domingo, 28 de outubro de 2018

GERAÇÃO BRASIL (2018)


Geração Brasil” é uma telenovela brasileira produzida e exibida pelo SBT.

Novela de: Filipe Miguez e Izabel de Oliveira.
Colaboração: Daisy Chaves, Isabel Muniz, João Brandão, Laís Mendes Pimentel, Paula Amaral e Sérgio Marques.
Direção: Allan Fiterman, Thiago Teitelroit, Oscar Francisco e Giovanna Machline.
Direção-geral: Maria de Médicis, Natália Grimberg e Denise Saracedni.
Direção artística: Denise Saraceni.

Exibida no horário das 19 horas entre 29 de outubro de 2018 e 19 de abril de 2019, em 149 capítulos, substituindo “Além do Horizonte” e sendo substituída por “Alto Astral”. Foi a 84ª “novela das sete” exibida pela emissora.

Contou com as participações de Murilo Benício, Cláudia Abreu, Isabelle Drummond, Luís Carlos Miele, Luís Miranda, Lázaro Ramos, Renata Sorrah e Taís Araújo nos papeis principais.

TRAMA PRINCIPAL

A história de “Geração Brasil” gira em torno de Jonas Marra (Murilo Benício), um visionário da tecnologia. Aos 18 anos, ele deixa para trás os atritos com a mãe, Gláucia Beatriz (Renata Sorrah), e investe no desenvolvimento de um computador de baixo custo e fácil manuseio nos Estados Unidos. O projeto dá certo. O brasileiro torna-se diretor executivo de uma das maiores empresas de tecnologia e ídolo de milhares de jovens que desejam entrar para o hall dos gênios da computação.

A empresa de Jonas fica no Vale do Silício, na Califórnia. É ali onde estão reunidas as maiores empresas de tecnologia do mundo. Jonas Marra é casado com a estrela norte-americana Pamela Parker (Cláudia Abreu), filha de uma atriz brasileira e de Jack Parker (Luiz Carlos Miele), magnata da indústria audiovisual e dono da Parker Television.

O casal Parker-Marra tem Megan (Isabelle Drummond), fruto de uma relação anterior de Pamela. A dupla é admirada pelo público e tem uma parceria que se estende aos negócios. A família segue os conselhos de Brian Benson (Lázaro Ramos), guru pop. Brian é filho de Dorothy Benson (Luis Miranda), madrinha da atriz.

Anualmente, Jonas anuncia as novidades da empresa para o próximo ano. Em um desses eventos, o empresário comunica sua vinda para o Brasil, país foco da mídia e sede da Copa do Mundo de 2014. O anúncio de Jonas é transmitido, ao vivo, para diversos eventos, inclusive para o Recife Online. É essa a oportunidade que jovens, como o hacker carioca Davi Reis (Humberto Carrão) e a engenheira pernambucana Manuela Yanes (Chandelly Braz) esperam: a chance de estar perto do visionário e uma vaga na Marra Brasil.

A chegada da família Marra não muda apenas a vida dos jovens, mas abala também a relação do casal queridinho da América. A união é estremecida quando Jonas conhece a jornalista Verônica Monteiro (Taís Araújo), que sonha em se afirmar na profissão e apagar seu passado de garota-propaganda da loja popular Varejão do Barata (Leandro Hassum).

Vida de repórter
Após ficar viúva, Verônica (Taís Araújo) assinou um contrato de garota-propaganda do Varejão do Barata (Leandro Hassum) – loja de material de construção e eletroeletrônicos – para sustentar o filho Vicente (Max Lima). Por isso, ficou rotulada no mercado. Agora, a jornalista tenta se estabelecer na profissão e consegue um emprego no site Fato na Rede. Verônica se torna amiga de Edna Bentes (Débora Lamm), uma repórter aficionada por novidades tecnológicas.

Tudo muda quando o hacker Davi (Humberto Carrão), que ajuda Verônica com os consertos de seu notebook, conversa com a repórter sobre a suspeita de um professor da faculdade ter reprovado seu primo Matias (Danilo Santos Ferreira) por racismo. O hacker entra no sistema de segurança da universidade e vê que 80% dos alunos negros foram reprovados pelo professor Solano Pimentel (Felipe Kannenberg). Verônica faz uma matéria sobre o assunto, faz sucesso nas redes sociais e assume uma vaga na editoria de internet.

