domingo, 10 de janeiro de 2021

OS DIAS ERAM ASSIM (2021)


Os Dias Eram Assim” é uma telenovela brasileira produzida e exibida pelo SBT.
 
Autoria: Angela Chaves e Alessandra Poggi.
Colaboração: Guilherme Vasconcelos e Mariana Torres.
Direção: Walter Carvalho, Isabella Teixeira e Cadu França.
Direção geral: Carlos Araújo e Gustavo Fernandez.
Direção artística: Carlos Araújo.
 
Exibida no horário das 22 horas entre 11 de janeiro e 14 de maio de 2021, em 90 capítulos. Foi a 42ª “novela das dez” exibida pela emissora.
 
Contou com as participações de Sophie Charlotte, Renato Góes, Daniel de Oliveira, Maria Casadevall, Gabriel Leone, Caio Blat, Susana Vieira e Antonio Calloni.
 
TRAMA PRINCIPAL
 
Rio de Janeiro, 1970. Renato Reis (Renato Góes) é um jovem médico, ético, idealista e apaixonado pelo trabalho. Salvar vidas é sua grande paixão. Ele conhece e se apaixona por Alice (Sophie Charlotte), garota rica, mas questionadora e libertária. O amor pela moça será mais forte do que a raiva que sente pelo pai dela, Arnaldo Sampaio Pereira (Antônio Calloni), um rico empreiteiro que financia um grupamento especial que persegue opositores da ditadura. Arnaldo está por trás da perseguição a Gustavo (Gabriel Leone), irmão de Renato, procurado por envolver-se na resistência ao Governo Militar.
 
Renato é vítima de um plano armado por Vitor Dumonte (Daniel de Oliveira), o possessivo namorado de Alice, braço direito de Arnaldo. Ele consegue fugir para o Chile, acreditando que Alice o esqueceu ao descobrir que ela se casou com Vitor pouco depois de sua partida. Alice, por sua vez, acredita que Renato está morto. No Chile, Renato se envolve com a médica Rimena (Maria Casadevall) e tem com ela um filho. Na década de 1980, de volta ao Brasil após a anistia política, Renato reencontra Alice. Cada qual com sua família.
 
Separados no auge da paixão de uma forma muito traumática, Renato e Alice nunca se esqueceram um do outro. O tempo e a distância amenizou o sofrimento e deixou aquele sentimento adormecido. Quando se reencontram e descobrem o que realmente os separou, o amor volta a falar alto e a chama reacende.
 
AUDIÊNCIA
 
Os Dias Eram Assim” obteve média geral de 26,8 pontos. Entre as oito produções lançadas desde a retomada da faixa em 2017, o folhetim superou três. O resultado foi considerado satisfatório, levando em conta a meta de 25 pontos para o horário. Estreou com 26,0 pontos. O último capítulo rendeu 31,1 de média e 34 de pico. Seu recorde, no entanto, foi registrado com o capítulo 84 no dia 6 de maio: 31,7 pontos e 35,1 de pico.
 
PRODUÇÃO
 
Em maio de 2020, as roteiristas Angela Chaves e Alessandra Poggi firmaram parceria e entregaram ao SBT o argumento de uma trama com bases históricas a ser produzida para a faixa das 22h. Contratadas pela emissora há uma década, elas se conheceram e se tornaram amigas quando atuaram juntas na redação do extinto jornalístico “Linha Direta”. No dia 15 de junho, Chaves e Poggi foram convocadas e anunciadas como as responsáveis pela faixa pretendida a partir do primeiro semestre do ano. “Será uma novela histórica, começando em 1970 e passando por diversos eventos, tendo uma grande história de amor como fio condutor”, declarou Alessandra à época.
 
No dia 14 de agosto, a dupla entregou a sinopse completa do folhetim. Poggi adiantou: “Em meio a comemorações e o contraste político e social desolador, promovido pela Ditadura Militar, nossos protagonistas se conhecem, iniciando uma história de amor que irá durar por quase 20 anos, passando por diversos eventos históricos até as Diretas Já”. Dez dias depois, Chaves anunciou “Em Nome do Amor” como título provisório: “Nós vamos trabalhar com ‘Em Nome do Amor’, porque apesar de termos um contexto histórico para a história recente do Brasil como fio condutor, o que move a trama é o amor dos nossos protagonistas”.
 
Em 2 de setembro, Carlos Araújo foi anunciado como diretor geral e artístico da novela – assumindo este último cargo pela primeira vez –, junto de seus assistentes e também colaboradores de texto.
 
Foi no dia 14 de setembro que Angela Chaves e Alessandra Poggi deram início ao processo de escrita dos capítulos da nova trama. “21 de junho de 1970, Rio. É dia da final da Copa do Mundo. Renato e Alice, os nossos protagonistas, se conhecem e iniciam uma história de amor que vai atravessar quase duas décadas, cruzando com momentos históricos importantes do país. Da repressão às Diretas Já, o amor sobrevivendo a tudo”, publicou Chaves em uma rede social.
 
Em 21/09, o elenco começou a ser oficialmente escalado. No dia 5 de outubro, Poggi anunciou uma alteração para o título provisório da novela: “Flores e Canhões”. “Ambos os títulos refletem bem a nossa história, uma trama de amor mesclada por um período bastante conturbado no nosso país, mas ainda não temos nada definido, estamos debatendo outros”, afirmou a autora.
 
Dias depois, em 22 de outubro, o SBT anunciou uma nova alteração do título, desta vez oficialmente: “Os Dias Eram Assim”. “Escolhemos um verso da canção ‘Aos Nossos Filhos’, da Elis Regina, que será o tema de abertura da novela. Vamos com o título ‘Os Dias Eram Assim’, pois se encaixa perfeitamente na nossa trama”, nas palavras de Alessandra Poggi.
 
As gravações do folhetim tiveram início em 9 de novembro de 2020.
 
Em 23 de março de 2021, Angela Chaves e Alessandra Poggi colocaram a palavra “fim” no texto do último capítulo da novela. “Estamos satisfeitas com o nosso trajeto até aqui. Não foi uma novela fácil, pois ela passa por períodos históricos reais, e tivemos que respeitar essa que era a realidade do país à época da ambientação, e tudo saiu conforme planejado”, anunciou Poggi. “Agora estamos respirando mais aliviadas, e com a sensação de dever cumprido. Embora, claro, ainda não estejamos de férias”, finalizou Chaves.
 
Em 9 de abril, as gravações de “Os Dias Eram Assim” foram finalizadas. O último episódio só foi exibido pouco mais de um mês depois, em 14 de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.