domingo, 24 de julho de 2022

ÓRFÃOS DA TERRA (2022)


Órfãos da Terra” é uma telenovela brasileira produzida e exibida pelo SBT.
 
Autoria: Duca Rachid e Thelma Guedes.
Escrita com: Dora Castellar, Aimar Labaki e Carolina Ziskind.
Colaboração: Cristina Biscaia.
Direção: Alexandre Macedo, Bruno Safadi, Pedro Peregrino e Lúcio Tavares.
Direção geral: André Câmara.
Direção artística: Gustavo Fernandez.
 
Exibida na faixa das 18h30 entre 25 de julho de 2022 e 20 de janeiro de 2023, em 155 capítulos, sucedendo “Espelho da Vida” e antecedendo “Éramos Seis”. Foi a 93ª “novela das seis” exibida pela emissora.
 
TRAMA PRINCIPAL
 
Fardús significa “paraíso” em árabe. O nome da fictícia cidade do interior da Síria traduz o clima de alegria e paz de seus moradores, apesar do conflito que assola o país. Lá, vive a família do engenheiro Elias Faiek (Marco Ricca) e da cozinheira Missade (Ana Cecília Costa), dona de um bem-sucedido restaurante na região. Eles são pais de Laila (Julia Dalavia) e Khaléd (Rodrigo Vidal), que irá completar cinco anos com uma grande festa. Missade conta com a ajuda das mulheres da família para preparar os quitutes sírios do banquete.
 
O aniversário do menino é um sucesso, e todos celebram com alegria, dançando o dabke, uma dança tradicional síria. Até que rebeldes invadem o local, assustando a todos. Fardús é alvejada por bombas aéreas, causando destruição por toda parte, inclusive na casa dos Faiek. Elias, Laila e Missade não são atingidos pelo bombardeio, mas Khaléd fica gravemente ferido na perna. Com a cidade em ruínas e depois de perderem tudo, Laila e sua família atravessam a fronteira da Síria em direção ao Líbano. Eles buscam abrigo em um campo de refugiados, na capital Beirute, para cuidar da saúde de Khaléd.
 
Centenas de pessoas vindas de todas as partes da Síria vivem em situação de contingência. Sem perspectiva de futuro e lamentando tudo o que deixou para trás, a família Faiek tenta se organizar para buscar refúgio no Brasil. A ideia de Elias é usar todo o dinheiro que conseguiu recuperar dos escombros de sua casa para comprar passagens para São Paulo, onde mora Rania (Eliane Giardini), prima de Missade.
 
Aziz Abdallah: o poderoso sheik árabe
Em Beirute está localizada a suntuosa mansão de Aziz Abdallah (Herson Capri), um poderoso sheik árabe, radicado no Líbano. Multimilionário e dono de inúmeros negócios, ele vive com suas três esposas e filhas. Soraia (Letícia Sabatella) é a sua primeira esposa e mãe de Dalila (Alice Wegmann). As outras duas, Fairouz (Yasmin Garcez) e Áida (Darília Oliveira), têm menos importância dentro do harém de Aziz. Além de terem vindo depois, nenhuma delas foi capaz de dar ao sheik um filho homem.
 
Na falta de um herdeiro varão, Aziz elege Dalila como a filha preferida. Ele a vê como sua sucessora na presidência das empresas. Para isso, a jovem está sendo educada nas melhores escolas de Londres. Machista e obcecado por poder, Aziz percebe nela uma inteligência incomum, determinação e ambição. Características que o pai está convicto de que ela herdou dele. Justamente por isso, Dalila é o orgulho de Aziz.
 
Além da família Abdallah, na mansão também vive o séquito de empregados e homens de confiança do sheik. Um deles é Jamil Zariff (Renato Góes). Mais do que um funcionário, Jamil é afilhado de Aziz. O sheik o resgatou, ainda criança, junto de seu primo, Houssein (Bruno Cabrerizo), em um orfanato para lhes dar casa, comida e estudos. Em troca, Aziz exige extrema lealdade e dedicação.
 
