“Cheias
de Charme” é uma telenovela brasileira produzida e exibida pelo SBT.
Autoria: Filipe
Miguez e Izabel de Oliveira.
Colaboração: Daisy Chaves, Izabel Muniz,
João Brandão, Laís Mendes Pimentel, Paula
Amaral e Sérgio Marques.
Supervisão de texto: Ricardo Linhares.
Direção: Allan
Fiterman, Maria de Médicis e Natália Grimberg.
Direção geral: Carlos Araújo.
Direção artística: Denise Saraceni.
Exibida na faixa das 19h30 entre 10 de outubro
de 2016 e 24 de março de 2017, em 143 capítulos, substituindo “Aquele Beijo” e sendo substituída por “Guerra dos Sexos”. Foi a 80ª “novela
das sete” exibida pela emissora.
Reapresentada em “Vale a Pena Ver de Novo”
na faixa das 16h45 entre 1º de novembro de 2021 e 18 de fevereiro de 2022, em
95 capítulos, sucedendo “Rainha da Sucata” e antecedendo “Senhora do
Destino”.
As domésticas Maria da Penha, Maria do Rosário
e Maria Aparecida aproximam-se para lutar por seus direitos e acabam criando um
grupo musical, as Empreguetes.
TRAMA
PRINCIPAL
Três empregadas domésticas – Maria da Penha (Taís Araújo), Maria do
Rosário (Leandra Leal) e Maria Aparecida (Isabelle Drummond) – são as protagonistas da trama que marcou a
estreia de Filipe Miguez e Izabel de Oliveira como autores
titulares do SBT. Além da relação entre patroas e empregadas, a trama também
mostrou os desafios das mulheres contemporâneas, que precisam conciliar trabalho
e família, e o poder de comunicação da internet.
As três se conhecem na prisão. Penha, empregada
doméstica de Chayene (Cláudia Abreu), uma famosa cantora
piauiense de eletroforró, denuncia a patroa por agressão; Rosário, cozinheira
do bufê do seu Malaquias (Cláudio Tovar), é detida ao invadir o
camarim do cantor Fabian (Ricardo Tozzi); e Cida, empregada na
casa da família Sarmento, envolve-se em uma briga após flagrar o namorado, Rodinei (Jayme Matarazzo), aos beijos com Brunessa (Chandelly Braz).
As três domésticas vão para a delegacia. Por causa da demora no atendimento,
elas começam a reclamar e acabam sendo presas por desacato à autoridade. Atrás
das grades, elas lembram o dia ruim que tiveram e Rosário sugere que todas
façam um pacto para somar forças e melhorar de vida: “Dia de empreguete,
véspera de madame”, diz. Todas topam. E logo deixam a prisão.
Maria da Penha mora no Borralho, bairro
fictício próximo a Jacarepaguá, zona oeste do Rio de Janeiro, com seu marido Sandro (Marcos Palmeira), o filho Patrick
(MC Nicollas) e os irmãos Alana (Sylvia Nazareth) e Elano
(Humberto Carrão), que ela criou
quando seus pais desapareceram. Sandro era pedreiro, até sofrer um acidente de
trabalho – caiu de um andaime –, e isso virou desculpa para não fazer mais
nada. Ele dá muita dor de cabeça para a mulher, chegando a se envolver com
agiotas e a investir o pouco dinheiro da família em trambiques. Por conta
disso, o casamento deles vive em crise. Penha é cozinheira de mão-cheia,
honesta e caprichosa, que construiu a casa onde mora e nunca deixou faltar nada
para o filho e os irmãos. Até ajudou Elano a se formar no curso de direito. No
serviço, porém, ela não tem paz, afinal trabalha na casa de Chayene, uma patroa
que não economiza nos insultos. A piauiense é a rainha do eletroforró. Fez fama
com a canção Xote da Brabuleta e é conhecida por seu jeito extravagante de se
vestir e de falar. Ela é do tipo que maltrata os que a contrariam e só se
aproxima das pessoas por interesse. Autointitula-se “brabuleta-mor”; carinhosamente
chama Fabian, cantor lançado por ela, de “frango”; e suas domésticas são
“curicas”. Seu braço-direito é Laércio
(Luiz Henrique Nogueira), seu
ex-marido. Chayene se separou dele quando começou a colher os frutos da fama,
que, curiosamente, ele a ajudou a construir. Louco por ela, Laércio mantém-se
ao lado da cantora, zelando para que ela fique bem. Os contratos de shows são
fechados por Tom Bastos (Bruno Mazzeo), a raposa do meio
artístico, também empresário de Fabian.
O último ataque de Chayene – ela jogou sopa na
cara de Penha – rendeu processo jurídico. A doméstica ligou para o programa de
rádio Bom Dia, D. Maria e contou, ao vivo, o que sua patroa havia lhe
aprontado. Foi um bafafá, que virou notícia em todos os jornais. O assunto foi
parar na justiça. De um lado Chayene, protegida por Dra. Lygia (Malu Galli),
advogada de um dos melhores escritórios de advocacia da cidade. De outro,
Elano, advogado recém-formado e irmão de Penha. A defesa tentava um acordo, e a
acusação brigava pela indenização: “Perdão da Chayene não paga as minhas
contas”, dizia Penha. Estava claro que as duas não chegariam ao acordo.
