domingo, 15 de novembro de 2020

HAJA CORAÇÃO (2020)


Haja Coração” é uma telenovela brasileira produzida e exibida pelo SBT.
 
Autoria: Daniel Ortiz.
Baseada na novela “Sassaricando” (1992), de Sílvio de Abreu.
Colaboração: Flávia Bessone, Isabel Muniz, Patricia Moretzsohn e Nilton Braga.
Direção: Bia Coelho, Luciano Sabino, Alexandre Klemperer, Teresa Lampreia e Allan Fiterman.
Direção artística: Fred Mayrink.
 
Exibida no horário das 19 horas entre 16 de novembro de 2020 e 23 de abril de 2021, em 137 capítulos, substituindo “Totalmente Demais” e sendo substituída por “Rock Story”. Foi a 88ª “novela das sete” exibida pelo SBT.
 
Contou com as atuações de Mariana Ximenes, Malvino Salvador, João Baldasserini, Tatá Werneck, Marisa Orth, Agatha Moreira, Jayme Matarazzo e Cleo nos papeis principais.
 
A história de amor entre a feirante Tancinha (Mariana Ximenes) e o vizinho, o caminhoneiro Apolo (Malvino Salvador), movimenta a trama baseada na novela “Sassaricando”, de Sílvio de Abreu, exibida em 1992. Com novos personagens e adaptada para os dias de hoje, “Haja Coração” também mostra o conflito entre a família de Tancinha, os Di Marino, e os Abdala. Mãe da feirante, Francesca (Marisa Orth), atribui o sumiço do marido ao vice-presidente do complexo gastronômico e cultural Grand Bazzar, Aparício Varela (Alexandre Borges).
 
TRAMA PRINCIPAL
 
OS DI MARINO X OS ABDALA
Após o desaparecimento do marido, Guido (Werner Schünemann), a italiana Francesca Di Marino (Marisa Orth) criou sozinha os quatro filhos: Tancinha (Mariana Ximenes), Giovanni (Jayme Matarazzo), Carmela (Chandelly Braz) e Shirlei (Sabrina Petraglia). A feirante acredita que o marido foi assassinado por Aparício Varela (Alexandre Borges).
 
Amiga e vizinha de Nair (Ana Carbatti), no subúrbio de São Paulo, Francesca viu os filhos adotivos da professora, Apolo (Malvino Salvador), Larissa (Marcella Valente) e Adônis (José Loreto), crescerem. Também acompanhou o envolvimento entre Tancinha e Apolo. Os dois começaram a namorar na adolescência e o sonho da filha era se casar com o caminhoneiro. No entanto, no dia de seu noivado, Tancinha descobre que o culpado pela morte do pai é Aparício Varela e a vida de todos muda.
 
De origem libanesa, a família Abdala é dona do Grand Bazzar. Chefe do clã, Teodora (Grace Gianoukas) administra os negócios e o casamento com Aparício Varela (Alexandre Borges) com mão de ferro. Na juventude, Aparício abandonou o grande amor de sua vida, a arquiteta Rebeca (Malu Mader), para se casar por dinheiro com a megera. Juntos, eles são pais da mimada Fedora (Tatá Werneck), que faz de tudo para aumentar o número de seguidores nas redes sociais.
 
O casal Lucrécia (Claudia Jimenez), irmã de Teodora, e Agilson Varela (Marcelo Médici), irmão de Aparício, também vivem na mansão dos Abdala. Ela vendeu a parte de sua herança para Teodora e o marido trabalha no Grand Bazzar. Os dois são pais da renomada fotógrafa Camila (Agatha Moreira), que trabalha na produtora Peripécia.
 
FESTA DE FEDORA
Ao descobrir que Aparício Varela (Alexandre Borges) é o culpado pelo desaparecimento de seu pai, Tancinha (Mariana Ximenes) vai até a mansão dos Abdala e invade a festa de aniversário de Fedora (Tatá Werneck) para cobrar satisfação do empresário. Ele estraga o evento e é presa.
 
Na confusão, o publicitário Beto Velázquez (João Baldasserini) fica encantado por Tancinha e promete ao amigo Henrique (Nando Rodrigues) que irá conquistá-la.
 
Apolo (Malvino Salvador) vai até a delegacia defender a noiva e acaba preso por desacato. Mas Tancinha não chega a passar a noite na cadeia junto com o noivo porque Beto paga sua fiança. Com a desculpa de que é rival dos Abdala, o publicitário tenta se aproximar da feirante.
 
