domingo, 30 de setembro de 2018

ALÉM DO TEMPO (2018)


Além do Tempo” é uma telenovela brasileira produzida e exibida pelo SBT.

Novela de: Elizabeth Jhin.
Colaboração: Eliane Garcia, Lilian Garcia, Duba Elia, Renata Jhin, Vinícius Vianna e Wagner de Assis.
Direção: Luciana Oliveira, Roberta Richard e Davi Lacerda.
Direção-geral: Pedro Vasconcelos.
Direção artística: Rogério Gomes.

Exibida no horário das 18 horas entre 1º de outubro de 2018 e 5 de abril de 2019, em 161 capítulos, substituindo “Sete Vidas” e sendo substituída por “Eta Mundo Bom!”. Foi a 86ª “novela das seis” exibida pela emissora.

Contou com as participações de Alinne Moraes, Rafael Cardoso, Paolla Oliveira, Ana Beatriz Nogueira, Emilio Dantas, Irene Ravache, Letícia Persiles e Júlia Lemmertz.

TRAMA PRINCIPAL

Além do Tempo” conta a história de amor entre Lívia (Alinne Moraes) e Felipe (Rafael Cardoso). Dividida em duas fases, a trama mostra o encontro do casal no século XIX. Ele é de uma família nobre e está de casamento marcado com Melissa (Paolla Oliveira). Lívia é de origem humilde e vive no convento por imposição da mãe, Emília (Ana Beatriz Nogueira). Os dois jovens se conhecem em Campobello – cidade fictícia localizada no sul do país –, iniciam um relacionamento conturbado e têm um fim trágico.

Cerca de 150 anos depois, acontece um novo encontro entre Lívia, Felipe e as pessoas que conviveram com eles no passado. Todos têm a chance de consertar os erros cometidos na outra vida. Alguns seguem um novo caminho. Outros não.

PRIMEIRA FASE
A primeira fase da novela se passa no século XIX, em Campobello, região que se desenvolve graças à colonização italiana e ao cultivo de uvas, no sul do Brasil. A dona da taberna da cidade, Emília (Ana Beatriz Nogueira), preocupa-se com o futuro da filha, Lívia (Alinne Moraes), e manda a jovem para o convento. A saúde frágil de Emília faz com que a noviça obedeça à mãe.

Emília ainda é contra a paixão de Pedro (Emilio Dantas) por Lívia. Os dois são amigos de infância, mas a noviça o considera como irmão. Ele é filho de Gema (Louise Cardoso), a melhor amiga da dona da taberna, e irmão de Anita (Leticia Persiles), fiel escudeira de Lívia. Mas é a notícia da volta da família da Condessa Vitória Castellini (Irene Ravache) para Campobello que deixa Emília nervosa e mais ansiosa pelos votos perpétuos da filha.

O segredo de Emília
Emília (Gabriella Di Grecco/Ana Beatriz Nogueira) pertencia a um grupo de saltimbancos e usava o codinome “Allegra” no passado. Durante uma apresentação, ela conheceu e se apaixonou por Bernardo (Bernardo Marinho/Felipe Camargo), único filho da Condessa Vitória Castellini (Irene Ravache). Os dois enfrentaram a resistência da mãe do rapaz e as dificuldades para ficar juntos.

Certo dia, a Condessa Vitória, com a ajuda do capataz Bento (Felipe Fagundes/Luiz Carlos Vasconcelos), armou um acidente para Emília, mas era Bernardo quem estava no lugar da amada. O jovem foi dado como morto, e Emília escondeu a gravidez da família Castellini. Nem mesmo a filha Lívia (Alinne Moraes) conhecia o passado da mãe.

A volta dos Castellini
Junto com a Condessa Vitória (Irene Ravache) também vem o Conde Felipe (Rafael Cardoso), sobrinho-neto da nobre por quem Lívia (Alinne Moraes) se apaixona. Viúvo e pai de Alex (Kadu Schons), Felipe está prestes a se casar com Melissa (Paolla Oliveira), filha de Dorotéia (Julia Lemmertz), mas fica encantado pela moça ao salvá-la de um acidente.

