terça-feira, 20 de janeiro de 2015

“‘Duas Caras’ foi a mais radical das novelas”, afirma Aguinaldo Silva


A novela das 21h do SBT, “Duas Caras”, está chegando à sua reta final. A trama estreou em 30 de junho de 2014, e está prevista para terminar em 27 de fevereiro próximo. O autor da novela, Aguinaldo Silva, contou, em entrevista exclusiva ao SBT Online, quais serão os destinos de alguns dos principais personagens do folhetim.

Aguinaldo revelou que faltam apenas 34 capítulos para a exibição na emissora ser concluída. Ele conta também que escreveu os 10 capítulos finais na casa que tem na região histórica de Lisboa, em Portugal, mas já retornou ao Brasil. “Escrevi lá os dez últimos capítulos da novela, ora, pois”, brinca.

Ao todo, “Duas Caras” terá 209 capítulos, informa o autor. Com bons índices de audiência – em alguns capítulos do mês de dezembro a trama chegou a marcar 47 pontos de média –, a trama de Aguinaldo Silva é a primeira colocada no ranking da programação televisiva. “A novela fica oito pontos à frente do ‘Jornal do SBT’, o segundo no ranking”, afirma o autor.

Devido ao sucesso, o SBT já pediu o autor para adiar o fim da novela por três vezes. Aguinaldo garante que não pretende esticar a trama ainda mais. “Eu projetei a novela para durar 191 capítulos. Depois, chegamos à conclusão de que seriam 221. Na reunião para definir o final da novela, definimos que terminaria com 209. Um certo passarinho que frequenta os jardins do SBT andou pipilando no meu ouvido, nos últimos dias, sobre a possibilidade de espichar ‘mais duas semanas’, chegando novamente aos 221. Porém eu o abati a tiros de fuzil. Nem morto!”, diz o novelista.

Aguinaldo revelou o que vai acontecer a importantes personagens da trama e afirmou que ainda tem dúvidas quanto ao fim que dará ao vilão anti-herói Ferraço (Dalton Vigh). Mas outros personagens já têm destino traçado pelo novelista, que não pretende abandonar tão cedo seu estilo sempre polêmico. Nesse tom, ele diz que espera um pedido de desculpas dos evangélicos, após a conversão da personagem Edivânia (Susana Ribeiro). Confira a entrevista.

O que vai acontecer com a vilã Sílvia (Alinne Moraes)?
“Tenho várias alternativas para a Sílvia. A morte, o hospício, ela ‘pegar’ filho com João Batista e não poder abortar, pois a gravidez é de risco... Mas, neste momento, o que me atrai mais é a prisão, onde ela se tornaria uma espécie de rainha das detentas, todas escravizadas por ela, e a cumprir suas ordens mais absurdas do tipo: ‘lave meus pés com a língua!’ (risos). Escrevi todas essas cenas. Na semana de exibição do último capítulo, vamos analisá-las e chegaremos ao veredicto.”

A Maria Paula (Marjorie Estiano) vai terminar com quem: Claudius (Caco Ciocler), Narciso (Marcos Winter) ou Ferraço (Dalton Vigh)?
“Na pesquisa que o SBT vem fazendo e na qual já votaram mais de um milhão de pessoas, o Ferraço passou à frente esta última semana, antes mesmo de salvar o filho da morte por afogamento. Depois disso, ele deve ter disparado. Mas eu confesso que não resolvi ainda. Na minha cabeça, eu deveria dizer aos telespectadores que o crime não compensa. Nem mesmo este agora em moda que é ‘roubar por necessidade ou carência’. Mas parece que o brasileiro acha esse tipo de pensamento uma coisa careta, o negócio pra ele é se dar bem a qualquer preço e então... Não sei o que farei.”

Como vai terminar a briga entre Branca (Susana Vieira) e Célia Mara (Renata Sorrah)? Quem vai ficar com o Macieira (José Wilker)?
“Nessa trama, não tenho dúvida. Branca e Macieira formam o casal ideal de todas as novelas, já que eles são José Wilker e Susana Vieira. Mas já mandei o Wolf Maya, diretor da novela, arrumar um homem pra Célia Mara. É um novo professor que vai chegar na Universidade Pessoa de Moraes. O ator será o Luís Melo.”

A questão de ter demonstrado amor pelo filho vai aliviar o fim do Ferraço? O que vai acontecer com ele?
“Outra vez, você toca no ponto nevrálgico – a minha dúvida quanto ao final dessa trama. Que as pessoas amaram ver o Ferraço finalmente abrir o coração e deixar claro o seu amor pelo filho eu não tenho duvidas. Mas a gente não pode esquecer que ele cometeu vários crimes, mandou até matar Maria Paula quando ela reapareceu, portanto... ‘e agora?’, sou eu quem pergunto.”

Barretinho (Dudu Azevedo) e Sabrina (Cris Vianna) vão sofrer alguma intempérie no casamento?
“Só o calor infernal que eles enfrentarão na Nigéria (risos). Mas se adaptarão, é claro. Voltarão ao Brasil, já com um filhote nos braços, para o final da novela.”