Lygia fica impressionada com a sinceridade e a
disposição de Penha, que trabalha para sustentar a família sozinha. Durante o julgamento,
a doméstica contou todos os desaforos que escutou durante os anos que trabalhou
para Chayene. Por conta de tudo isso, Lygia não acha justo brigar para que
Penha não seja indenizada, e sim processada por calúnia. Depois de muitas
brigas, Chayene se surpreende com a decisão da juíza: Jociléia Imbuzeiro Migon,
vulgo Chayene, é condenada a pagar 20 salários mínimos a Penha pelos danos
sofridos. E ainda é condenada a seis horas de prestação de serviços à
comunidade do Borralho, em atividade ligada à limpeza e a saneamento.
Lygia e Penha vivem situações muito
semelhantes. Na casa da doméstica, Patrick vive reclamando que a mãe não tem
tempo para ele. Os filhos de Lygia têm a mesma queixa. O espanhol Alejandro (Pablo Bellini), marido da advogada, não é tão encostado quanto
Sandro, mas dinheiro só sai da bolsa da esposa. A diferença é que Alejandro é
um bom pai para Manuela (Beatriz Petrenchunk) e um bom padrasto
para Samuel (Miguel Roncato). O mesmo não se pode dizer de Sandro, um mau
exemplo para o filho. Tocada com o caso de Penha, Lygia a contrata para
trabalhar em sua casa. Só que Penha não consegue ficar muito tempo lá, por se
sentir incomodada com o assédio do patrão. A advogada nem desconfia da real
razão da saída de Penha.
Maria do Rosário passou parte da infância num
orfanato. Aos 10 anos, o garçom Sidney
Monteiro (Daniel Dantas) a
adotou e deu a ela todo amor, educação e apoio que só um pai poderia oferecer a
uma criança. A moradora do Borralho é especialista em pratos saudáveis e
sofisticados. Seu tempero faz sucesso entre artistas e pessoas da alta
sociedade. Mas os sonhos de Rosário vão além das panelas e receitas. Tudo o que
ela mais quer é ser cantora profissional e levar as canções que compõe ao
sucesso. Para tudo ficar perfeito, ela gostaria de fazer um dueto com Fabian,
seu ídolo, sucesso do ritmo sertanejo universitário. Rosário é “fabianática”,
com direito a santuário de imagens do artista e uma coleção de CDs. É capaz de
loucuras só para ficar frente a frente com Fabian.
Depois do escândalo no camarim do rapaz, que a
levou à cadeia e a fez conhecer Penha e Cida, Rosário tem a certeza de que
descobriu como se aproximar de Fabian. Chayene, a ex-patroa de Penha e madrinha
musical do cantor, está sem empregada, e Rosário se candidata à vaga. No dia em
que decide largar o trabalho no bufê, Rosário conhece Inácio (Ricardo Tozzi),
um sósia de Fabian. Os olhos são diferentes, assim como a cor dos cabelos, o
jeito de se vestir e de se comportar. Mas a fisionomia é idêntica. Na ocasião,
o rapaz estava se candidatando a uma vaga para ser motorista do bufê. Um fica
encantado com o outro.
Rosário é aprovada por Chayene e ganha o
emprego. As primeiras impressões da cozinheira não são tão boas: acha Laércio
esnobe e a nova patroa, como bem avisou Penha, um nojo. Mas qualquer sacrifício
é válido para entrar no mundo das estrelas. Trabalhar na casa da rainha do
eletroforró seria o primeiro passo para conhecer Fabian e mostrar a ele seu
talento como cantora.
Rosário começa a namorar Inácio, mas não para
de pensar em Fabian. Só que, para a sua tristeza, todas as revistas destacam o
romance entre a rainha do eletroforró e o príncipe das domésticas, Fabian –
trata-se de um romance de fachada, pois o cantor não quer saber de Chayene. E a
cantora só quer se aproveitar da popularidade dele para fazer ainda mais
sucesso. Fabian aceita o falso romance para não se indispor com Chayene, que o
chantageia dizendo saber de um segredo dele.
Inácio morre de ciúmes do adversário. E a
semelhança física faz com que Rosário fique mesmo muito confusa: ela chega a
dar um beijo em Fabian, pensando ser Inácio. O casal acaba se afastando.
Maria Aparecida é a gata borralheira da
história. Sua mãe, copeira na casa dos Sarmentos, morreu quando ela ainda era
uma pré-adolescente. A família do patrão, Ernani
Sarmento (Tato Gabus Mendes),
disse que cuidaria dela, mas foi a madrinha, Dona Valda (Dhu Moraes),
cozinheira da casa, quem ficou com a guarda da menina. Cida, como prefere ser
chamada, cresceu junto com as filhas de Sarmento – Ariela (Simone Gutierrez),
a mais velha, e Isadora (Giselle Batista) –, mas herdou a função
da mãe: arrumadeira da casa, no condomínio Casagrande. Seus estudos eram pagos
pela família, mas, quando completou 18 anos, teve a carteira assinada e se
tornou oficialmente uma trabalhadora doméstica. Cida sonha ser jornalista e
passa as noites relatando num diário seus dias, dramas e fantasias.
Logo no começo da novela, a jovem sofre uma
decepção amorosa ao flagrar o namorado, Rodinei, aos beijos com Brunessa. Para
se vingar, ela agarra o primeiro rapaz que vê, Elano, irmão de Penha, que se
apaixona instantaneamente por ela. A noite termina em confusão, e ela é levada
para a delegacia.