Dias depois, a noviça foge do convento, por algumas horas, para se divertir com a amiga Rita (Daniela Fontan) e encontra o Conde na festa da colheita da uva, em Campobello. O amor entre os dois é inevitável.

Reviravoltas
Emília (Ana Beatriz Nogueira) tenta manter a filha longe dos Castellini, mas os planos dela fracassam. Sua taberna é queimada a mando da Condessa Vitória (Irene Ravache), que deseja expulsá-la de Campobello, e ela fica doente após inalar fumaça. Ao saber da notícia, Lívia (Alinne Moraes) vai ao encontro da mãe e descobre a verdade de sua origem. A Condessa Vitória teme que o filho reencontre a rival.

Emília (Ana Beatriz Nogueira) acredita que Bernardo (Felipe Camargo) está vivo e desmemoriado. Lívia (Alinne Moraes) desiste do noviciado, ao saber que é neta da Condessa Vitória (Irene Ravache). Ela vai trabalhar no casarão da avó para descobrir o paradeiro do pai e conseguir mais detalhes de um possível envolvimento da Condessa na misteriosa “morte” do filho.

Lívia se afeiçoa a Vitória e luta contra o ciúme desmedido de Melissa (Paolla Oliveira), noiva de Conde Felipe (Rafael Cardoso). Tempos depois, a ex-noviça descobre que a avó deixou Bernardo internado em um hospital psiquiátrico, porque ele permaneceu inconsciente depois do acidente. O que a nobre não esperava era a fuga do filho. Agora, Vitória temia o possível encontro entre o herdeiro e Emília.

Fim trágico
Condessa Vitória (Irene Ravache) não desconfia que o filho Bernardo (Felipe Camargo) está sob os cuidados de Emília (Ana Beatriz Nogueira), e que Lívia (Alinne Moraes) é sua neta. O primeiro a tomar conhecimento de toda  história é o Conde Felipe (Rafael Cardoso), que descobre a verdade por meio de Pedro (Emilio Dantas).

Felipe não se conforma com a mentira de Lívia e decide manter o noivado com Melissa (Paolla Oliveira). Mas antes do casamento, o Conde lê o diário da ex-mulher e descobre que a atual noiva foi culpada pelo fim de seu primeiro casamento. Ao abandoná-la no altar, ele vai atrás de Lívia e os dois decidem ficar juntos.

Melissa fica indignada com o fim do relacionamento e conta com a ajuda de Pedro para arruinar a relação de Rafael e Lívia. Ao surpreender o casal, Pedro duela com o Conde. Durante o embate, Melissa surge e empurra Lívia de um penhasco. Felipe tenta salvá-la, mas Pedro mata Melissa e, em seguida, mata o nobre, que cai no abismo junto com a amada.

SEGUNDA FASE
Cerca de 150 anos depois, personagens voltam com os mesmos nomes e alguma ligação entre si, mas com personalidades distintas do século XIX. A trama recomeça com a troca de olhar entre Lívia (Alinne Moraes) e Felipe (Rafael Cardoso) no metrô do Rio de Janeiro. Ela está atrasada para uma reunião e ele, que vive em Belarrosa, no sul do país, está na cidade para apresentar um de seus vinhos a um sommelier.

Lívia é enóloga e filha de Emília (Ana Beatriz Nogueira). Sua família é dona da Beraldini, grande empresa de importação e exportação de vinhos. Ela é noiva de Pedro (Emilio Dantas), um dos diretores da Beraldini. Felipe (Rafael Cardoso) é casado com Melissa (Paolla Oliveira) e pai de Alex (Kadu Schons). Ele é dono de uma pequena vinícola, chamada Campobello, e não ambiciona ficar rico. O empresário prefere fazer um bom vinho, em pequena escala, a sacrificar a qualidade de seu produto.