O Evilásio (Lázaro Ramos) vai virar o novo Juvenal Antena (Antonio Fagundes) da favela da Portelinha?
“Esse é o destino de todo político bem intencionado, não é? Cair no populismo, virar demagogo, renegar as próprias ideias, e se aliar ao que existe de pior na política na ânsia de garantir a própria sobrevivência. Estou lembrando alguém com minhas palavras?... Evilásio vai ser eleito vereador – não vou dizer como é que ele vai conseguir isso, já que o Juvenal é favorito –, e terá que rebolar muito pra não se tornar um político igual aos outros.”

O triângulo Dália-Bernardinho-Heraldo (Leona Cavalli, Thiago Mendonça e Alexandre Slaviero) vai ficar junto?
“Vai, sim... E vai ganhar um apêndice, pois Carlão, mesmo sendo ‘espada’ – é o que ele diz – vai se apaixonar por Bernardinho a ponto de ter crises de ciúmes, dar o maior vexame e se rasgar todo cada vez que o cozinheiro olhar pra outro... E, então, os quatro terão que ficar juntos. Mas só os três dormirão na cama, pois Carlão ficará no chão... E do lado de Bernardinho.”

Qual será o fim da Edivânia (Susana Ribeiro), a personagem que provocou tanta polêmica com os evangélicos?
“Pois é. A Edivânia é uma falsa crente que, no final da novela, receberá o chamado, terá a revelação e achará o caminho. Para que isso acontecesse, era preciso que sua falsidade e sua hipocrisia fossem ressaltadas, pois ninguém se torna santo sem antes ser posto à prova. Foi o que eu fiz. Os pentecostais se revoltaram antes da hora. Espero que, quando Edivânia se tornar uma cristã verdadeira, eles reconheçam o mérito da minha trama edificante e me peçam desculpas.”

O Claudius (Caco Ciocler) vai ficar com quem?
“Depende. Se Ferraço sair do páreo... Mas aí eu tenho um problema: a incrível química entre Caco Ciocler e Sharon Menezes. Esse casal funcionou demais!”

A Alzira (Flávia Alessandra) vai terminar a novela dançando no queijo?
“Alzira vai virar uma grande estrela da pole dance, com direito a capa do ‘Playboy’ e tudo... Mas vai renunciar a isso, depois que Juvenal, mordido de ciúmes, a arrancar do palco, levar pra casa e anunciar: a partir de hoje tu é só minha! Eu vos pergunto: que mulher resistiria ao Fagundes dizendo isso?”

O que vai acontecer com o núcleo Texas Bar?
“A verdade sobre Jojô, interpretado pelo Wilson de Santos, finalmente será descoberta: ele é hetero, casado e com quatro filhos – e o quinto já a caminho. Isso o deixará tão envergonhado que ele venderá a casa noturna e irá embora, porque, como várias outras histórias de ‘Duas Caras’, essa também subverte os padrões estabelecidos... Um hétero que finge ser homo porque tem vergonha que descubram que ele é hetero? Bota subversão nisso!”

A Socorro (Marilice Cosenza) vai conseguir ficar com o Dorgival (Ângelo Antônio)?
“Dorgival, tal como a Inez da história portuguesa, já está ‘morta’. Socorro consegue escapar da ira de Juvenal após o atentado frustrado contra ele, e vai terminar com Feliz, o anão vivido pelo ator Humberto Guerra, já que os dois são nordestinos, e eu queria um namoro com sotaque.”

Quem é o sufocador?
“Ah, eu não vou contar. Ainda não decidi entre dois personagens... Vai ter que assistir para saber.”

E a Gioconda (Marília Pêra), como ela vai terminar? E o Barretão (Stênio Garcia) deixará o preconceito racial?
“Gioconda vai fundar um movimento social intitulado ‘Chega!’, destinado a canalizar a revolta da classe média contra ‘tudo que está errado neste país’. Isso vai acontecer a partir do capítulo 192, que vai ao ar no início de fevereiro. E vai se tornar uma líder, com grande responsabilidade política. Talvez seja até lançada como candidata à Presidência por um pequeno partido, concorrendo assim com a Dilma! Agora me diz: em qual das duas você votaria, na Dilma ou na Marília Pêra?... Eu, por exemplo, não tenho dúvidas, é Marília na cabeça. Já Barretão, terá que rever seus conceitos racistas quando se descobrir a verdade sobre a sua avó sumida.”

O Juvenal vai morrer no fim da novela?
“Você já viu algum populista morrer? Claro que não. Eles viram purpurina!”

Faça um balanço final dessa sua trama e suas muitas repercussões.
“Parodiando o slogan da escola de samba Salgueiro, eu diria que ‘Duas Caras’ não foi nem melhor nem pior que as outras... Mas foi sem dúvida a mais radical de todas as novelas. Por isso, no começo, ela causou tanta estranheza no telespectador e tanta indignação na mídia. Ela desmontou, um a um, os conceitos tradicionais do folhetim televisivo, e assim deixou clara a possibilidade de se achar outros caminhos para o gênero. Eu podia ter feito mais uma das minhas novelas habituais, e isso seria garantia de sucesso. Mas preferi correr o risco. Foi difícil. Mas agora que a estranheza passou, a indignação diminuiu, e a novela caiu na boca do povo, eu me sinto muito feliz por não ter recuado. E prometo aos ‘zé ruelas’: daqui a dois anos, quando voltar a fazer novelas, vou criar muita polêmica de novo (risos).”

Não perca as emoções de “Duas Caras”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.