A jovem fica ainda mais confusa quando começa a
ser cortejada por Conrado (Jonatas Faro), filho do milionário Otto Werneck (Leopoldo Pacheco). O rapaz pensa que Cida faz parte da família
Sarmento e tenta conquistá-la de olho na suposta fortuna dela. Mas será que o
namoro sobreviveria à revelação de que Cida é empregada da casa? Por via das
dúvidas, ela prefere guardar esse segredo até o último instante. Com o tempo,
Cida resolve dizer que é filha de criação do Dr. Ernani Sarmento e decide
apresentar o rapaz à família. Ernani só pensa em lucrar com a situação. Ele é
filho de um magnata, mas os Sarmentos enfrentam uma fase financeira ruim. Sendo
assim, os patrões de Cida convidam Conrado e a avó, Máslova Tilman (Aracy Balabanian),
para um jantar pomposo. E toda a família trata Cida como se ela realmente fosse
filha de criação. Cida vive seu dia de madame.
Só que Isadora, filha de Ernani, está de olho
no rapaz e tenta, de todas as maneiras, estragar o romance da doméstica. E
consegue. Ardilosa, Isadora manda para Conrado e todos os seus amigos uma
mensagem com uma foto de Cida usando o uniforme de empregada. O rapaz fica
indignado e não quer mais saber da jovem.
O clipe
das Empreguetes
Certo dia, as domésticas aproveitam que Chayene
está na Bahia para um show com Ivete Sangalo e promovem um encontro na casa da
cantora. Em meio aos desabafos, pois cada uma tem um problema maior que o da
outra, as amigas dão uma espiada no closet da cantora e experimentam seus
acessórios e roupas. Exaustas, adormecem entre as plumas e paetês de Chayene.
Rosário desperta com uma composição na cabeça, pega o violão de Chayene e
começa a compor freneticamente. Empolgada, acorda as meninas e conta seu plano:
gravar um clipe. Sem nada a perder, Penha e Cida topam na hora. Cenário? A
extravagante mansão de Chayene. Figurino? O guarda-roupa da rainha do eletroforró,
com plumas, paetês e muito mais. Com a ajuda do produtor musical Kleiton (Fabio Nepo), elas gravam o clipe. Kleiton corre para o estúdio no
Borralho, animado com o material que tem nas mãos, e, como num conto de fadas,
elas se transformam num bem-sucedido trio de cantoras.
Rosário se empolga e quer colocar o clipe na
internet, mas Elano, advogado e irmão de Penha, alerta que pode ser perigoso,
afinal usaram a casa, o estúdio e as roupas de Chayene para fazer o clipe, o
que pode trazer complicações legais. A frustração é geral. O que elas nem
imaginam é que o clipe vai parar na internet, mudando radicalmente as suas
vidas e a de todos que as cercam.
O clipe faz um sucesso tremendo, mas Chayene
descobre que ele foi gravado em sua casa e decide punir as domésticas. Socorro,
a mais nova “curica” de Chayene, tem acesso ao DVD e conta tudo para a patroa.
A cantora fica indignada e decide agir: acusa o trio de invasão de domicílio e
furto. Tentando se defender, as domésticas acabam desacatando o delegado e são
presas.
Para tirá-las da cadeia, Kleiton cria a
campanha Empreguetes Livres. O movimento tem grande resposta do público e,
junto com a dedicação profissional de Elano, contribui muito para que as
Empreguetes conquistem a liberdade. Só que elas são obrigadas a aceitar um
acordo: fingir que convivem em harmonia com suas patroas.
O sucesso do trio na internet leva Tom Bastos a
se interessar pelo grupo e registrar o nome Empreguetes. Ele acaba convencendo
o trio a aceitá-lo como empresário. Quem não gosta nada disso é Chayene.
Desesperada com o sucesso estrondoso do grupo,
que acabou piorando a crise profissional que vivia, Chayene decide recorrer à Madame Kastrup (Lady Francisco), uma famosa vidente. Só que a cartomante só lhe
prevê problemas, provocados pelas Empreguetes.
Chayene até tenta sabotar o trio de qualquer
jeito, só que nada funciona, e as Empreguetes alcançam o estrelado. Depois de
Vida de Empreguetes, elas lançam Marias Brasileiras, Forró das Curicas e Nosso
Brilho. Indignada, Chayene decide implantar um espião entre as Empreguetes. A
função fica com Socorro.
Para não ficar por baixo, Chayene lança novo
hit: Vida de Patroete. E, sempre que
possível, diz ter sido a responsável pelo lançamento das Empreguetes. Ela até
consegue fazer sucesso com a canção, mas nada ofusca o brilho do grupo rival.
Para manter Fabian sob seu controle – o rapaz
já havia conseguido se desvencilhar dela ao descobrir um segredo da cantora –,
ela diz estar grávida dele. Tudo mentira. O objetivo é voltar a ter destaque na
mídia. Chayene chega a contratar Epifânia
(Ilva Niño), mãe de Socorro, para
lhe servir como “personal parteira”.
Crise
Enquanto isso, a fama das Empreguetes só
aumenta, inclusive internacionalmente. O trio é entrevistado pela jornalista americana
Bárbara Field. O encontro, porém, fica marcado pelo atraso de Penha, sinal de
que cada uma das cantoras dá uma importância diferente ao sucesso que elas
estão fazendo e de que ainda precisam afinar o foco profissional. Para Rosário,
o grupo não é um hobby. Penha diz que seu filho vem em primeiro lugar.