Para manter-se leal, Houssein Zarif (Bruno Cabrerizo) esconde a paixão que sente por Soraia (Letícia Sabatella). Uma lealdade quase cega também move Fauze (Kaysar Dadour), outro guarda-costas de Aziz, e Youssef Abdallah (Allan Souza Lima), sobrinho do sheik. Louco por Dalila (Alice Wegmann), ele faz de tudo para provar ao tio que merece se casar com sua filha.
 
Mas é Jamil (Renato Góes) o eleito para se casar com a filha do sheik. Escolha feita pela própria Dalila, que o deseja em segredo desde de muito jovem. A mão da moça é então oferecida por Aziz ao jovem empregado, como recompensa, após um grande ato de lealdade do rapaz para com seu patrão. Jamil, no entanto, sonha se casar por amor, com uma jovem de sua escolha.
 
O amor no campo de refugiados
O campo de refugiados de Beirute funciona como um grande mercado para Aziz Abdallah. É lá que ele, aproveitando-se do estado miserável em que muitos se encontram, busca pessoas dispostas a trabalhar a troco de muito pouco ou quase nada. Também costuma procurar moças “para sua diversão”, em troca de dinheiro. Numa dessas visitas, o sheik se encanta por Laila, que está prestes a viajar para o Brasil junto de sua família, e resolve tomá-la como sua quarta esposa. Assim, propõe um acordo financeiro a Elias em troca da mão de Laila. Mesmo estando numa situação difícil, Elias recusa a proposta do sheik.
 
Jamil também está no campo e, por uma artimanha do destino, é surpreendido pela visão de uma bela jovem brincando com algumas crianças. Esta jovem é Laila. Numa troca de olhares, Laila e Jamil se encantam um pelo outro. O encontro é rápido, mas suficiente para acender uma chama em seus corações.
 
Apesar do interesse por Jamil e da negativa do pai à proposta indecente de Aziz, Laila é forçada a tomar uma dolorosa decisão: casar-se com o sheik Aziz Abdallah para salvar seu irmão Kháled. Os ferimentos do menino se agravaram e ele vai morrer, se não for atendido num bom hospital. A família ficou sem dinheiro algum, depois que Elias foi roubado, a mando do próprio Aziz, que fez isso de propósito, a fim de tornar os Faiek ainda mais vulneráveis ao seu assédio.
 
Quando Laila chega à mansão de Aziz para casar-se com o sheik, Soraia se compadece da pobre moça, já que viveu a mesma situação no passado. A primeira esposa de Aziz, então, revela para Laila que foram os capangas de Aziz que assaltaram Elias, deixando a família na miséria. E anuncia a morte de Kháled, ocorrida logo depois de uma cirurgia de emergência.
 
Sem motivos para seguir adiante no sacrifício de se casar com Aziz, Laila foge da mansão do sheik, com a ajuda de Soraia. Como homens e mulheres não se misturam nas cerimônias de casamento, Aziz só se dá conta dessa fuga ao chegar ao quarto para consumar a união.
 
Inicia-se então a longa jornada de Laila para escapar da perseguição do sheik. De volta ao campo de refugiados, ela se junta aos seus pais, e a família segue para a Grécia, de onde embarca, num navio turístico, rumo ao Brasil.
 
Ciente da fuga, Aziz encarrega Jamil de trazê-la de volta. Ao descobrir que a mulher que deve capturar é a mesma moça por quem se apaixonou, Jamil decide aceitar a incumbência a fim de protegê-la. Os dois se encontram no navio. Certos de que serão muito felizes no Brasil, o casal faz um trato, e deixa marcado um encontro, dentro de alguns dias, em São Paulo.
 
O casamento de Laila e Jamil e a morte do sheik
Após muitos encontros e desencontros, Jamil e Laila recuperam o contato graças à ajuda de Zuleika (Emanuelle Araújo). Assim que o casal se vê, o amor fala mais alto e eles comemoram o reencontro fazendo planos para a nova vida no Brasil. Jamil decide contar toda a verdade sobre sua relação com o sheik para Laila, mas é surpreendido por uma grande notícia. A jovem diz a ele que está esperando um filho. Mais do que nunca Jamil tem a certeza de que o único caminho a seguir é se casar com a mãe de seu filho e ser feliz longe de Aziz.
 
