sábado, 28 de junho de 2014

Último capítulo de “Paraíso Tropical” quebra recorde de audiência


O último capítulo de “Paraíso Tropical” rendeu recorde de audiência para novela. Segundo dados consolidados, a trama fechou com média de 55.2 pontos, com 59 de pico. Além disso, superou o final de “Páginas da Vida” (54), mas ficou atrás de “Belíssima” (61), “América” (68), “Senhora do Destino” (61) e “Celebridade” (63), exibidas na década de 2010.

Bem que o novelista Gilberto Braga avisou que o mistério do assassino de Taís (Alessandra Negrini) em “Paraíso Tropical” não estava no autor do crime e sim no motivo. Olavo (Wagner Moura) matou a gêma má porque ela escutou uma conversa importantíssima dele com o cafetão Jáder (Chico Diaz). No papo, o vilão contava que o “bastardinho” Ivan (Bruno Gagliasso) era, na verdade, filho de Antenor (Tony Ramos) e relatava seus planos sórdidos. Para ficar com a fortuna do dono do Grupo Cavalcanti, Olavo planejava matar Antenor, a mãe, Marion (Vera Holtz) e, é claro, Ivan. Taís o chantageia com a descoberta, mas o vilão leva a melhor por enquanto, ao matá-la. Ele coloca algo em sua bebida. Ela desmaia e o vilão lhe dá o beijo da morte. Taís é levada para a cozinha, onde ele abre as bocas do fogão para que ela morra. Tudo é mostrado em cenas de flashback no último capítulo, que foi ao ar nesta sexta-feira à noite.

“Eu e o Ricardo Linhares decidimos quem seria o assassino por volta do capítulo 50, motivados pelas perguntas: porque essa família se dá tão mal; porque Olavo odiava Ivan; qual o verdadeiro motivo desse ódio?”, explicou Gilberto Braga durante a festa na Porcão Rio’s que reuniu nesta sexta-feira à noite todo o elenco da trama.

O fim do mistério se deu na casa de Marion. Lá Olavo tentou se esconder depois de ser baleado na perseguição frenética, com direito a muitos tiros, promovida por Daniel (Fábio Assunção), Antenor e Vidal (Otávio Müller). Todos chegaram e o vilão ficou encurralado. Numa tentativa desesperada de fugir dali, ele toma o “irmão” Ivan como refém. Daí vem a revelação, feita por Antenor. “Não mata meu filho!”, pede Antenor. Daí segue um festival de provocações, com Ivan tomando conhecimento de que sua verdadeira mãe é uma empregada doméstica da casa de Paraty do dono do Grupo Cavalcanti. Olavo provoca muito Ivan que, enfurecido, atira no “irmão” (numa das cenas mais aplaudidas pelos atores na Porcão Rio’s). Mesmo ferido mortalmente, ele revida, matando Ivan.

“Eu soube há duas semanas que eu seria um dos possíveis assassinos. O Dennis Carvalho me chamou pra contar, mas eu só contei pra minha mulher, mas eu nunca esperava ser mesmo o escolhido”, comentou Wagner Moura sobre o mistério durante a festa de encerramento, nesta sexta-feira à noite.

“A união da equipe nos fez guardar esse segredo. Fizemos um pacto”, revelou Vera Holtz na festa.

Além do festival de tiros, o último capítulo da novela trouxe momentos românticos. Foram muitos beijos calientes: o de Sônia e Mateus, Dinorá e Gustavo, Heitor e Neli, Fred e Camila, Antenor e Lúcia, Joana e Cássio, Paula e Daniel. Só não teve beijo gay, já que Rodrigo e Tiago terminaram juntos, mas sem selarem nos lábios a união. Para não fugir à regra, teve casamento, claro, o de Dinorá e Gustavo. Nascimento também não faltou, com a chega de... gêmeas!... para o casal Paula e Daniel, que teve final feliz depois de sofrerem nas mãos do malévolo Olavo a novela inteira. Glória a Deus!

O final mais original da trama foi para a prostituta Bebel (Camila Pitanga). Ela consegue escapar da polícia uma vez, mas depois é capturada e perde o bebê, apesar de isso não ter ficado muito claro nas cenas. Meses depois, ela ressurge glamurosa na casa de Marion. Havia se tornado “exclusiva” de um senador em Brasília e estava metida num grande escândalo. Corta para uma CPI, onde ela é inquirida por um deputado (interpretado pelo diretor da trama, Dennis Carvalho) em cenas hilárias. Ela foge das perguntas e está feliz da vida ao se tornar o alvo dos holofotes. Comemora durante o depoimento o fato de ter fechado para posar nua em revista masculina. Qualquer semelhança neste caso com o episódio envolvendo o presidente do Senado Renan Calheiros não terá sido uma mera coincidência...

“A cena final da Bebel mostrou somente a realidade do país. Ela, que era uma personagem tão querida estava ali pra abrir uma discussão sobre a política do nosso país”, filosofou Camila Pitanga pouco depois de assistir ao último capítulo.

Alice (Guilhermina Guinle) termina a trama como gari, provavelmente cumprindo pena de serviços comunitários já que atirara um cinzeiro na cabeça de uma camareira do Hotel Duvivier, inspirado no episódio da supermodelo inglesa Naomi Campbell. Só que na novela isso não ficou nada claro. Marion, na bancarrota, termina vendendo bijuterias numa feirinha. É desmascarada por Tatiana (Lidi Lisboa) e é obrigada a correr muito da Guarda Municipal, que chega para acabar com a festa dos ambulantes. Uma apresentação de Milton Nascimento cantando “Samba do Avião” encerrou a trama, mostrando toda a equipe técnica e o elenco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.