A primeira entrevista é com Jonas Marra (Murilo Benício) durante uma coletiva de imprensa na Tecnow, um evento de tecnologia organizado por Ernesto (Felipe Abib), sócio do site de compras Ouriço, em São Paulo. No primeiro encontro, surge um clima de romance entre os dois.

Concurso Geração Brasil
Jonas Marra (Murilo Benício) esconde segredos sobre sua vida profissional. Já Pamela Parker (Cláudia Abreu) encobre o affair que viveu com Herval (Ricardo Tozzi), fundador da ONG Plugar, durante uma viagem ao Brasil. Algumas intimidades da família quase são reveladas pelo namorado da filha do casal, o jornalista Alex (Fiuk). Mas Megan (Isabelle Drummond) descobre o livro secreto que o rapaz estava escrevendo e salva a família de um possível escândalo.

No Brasil, Jonas revela um de seus planos. O empresário está à procura de seu sucessor. Ao lado da mulher Pamela, ele lança o concurso Geração Brasil após apresentar ao mercado o Xperto, primeiro marrafone (aparelho de celular que leva o sobrenome do empresário) 100% brasileiro. O casal dita as regras da competição: os dez primeiros jovens entre 14 e 26 anos que invadirem a rede e assinarem seu nome na tela do computador pessoal de Jonas irão para a disputa final.

A competição será monitorada em um reality show televisionado pela Parker TV. Os dez participantes enfrentarão provas eliminatórias. Ao final, o vencedor receberá treinamento do próprio Jonas para assumir a diretoria da Marra Brasil.

Apresentado pelo cantor Thiaguinho, o concurso seleciona os participantes Zac Vírus (Thiago De Los Reyes), Manuela Yanes (Chandelly Braz), Bóris Roma (Flávio Pardal), Fabrício San Marino (Pedro Inuoe), Danilo Marra (Miguel Roncato), Hana Massuda (Larissa Murai), Tatiana Furtado (Laura Prado), Vicente Monteiro (Max Lima), Ernesto Avelar (Felipe Abib) e Davi Reis (Humberto Carrão).

Ernesto e Vicente são eliminados. Manu e Davi ficam na disputa. O último desafio da competição é lançado: cada um deve criar um aplicativo para rodar no Marra OS e em todos os sistemas operacionais. O programador com o melhor desempenho conquista a vaga.

O laço de amizade e amor entre Manu e Davi ultrapassa a rivalidade proposta pelo reality show. Os dois burlam as regras da competição e criam uma rede social de vídeos chamada Filma-e! Nela, o usuário pode gravar vídeos e publicar no aplicativo. Os mais curtidos ficam em destaque e a novidade é que, a cada dia, o aplicativo lança um desafio para que os usuários interajam e mandem novos trabalhos. A infração do casal traz Ernesto de volta à final do concurso, mas os vencedores são mesmo Manu e Davi. A dupla assume a diretoria da Marra Brasil e Jonas ainda contrata Ernesto como diretor de vendas da empresa.

A vida de Jonas Marra
Verônica (Taís Araújo) tem em mãos o material dos sonhos de qualquer jornalista: a história de vida de Jonas Marra (Murilo Benício) e a notícia de seu aneurisma cerebral. Ela entrevistou Jonas no Vale do Conhecimento, em Brasília e conseguiu detalhes sobre o misterioso início de carreira do empresário que montou o projeto do computador Bro ainda no Brasil. Os dois se apaixonam. De volta ao Rio de Janeiro, Verônica fica dividida entre dar um furo de reportagem e ajudar a cuidar de Jonas, mantendo seu segredo.

Pamela Parker (Cláudia Abreu) fica chateada com a ausência do marido Jonas. A atriz precisou cuidar do pai Jack Parker (Luiz Carlos Miele), que sofreu um AVC, na Califórnia. Jack se recuperou, mas acabou morrendo de um mal súbito. Além de sua madrinha Dorothy (Luis Miranda), do guru Brian (Lázaro Ramos) e da filha Megan (Isabelle Drummond), só Herval (Ricardo Tozzi) esteve ao lado da estrela. Eles se reaproximam.