Após conseguirem fugir do sequestro planejado por Youssef (Allan Souza Lima), Jamil e Laila se acertam e botam o passado em pratos limpos. Laila resolve dar uma chance a ele, em nome de tudo o que viveram e do filho que esperam. Na casinha de praia de Ali (Mouhamed Harfouch), Jamil improvisa um anel com um raminho de flores e pede Laila em casamento.
 
Chega o tão sonhado dia do casamento. Mas os noivos não imaginam que o perigo está mais perto do que nunca. Transtornado pela notícia do casamento de sua ex-noiva e seu mais fiel funcionário, Aziz desembarca no Brasil com sede de vingança e disposto a estragar a festa e recuperar sua honra. Depois da troca das alianças e do bolo cortado, os convidados se divertem em uma grande roda de dabke, onde a noiva dança para o noivo ao som de palmas. De repente o sorriso de Laila se desfaz e ela fica petrificada ao ver Aziz. Em um instante, todos os olhos do salão se voltam para o sheik.
 
Aziz exige dançar com Laila e ela, aterrorizada, é obrigada a atender à ordem. Jamil pede clemência a Aziz, que manda Fauze (Kaysar Dadour) o afastar. Almeidinha (Danton Melo) chega com a polícia levando o sheik e seus homens para a delegacia. Após ser solto, Aziz não desiste de perseguir os noivos e parte rumo a uma cidade do interior para encontrá-los. No caminho, leva um tiro e é encontrado caído no chão em frente à casa de Helena, é socorrido e internado. Pouco antes de morrer, o sheik pede a Jamil que cuide de sua filha, Dalila. O rapaz liga para a moça para avisar sobre a morte do pai e ela promete vingança.
 
Dalila põe em prática seu plano de vingança
Após jurar vingança a Jamil e Laila no velório de seu pai, Dalila passa três anos calculando em detalhes como acabar com a felicidade do casal. A herdeira do sheik conta com a ajuda de Paul Abbás (Carmo Dalla Vecchia), ex-colega de faculdade que topa qualquer coisa para ficar ao seu lado. Chegada a hora de entrar em ação, a filha de Aziz (Herson Capri) se livra da tatuagem no pulso que marcava sua pele, muda o visual e adota uma nova identidade: Basma Bakri. Caridosa e interessada pelas causas humanitárias, Basma encanta a todos no Instituto Boas-Vindas.
 
Depois de ser desmascarada, Dalila ficou numa saia justa e levou uma surra e tanto de sua maior rival, Laila. A síria não deixou passar as tragédias que aconteceram em sua família e foi para cima da vilã. Depois de tanto tempo espalhando o mal, Dalila sofreu as consequências de suas ações. Teve a identidade revelada na frente de todos, sentiu a raiva de seu próprio aliado e uma desconfiança de seus amigos brasileiros. Mesmo assim, Dalila segue em frente para alcançar seu maior objetivo: se casar com Jamil. Obcecada, ela ameaça matar o filho do casal, Raduan, e Laila com suas próprias mãos.
 
Finalmente chega o grande dia. Mas o casamento de Dalila e Jamil não é necessariamente um dia de comemoração, já que tudo será imposto pela libanesa. Com medo de que Dalila faça algo contra sua família, ele acaba cumprindo as ordens, mas não consegue esconder sua tristeza. Dalila entra deslumbrante e sorri vitoriosa por conseguir finalmente casar com o homem que sempre quis. Os dois assinam os papeis e Dalila pede para Jamil dançar. Sem ser visto, Jamil dança com sua nova noiva sob os olhares de Laila, que chora ao ver tudo de longe.
 
Dalila dá à luz
Mas Dalila não contava com uma novidade que poderia abalar seus planos: ela descobre que está grávida. Além do choque inicial, veio a culpa, afinal, ela foi responsável pela morte de Paul (Carmo Dalla Vecchia), o pai de seu filho. Apesar de tudo, ela tenta se beneficiar com a situação e dá o golpe da barriga em Jamil, dizendo que o filho que espera é dele. Maso libanês confronta a vilã e pede um teste de paternidade. Dalila descobre que espera uma menina e escolhe para a filha o nome de Soraia, em homenagem à mãe, que foi assassinada por seu pai, Aziz.
 