NOVOS PARES
Para conquistar Tancinha (Mariana Ximenes), Beto (João Baldasserini) faz de tudo para separá-la de Apolo (Malvino Salvador) e ainda conta com a ajuda da ambiciosa Carmela (Chandelly Braz), irmã da loira. Quando a relação do casal fica estremecida, o publicitário consegue um contrato de piloto para Apolo correr e morar em Miami. Mas o ex-caminhoneiro desiste do sonho de participar da Fórmula Rally para ficar com a feirante.
 
Inconformado, Beto contrata uma mulher que aplica o golpe “boa noite, cinderela” em Apolo e, com a ajuda de Carmela, mostra o vídeo da suposta traição no telão da festa de casamento de Tancinha. Com o fim do relacionamento, a feirante cede as pressões de Beto e os dois começam a namorar. Ao mesmo tempo, Apolo volta a correr na Fórmula Rally e conhece a também piloto Tamara (Cleo Pires), irmã de Beto. Com o tempo, os dois se envolvem.
 
MUDANÇAS
Com a ajuda de Beto (João Baldasserini) e de Rodrigo (Paulo Tiefenthaler), dono da produtora Peripécia e namorado de Francesca (Marisa Orth), Tancinha (Mariana Ximenes) e a mãe abrem uma cantina em frente ao Grand Bazzar.
 
As receitas da feirante são um sucesso. Ao mesmo tempo, Apolo (Malvino Salvador), com o apoio de Tamara (Cleo Pires), torna-se campeão da Fórmula Rally.
 
Apesar de todas as mudanças na vida de Tancinha e Apolo, os dois não deixam de gostar um do outro e a relação entre eles, mais uma vez, se estreita com o drama vivido por Carol (Bruna Griphao), de 17 anos, vizinha de ambos.
 
A adolescente esconde a morte do pai para não ser enviada a um abrigo com os irmãos Bia (Melisa Nóbrega) e Nicolas (Henry Fiuka). Ao descobrirem a tragédia, o piloto e a empresária decidem adotar o trio.
 
FIM
Apaixonado por Tancinha (Mariana Ximenes), Beto (João Baldasserini) a pede em casamento. No dia da cerimônia, o publicitário decide revelar para a empresária todas as maldades que cometeu para ficar com ela e separá-la de Apolo (Malvino Salvador). Ao mesmo tempo, o piloto descobre que foi vítima do “boa noite, cinderela” ao encontrar a mulher que lhe aplicou o golpe nas ruas de São Paulo.
 
Apesar de ficar enfurecida com as confissões de Beto, Tancinha decide levar adiante a cerimônia para conseguir adotar Carol (Bruna Griphao), Bia (Melisa Nóbrega) e Nicolas (Henry Fiuka). Arrependido, o publicitário tenta reaproximar Tancinha e Apolo, e ainda pede o divórcio.
 
O tempo passa e Tancinha escolhe ficar com seu amor de infância. Em uma festa íntima, a empresária e o piloto se casam.
 
Paralelamente, Beto recebe o título de melhor publicitário do ano e, durante a premiação, se apaixona por uma militante ecológica (Paolla Oliveira) que invade a festa acusando-o de fazer propaganda para uma empresa que desmata a Amazônia. Tamara (Cleo Pires), ex-namorada de Apolo e irmã de Beto, se muda para o Nordeste, e funda o “Lar Velásquez”, um abrigo para crianças órfãs.
 
TRAMAS PARALELAS
 
A MATRIARCA DOS DI MARINO
Após o sumiço do marido, a italiana Francesca Di Marino (Marisa Orth), criou sozinha os filhos e conta com a ajuda das filhas Tancinha (Mariana Ximenes), Carmela (Chandelly Braz) e Shirlei (Sabrina Petraglia) na feira. A alegria da matriarca fica completa quando seu primogênito Giovanni (Jayme Matarazzo), que foi preso injustamente, sai da cadeia.
 
Durante o trabalho, Francesca conhece Rodrigo (Paulo Tiefenthaler), dono da produtora Peripécia. A princípio, a feirante foge do empresário que tem várias manias, inclusive trauma de casamento. No entanto, os dois começam a namorar. Logo após ser pedida em casamento, Francesca reencontra Guido (Werner Schünemann), desaparecido há 20 anos.
 
A feirante, que atribuía a morte do marido a Aparício Varela (Alexandre Borges) e era rival da família Abdala, fica estarrecida ao descobrir que Guido está vivo. Para fugir de agiotas, ele abandonou a família e recomeçou a vida ao lado de Vitória (Betty Gofman) na Itália. Lá, Guido adotou o nome de Mário. Mas, apesar dele ter sido seu grande amor, Francesca fica com Rodrigo.
 