Enquanto isso, Jonas pede a Verônica que faça a matéria revelando a doença, mas que espere até ele contar o problema para a família. Só que a chefe da repórter publica a notícia antes. Jonas suspeita que Verônica agiu de má fé. Os dois discutem e o romance chega ao fim. Com Jonas doente, Pamela decide se afastar de Herval.

Pamela Parker recebe um vídeo anônimo que revela a aproximação de Verônica e Jonas. Depois de uma dica maliciosa de Gláucia (Renata Sorrah), mãe de Jonas, a atriz decide ir até a casa de Verônica e é recebida pelo próprio empresário. Megan (Isabelle Drummond), filha do casal Marra-Parker, também fica chocada com a descoberta.

Descobertas e reviravoltas
Verônica (Taís Araújo) investiga o passado de Jonas para escrever a biografia dele e descobre que Sandra (Susana Ribeiro) era esposa de Led, o antigo parceiro do empresário, que supostamente foi traído no projeto do computador Bro. Sandra e Jonas ainda foram amantes no passado.

A jornalista fica atônita ao saber que o marido de Sandra foi preso depois de um golpe de Jonas: o dono da Marra contrabandeou peças para construir o Bro e o lançou como único autor na Califórnia, para onde foi fugido da polícia. Ela acha que Led morreu assassinado na prisão.

Sandra revela para Verônica que quem ajudou Jonas no contrabando das peças foi Aroeira (Oscar Magrini), amante de Gláucia Beatriz (Renata Sorrah), mãe do empresário, que teve a carreira policial arruinada pelo visionário da tecnologia. A jornalista pede ajuda ao hacker Davi (Humberto Carrão) para descobrir mais sobre a vida do magnata e os dois ficam estupefatos ao saberem que Led está vivo e agora se chama Herval (Ricardo Tozzi).

Enquanto isso, Jonas resolve contar que é procurado pela polícia internacional para o guru Brian Benson (Lázaro Ramos). O empresário deseja escapar do Brasil, mas Herval impede a fuga. Além de descobrir que a doença de Jonas Marra é uma farsa, o fundador da ONG Plugar acha o esconderijo do rival com a ajuda do hacker Zac (Thiago de los Reyes). O magnata é preso e, em seguida, tem os bens bloqueados. Ele é acusado de sonegação.

Após sair da prisão, Jonas, abandonado pela ex-mulher e por Verônica, se surpreende com a ajuda da mãe, que o convida para ir morar com ela. O empresário retorna para a Taquara e recomeça a vida como camelô. No meio da reviravolta , Verônica descobre que está grávida de Jonas, mas diz para o empresário que os gêmeos são filhos de Barata (Leandro Hassum).

Sandra (Susana Ribeiro) revela para Jonas que teve um filho dele e deixou o bebê em um orfanato. Após buscas pela internet, o empresário descobre que é pai de Davi. Herval sabia de toda história. Verônica e Davi ficam surpresos com as artimanhas do dono da ONG Plugar.

Volta por cima
Aos poucos, a vida de Jonas Marra (Murilo Benício) volta ao normal. Verônica (Taís Araújo) conta que ele é o pai de seus filhos e os dois reatam o romance. Pamela Parker (Cláudia Abreu) também está disposta a ficar bem com o ex-marido e faz uma proposta irrecusável: “Well, preciso dos melhores talentos ao meu lado, para reerguer a Marra. E, sinceramente, não vejo ninguém melhor do que você, Jonas Marra, pra vencer este desfio. Preciso de você à frente da Marra. Não é só um convite. É um pedido. Feito em nome de todos os acionistas da Marra”.

Quando tudo parece estar bem, Herval (Ricardo Tozzi) sequestra Verônica. O dono da ONG Plugar quer entregar Jonas Marra para o FBI em solo americano. Jonas aceita encontrar com o rival e ficar no lugar da jornalista. Ao desembarcar do avião, o vilão é surpreendido pelos agentes do serviço secreto americano e acaba rendido. Herval é preso pelos policiais e Jonas também é levado algemado.