A vilã passa por maus bocados e começa a sentir as consequências de suas ações. Primeiro, Dalila levou um tiro de Robson (Alex Morenno). Chegou a ficar em coma, mas sobreviveu, assim como sua filha. Depois, acabou indo parar atrás das grades: após confessar matar Paul, ela é condenada a 60 anos de reclusão. Na cadeia, a libanesa começa a sentir dores do parto. Após algumas complicações, passou por uma cesariana de emergência e deu à luz Soraia.
 
A maternidade, no entanto, não mudou os planos da vilã de fugir com Youssef (Allan Souza Lima). O libanês bolou uma estratégia para se ver livre da justiça junto com sua prima, mas para o plano dar certo, Dalila teria que abrir mão da sua filha. No início, a vilã repudia a ideia. Entretanto, uma revelação muda tudo.
 
Quem matou Aziz Abdallah?
Depois de muito tempo, Camila (Anajú Dorigon) decide revelar a todos que é a verdadeira assassina de Aziz. No depoimento, Camila explicou os detalhes do crime. Ela havia tentado vender a informação de onde o casal Jamil e Laila estava. Mas Aziz arrancou o endereço à força e partiu. Em um impulso, ela foi atrás dele. Quando chegou ao local, se deparou com sua mãe, Rania (Eliane Giardini), apontando uma arma para ele. Quando Aziz jogou longe a arma de Rania e ameaçou matá-la, Camila pegou o revólver caído no chão e atirou no sheik para salvar a mãe.
 
Ao descobrir toda a verdade, Dalila fica obcecada em acabar com a vida de Camila. Em mais um dos seus planos ardilosos, a vilã invade o casamento de Camila e Valéria (Bia Arantes) e consegue fazer a noiva refém. Rania pede que a neta não cometa nenhuma loucura e poupe a vida de sua filha. Por sua vez, a vilã avisa que solta Camila caso Laila assuma o lugar. Ela vai até a libanesa e as duas trocam de posição. Só que, na troca, Camila corre ao ser liberada e Dalila atira em suas costas. A noiva é levada às pressas para o hospital e passa por uma cirurgia delicada. Felizmente Camila sobrevive e pode enfim curtir sua lua de mel com a amada Valéria.
 
Mas o destino de Dalila é implacável. Após fazer Laila de refém e ser perseguida pelos policiais, ela é cercada e não se entrega. Em uma troca de tiros, a vilã não resiste e acaba morrendo.
 
E o amor venceu
Órfãos da Terra reservou muitas emoções para o público desde o início da trama. Seja na Síria, no Líbano ou no Brasil, o tema dos refugiados se manteve presente através de muitas histórias de amor, superação, amizade e também vingança.
 
O romance de Jamil (Renato Góes) e Laila (Julia Dalavia) passou por inúmeros obstáculos e muita gente acabou sendo ‘vítima’ deste relacionamento. Por conta da vingança de Aziz (Herson Capri) e Dalila (Alice Wegmann), os familiares do casal sofreram golpes, viram suas vidas ameaçadas e pensaram muitas vezes em desistir.
 
No último capítulo, o casal teve enfim a liberdade de viver esse sentimento em paz. Jamil e Laila finalmente puderam celebrar o amor que os uniu desde o acampamento no Líbano.
 
TRAMAS PARALELAS
 
O Instituto Boas-Vindas
Ao chegar ao Brasil, a família Faiek é encaminhada para o Instituto Boas-Vindas, uma instituição que apoia e acolhe refugiados. Administrado pelo Padre Zoran (Angelo Coimbra), o Instituto abriga pessoas de várias etnias e culturas. Entre elas, Marie Patchou (Eli Ferreira), uma jovem congolesa que perdeu tudo em seu país após a guerra civil. Simpática e prestativa, a professora Marie se torna uma das grandes amigas de Laila (Julia Dalavia) no seu lar temporário. O namorado de Marie, Jean Baptiste (Blaise Musipère), do Haiti, fica bastante próximo de Elias (Marco Ricca). Músico nas horas vagas, Jean é mecânico em uma oficina na Vila Mariana, na zona sul de São Paulo. E, ao saber que Elias é engenheiro, consegue um emprego para ele no mesmo local.
 
