigado a interromper as gravações.

Osmar Prado conta que o sotaque caipira de seu personagem, Margarido, foi inspirado no modo de falar de seu próprio pai, que era do interior de São Paulo.

• Lançada em agosto de 2007 no mercado externo, a novela foi vendida para diversos países, entre eles Cazaquistão, Argentina, Chile, Guatemala, Paraguai, Peru, El Salvador, Sérvia e Montenegro, Equador, Venezuela, Ucrânia, Romênia, Moldávia, Bósnia, Portugal, Uruguai, Moçambique, Nicarágua, Costa Rica, EUA e Honduras. Em Portugal, foi líder absoluta de audiência, conquistando o primeiro lugar geral e chegando a ser apresentada em dois horários por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.