domingo, 4 de agosto de 2024

MAR DO SERTÃO (2024)


Mar do Sertão” é uma telenovela brasileira produzida e exibida pelo SBT.
 
Autoria: Mário Teixeira.
Colaboração: Marcos Lazarini, Claudia Gomes, Dino Cantelli e Carolina Santos.
Direção: Bernardo Sá, Mariana Duarte, Natália Warth e Rogério Sagui.
Direção geral: Pedro Brenelli.
Direção artística: Allan Fiterman.
 
Exibição
Período: 5 de agosto de 2024 – 28 de fevereiro de 2025.
Horário: 18h30 – 97ª novela das sete.
Duração: 179 capítulos.
 
TRAMA PRINCIPAL
 
A pequena cidade de Canta Pedra, no Nordeste brasileiro, é um lugar que, segundo contam, já foi mar e virou sertão. É nesse ambiente que desenrola do triângulo amoroso vivido por Candoca (Isadora Cruz), seu grande amor Zé Paulino (Sergio Guizé) e Tertulinho (Renato Góes). Também está em foco o poder dos coronéis, principalmente se nas mãos deles estiver o bem mais precioso da região: a água.
 
Candoca e Zé Paulino estão noivos. O problema é que o coronel Tertúlio (José de Abreu), dono da Fazenda Palmeiral, dá ordem para que Zé Paulino leve um cavalo até uma outra cidade justamente na data em que a cerimônia está marcada. Enquanto isso, Tertulinho, filho do coronel, retorna a Canta Pedra depois de uma longa temporada na capital.
 
Ao reencontrar Candoca, o encantamento de Tertulinho é imediato. Mesmo quando fica sabendo que ela é noiva de Zé Paulino, Tertulinho ainda tenta dar suas investidas. É aí que o destino vai agir. O coronel Tertúlio avisa que o filho deve acompanhar Zé Paulino, mas uma forte chuva durante a viagem provoca um acidente: Tertulinho consegue se salvar, enquanto Zé Paulino é dado como morto.
 
Quando dez anos se passam e Zé Paulino retorna mais vivo do que nunca a Canta Pedra, a vida de todos os moradores da pacata cidade é afetada, principalmente a de Candoca, que casou-se com Tertulinho. Os dois ficam entre o dilema de viver o que sentem ou deixar que a mágoa fale mais alto. Zé Paulino ainda deseja fazer justiça e mudar a configuração de poder da região.
 
Quem também tem o destino transformado pela volta de Zé Paulino é Timbó (Enrique Diaz). Sobrevivente da seca e da vida agreste que o povo da região está condenado há gerações, ele enfrenta todas as dificuldades levando a vida com bom humor, criatividade e um pouco de malandragem. Até que o retorno do amigo que ele acreditava estar morto muda esse cenário.
 
AUDIÊNCIA
 
Mar do Sertão” teve um desempenho sólido na faixa das 18h, atingindo uma média geral de 21,3 pontos, considerada um sucesso pelo SBT. A novela estreou bem, com 22,0 de média, e demonstrou consistência ao longo da exibição, sem grandes oscilações. Apesar de uma leve queda na reta final, atribuída ao período de festividades de fim de ano, a produção conseguiu se recuperar e encerrou sua trajetória em alta, registrando 27,1 pontos no último capítulo, com 31 de pico – também sua maior audiência. Seu pior índice foi registrado com a exibição em 31 de dezembro, quando atingiu apenas 12,6 pontos, justificado à baixa demanda por televisão na data.
 
Em comparação com suas antecessoras, “Mar do Sertão” teve um desempenho similar à sua antecessora, “Além da Ilusão” (21,4 pontos) e superior ao de “Nos Tempos do Imperador” (19,3), que foi abaixo do esperado. No entanto, ficou atrás de novelas como “Éramos Seis” e “Órfãos da Terra” (ambas com 22,2) e “Espelho da Vida” (23,5). Seu crescimento ao longo das semanas foi estável, sem grandes oscilações, o que indica uma boa recepção do público. No geral, o saldo foi positivo, consolidando-se como um sucesso moderado dentro do horário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.