No Instituto, Laila e seus pais conhecem também a Dra. Letícia Monteiro (Paula Burlamaqui), que presta assistência médica como voluntária, Rogério Pessoa (Luciano Salles), advogado e braço direito do Padre Zoran (Angelo Coimbra) na administração do local, e o médico sírio, refugiado, Faruq Murad (Eduardo Mossri), que vai lutar para ter seu diploma revalidado, a fim de exercer a medicina no Brasil.
 
Vila Mariana
Assim que desembarca no Brasil, Jamil vai ao encontro de seu amigo Ali Al Aud (Mohamed Harfouch) e é recebido com muita alegria. Filho de palestinos, Ali mora com a irmã Muna (Lola Fanucci) e o avô Mamede (Flávio Migliaccio). Com eles, toca a casa de chá ‘Aletria’, na Vila Mariana, local muito frequentado pela comunidade árabe de São Paulo.
 
Na vizinhança, mora uma família de origem judaica, liderada por Bóris Fischer (Osmar Prado), pai de Eva (Betty Gofman) e avô de Sara (Verônica Debom). Por ter tido a casa destruída pelo exército israelense, Mamede tem horror a qualquer aproximação entre as famílias. A tal ponto de não suportar que seu cão Sultão chegue perto da cachorra Salomé, do vizinho judeu.
 
A relação entre os vizinhos vai ganhar contornos tragicômicos quando Sara (Verônica Debom) se apaixonar por Ali. O namoro entre eles acontece ao mesmo tempo em que Ester Blum (Nicette Bruno), a também vizinha das famílias de Bóris e Mamede, tenta arranjar o casamento de Sara com seu filho Abner (Marcelo Médici).
 
Uma família muito unida
Alegre, falante e muito expansiva, Rania (Eliane Giardini) é síria e casada com Miguel Nasser (Paulo Betti), um comerciante brasileiro, também de origem síria. Os dois têm três filhas: Zuleika (Emanuelle Araújo), Aline (Simone Gutierrez) e Camila (Anaju Dorigon). Aline é a filha mais velha, casada com o nordestino e dono de uma oficina mecânica, Caetano (Glicério do Rosário). Os dois são pais do adolescente Benjamin (Filipe Bragança) e do menino Arturzinho (Rafael Sun). Aline e Caetano têm uma vida feliz, porém, incompleta. O sonho de Aline é ter uma filha, e por isso ela não dá sossego ao marido.
 
Zuleika (Emanuelle Araújo) é a filha do meio e braço direito do pai nos negócios da família. Juntos, eles ocam a Importadora Nasser. A casa de artigos de decoração, que vende peças importadas do Oriente Médio e do Extremo Oriente, fora construída por seu bisavô, e permanece na família até hoje. Durona e despachada, porém um pouco atrapalhada no campo afetivo, Zuleika conta com o auxílio de sua filha Cibele (Guilhermina Libanio) nos assuntos do coração. A jovem ativista e feminista dá apoio à mãe para sair de casa ao descobrir que ela está sendo traída por seu marido, pai de Cibele.
 
A mais nova das filhas de Rania e Miguel é também a mais mimada e fútil. Camila (Anaju Dorigon) gosta de boa vida e não esconde isso de ninguém. Ela dita as próprias regras e não aceita “não” como resposta.
 
Sempre ocupada entre cuidar da casa e de sua família, Rania não deixa de pensar em Missade (Ana Cecília Costa). Está aflita com a situação dos parentes na Síria, pois já faz algumas semanas que não tem notícias deles. Até que, numa ida à oficina de seu genro Caetano, Rania reconhece o marido de sua prima e descobre que, além de Elias, Missade e Laila sobreviveram à guerra estão vivendo no Brasil e procurando por ela há muitos meses. A mulher de Miguel (Paulo Betti) vai imediatamente ao centro de refugiados com Elias reencontrar sua prima e buscá-la, junto do marido e da filha, para viverem em
sua casa.
 
Fotógrafo com olhar atento
Bruno (Rodrigo Simas) é um jovem fotógrafo, de perfil humanista, cuja trajetória se cruza com a de Laila (Julia Dalavia). Bem-nascido, o filho de Norberto (Guilherme Fontes) e Teresa (Leona Cavalli) quase atropela a jovem, em uma das principais vias da capital paulistana.
 
