domingo, 3 de dezembro de 2000

ANJO MAU (2000)


Anjo Mau” é uma telenovela brasileira produzida e exibida pelo SBT.

Novela de: Maria Adelaide Amaral.
Baseada na obra original “Anjo Mau” (1980) de Cassiano Gabus Mendes.
Escrita por: Maria Adelaide Amaral e Bosco Brasil.
Supervisão de texto: Sílvio de Abreu.
Colaboração: Vincent Villari e Djair Cardoso.
Direção: Denise Saraceni, Emílio Di Biase, José Luís Villamarin e Carlos Araújo.
Direção-geral: Denise Saraceni.
Núcleo: Carlos Manga.

Exibida no horário das 18 horas entre 4 de dezembro de 2000 e 22 de junho de 2001, em 173 capítulos, substituindo “O Amor Está no Ar” e sendo substituída por “Era Uma Vez...”. Foi a 52ª “novela das seis” exibida pela emissora.

Reapresentada na faixa das 16h45, dentro da sessão “Vale a Pena Ver de Novo” entre 1º de outubro de 2018 e 15 de fevereiro de 2019, em 119 capítulos. Sucedendo “História de Amor” e antecedendo “A Viagem”. Foi a 5ª novela reprisada no horário.

Contou com Glória Pires, Kadu Moliterno, Alessandra Negrini, Maria Padilha, Leonardo Brício, Regina Dourado, Cláudio Correia e Castro, Daniel Dantas, Luíza Brunet, Lília Cabral, Taís Araújo, Beatriz Segall, Gabriel Braga Nunes, Ariclê Perez, Lavínia Vlasak, Márcio Garcia, Ana Beatriz Nogueira, Atila Iorio, José Lewgoy e Mauro Mendonça nos papeis principais.

TRAMA PRINCIPAL

Anjo Mau” é uma adaptação da novela homônima escrita por Cassiano Gabus Mendes e exibida pelo SBT em 1980. Diferentemente da versão original, que se passava no Rio de Janeiro, o remake tem São Paulo como cenário.

A novela traz como protagonista e personagem-título a ambiciosa e dissimulada Nice (Gloria Pires), cujo lado obscuro só é conhecido pelo telespectador. Filha adotiva de Augusto (Cláudio Corrêa e Castro) e Alzira (Regina Dourado), ela busca ascensão social a qualquer custo. A mãe, uma mulher amargurada, é a única capaz de perceber a perversidade da filha, mantendo-se sempre atenta a seus passos.

Inconformada com sua vida, que considera medíocre e sem perspectivas, Nice se enche de esperança quando surge uma oportunidade de trabalho na mansão dos Medeiros, onde seu pai é motorista há anos. Ela aceita a vaga de babá do filho de Stela (Maria Padilha) e logo percebe em Rodrigo (Kadu Moliterno), irmão da patroa, uma saída para seus problemas. Nice decide conquistá-lo, apesar de ele ser noivo de Paula (Alessandra Negrini), e passa por cima de todos para atingir seu objetivo; mas se apaixona de verdade.

Nice acaba fazendo Rodrigo descobrir o romance de Paula com seu próprio irmão, o bon vivant Ricardo (Leonardo Brício). Arrasado, Rodrigo se torna um homem insensível, que não mais acredita nas mulheres. Para se vingar da ex-noiva, ele passa a sair com Nice, mas logo se sente culpado por estar usando a empregada. Desolado, começa a se relacionar também com Lígia (Lavínia Vlasak), que pertence à sua classe social e é apaixonada por ele desde menina. Mas Luiz Carlos (Márcio Garcia), irmão de Nice, também se envolve com a moça, e torna-se a maior arma da babá para tirá-la do caminho de Rodrigo.

Enquanto isso, o mecânico Julio (Luciano Szafir), ex-namorado de Nice, sofre por seu amor. Bonito e charmoso, ele atrai todos os tipos de mulheres, mas só tem olhos para a amada, cujo carinho passa a novela toda mendigando, em vão.

No decorrer da trama, Nice descobre que é filha biológica de Alzira, fruto de um estupro. Depois de tê-la abandonado em um orfanato, Alzira se arrependeu e buscou a criança, sem nunca revelar seu segredo a ninguém. Mas a mãe nunca conseguiu amar a filha, mal escondendo sua rejeição ao longo de todos aqueles anos.

FINAL DA NOVELA
Nice finalmente consegue se casar com Rodrigo e engravida. O parto, porém, não é tranquilo, e a ex-babá, com graves complicações de saúde, fica à beira da morte. No leito do hospital, ela recebe a visita de Alzira, que pede desculpas à filha por tê-la rejeitado, e de Rodrigo, que declara seu amor e implora que ela não o abandone sozinho com o filho. Mas Nice desfalece e entra em coma, deixando o marido desesperado.

Tempos depois, Nice reaparece na casa de Rodrigo, durante um jantar que reúne toda a família Medeiros. Todos ficam muito surpresos com sua chegada, e a ex-babá diz que vai embora com seu filho para se conhecer melhor e resgatar a pessoa boa que ela sabia que era.

A novela termina quando Nice, com seu bebê nos braços, tem uma grande surpresa ao encontrar Rodrigo no mesmo avião em que vai viajar. Na última cena, os dois brindam ao começo de uma nova vida.