Lívia e Felipe se cruzam novamente quando a enóloga vai a Belarrosa com Anita (Letícia Persiles), sua executiva-assistente e amiga, para obter informações sobre uma vinícola que está prestes a falir e que pode ser um bom negócio para a sua empresa. Lá, ela encontra Felipe em uma festa tradicional da cidade. Eles se atraem e, a princípio, tentam controlar a paixão.

Sede de vingança
Emília (Ana Beatriz Nogueira) descobre que a vinícola prestes a falir pertence à Vitória (Irene Ravache), sua mãe. No passado, Vitória abandonou a filha, no dia em que a menina completou sete anos e o então marido Alberto (Juca de Oliveira) e fugiu com o amante. Anos depois, Vitória se casou novamente, desta vez, com o dono da vinícola Ventura, que foi levada à falência por causa da má gestão de seu enteado, Bento (Luiz Carlos Vasconcelos).

Sem saber que a mãe se arrependeu e voltou para buscá-la logo após sair de casa, Emília cresceu com sede de vingança. Com a venda da Ventura, a dona da Beraldini vê a oportunidade de deixar Vitória sem bens. Emília expulsa Vitória de casa e ninguém entende o ódio da empresária por aquela mulher.

Enquanto isso, Lívia (Alinne Moraes) e Felipe (Rafael Cardoso) não conseguem conter o que sentem um pelo outro e provocam a ira de Melissa (Paolla Oliveira) e Pedro (Emilio Dantas). Melissa chega a sequestrar o próprio filho para intimidar o ex-marido. Mas nada disso muda a decisão do casal que luta contra o ciúme e as chantagens dos ex-parceiros.

Reencontro
Na segunda fase da trama, Bernardo (Felipe Camargo) vai para Belarrosa supostamente para escrever um livro. Mas, no fundo, outra razão o levou até lá. Ele desejava descobrir a identidade de seus pais biológicos. Durante a procura, o escritor conheceu Emília (Ana Beatriz Nogueira). Apesar de, no começo, não simpatizarem um com o outro, os dois acabam se envolvendo e Bernardo descobre que é filho de Guillermo Ventura, ex-marido de Vitória (Irene Ravache).

Bernardo decide interromper o processo de venda da vinícola Ventura. A relação entre Emília e o escritor fica estremecida com a revelação e piora quando Bernardo descobre as armações da amada contra Vitória.

Revelações
Além dos contratempos que Lívia (Alinne Moraes) enfrenta com Felipe (Rafael Cardoso) por terem assumido a relação, ela fica atônita com o segredo da mãe. Com a vinda de seu avô Alberto (Juca de Oliveira) da Itália para o Brasil, a enóloga descobre o parentesco ao ouvir uma conversa entre Emília (Ana Beatriz Nogueira), e ele. Ninguém sabe, mas Alberto voltou para contar a Vitória (Irene Ravache), sua ex-mulher, que mentiu para “Mili” e pedir-lhe perdão.

Vitória fica desnorteada após descobrir que a filha não morreu, mas decide ir atrás dela. A empresária não acredita na mãe e Lívia pede demissão da Beraldini por divergir das opiniões e atitudes de Emília. Dias depois, Alberto conta para a filha que mentiu por vingança.

No passado, Vitória tentou uma reaproximação após fugir por conta de uma paixão repentina, mas recebeu a notícia de que sua filha Mili havia morrido. A história havia sido foi inventada por Alberto, que carregado de mágoa e raiva, conseguiu um atestado de óbito da criança.

Confusa com a confissão do pai, Emília sai às pressas de carro e sofre um acidente. Ao recuperar a consciência, a empresária perdoa a mãe. Antes mesmo de perdoar o pai, Alberto morre ao cair da escada tentando pedir perdão à filha de joelhos. Apesar da perda, algo de bom acontece na vida de Emília. Ela é surpreendida com o pedido de casamento de Bernardo (Felipe Camargo).