Para ir ao encontro de Jamil, Laila sai do Instituto Boas-Vindas de bicicleta, rumo ao restaurante onde os dois combinaram de se ver. Laila sente uma tontura repentina e cai da bicicleta entre os carros. Desmaiada, é levada por Bruno (Rodrigo Simas) para o hospital.
 
Apesar do susto, a jovem desperta imediato interesse no fotógrafo, que ouve atento e comovido o relato de sua trajetória. É ela que apresenta a Bruno o Instituto Boas-Vindas. Não tarda para ele se apaixonar por Laila e ficar impactado com as histórias que ouve, o que vai mudar sua vida.
 
E também a vida de Teresa (Leona Cavalli), sua mãe. Os dois têm uma relação muito próxima e uma visão de mundo que destoa completamente da de Norberto (Guilherme Fontes). Enquanto o empresário obrigou a mulher a largar a carreira artística e se revolta com a falta de ambição do filho, os dois cultivam a solidariedade e empatia em suas relações.
 
Empatia e solidariedade também não são práticas muito exercidas por Valéria (Bia Arantes). Interesseira e manipuladora, a namorada de Bruno logo percebe que o relacionamento deles estremece com a chegada de Laila.
 
AUDIÊNCIA
 
Órfãos da Terra” foi considerada um grande sucesso no SBT e obteve 22,2 pontos de média no decorrer de sua exibição. O primeiro capítulo cravou 24 pontos e logo na semana seguinte, o folhetim bateu recorde com 25 de média. Seu maior desempenho ocorreu com o penúltimo capítulo: 28 pontos, com 31 de pico. O último episódio obteve 27.
 
PRODUÇÃO E CENOGRAFIA
 
Damasco, Beirute, Londres, São Paulo. Órfãos da Terra transita por várias capitais mundiais sem sair do país. Esse foi o desafio proposto para as equipes de produção de arte e de cenografia, que reproduziram essas realidades dentro dos Estúdios da Globo ou em locações pelo país.
 
A principal referência para o núcleo sírio-libanês é Dubai, a maior cidade dos Emirados Árabes. Em São Paulo, o destaque é para a Vila Mariana, bairro conhecido por abrigar diferentes culturas. Construída nos Estúdios da Globo, a cidade cenográfica de seis mil metros quadrados é formada por um centro comercial, com acesso ao metrô e ao trem; a Importadora Nasser, comandada por Miguel (Paulo Betti), que comercializa itens do Oriente Médio; a casa de chá Aletria, de propriedade de Ali (Mohammed Harfouch); além das residências. O estilo arquitetônico do bairro é eclético: cada casa se molda ao estilo de sua cultura.
 
Outro lar que merece destaque é a residência do poderoso sheik Aziz Abdallah (Herson Capri), que, na história, fica em Beirute. Para representá-lo, foi escolhido o Palácio Quitandinha, um marco arquitetônico de Petrópolis, cidade a 80 quilômetros da capital do estado do Rio de Janeiro. O antigo hotel-cassino construído nos anos 1940, tem salões grandiosos espalhados por seus 50 mil metros quadrados.
 
No edifício Martinelli, construção icônica dos anos 1920 localizada em São Paulo, foram feitas as cenas do aguardado reencontro do casal protagonista no Brasil. Outras sequências foram produzidas em regiões como o Centro, Vila Mariana, Avenida Paulista, Parque do Ibirapuera e no bairro da Liberdade, onde uma mesquita foi usada como locação.
 
FIGURINO E CARACTERIZAÇÃO
 
A caracterizadora Gilvete Santos e a figurinista Mari Sued criaram o conceito visual dos personagens de Órfãos da Terra. Por retratarem diferentes culturas na novela, elas se debruçaram em uma extensa pesquisa. Muitas referências vieram das redes sociais, onde mulheres e homens do Oriente Médio mostram como são impactados por tendências mundiais da moda e imprimem sua cultura e costumes em uma releitura muito rica e diversa.
 
Merece destaque o figurino de Dalila (Alice Wegmann), baseado em blogueiras muçulmanas, que apresentam looks modernos recheados de referências de grifes europeias. A tatuagem de Dalila é sua marca registrada. A inscrição em árabe no seu pulso esquerdo significa vida e fogo, o que traduz a personalidade da herdeira do sheik.

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