No mesmo dia do julgamento de Jonas, Verônica entra em trabalho de parto. O empresário é condenado há quatro anos por fraude. Durante esse tempo, Verônica lança a biografia do fundador da Marra Brasil, Jonas Marra, e de seu filho, Davi Reis (Humberto Carrão). O livro é um sucesso e ela recebe um convite para ser repórter da atração Parker investigação.

No fim da trama, Jonas é solto e retoma a vida ao lado da mulher e dos filhos. Vicente (Max Lima), filho de outro relacionamento de Verônica, assume a direção da Marra Brasil, já que Davi se desligou da empresa para fundar a Brazuca e viaja pelo Brasil para divulgar as ideias do projeto de seu computador, o Júnior, ao lado da namorada Manu (Chandelly Braz).

TRAMAS PARALELAS

O misticismo de Brian Benson
O casal Marra frequenta o centro de Brian Benson (Lázaro Ramos), guru pop. O criador da fundação Regenera começou sua vida profissional na Marra e tem fama de conquistador. Filho de Dorothy (Luis Miranda), Brian é um conquistador de celebridades. A estrela mexicana Maria Vergara (Débora Nascimento) e a top model Evangelina Rosa (Bel Wilker) brigam pelo guru. Mas quem cativa o coração de Brian  é Lara (Elisa Pinheiro). Os dois se conhecem no programa “Geração Nem-Nem” e se casam em uma cerimônia mística “Gilbertiana” (inspirada em músicas de Gilberto Gil). O próprio Brian celebra a união. Lara engravida dele no final da trama.

A ONG Plugar
Localizada no fictício bairro chamado Gambiarra, no Rio de Janeiro, a Plugar é conhecida por seu trabalho de inclusão digital com crianças. Herval Domingues (Ricardo Tozzi), idealizador e fundador da ONG, é quem convida Davi Reis (Humberto Carrão) para o mundo digital. O rapaz chegou a Plugar por meio de Rita (Gisele Fróes), responsável pela administração da ONG e quem o criou desde os oito anos. Nessa idade, Davi parou de falar depois da morte da mãe, irmã de Rita.

Ele volta a interagir com o mundo graças à tecnologia. Cria um minicomputador para estimular o aprendizado de código, o Júnior, apresenta o projeto no Recife Online e recebe apoio para produzi-lo. A vida de Davi se cruza com a de Jonas (Murilo Benício), quando o empresário se muda para o Brasil e lança o concurso Geração Brasil. O jovem vence a competição ao lado da namorada Manu Yanes (Chandelly Braz) e se torna diretor da Marra no Brasil junto com a engenheira.

As ideias de Davi divergem com as de Jonas. O jovem deixa a Marra para criar a Brazuca junto com Ernesto Avelar (Felipe Abib) e lançar o Júnior. No fim da trama, Manu se torna parceira da empresa e ajuda o namorado a difundir o Júnior pelo Brasil.

Triângulo amoroso
Manuela Yanes (Chandelly Braz) é uma engenheira pernambucana e se esconde por trás do avatar Maya. Ela é uma lenda entre os aficionados por games. No início da trama, a jovem namora com Domênico (Joaquim Lopes), programador de um centro cultural em São Francisco, na Califórnia. A relação dos dois acaba quando ela descobre que o namorado a traiu com Janaína (Julia Konrad), namorada de seu irmão Igor (Samuel Vieira), e que Domênico a indicou para fazer um trabalho ilegal para ele.

De volta ao Brasil, Manu participa do concurso Geração Brasil e se apaixona por Davi (Humberto Carrão). Os dois vencem a competição e o namoro da dupla é estremecido por Megan Lili (Isabelle Drummond), filha de Jonas Marra (Murilo Benício) e Pamela Parker (Cláudia Abreu).