AMIGAS INSEPARÁVEIS
A arquiteta Rebeca (Malu Mader), a dona de casa Penélope (Carolina Ferraz) e a ex-BBB Leonora (Ellen Rocche) se conhecem em um spa e se tornam amigas inseparáveis. De personalidades e histórias de vida diferentes, as três têm um objetivo: achar um marido rico. Mas nem tudo sai do jeito que elas planejam. Leonora, que deseja manter a fama, conhece Adônis (José Loreto) durante uma campanha publicitária. Eles se apaixonam sem saber que nenhum dos dois têm dinheiro. No entanto, eles ficam juntos.
 
De todas, Penélope é a mais receosa das amigas. Mãe de Beto (João Baldasserini) e Tamara (Cleo Pires) e recém-divorciada, ela sonha se casar novamente, mas por amor. Ela acaba se apaixonando por Henrique (Nando Rodrigues) sem saber que ele é o melhor amigo de seu filho. Após resolver as divergências com Beto, Penélope e Henrique assumem o relacionamento e ela fica grávida.
 
Rebeca é a mais empenhada na busca por um marido. Na juventude, ela foi abandonada por Aparício Varela (Alexandre Borges), que se casou por dinheiro com Teodora Abdala (Grace Gianoukas). A arquiteta também se casou e foi morar no exterior. Viúva, ela retorna para o Brasil e é contratada no Grand Bazzar. Lá, Rebeca reencontra Cicinho vestido de faxineiro e acredita que o golpe do baú do ex-namorado não deu certo. Por um tempo, a arquiteta é enganada por Aparício, que finge ser pobre. Por fim, ela descobre toda verdade e impõe condições para se casar com Aparício.
 
FEDORA E LEOZINHO
Filha de Teodora (Grace Gianoukas) e Aparício (Alexandre Borges), Fedora Abdala (Tatá Werneck) se considera uma celebridade. Após o fracasso de sua festa de aniversário, ela tenta se matar e é impedida por Leozinho (Gabriel Godoy) que se apresenta como um milionário de família árabe. No entanto, Leonardo Raposo é um malandro e deseja dar o golpe do baú.
 
Contratado por Agilson Varela (Marcelo Médici), irmão de Aparício, Leozinho se casa com Fedora, mas desiste de seus planos ao se apaixonar pela herdeira dos Abdala.
 
Ao descobrir as armações do marido, que quase a matou, os dois se separam. A separação dura pouco e Fedora vai morar com Leozinho no subúrbio e se torna feirante com o amado.
 
FAMÍLIA DOS SANTOS
Melhor amiga de Francesca (Marisa Orth), Nair (Ana Carbatti), adotou os irmãos Apolo (Malvino Salvador), Adônis (José Loreto) e Larissa (Marcella Valente) quando eles ainda eram crianças. A professora, inclusive, se sacrifica e investe quase todo seu dinheiro na faculdade de Direito de Adônis. Entretanto, ele é o único que não valoriza os esforços da mãe e finge frequentar as aulas para gastar a mensalidade do curso com mulheres e apostas de cavalo.
 
Com o tempo, Adônis descobre que é filho biológico de Nair e que foi rejeitado pela mãe ainda bebê. A professora sofreu depressão pós-parto e o entregou para adoção. Arrependida, ela conseguiu reencontrá-lo e adotá-lo junto com Apolo e Larissa. Após ficar chateado com a mãe e se sentir culpado por suas mentiras, ambos finalmente se entendem.
 
CONTO DE FADAS
Filha caçula de Francesca (Marisa Orth) e Guido (Werner Schünemann), Shirlei (Sabrina Petraglia) sofreu bullying a vida toda por sua deficiência na perna. Apesar disso, ela nunca deixou de trabalhar e consegue um emprego como faxineira na casa de Felipe (Marcos Pitombo). Por coincidência, ele havia guardado um pé da bota ortopédica que a jovem perdeu após uma festa.
 
Diretor da Peripécia, Felipe termina o namoro com Jéssica (Karen Junqueira) para ficar com Shirlei. Inconformada com o término do relacionamento, Jéssica comete atrocidades para separá-lo da rival. Ela, inclusive, finge que foi agredida e coloca Shirlei na prisão com a ajuda de Carmela (Chandelly Braz), irmã da faxineira.
 
Ao descobrir que a irmã está envolvida em sua prisão, Shirlei também vê que Carmela sofre problemas psiquiátricos. Na infância, Carmela deixou Shirlei cair, sem querer, no chão. Por conta disso, a moça ficou com a deficiência na perna que ela acreditava ter desde o parto. A feirante perdoa a irmã e dribla, junto com Felipe, as armações da vilã e o preconceito. Os dois se casam e tem uma filha.
 
