quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Terminam as gravações de “Totalmente Demais”


Como se esquecer de quando Eliza (Marina Ruy Barbosa) finalmente cedeu e aceitou a ajuda de Jonatas (Felipe Simas) para ajudá-la a viver nas ruas? Não teria como apagar da memória também as cenas de romance de Carol (Juliana Paes) e Arthur (Fábio Assunção) com o cenário paradisíaco da Austrália. Muitas coisas já mudaram no rumo dessa história e todos podemos ver transformações nos mais diversos núcleos de “Totalmente Demais”, cujas gravações foram finalizadas na noite desta quarta-feira (11). Preparem os lenços e a emoção, porque pudemos constatar que o clima que passa na TV é resultado do astral por trás das câmeras. Isto é, a novela faz jus ao título.

“Em um desses 173 capítulos, onde vivia um pai inábil com a filha de treze anos, esse meio-eu ‘Arthur’, em alguns minutos de sufoco, enxerga um caminho de encontro com ela, então febril, precisando dos cuidados do pai. Entre os escombros dessa dissonância do passado desperdiçado por ele, em meio à gavetas vazias, descobre um tipo de remédio. O único presente que deu a ela. Um livro. O livro. A Bela e a Fera. Um conto de fadas que traz consigo o inesperado. Um tal deslumbre que materializa uma cura fantasmagórica, tendo o mistério como causa. E assim, relendo o livro para a filha adolescente como se quisesse se redimir, a olhando com quatro anos, encontrou a nascente da dor nesse rio que não se paralisa frente ao tempo. ‘Totalmente Demais’ é prazer para quem faz e para quem assiste. É inteligência despretensiosa e frações do nosso dia preenchidas com as cores dos sentimentos. Como tanta história passou assim enquanto eu gravava, apenas? O tempo voou? Ou o vivi sem me cansar? Amo muito essa equipe. Já estou com saudades. Que prazer isso tudo!”, se derrete Fábio Assunção, que sempre define a equipe e a trama como “astral”.

“Chegamos ao final com personagens passando por diversas e profundas transformações. Foi um grande prazer escrever essa novela e vê-la no ar. É um desafio diário, procuramos misturar romance, emoção, drama e humor na trama. É o que acontece na nossa vida diariamente”, diz o autor Paulo Halm. “Assistimos todos os dias a novela como espectadores e muitas vezes nos surpreendemos com o que a direção e os atores propõem, agregam à narrativa. Isso é inspirador”, complementa a também autora Rosane Svartman. “O último capítulo é um marco para qualquer novela e no nosso caso não seria diferente. Até porque fizemos uma novela sobre transformação. É momento de fechar os arcos e finalizar as histórias é sempre muito importante. Não tem como não crescermos e nos transformamos ao longo desse processo, da troca com a equipe, elenco, público e crítica. Passamos muitas horas por dia criando esses universos e é muito gratificante perceber que estamos conseguindo nos comunicar bem com o público, e que, além deles, as pessoas que fazem a novela acontecer também estão felizes e satisfeitas”, finalizam.

Cheia de sorrisos, Juliana Paes é daquelas pessoas que conversa até com a parede. E, sendo assim, não decepcionou na sua vez de refletir sobre a novela: “Totalmente Demais não é sucesso à toa. Eu credito esse sucesso virtuoso à dedicação de cada membro da equipe: espírito de equipe, entendimento de que cada ator, cada maquinista, cada assistente, maquiador, câmera, produtor, cada um dando seu melhor pra contar essa história. Desde o início, quando começamos a esboçar nossos personagens na sala de preparação, percebi uma equipe muito engajada. Todos opinavam, contribuindo para melhor entendimento da trama e dos personagens. Todos motivados, querendo fazer diferença, querendo contar esse conto de fadas contemporâneo com verdade e atenção aos detalhes. Cada detalhe da novela é e foi pensado com carinho e esmero. E, quando esses detalhes se somam fica evidente a qualidade do trabalho em equipe, o valor dessa interação”, diz a atriz que dá vida à Carolina. “Outra coisa que merece destaque nesse sucesso é mérito dos autores. O tal maniqueísmo que estamos acostumados a ver em muitas obras simplesmente não existe na verve dos personagens da novela. Ou seja, cada figura na trama tem, como todas as pessoas na vida real, suas qualidades e desvirtudes. Ninguém é só bom ou mal, mesmo os personagens centrais têm seus graves defeitos. Não existem heróis puros e perfeitos, nem vilões desprovidos de sensibilidade e fragilidades. Isso configura um universo rico de interações entre essas ‘peças’ do quebra cabeça. O público acaba se identificando com todos os personagens porque eles são reais, passíveis de erros e estão se transformando, estão em mutação desde o comecinho. O ser humano é assim, em constante mudança com os aprendizados diários. Esse arco sutil de transformação na trama é muito envolvente, confere um doce espelho da realidade já que é uma trama leve. Isso é para mim um grande acerto”, completa ela.

“Quando você começa um trabalho, sonha com muitas coisas. Todo projeto é um sonho. Quando você chega no fim, o sonho se realizou. Mas quando você tá adiantado no seu sonho e ele está se realizando é uma alegria muito grande. Eu estive à frente de um projeto que foi maravilhoso, teve um texto maravilhoso, escrito por pessoas que são amigas e com quem eu posso trocar com intimidade, com sinceridade, com liberdade. Onde eu posso ouvir as críticas ou os elogios, que eu sei que é para melhorar o processo. Com uma equipe de direção que eu construí num processo de liberdade de colaboração. Com uma equipe de criação e realização que tá feliz, que tá participando”, diz Luiz Henrique Rios, diretor artístico da trama. “Isso tudo feito por um elenco que está absolutamente comprometido e realizado porque está podendo fazer o seu melhor. Isso é um sonho em vida. Eu estou em um momento de muita felicidade. E essa felicidade não é só minha, ela é de todos, ela é de quem assiste. Eu sempre acreditei que o que eu faço é colocar espíritos para de alguma maneira inspirar espíritos. Eu não faço nada sozinho. Os atores, os autores, a equipe, nada se faz sozinho. Quando isso tudo acontece, ou seja, quando o encontro se dá, você se encontra com o seu público. E se seu público gosta de você, quer você, torce com você, isso é um momento muito mágico na sua vida. Finalizamos as gravações muito satisfeitos com cada detalhe dessa história que vai ficar marcada na teledramaturgia”, complementa ele.

Totalmente Demais” chega ao fim nesta sexta-feira (13).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.