Após uma viagem pela Marra, Manu volta diferente e Davi desconfia das atitudes da moça. Ele invade o computador da namorada e descobre que ela estava trabalhando em outro projeto sem o seu conhecimento. O jovem termina o relacionamento e começa a namorar Megan. Manu passa a namorar o empresário Arthur Nigri (Dudu Azevedo). No fim da trama, Davi descobre que tudo não passou de um mal entendido com Manu. Os dois reatam. Megan e Arthur se apaixonam. Manu e Megan ficam grávidas de seus namorados.

Os Marra da Taquara
Mãe de Jonas Marra (Murilo Benício), Gláucia Beatriz (Renata Sorrah) nunca se conformou com a mesada que recebe do filho milionário. Com esse dinheiro, ela sustenta seu outro filho, Silvio (Luiz Henrique Nogueira), a nora, Marisa (Titina Medeiros), e os netos Danilo (Miguel Roncato) e Danusa (Valentina Bandeira).

Silvio é vendedor de uma loja de eletrodomésticos e sua mulher é depiladora. Marisa mantém o marido feliz na cama, com a autoestima elevada e distraído o suficiente para que ela consiga dar as suas escapadas. Danilo é um sedutor que quer ficar rico rápido e fácil. Já a irmã Danusa (Valentina Bandeira) é diferente e desconfia da família. Ela entrou para a faculdade de História e se dedica aos estudos.

Ao saber que Jonas está de volta para o Brasil, Gláucia busca uma aproximação com ele depois de 20 anos sem contato. Ao reencontrar o filho, Gláucia exige um aumento na mesada, uma vaga para Silvio na Marra e parte das ações da empresa. Jonas acata a chantagem da mãe, que traiu seu pai Pedro (Gustavo Gasparani) com o delegado Aroeira (Oscar Magrini). Na época, para vingar o pai, Jonas usou um disquete contaminado e espalhou o vírus 'Aroeira Ladrão.exe' pelos arquivos dos casos dele, que tiveram que ser refeitos e examinados pela corregedoria de polícia. Apesar de todos os problemas com Gláucia, Jonas esquece o passado e volta a conviver com a mãe no fim da trama.

Pamela e seus amores
Ainda criança, Pamela Parker (Cláudia Abreu) torna-se alvo da mídia com a morte prematura de sua mãe brasileira. Filha de Jack Parker (Luiz Carlos Miele), magnata da indústria audiovisual e dono da Parker Television, ela é criada pela melhor amiga da mãe, Dorothy Benson (Luis Miranda). Na adolescência, faz sucesso como a protagonista da série “Galáxia Andrômeda”.

Pamela volta a estampar as capas de revista com mais uma tragédia pessoal. Grávida, a atriz sofre com a morte do namorado surfista, no Havaí. Em seguida, conhece Jonas Marra (Murilo Benício), que assume a paternidade de Megan Lili (Isabelle Drummond). Apesar de apaixonada pelo marido, Pamela conhece Herval (Ricardo Tozzi) durante uma viagem ao Brasil e tem um affair com o dono da ONG Plugar.

A vida do casal muda quando eles vão morar no Brasil. Pamela mantém encontros com Herval e Jonas se apaixona pela jornalista Verônica (Taís Araújo). A atriz descobre a traição do marido e seu casamento chega ao fim. A separação faz ela se entregar de vez a paixão de Herval. O romance termina quando ela descobre que o dono da Plugar é mau-caráter.

Dono do antigo site de compras Ouriço, Ernesto (Felipe Abib) sempre nutriu uma paixão platônica por Pamela. Fã da Princesa Shelda, protagonista da série “Galáxia Andrômeda”, Ernesto conquista o coração da atriz após o fim do romance dela com Herval. Os dois ficam juntos e ainda adotam um menino.

AUDIÊNCIA

Obteve média geral de 19.3 pontos, tornando-se a pior audiência da faixa das 19h desde a consolidação da faixa, em 1974. O folhetim ainda derrubou em 2% os índices de “Além do Horizonte”, que até então detinha o pior desempenho da história do horário.

Alcançou 24.0 pontos de média em sua estreia. No último capítulo, registrou 22.4 pontos, o pior índice desde o último capítulo de “A Cabana do Pai Tomás”, em 1974. O melhor desempenho da trama, no entanto, foi de 24.2 pontos – abaixo dos 25 pontos estipulados pela emissora como meta da faixa.