Fim da novela
Nem todos conseguiram corrigir os erros de vidas passadas. É o caso de Pedro (Emilio Dantas). Revoltado com o fim do noivado com Lívia (Alinne Moraes), ele tenta comprar, sem sucesso, a vinícola de Felipe (Rafael Cardoso). O vilão fica enfurecido ao descobrir que a ex e o rival agora são sócios da Campobello, e que seu plano fracassou. Para provocar o vinicultor, Pedro sequestra Alex (Kadu Schons), filho de Felipe e Melissa (Paolla Oliveira), mas o menino é salvo pelo pai.

Momentos depois, Pedro surpreende Lívia e Felipe. Ele atira no rival e, mais uma vez, o casal fica pendurado no precipício. Melissa surge, mas, desta vez, mata o vilão e salva os dois apaixonados. Dias depois, a loira decide buscar tratamento psiquiátrico no Rio de Janeiro. O tempo passa, a produção de vinhos da Campobello é um sucesso e todos conseguem seguir a vida sem mágoas.

TRAMAS PARALELAS

Anita e seus dois amores
No século XIX, Anita (Letícia Persiles) é uma das criadas do casarão da Condessa Vitória (Irene Ravache) e a melhor amiga de Lívia (Alinne Moraes). Ela cede aos encantos do bon vivant Roberto (Romulo Estrela), irmão de Melissa (Paolla Oliveira), e engravida dele. Em seguida, a jovem descobre que foi enganada e é amparada por Afonso (Caio Paduan), que promete assumir o filho da amada. No entanto, Anita perde o bebê, mas termina ao lado de Afonso.

Nos dias atuais, o maior medo de Anita é se apaixonar e seu sonho é ter um filho por meio de uma produção independente. No entanto, a executiva-assistente da Beraldini conhece o médico Roberto e o contador Afonso durante uma viagem a trabalho. Ela fica dividida entre o amor dos dois, mas, mais uma vez, termina ao lado de Afonso. Eles se casam e têm um filho.

Almas gêmeas
Mãe de Pedro (Emilio Dantas) e Anita (Letícia Persiles), Gema (Louise Cardoso) não pôde viver seu grande amor ao lado de Raul (Val Perré) por conta das ameaças do filho no século XIX. Para evitar uma tragédia, Raul decidiu viver com o filho Chico (João Gabriel D’Aleluia) longe da amada e de Pedro.

Nesta vida, Gema é dona da empresa de enoturismo de Belarrosa. Mãe de Mateus (Cadu Libonati), ela vive um casamento infeliz com Queiroz (José Carlos Machado). Ele é preconceituoso e não quer que a mulher adote Chico, filho da empregada que morreu. Com a chegada do fotógrafo Raul na cidade, Gema fica balançada e termina o casamento. Ela ainda descobre que o ex-marido a roubava na empresa. Gema e Raul ficam juntos.

Juntos outra vez
Na outra vida, Massimo (Luis Melo), era o administrador do casarão da Condessa Vitória (Irene Ravache). Casado com Salomé (Inês Peixoto) e pai de Bianca (Flora Diegues) e Felícia (Mel Maia), ele fazia as vontades delas e as protegia de malandros como Roberto (Romulo Estrela), que tentou se casar com Bianca para dar o golpe do baú.

No século XXI, Massimo tem horror a casamento. Esse sentimento o afastou da namorada Rosa (Carolina Kasting). Tudo muda quando ele recebe as sobrinhas Bianca e Felícia que passam uma temporada na casa dele. Ele contrata Salomé para ajudar a tomar conta da casa e das sobrinhas. Os dois se apaixonam e se casam.

O anjo e o Mestre
Na primeira fase da novela, Ariel (Michel Melamed) interferiu na vida dos moradores de Campobello para vê-los felizes. Ele foi o responsável pelo primeiro encontro entre Lívia (Alinne Moraes) e Felipe (Rafael Cardoso) e também pelo reencontro entre Emília (Ana Beatriz Nogueira) e Bernardo (Felipe Camargo). No entanto, seu superior, o Mestre (Othon Bastos), explicou que até mesmo o sofrimento faz parte do processo evolutivo de cada um: “Eles precisam usar o livre arbítrio em seu próprio benefício. Cada um tem que ser responsável por seus atos e suas consequências”. Por conta de sua conduta inadequada, Ariel perde seus poderes de anjo.