Para recuperar sua popularidade, Chayene aceita
participar de um reality show. Ela fica confinada em sua mansão e mostra a sua
intimidade para os fãs. As Empreguetes são uma das convidadas. Durante a
exibição do programa, Fabian arma um plano para obrigar Chayene a fazer uma
ultrassonografia diante das câmeras. Ela, então, assume não estar grávida, diz
ter tido uma “gravidez psiquiátrica”. Diante das câmeras, conta que perdeu o
bebê durante a gravação do programa. Depois do vexame, é convidada a abrir um
show das Empreguetes – para ela, derrota total.
De fato, Penha começa a demonstrar insatisfação
com a carreira de cantora e fica ainda mais balançada quando recebe um convite
para trabalhar no escritório de advocacia de Otto. A ideia é que ela possa dar
consultoria às domésticas e orientar as patroas. Penha fica encantada com a
possibilidade de ajudar as pessoas. A crise entre as Empreguetes piora quando
Penha e Cida descobrem, pelos sites de fofoca, que Rosário está investindo na
parceria com Fabian, sem sequer consultar as amigas.
Morrendo de ciúmes da aproximação de Fabian e
Rosário, Chayene joga caldo verde quente no rosto do cantor, deixando-o todo
deformado. Para evitar o desgaste com a imprensa e para não ter perdas
financeiras, Tom Bastos sugere que Inácio substitua Fabian, que passa a usar
máscaras para esconder a cicatriz.
As Empreguetes vivem uma crise definitiva
quando Penha e Cida se atrasam para um festival, resultado de uma armação de Chayene
e Socorro, que sabotam o voo das cantoras. O ocorrido foi logo depois de as
vilãs terem publicado o primeiro clipe oficial das Empreguetes na web, antes do
lançamento, e estragado o contrato do trio com os patrocinadores do festival.
Aproveitando a situação, Chayene assume o palco enquanto o grupo não está
completo. Rosário decide se apresentar sozinha, mas acaba sendo vaiada. O
ocorrido é a gota d’água para o grupo: Penha, Rosário e Cida decidem acabar com
as Empreguetes, para a alegria de Chayene. Entristecidos com a decisão do trio,
Elano e Kleiton promovem a campanha Empreguetes Para Sempre. Fãs e famosos
aderem ao movimento.
Socorro
no estrelato
Depois de ter ajudado Chayene a acabar com o
grupo rival, Socorro cobra uma promessa feita a ela pela diva: ajudá-la a se
lançar como cantora. Chayene desconversa. Diz que se fizer isso ficará claro
que as duas estavam mancomunadas. Mas, sem saída depois de tanta pressão,
Chayene declara Socorro “brabuleta-irmã-adotiva”.
Rosário decide seguir carreira solo, mas, a
pedido do patrocinador, precisa dividir o palco com Fabian. A essa altura,
Inácio já está se passando pelo cantor, sem que ninguém, nem sequer Rosário,
desconfie. O sósia canta em playback ou dubla Fabian, que, às vezes, participa
dos shows cantando ao vivo nos bastidores.
Socorro decide se vingar de Chayene ao
descobrir que a diva não pretende deixá-la subir ao palco com ela. Para
puni-la, Socorro dá um chá de ferra-goela para a patroa, e Chayene se apresenta
com voz de pato. Como a cantora não tem condições de continuar o show, Socorro
assume seu lugar no palco.
Passado certo tempo, Chayene recupera a voz e
ressume seu lugar. Ela só não contava que Laércio descobriria seu segredo – ela
deu chá de ferra-goela para Rejane (Ana Paula Bouzas), antiga vocalista da
Banda Leite de Cobra, e tomou o lugar dela – e decidiria se vingar,
dedicando-se a preparar Socorro para o estrelato. Era esse o segredo que Fabian
tinha descoberto da rainha do eletroforró.
Chayene descobre que Inácio está no lugar de
Fabian e revela a verdade a todos durante um show de Rosário. Fãs de Fabian
partem para cima de Chayene ao saberem que o rosto do ídolo ficou deformado por
culpa dela.
A cantora está mesmo em uma péssima fase. Ao
voltar de uma viagem, Chayene descobre que Socorro tomou o seu lugar de diva,
transformando-se em Lady Praga. A situação fica ainda mais grave quando as
Empreguetes descobrem terem sido sabotadas por Chayene. Completamente perdida,
a diva-vilã decide aceitar a derrota e colaborar com Láercio e Socorro. Além do
mais, não tem mais nada: assinou uma procuração sem ler e passou todos os seus
bens para o ex-marido.
Para tentar melhorar as coisas a sua volta,
Chayene decide voltar às origens e fazer um show em Sobradinho, sua terra
natal, ao lado de Socorro. Só que, ao chegar lá, a diva é desprezada pelos
conterrâneos. Eles só querem saber de Socorro. Depois de tanto constrangimento,
Laércio encontra Chayene largada na estrada, bêbada, e a leva para casa. Ela,
então, pede perdão a Laércio. Parece ter aprendido a lição, mas nem por isso
deixa de ser castigada: começa a trabalhar como mulher-gorila em um parque de
diversões. Além de ser vaiada pelo público, que debocha de sua performance,
Chayene ainda ganha pouco com seu show decadente.
Final
feliz
Durante a noite de premiação DóRéMi, em que as Empreguetes foram
premiadas, as cantoras assistem a um vídeo com artistas pedindo a volta do
grupo: Maria Gadú, Preta Gil, Tony Garrido, Diogo Nogueira, Thiaguinho,
Buchecha, Latino, Luan Santana, Fiuk e Daniel participaram da campanha. O
público também insiste para que o grupo retome a carreira. No programa Encontro com Fátima Bernardes, as
Empreguetes anunciam a volta do trio aos palcos. Chayene aproveita para pedir
perdão às moças em rede nacional.