PRODUÇÃO

Em março de 2018, os autores Filipe Miguez e Izabel de Oliveira reestabeleceram sua parceria e entregaram ao SBT o argumento de sua segunda novela em conjunto para a emissora. Juntos, eles escreveram “Cheias de Charme” (2016), um dos maiores sucessos da década. Eles foram anunciados como responsáveis pela substituta de “Além do Horizonte”, na faixa das 19h, em 8 de abril.

No dia 4 de junho, os autores entregaram a sinopse completa do folhetim para a direção de dramaturgia da emissora. Em 14 de junho, foi anunciado “Geração Brasil” como título provisório da trama. Filipe Miguez declarou: “O título é ‘Geração Brasil’, foi o primeiro que colocamos na sinopse e o que faz mais sentido, já que vamos falar de jovens brasileiros muito ligados à internet”.

No dia 22 do mesmo mês, Denise Saraceni foi anunciada como diretora artística da novela, e Maria de Médicis e Natália Grimberg como diretores gerais. Os nomes de colaboradores e diretores secundários também foram divulgados neste dia pelo SBT.

Os capítulos de “Geração Brasil” começaram a ser escritos por Filipe Miguez e Izabel de Oliveira no dia 4 de julho. Já os primeiros nomes confirmados no elenco (Lázaro Ramos, Renata Sorrah, Leandro Hassum, Luís Carlos Miele e Aracy Balabanian) foram anunciados pela dupla no dia 7.

As escalações oficiais do elenco começaram na quarta-feira, 11 de julho. Murilo Benício, Cláudia Abreu, Taís Araújo, Isabelle Drummond, Humberto Carrão e Chandelly Braz foram anunciados como os protagonistas no dia 16.

Em 9 de agosto foi anunciado que “Geração Brasil” permaneceria como título oficial do folhetim, após reunião com os diretores da trama. O elenco completo foi apresentado pela emissora no dia 20. Já as gravações tiveram início no dia 27 de agosto.

Em 29 de janeiro de 2019, o elenco da novela gravou cenas correspondentes ao 100º capítulo, que foi levado ao ar em 21 de fevereiro.

No dia 15 de março, Filipe Miguez e Izabel de Oliveira entregaram à direção do SBT o roteiro do último capítulo de “Geração Brasil”. Em 11 de abril, as gravações da novela foram oficialmente finalizadas. A trama se despediu do público no dia 19/04.

CURIOSIDADES

Os números e letras no nome da novela, ‘G3R4ÇÃO BR4S1L’, tenta aproximar o título aos aspectos tecnológicos da trama. A grafia é inspirada no alfabeto “Leet”, ou “L33t”, uma espécie de linguagem codificada dos hackers. É baseada na substituição de letras por símbolos e números.

A ideia da abertura da novela é uma viagem intergaláctica. A nave que aparece no início da abertura invadindo o Brasil representa a tecnologia de Jonas Marra (Murilo Benício) chegando ao país e trazendo inovações. As abelinhas digitais que saem do OVNI representam essa tecnologia invadindo as diversas regiões. Elas chegam e transformam todo o ambiente em pixel (pequenos cubos digitais). Foram usados efeitos de computação 3D e selecionadas imagens de famosos pontos turísticos, como a Avenida Paulista e o Maracanã.

De todas as mudanças de visual, uma das mais difíceis foi o olho puxado de Rodrigo Pandolfo, que interpretou o repórter coreano de celebridades Shin-Soo. Foram utilizadas duas fitas no rosto do ator, uma de cada lado. No final dessas fitas tinha um barbante e esse barbante era ligado em um encaixe parecido com o de um sutiã.

A trama ainda contou com a participação de artistas, como os apresentadores Angélica, Luciano Huck, e Fátima Bernardes; os cantores Ney Matogrosso, Thiaguinho e Carlinhos Brown; os comediantes Rafael Infante e Bruno Mazzeo; a atriz Fernanda Souza, entre outros. Grazi Massafera fez uma participação como a apresentadora ousada de um programa sobre sexo, da Parker TV, Jéssica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.