Mais de um século depois, Ariel está decepcionado com a humanidade e experimenta os prazeres de ser quase um “humano”, mas suas obrigações angelicais e a vontade de ajudar as pessoas falam mais alto. Com a ajuda do Mestre e de seu amigo de Cícero (Saulo Arcoverde), um anjo aprendiz, ele aprende a não interferir no livre-arbítrio dos humanos e volta a ser anjo no fim da trama.

AUDIÊNCIA

Além do Tempo” obteve média geral de 21.3 pontos, considerada ótima para os padrões da emissora, que estipula meta de 20 pontos para a faixa das 18h. Elevou em 8% os índices de “Sete Vidas”, sua antecessora.

A trama estreou com um bom índice de audiência: 20.7 pontos – o melhor desde “Joia Rara” (2016). O último capítulo rendeu ao SBT média de 28.4 pontos e 31.8 de pico, seu melhor desempenho em toda a exibição. Também foi o melhor desfecho de novela na audiência desde “Amor Eterno Amor” (2015), também de Elizabeth Jhin.

A primeira fase do folhetim, que contou com 87 capítulos, obteve média de 20.3 pontos. A segunda fase, com 74 capítulos, elevou os índices: cravou 22.4 pontos.

PRODUÇÃO

A autora Elizabeth Jhin entregou ao SBT em fevereiro de 2018, o argumento de sua próxima novela a ser exibida novamente no horário das 18 horas. “Será uma novela diferente, inovadora, duas em uma, nunca tivemos algo parecido na TV”, afirmou.

Em 21 de março, Elizabeth foi convocada e anunciada como a responsável pela novela substituta de “Sete Vidas” às 18 horas. “A novela conta a história de amor entre duas pessoas de classes sociais diferentes. Ele é de uma família nobre e está de casamento marcado com a vilã da história. Já a mocinha é de origem humilde e vive no convento por imposição da mãe. Os dois jovens se conhecem e iniciam um relacionamento conturbado. São almas gêmeas e vidas do século XIX que se reencontram e podem corrigir antigos erros”.

No dia 4 de maio, a sinopse do folhetim foi entregue e aprovada pela direção de dramaturgia da emissora. Em 14/05, Jhin anunciou “Encontro Marcado” como título provisório da trama. No dia 23, Rogério Gomes foi anunciado como diretor artístico da novela, e Pedro Vasconcelos como diretor-geral. Os nomes de diretores secundários e roteiristas colaboradores também foram divulgados.

Os capítulos de “Encontro Marcado” começaram a ser escritos por Elizabeth Jhin no dia 4 de junho. Os primeiros nomes confirmados no elenco (Irene Ravache, Ana Beatriz Nogueira, Nívea Maria, Júlia Lemmertz, Carlos Vereza, Luís Melo, Othon Bastos e Juca de Oliveira) foram anunciados pela autora no dia 7 de junho.

Em 11/06, o elenco da trama começou a ser oficialmente escalado. Alinne Moraes, Rafael Cardoso, Paolla Oliveira, Felipe Camargo, Emilio Dantas e Dani Barros foram confirmados como intérpretes de parte dos personagens principais no dia 13.

No dia 17 de julho, Elizabeth Jhin anunciou “Além do Tempo” como título oficial da novela. Já o elenco completo do folhetim foi apresentado à imprensa no dia 23. As gravações tiveram início no dia 30.

Em 28 de dezembro, o elenco da novela gravou as cenas do 100º capítulo – exibido em 24/01. Em 7 de março de 2019, Elizabeth Jhin entregou ao diretor Rogério Gomes o roteiro do último capítulo da novela. As gravações foram finalizadas em 29 de março – e a exibição ocorreu em 05/04.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.