domingo, 15 de janeiro de 2023

VELHO CHICO (2023)


Velho Chico” é uma telenovela brasileira produzida e exibida pelo SBT.
 
Autoria: Benedito Ruy Barbosa e Bruno Luperi.
Escrita por: Benedito Ruy Barbosa e Bruno Luperi.
Colaboração: Luis Alberto de Abreu.
Direção: Luiz Fernando Carvalho, Carlos Araújo, Gustavo Fernandez e Philippe Barcinski.
Direção artística: Luiz Fernando Carvalho.
 
Em exibição na faixa das 21h30 desde 16 de janeiro de 2023, sucedendo “A Regra do Jogo”. É a 84ª “novela das nove” exibida pela emissora.
 
TRAMA PRINCIPAL
 
Final da década de 1960, fictícia Grotas de São Francisco, Nordeste brasileiro. O poderoso Coronel Jacinto (Tarcísio Meira), conhecido como Coronel Saruê, comanda a política, a economia e quem aparecer pela sua frente. E também está de olho nas terras do Capitão Ernesto Rosa (Rodrigo Lombardi). Dono da fazenda Piatã, o capitão tem moral e coragem para enfrentar a figura do todo-poderoso coronel. Isso é o que provoca o início do duelo que vai atravessar gerações até os dias de hoje.
 
Jacinto é casado com Encarnação (Selma Egrei), uma mulher amargurada, marcada pela morte trágica do primogênito. O único herdeiro do casal que restou é Afrânio (Rodrigo Santoro), que partiu para estudar Direito em Salvador, mas nunca deixou de viver às custas da rica família. Lá, ele apaixonou-e pela cantora Iolanda (Carol Castro), uma jovem à frente de seu tempo. A morte súbita do pai, porém, faz Afrânio retornar à casa para assumir os negócios, deixando de lado a amada e seu posto de doutor para se tornar o mais novo Coronel Saruê.
 
A mando de sua mãe, o novo coronel começa a visitar os parceiros de seu pai pela região. Em um destes encontros, ele acaba se envolvendo com Leonor (Marina Nery), filha de Aracaçú (Carlos Betão). Descobertos, são obrigados a se casarem. Desta união à base do facão, nasceu Maria Tereza (Isabella Aguiar) pelas mãos da própria avó, que amaldiçoa a nora pois esperava, minimamente, um neto varão.
 
O Capitão Ernesto Rosa é um homem correto e vive um casamento feliz com Eulália (Fabiula Nascimento). Os dois adotaram Luzia (Carla Fabiana), encontrada ainda bebê em meio à plantação de algodão. Na mesma época, o casal acolheu em sua casa os retirantes Belmiro dos Anjos (Chico Diaz), Piedade (Cyria Coentro) e o filho bebê Santo (Rogerinho Costa). As crianças tornaram-se irmãos de leite, ambos amamentados por Piedade. Com o passar do tempo, a menina acabou se apaixonando pelo menino.
 
Em uma procissão na cidade de Grotas, as vidas de Maria Tereza e Santo se cruzam. Representando Nossa Senhora e São José, os dois se jogam nas águas do rio São Francisco. Ali, o Velho Chico une seus caminhos. O amor proibido acaba sendo descoberto pelo pai da jovem, Afrânio. Diante da situação, ele tranca a filha em um internato em Salvador, longe de seu amado. De lá, Maria Tereza envia cartas a Santo informando que dali a um tempo nasceria o filho deles: Miguel. Mas Santo nunca recebeu tais cartas, que foram interceptadas por Luzia, desde sempre apaixonada pelo irmão postiço.
 
Vinte anos depois, Grotas de São Francisco recebe novamente Maria Tereza (Camila Pitanga), agora casada com o ambicioso político Carlos Eduardo, uma “cria” do Coronel Saruê (Antônio Fagundes). E é ali que o Velho Chico torna a guiar o curso desta história e deste amor, quando o reencontro de Maria Tereza e Santo (Domingos Montagner) é inevitável, mesmo tendo cada qual trilhado seu caminho e constituído suas famílias, que voltam a travar batalhas ancestrais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.