TRAMAS PARALELAS

Tadeu e Stela
Anjo Mau” tem como um de seus destaques o divertido casal Tadeu (Daniel Dantas) e Stela (Maria Padilha). Homem honesto, de origem humilde, Tadeu tem de provar, a todo instante, que não se casou por dinheiro. Mas, apesar da boa índole, no passado ele abandonou Goreti (Lilia Cabral) grávida, e escondeu o fato de todos. Agora ele tenta conquistar o amor da filha, a jovem Simone (Samara Felippo), sem que Stela saiba. Goreti, no entanto, tem medo de que a filha se deslumbre com a vida de rico do pai. Depois que a história vem à tona, Tadeu conta toda a verdade para Stela, e os dois terminam felizes. Simone, feliz com o acerto de contas entre o pai e a mãe, torna-se uma estilista bem-sucedida e viaja para a Europa em companhia do namorado, Bruno (Emilio Orciollo Netto).

Cor da pele
Um dos temas abordados em algumas tramas foi a valorização da etnia negra. Na mais importante delas, a fútil Tereza (Luiza Brunet), que se casou por interesse com Rui (Mauro Mendonça) e teve os filhos Paula (Alessandra Negrini) e Bruno (Emilio Orciollo Netto), esconde de todos sua verdadeira origem. Ela é filha de Cida (Léa Garcia), uma mulher negra, bondosa e resignada, que convive com a rejeição da filha sem questioná-la. Costureira, Cida vive modestamente, à margem da vida glamurosa e sofisticada de Tereza. Cida é, ainda, mãe adotiva de Vivian (Taís Araújo), uma ex-menina de rua que se tornou uma brilhante aluna, enchendo de orgulho a mãe de criação. Ao longo da novela, Vivian e Bruno se apaixonam, e a jovem passa a sofrer forte perseguição de Rui, que não tolera que o filho se relacione com uma negra.

É o próprio Bruno quem descobre a verdade sobre sua avó e conta tudo ao pai. Indignado, Rui expulsa o filho e a mulher de sua vida. No final da novela, Cida é finalmente reconhecida por Tereza, e Rui acaba preso por suas falcatruas políticas. Com abuso de poder, porém, ele vai se esquivando de sua pena até o final da novela.

Vivian e Bruno rompem a relação, mas se tornam grandes amigos. Ela se casa com Ricardo, depois que este abandona a fútil Paula. É graças à convivência com Vivian que Ricardo se transforma em um bom sujeito. Bruno, por sua vez, chega ao fim da trama namorando Simone (Samara Felippo). Já Paula, depois do fim do relacionamento com Ricardo, assume seu deslumbramento por dinheiro e se casa com o rico e corrupto político Olavinho (Gabriel Braga Nunes), fazendo planos de morar em Brasília e se tornar primeira dama.

AUDIÊNCIA

Anjo Mau” foi um grande sucesso de audiência na faixa das 18h. Obteve 31.8 pontos em sua média, a melhor em dois anos.

O folhetim de Maria Adelaide Amaral estreou com 32 pontos de média no Ibope. Logo no terceiro capítulo, bateu recorde com 34 pontos. No decorrer das semanas seguintes, a trama apresentou crescimento positivo. O último capítulo rendeu ao SBT média de 43 pontos, sendo este o melhor desempenho da novela.

Em sua reprise, “Anjo Mau” firmou-se novamente como um grande sucesso, com 22.3 pontos de média. O primeiro capítulo rendeu 20 pontos ao SBT e logo no dia seguinte, bateu recorde: 21 pontos. A novela manteve-se estável durante suas 20 semanas de exibição. O último capítulo alcançou 29 pontos de média, seu melhor resultado.

CURIOSIDADES

• “Anjo Mau” marcou importantes estreias: a do diretor Carlos Manga em novelas, depois de 50 anos de carreira, da atriz Taís Araújo no SBT, e da autora Maria Adelaide Amaral que, pela primeira vez, assinava uma novela sozinha, após colaborar com Cassiano Gabus Mendes e Sílvio de Abreu em outras produções.

Maria Adelaide Amaral fez muitas modificações na história, e criou novos núcleos e personagens para adequar a trama ao ritmo e à linguagem das telenovelas do início da década de 2000.

• Os nomes de alguns personagens foram trocados no remake. O patriarca da família Medeiros se chamava Edmundo na versão original, tendo sido rebatizado de Eduardo na nova versão.

• Alguns atores estiveram presentes nas duas versões de “Anjo Mau”. Átila Iório viveu o mesmo personagem nas duas produções, só que, na primeira versão, ele se chamava Onias, e, na segunda, Josias.

• Assim como na novela exibida em 1980, o casal Stela (Maria Padilha) e Tadeu (Daniel Dantas) foi um sucesso. No original, os dois foram interpretados por Pepita Rodrigues e Osmar Prado, sendo que o personagem Tadeu se chamava Getúlio.

Susana Vieira, a Nice da versão original, fez uma participação especial no último capítulo, como a nova babá contratada pelos Medeiros.

• Na primeira versão de “Anjo Mau”, Nice morre no parto. Maria Adelaide Amaral, autora do remake, já havia decidido que não a mataria – muitos telespectadores se manifestaram contra a morte da personagem –, mas chegou a pensar em escrever para a babá um final semelhante ao da personagem Nora, da peça Casa de Bonecas, de Henrik Ibsen: ela iria embora sozinha. O desejo do público, porém, falou mais alto, e Nice terminou ao lado de Rodrigo.

• O ator Mauro Mendonça, intérprete do personagem Rui Novaes, teve de aprender a jogar golfe para atuar na novela.

• “Anjo Mau” foi reapresentada entre outubro de 2018 e fevereiro de 2019 em “Vale a Pena Ver de Novo”.

• A novela foi vendida para cerca de 30 países, entre eles Bolívia, Estônia, França, Rússia, Senegal e Venezuela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.