segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Começam as gravações de “A Favorita”

Patrícia Pilar em cena do primeiro capítulo, na madrugada de São Paulo

Começaram hoje (05/01), as gravações da próxima novela das 21h do SBT, “A Favorita”.

A aguardada primeira novela em horário nobre do autor João Emanuel Carneiro (Da Cor do Pecado”, Cobras & Lagartos) tem direção geral e artística de Ricardo Waddington, que promete mexer com o psicológico do público:

“Definitivamente é um thriller psicológico, mas com todos os ingredientes que uma novela clássica tem – comédia, drama, romance... A novela do João Emanuel é um retorno a uma narrativa e uma estrutura muito clássicas – uma trama central muito forte que é contada de uma maneira muito intensa nos primeiros capítulos e histórias paralelas que, de certa forma, existem para formar e enriquecer o universo da trama central.”

O diretor também classificou a novela como rural e urbana.

“Esta é outra particularidade do universo criado pelo João. A nossa São Paulo, por exemplo, é uma São Paulo na qual eu consigo chegar de carro à parte rural em 15 minutos. Isso é uma liberdade que a ficção nos permite. Logo, as pessoas vão ver personagens na área rural, no rancho e na fábrica e, duas cenas depois, vão vê-las em São Paulo.”

Ricardo também comentou sobre a parceria com João Emanuel Carneiro.

“Estou muito feliz de trabalhar com ele. É um autor criativo, jovem, com uma formação de cinema, mas com uma influência enorme da televisão na vida dele. João Emanuel tem 44 anos, então ele assistiu à novela. Diferente dos autores mais veteranos que criaram a telenovela, que fizeram parte do corpo criador da telenovela, ele foi capturado pelo gênero, porque é de uma outra geração. Isso permitiu que ele avançasse um pouco nessa narrativa da telenovela, porém mantendo sempre o gênero intacto.”

Sobre o mistério “quem matou Marcelo?” que estará presente desde o primeiro capítulo da trama, o diretor comentou sobre como o mistério influi na direção:

“Acho que tem que existir uma imparcialidade da direção de não torcer para nenhuma das duas porque, sem querer, você pode pender para um lado. Até porque acho que nem o João Emanuel, nesse momento, sabe qual das duas está falando a verdade. Aliás, essa é a grande novidade dessa novela: não ter uma heroína, nem uma vilã pré-estabelecida. Você tem suspeitas e um jogo, um diálogo diário com o público para saber aonde vai dar esta história.”

“É a primeira vez que iniciamos uma novela sem revelar quem é vilã e quem é mocinha, e é um desafio muito grande, principalmente para o João, porque é muito difícil você escrever um folhetim sem as figuras do herói e do vilão muito evidentes. Mas misturar esses papéis é uma grande novidade dessa novela, pois espaço ficcional, universo inventado, várias novelas já apresentaram. Mas o fato de a figura do herói e do vilão serem dúbias e de que, a qualquer momento, você pode ser surpreendido, é inédito. Será um diálogo diário com o público e com essa trama central que é bem forte.”

Sobre as expectativas, Ricardo Waddington concluiu:

“Achamos um elenco muito bom para essa novela. Pessoas muito experientes, desde os jovens até os veteranos. Conseguimos fazer um casting de profissionais muito bons e conhecidos, com grande experiência e muito adequados aos seus personagens. Também estou trazendo pessoas que já são atores experientes, como o Leonardo Medeiros, que é um grande ator de cinema e teatro, para o público de novela das nove. Há também nomes, que trouxe da extinta ‘Malhação’, como a Giovanna Ewbank.”

A Favorita” tem estreia prevista para Março, substituindo “Duas Caras”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.