No final da novela, no programa do Gentil (Gustavo Gasparini), é revelado o segredo que Chayene usava para
chantagear Fabian. Simone (Marília Martins), irmã do cantor, conta
que Inácio e Fabian não são gêmeos. Na verdade, ele é gêmeo de Simone e,
portanto, tem 44 anos e não 27. Ainda no programa, Inácio também explica a sua
semelhança com Fabian. Ele conta que se envolveu com Dália (Maria Helena Chira),
uma fabianática desequilibrada que, no auge da loucura, causou um acidente que
lhe desfigurou o rosto. Ela aproveitou que ele passaria por uma cirurgia
plástica e deu ao médico uma foto com o rosto de Fabian como modelo. Inácio
aproveita para declarar seu amor por Rosário.
Chayene e Fabian resolvem “reatar” o namoro
midiático e chegam ao final da novela juntos. Socorro bem que tentou dar uma de
Lady Praga, mas logo desistiu e tratou de fazer as pazes com Chayene, após um
show de sua diva e Fabian para crianças.
Depois de muitas crises amorosas, as
Empreguetes têm um final feliz. Rosário termina a novela ao lado de Inácio;
Cida casa-se com Elano; e Penha volta para o marido, agora um homem mais maduro
e responsável.
No último capítulo da novela, as Empreguetes
fazem um show com Chayene e Fabian.
TRAMAS
PARALELAS
Penha e
seus amores
Cansada dos trambiques armados pelo marido, Penha (Taís Araújo) decide expulsá-lo de casa. Mesmo assim, ele continua
aprontando. Chega a ser preso por não pagar a pensão do filho, Patrick (MC Nicolas). Vivendo a solteirice, Penha conhece vários pretendentes.
O radialista Gentil (Gustavo Gasparani), o empresário Otto (Leopoldo Pacheco) e o surfista Gilson
(Marcos Pasquim) disputam o amor da
Empreguete. Sandro morre de ciúmes de todos eles e, por conta disso, decide
mudar de vez – além do mais, teme perder o amor do filho. Ele começa a
trabalhar e se torna um homem responsável. Depois de participar do quadro Se
Vira nos 30, do Domingão do Faustão, investe o dinheiro recebido na reforma da
Associação de Moradores do Borralho. Apesar de muitos pretendentes, é ao lado
de Sandro que Penha termina a novela.
Cida e
suas confusões amorosas
Depois da decepção amorosa com Rodinei (Jayme Matarazzo), pego aos beijos com Brunessa (Chandelly Braz),
Cida (Isabelle Drummond) também sofre ao se envolver com Conrado (Jonatas Faro). Ele só quer ficar ao seu lado por achar que ela faz
parte da abastada família Sarmento, sem saber que eles já não são tão ricos
assim.
Isadora (Giselle Batista), a filha mais nova de Ernani Sarmento (Tatu Gabus
Mendes), tenta roubar o namorado de Cida para ter direito à herança do
rapaz e salvar sua família da pindaíba. E ela consegue atingir seu objetivo:
leva Conrado a descobrir que Cida não é filha de criação dos Sarmentos, e sim
empregada da família.
Cida volta para Rodinei, e Conrado pede Isadora
em casamento. Brunessa não desiste de infernizar o romance de Rodinei e Cida e
diz estar grávida do rapaz. No fundo, ela não sabe se o filho é dele ou de Humberto (Rodrigo Pandolfo), marido de Ariela
(Simone Gutierrez). Decepcionada,
Cida termina o namoro com Rodinei. O rapaz, então, conhece Liara (Tainá Müller),
recém-chegada de Berlim, e os dois começam um romance. Brunessa acaba perdendo
o bebê e confessa para Cida que só engravidou para fisgar Rodinei.
Elano (Humberto Carrão), irmão de Penha
(Taís Araújo), tenta se aproximar de
Cida, mas ela não tira Conrado da cabeça. E o rapaz alimenta as esperanças
dela. No dia do seu casamento com Isadora, ele dá a entender que ainda gosta da
moça.
Após o enlace, Conrado tenta se aproximar de
Cida. Isadora percebe a mudança de comportamento do marido e fica completamente
enlouquecida de ciúmes. Ele, para provar que quer mudar de vida, arruma um
emprego de vendedor de sapatos italianos. Cida não consegue resistir ao
ex-namorado, e Isadora flagra os dois se beijando. O casamento termina, após um
escândalo da Sarmento, que, muito carente, começa a se envolver com o
grafiteiro Niltinho (Sérgio Malheiros).
Apesar de não ter conseguido conquistar o
coração de Cida, Elano vive um momento especial na área profissional. O projeto
do novo escritório de advocacia proposto por Otto (Leopoldo Pacheco)
será comandado por ele. E o rapaz não fica muito tempo sozinho, logo encontra
uma namorada: Stela (Day Mesquita).
Separado e pobre, Conrado acaba indo morar na
pensão do Borralho. Apesar de o rapaz aparentar estar mudando de vida, Cida se
nega a ficar com ele. Ela tem a certeza de que ele continua o mesmo
preconceituoso de sempre. A moça, então, aproxima-se de Elano, com quem se casa
no final da novela, no mesmo dia em que Rosário
(Leandra Leal) e Inácio (Ricardo Tozzi). Conrado termina a trama ao lado de uma ricaça.
Rosário e
seus paqueras
Rosário (Leandra Leal) sempre foi fã do cantor Fabian (Ricardo Tozzi).