TRIÂNGULO AMOROSO
Primogênito de Francesca (Marisa Orth), Giovanni (Jayme Matarazzo) ficou preso por dois anos acusado de ter explodido o Grand Bazzar. A fotógrafa Camila (Agatha Moreira) foi a principal testemunha contra o feirante. Portanto, a responsável por sua prisão. Ao sair da cadeia, Giovanni busca provar sua inocência e reencontra Camila. Ao salvá-la de um acidente, o jovem se apaixona por ela para desespero de Bruna (Fernanda Vasconellos), namorada dele.
 
Ao perder a memória, Camila se torna uma pessoa carinhosa e generosa. Ela ainda descobre que Giovanni é inocente e que Bruna foi a responsável pela explosão do complexo gastronômico e cultural. No entanto, inconformada com o fim do namoro, Bruna empurra Camila de um prédio e a fotógrafa recupera a personalidade explosiva de antes e fica sem suas memórias recentes. Mas, aos poucos, Camila e Giovanni se reaproximam.
 
Antes de Camila recuperar toda memória, Bruna sequestra Giovanni e revela que o incriminou porque ele iria terminar o relacionamento. Por sorte, a fotógrafa consegue encontrar e salvar o namorado, e a advogada morre dentro do cativeiro, que ela própria ateou fogo.
 
AUDIÊNCIA
 
Haja Coração” obteve média geral de 27,5 pontos, mantendo a audiência geral da faixa reerguida por sua antecessora, “Totalmente Demais” (27,8 pontos).
 
Alcançou 27,1 pontos de média em sua estreia e manteve bons índices durante toda a exibição. O capítulo 64, exibido em 28 de janeiro, cravou 32,0 pontos de média, seu maior desempenho. O desfecho da trama rendeu 31,3 pontos.
 
PRODUÇÃO
 
Em março de 2020, o autor Daniel Ortiz entregou ao SBT o argumento daquela que viria a ser sua terceira novela para a emissora. Através de redes sociais, Ortiz deu dicas para o público de que a obra se tratava de “mais um resgate”, indicando um remake – seus trabalhos anteriores, “Guerra dos Sexos” e “Alto Astral”, foram adaptações. Em abril, o roteirista foi anunciado como o responsável pela substituta de “Totalmente Demais”.
 
No dia 20 de junho, o autor entregou a sinopse completa do folhetim para a direção de dramaturgia da emissora, anunciando então o remake de “Sassaricando”, trama originalmente exibida em 1992 e escrita por Sílvio de Abreu. “Essa é uma novela que marcou época e me marcou também. Era muito divertida. Não é um remake, faremos uma releitura, com atualizações. Vou pegar personagens, algumas tramas... Queremos fazer mesmo uma grande homenagem a esse tipo de humor tão popular para o horário, e também para o Sílvio de Abreu, que merece muito”, contou à época.
 
Dez dias depois, Ortiz anunciou o título “Haja Coração” como provisório. “Nós escolhemos ‘Haja Coração’, pois acho que representa bem nossa trama e nossos personagens. É aquela expressão popular, haaaaaaaja coração para os altos e baixos, reviravoltas, vilanias, amores...”, justificou ele.
 
No dia 8 de julho, Fred Mayrink foi anunciado como diretor artístico da novela, assumindo essa posição pela primeira vez na emissora. Os nomes de colaboradores e diretores secundários também foram divulgados neste dia pelo SBT.
 
Os capítulos de “Haja Coração” começaram a ser escritos por Daniel Ortiz no dia 20 de julho. Já os primeiros nomes confirmados no elenco (Cláudia Jimenez, Marcelo Médici, Werner Schunemann, Betty Gofman, Othon Bastos, Cristina Pereira, Malu Mader, Carolina Ferraz, Ellen Rocche, Grace Gianoukas e Marisa Orth) foram anunciados pelo autor no dia 27. Nesta mesma data, as escalações oficiais do elenco tiveram início.
 
Em 1º de setembro foi anunciado que “Haja Coração” seria o título oficial do folhetim, após reunião com os diretores da trama: “Não tinha expressão melhor para defendermos a nossa novela. É um misto de grandes emoções, tramas e personagens que vão dar o que falar. Como eu disse uma vez, haaaaaaja coração pra essa novela. Por isso definimos ‘Haja Coração’ como oficial”, anunciou o autor.
 
As gravações da novela tiveram início no dia 14 de setembro.
 
Em 9 de março de 2021, Daniel Ortiz entregou à direção do SBT o roteiro do último capítulo de “Haja Coração”. Em 7 de abril, as gravações da novela foram oficialmente finalizadas. A trama se despediu do público no dia 23 do mesmo mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.