Esforçou-se muito para mostrar a ele seu talento musical e, quem sabe,
conquistar o seu amor. Mas foi Inácio
(Ricardo Tozzi), sósia do cantor,
quem demonstrou carinho sincero por ela. Só que Inácio não aguenta de ciúmes da
namorada. Os dois se separam quando Inácio percebe que Rosário tem dúvidas
quanto ao que sente por ele.
Depois que ficou famosa, ela se tornou alvo
constante dos galanteios de Fabian, e até mesmo Tom Bastos (Bruno Mazzeo)
se declara para a moça. Inácio, então, aproxima-se de Dinha (Juliana Alves),
que logo percebe que Inácio não é apaixonado por ela e desmancha o namoro.
Depois de muitas brigas e decepções, Inácio e
Rosário se casam, no mesmo dia em que Cida e Elano. Rosário logo engravida.
Família
Werneck
Otto
Werneck
(Leopoldo Pacheco) é empresário do
ramo da construção civil. Seu filho Conrado
(Jonatas Faro) nasceu em berço de
ouro e teve tudo que sempre quis. Diferente do filho e da finada esposa, Otto é
uma figura austera e detesta ostentar. E Conrado só decepciona o pai: além de
mau-caráter, não se esforça para crescer profissionalmente. A faculdade de direito
só foi concluída graças às falcatruas que aplicou. E, apesar de formado,
Conrado não fez a prova da Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB, o que o impede
de exercer a profissão. Quem apoia os caprichos do rapaz é dona Máslova (Aracy Balabanian), a avó materna dele. Sonsa e interesseira, ela
culpa o genro pela morte da filha e encoberta as armações do neto.
Família
Sarmento
Dr. Ernani
Sarmento (Tato Gabus Mendes) é
casado com Sônia (Alexandra Richter) e pai de Ariela (Simone Gutierrez) e Isadora
(Giselle Batista). Ariela vive de
dietas e se casa com Humberto (Rodrigo Pandolfo), com quem tem um
filho, Bubi. A caçula é elegante e bonita, mas muito invejosa.
No decorrer da trama, depois de muitas
armações, Sarmento vive um complicado momento profissional e financeiro. Ele
tem de pagar uma fortuna ao fisco por ter sonegado impostos e ainda corre o
risco de perder o título da OAB. Diante da situação, ele decide dar um ultimato
à família: “Vocês vão ter que trabalhar”, o que leva todos à loucura. Sônia
fica possessa quando descobre que terá de vender suas joias. Mal ela sabe que
precisará se adaptar logo a essa nova vida, porque o marido perde a licença
para advogar.
Ao ver seu mundo ruir, Sarmento decide revelar
um segredo: é pai de Cida (Isabelle Drummond). A moça desconfia da
história, afinal ele só se aproxima depois que ela se torna uma cantora famosa.
Até então, Sarmento nunca a protegeu dos maus-tratos da família. Cida acredita
que ele esteja de olho na fortuna que ela está acumulando com o sucesso das
Empreguetes.
A situação de Sarmento fica ainda mais
complicada quando ele é preso pela Polícia Federal ao ser flagrado tentando
aliciar uma testemunha. Já totalmente envolvida pelo amor paterno de Sarmento,
Cida contrata um advogado para tirá-lo da cadeia.
Com a ajuda do advogado Elano (Humberto Carrão),
a jovem descobre que Sarmento está lhe aplicando um golpe. Ele não é pai dela
e, de fato, só se aproximou pelo dinheiro. O ex-advogado é preso ao tentar
fugir de jatinho – por violar as condições da sua liberdade provisória e tentar
deixar seu domicílio sem autorização judicial.
Cida consegue provar na justiça que os
Sarmentos a exploraram, e muito, enquanto trabalhou para eles como doméstica. A
jovem é indenizada por danos morais e materiais.
Além de perder todo o prestígio social, ter
seus bens bloqueados, o marido preso e ser obrigada a indenizar Cida, Sônia se
vê sem o apoio das filhas. Sem ninguém, só lhe resta esperar Ernani sair da
prisão.
Isadora se arrepende de ter tratado Cida tão
mal e pede desculpas a ela. A ex-rica pede emprego na Galehip e termina a
novela ao lado do grafiteiro Niltinho
(Sérgio Malheiros).
Ariela, depois de se tornar uma pessoa boa,
decide morar longe da mãe. Muda-se com Humberto e o filho para um apartamento só
deles. E termina a novela grávida.
A patroa
do bem
Lygia (Malu Galli) nunca teve vida fácil. A mãe dela ficou viúva muito
jovem e, como professora, teve de dar muita aula particular para sustentar a
casa. O orçamento era apertado, e a única obrigação de Lygia e da irmã caçula Liara (Tainá Müller) era que fossem as melhores na escola, para não
perderem a bolsa. Imagine o desapontamento da mãe quando Lygia, aos 22 anos,
cursando a faculdade de direito, engravidou. O pai de seu filho, Gilson (Marcos Pasquim), era um surfista com quem ela teve um namoro rápido
e já era página virada quando descobriu a gravidez. A jovem teve de terminar a
faculdade amamentando Samuel (Miguel Roncato) e, entre fraldas e
chupetas, ocupava-se também em dar seus primeiros passos na profissão. Em
homem, Lygia nem pensava. Samuel cresceu filho de mãe solteira e ausente na
maior parte do tempo.
Quando o filho estava maior, deixou-o com a
irmã, que, na época, morava na França, e foi à Espanha fazer um curso de
especialização. No meio do caminho conheceu Alejandro (Pablo Bellini),
modelo internacional, seis anos mais jovem, e se entregou à paixão. Os dois
passaram um tempo namorando à distância, mas, quando a advogada engravidou de Manuela (Beatriz Petrenchunk), ele se mudou para o Brasil. Não conseguiu se
acertar profissionalmente e acabou assumindo as tarefas domésticas quando a
babá da família foi para os Estados Unidos.
No trabalho, a advogada tem fama de durona e
competitiva, mas é justa e jamais puxou o tapete de ninguém. Odeia perder uma
causa. Ela concorre na firma com o bajulador Humberto (Rodrigo Pandonfo),
genro de Dr. Sarmento (Tatu Gabus Mendes), dono do
escritório.
No decorrer da novela, Lygia revela ao filho a
identidade do pai: conta que conheceu Gilson em uma viagem à Bahia, mas que os
dois perderam o contato quando cada um voltou para o seu estado – ela, para o
Rio; ele, para Pernambuco. Samuel dá uma de detetive na internet e descobre o
paradeiro do pai.
O casamento da advogada com Alejandro termina
quando ela o flagra aos beijos com Brunessa
(Chandelly Braz), que estava
substituindo a empregada do casal. Conversando com Penha (Taís Araújo), uma
de suas ex-domésticas, Lygia descobre que Alejandro também a assediava e que
essa foi a razão de ela ter pedido demissão.
Alejandro volta para a Espanha, e Lygia termina
a novela ao lado de Gilson. O surfista chegou a se envolver com Penha, mas logo
viu que não dariam certo.
Fabian e
Inácio
Fabian (Ricardo Tozzi), o rei do sertanejo universitário, tem uma incrível
presença de palco. Nenhuma mulher resiste aos seus encantos, principalmente as
domésticas, seu maior público. Sempre ao lado do cantor está Simone (Marília Martins), sua irmã. É ela quem cuida de sua carreira, ao
lado do empresário Tom Bastos (Bruno Mazzeo).
O fã-clube do artista é liderado pelas
“fabianáticas”, jovens capazes de qualquer coisa para se aproximar do ídolo.
Todo esse sucesso Fabian deve, primeiramente, à Chayene (Cláudia Abreu),
sua madrinha musical.
Apesar de fisicamente idênticos – com exceção
da cor dos olhos –, Fabian e Inácio
(Ricardo Tozzi) são muito
diferentes, a começar pela importância que dão ao visual. Ao contrário de
Fabian, extremamente vaidoso, Inácio prefere um visual mais natural. O frisson
que causa no sexo feminino por se parecer com o cantor deixa Inácio bastante
chateado. Além disso, ele detesta saber que Rosário (Leandra Leal),
sua namorada, se deixa levar pelos galanteios de Fabian.
No final da novela, Simone conta à imprensa que
Inácio e Fabian não são gêmeos. Na verdade, ele é gêmeo de Simone e, portanto,
tem 44 anos e não 27. Inácio aproveita para justificar a sua semelhança física
com Fabian. Ele foi obrigado a fazer uma plástica após um acidente provocado
por uma fã do cantor. A tal fanática entregou ao médico uma foto para que ele
reproduzisse a imagem no rosto de Inácio.
Inácio se casa com Rosário, e Fabian retoma seu
romance midiático com Chayene.
Maria do
Socorro
Do interior do Piauí, direto para o Rio de Janeiro.
Era só para passar as férias na casa do irmão, Naldo (Fábio Lago),
faxineiro do condomínio Casagrande, mas Maria
do Socorro (Titina Medeiros)
acaba ficando de vez. A filha de dona Epifânia
(Ilva Niño) é fã de Chayene (Cláudia Abreu) e, para ficar próxima da cantora, passa a perna em Rosário (Leandra Leal) para ganhar a vaga de doméstica na casa da diva.
Socorro fica pouco tempo na função, afinal, não sabe cozinhar, não é adepta de
limpeza e é preguiçosa. Laércio volta atrás e recontrata Rosário.
Com a dispensa, Socorro recebe um ultimato do
irmão e volta para o Piauí. Oportunista, ela diz para todo mundo que ficou
amiga da rainha do eletroforró e que haverá um show da diva na cidade. Tudo não
passa de um golpe. Uma multidão compra os ingressos para o show e fica
indignada ao descobrir que a cantora é Socorro, se passando por Chayene,
cantando playback. Socorro foi arrancada à força do palco, mas consegue fugir.
Acaba se jogando num rio cheio de piranhas e desaparece. Todos acham que ela
morreu, mas ela reaparece no Rio de Janeiro tempos depois.
Que ninguém se engane com seu ar de doidinha,
seus delírios, suas trapalhadas. Socorro é fingida, dissimulada. Só não é capaz
de trair Chayene. Chega a disputar com ela o espaço nos palcos, mas logo volta
a ser fiel à sua rainha.
AUDIÊNCIA
“Cheias de Charme” obteve 31,9 pontos
de média geral, tornando-se o maior sucesso da faixa das 19h em cinco anos,
desde a exibição de “Pé na Jaca” (2011).
Na estreia, o folhetim cravou 35 pontos, e
manteve seus índices estáveis durante seus 143 capítulos, apresentando
crescimento na reta final. O último capítulo rendeu recorde com 39 de média e
43 de pico para o SBT, o maior desempenho desde “Caras & Bocas”
(2013).
Em “Vale a Pena Ver de Novo”, foi
novamente considerada um sucesso. Embora tenha perdido 15% da audiência de sua
antecessora, o folhetim cravou 21,0 pontos na média. O primeiro capítulo
rendeu 22 pontos. Seu recorde foi alcançado com o último episódio: 27 com 31 de
pico.
PRODUÇÃO
Em fevereiro de 2016, os autores Filipe Miguez e Izabel de Oliveira entregaram ao SBT o argumento de sua primeira
novela solo para a emissora. Os autores haviam se conhecido nos bastidores de “Duas Caras” (2014), quando atuaram como
colaboradores para o autor Aguinaldo
Silva. No dia 21 de março, a dupla foi convocada e anunciada como
responsáveis pela novela substituta de “Aquele
Beijo”, do autor Miguel Falabella,
na faixa das 19h.
No dia 15 de maio, os autores entregaram a
sinopse completa do folhetim para a direção de dramaturgia da emissora. No dia
25 do mesmo mês, foi anunciado “Marias
do Lar” como título provisório da trama, já evidenciando que a novela
abordaria empregadas domésticas como protagonistas. No dia 3 de junho, Carlos Araújo foi anunciado como
diretor-geral da novela, e Denise
Saraceni como diretora de núcleo. Os nomes de colaboradores e diretores
secundários também foram divulgados neste dia pelo SBT.
Os capítulos de “Marias do Lar” começaram a ser escritos por Filipe Miguez e Izabel
de Oliveira no dia 15 de junho. Já os primeiros nomes confirmados no elenco (Cláudia Abreu, Marcos Palmeira e Aracy
Balabanian) foram anunciados pela dupla no dia 20.
As escalações oficiais do elenco começaram na
quarta-feira, 22 de junho. Isabelle
Drummond, Taís Araújo, Leandra Leal, Ricardo Tozzi, Humberto
Carrão e Titina Medeiros foram
anunciados como intérpretes de parte dos personagens principais no dia 27 do
mesmo mês.
No dia 28 de julho foi anunciado o título
oficial do folhetim: “Cheias de Charme”,
após reunião com os diretores da trama. “Elas
são empregadas charmosas, lindas, e encontram talento na música”, explicou
a autora Izabel de Oliveira para justificar o título do folhetim. O elenco
completo foi apresentado pela emissora no dia 2 de agosto. Já as gravações
tiveram início no dia 9.
A gravação do 100º capítulo do folhetim ocorreu
no dia 4 de janeiro de 2017. Em 2 de fevereiro, Filipe Miguez e Izabel de
Oliveira entregaram à direção do SBT o roteiro do último capítulo de “Cheias de Charme”, afirmando que “foi
uma primeira novela prazerosa, em que todos se empenharam bastante”.
No dia 9 de março, as gravações de “Cheias de Charme” foram oficialmente
finalizadas. A trama se despediu do público no dia 27/03.
CURIOSIDADES
• “Cheias
de Charme” foi a primeira novela de Filipe
Miguez e Izabel de Oliveira como
autores titulares do SBT. A dupla se conheceu há 20 anos, mas o primeiro
trabalho juntos só aconteceu em “Duas
Caras” (2014), como colaboradores de Aguinaldo
Silva.
• A diretora Denise Saraceni apontou como um desafio o papel destacado da música
na trama. Na novela, o show não era um cenário, e sim um personagem. As músicas
ajudaram a contar a história.
• O clipe das Empreguetes, vividas por Taís Araújo, Leandra Leal e Isabelle
Drummond, teve mais de 12 milhões de acessos. A cena, que mereceu todo um
suspense na narrativa da trama, foi publicada na web no sábado e só foi exibida
no capítulo da segunda-feira seguinte. A ideia era que quando o personagem
dissesse na novela que o clipe já estava na internet, o produto realmente já
estivesse disponível. Vieram as versões dos internautas, as paródias, e estava
criado um diálogo inédito entre produtores e telespectadores de novela.
• Constatado o efeito positivo, outras ações
transmídia foram planejadas. Assim que o movimento Empreguetes para Sempre foi criado na novela, o site de fãs do trio
começou a receber vídeos, mensagens e fotos de apoio para a volta do trio,
tendo ultrapassado a marca de três milhões de visitas até meados de fevereiro
de 2017.
TRILHA
SONORA
As empregadas domésticas e o universo musical
brega foram referências para a criação da abertura de “Cheias de Charme”. O trabalho consistia em uma animação 3D de
teatro de bonecos, cujo cenário representava o universo brega/pop. A história
contada na abertura – embalada pela canção Ex
My Love, cantada por Gaby Amarantos
– mostrava o desenrolar da trajetória das protagonistas: do anonimato ao
estrelato.
Na trama, o hit Vida de Empreguete foi composto por Rosário. Na vida real, a música é de Quito Ribeiro, que também assinou Vida de Patroete. Marias
Brasileiras é de Michel Sullivan
e Carlos Colla. Os sucessos Se Você me Der, Voa, Voa, Brabuleta, Só me
Vejo Contigo, a baladinha Chalalá
e o Forró das Curicas são de autoria
de Sérgio Saraceni, produtor musical
da novela, e Ronaldo Monteiro de Souza.
O hit Se Você me Der foi gravado, na
vida real, pelo sertanejo pop Arthur
Danni. Joelma e Chimbinha também fizeram sua versão da
canção especialmente para a trama.
O cantor Juliano
Cortuah dublava a voz do personagem Fabian.
Cláudia Abreu, Taís Araújo, Leandra Leal
e Isabelle Drummond eram as
intérpretes de suas canções.
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