domingo, 17 de novembro de 2019

SOL NASCENTE (2019)


Sol Nascente” é uma telenovela brasileira produzida e exibida pelo SBT.

Novela de: Walther Negrão, Suzana Pires e Júlio Fisher.
Escrita por: Suzana Pires e Júlio Fisher.
Supervisão de texto: Walther Negrão.
Colaboração: Jackie Vellego, Fausto Galvão, Sérgio Marques e Renato Santos.
Direção: Marcelo Travesso, João Bothauser, Bruno Martins e Felipe Louzada.
Direção-geral: Leonardo Nogueira e Marcelo Travesso.
Direção artística: Leonardo Nogueira.

Exibida no horário das 18 horas entre 18 de novembro de 2019 e 5 de junho de 2020, em 173 capítulos, substituindo “Eta Mundo Bom!” e sendo substituída por “Novo Mundo”. Foi a 88ª “novela das seis” exibida pela emissora.

Contou com as atuações de Giovanna Antonelli, Bruno Gagliasso, Rafael Cardoso, Laura Cardoso, Luís Melo, Francisco Cuoco, Aracy Balabanian e Marcello Novaes nos papeis principais.

TRAMA PRINCIPAL

Diferentes no modo de encarar a vida, Mário (Bruno Gagliasso) e Alice (Giovanna Antonelli) cresceram juntos, já que suas famílias sempre foram próximas. Uma amizade que começou há mais de cinquenta anos entre o japonês Kazuo Tanaka (Luis Melo), pai de criação de Alice, e os italianos Gaetano de Angeli (Francisco Cuoco) e Geppina (Aracy Balabanian), pais de Vittorio (Marcello Novaes) e avós de Mário, Milena (Giovanna Lancellotti) e Peppino (João Côrtes). Apesar das diferenças culturais, os dois clãs se ajudaram muito na chegada ao Brasil e ao longo da vida que estabeleceram na fictícia Arraial do Sol Nascente, cidade de praias paradisíacas.

Enquanto Alice se tornou uma mulher objetiva e racional, Mário ainda carrega a imaturidade dos tempos da adolescência. Mas a amizade sempre foi sólida, apesar da diferença de idade, e a parceria dos dois só aumentou ao longo dos anos. Tudo muda quando o “Sargento Sardinha” – forma carinhosa como Mário trata a filha do japonês – vai se afastar por dois anos para estudar no Japão. Mário percebe um sentimento antes desconhecido, uma inesperada paixão por sua amiga de infância. E, para conquistar a mulher que descobre ter sempre amado, ele terá que mudar.

A segurança emocional que tanto valoriza, Alice acaba encontrando no manipulador César (Rafael Cardoso). O rapaz, que só pensa em se dar bem na vida, custe o que custar, vê em Alice o alvo perfeito. Os dois começam um relacionamento ainda durante os anos de estudo no Japão. Alice acaba se encantando pelo jeito atencioso, determinado e maduro como ele se apresenta. Quando voltam da temporada fora do Brasil, César decide se mudar para Arraial, junto com a avó, dona Sinhá (Laura Cardoso). Seu objetivo é claro: conquistar Alice e a empresa de pescados da família.

Porém, é Dona Sinhá, uma velhinha aparentemente indefesa, quem tem ambições maiores. Principalmente com Tanaka, pai de Alice, alvo de um acerto de contas do passado.

AUDIÊNCIA

Sol Nascente” obteve média geral de 21,9 pontos, sendo considerada um sucesso pela direção de dramaturgia da emissora, que estipula 20 pontos como meta para a faixa das 18h. Por outro lado, o folhetim derrubou em 20% os índices de sua antecessora, “Eta Mundo Bom!” – um dos maiores fenômenos dos últimos anos.

A trama de Walther Negrão, Suzana Pires e Júlio Fisher registrou 24,8 pontos de média no primeiro capítulo, superando a audiência de estreia de 11 antecessoras exibidas na década de 2010. No decorrer da exibição, “Sol Nascente” manteve-se estável, com médias na faixa dos 21 pontos, sem grandes alterações. Na reta final, o folhetim registrou recordes. O último capítulo rendeu 28,2 pontos de média ao SBT.

PRODUÇÃO

Três anos após veicular sua última novela, o autor Walther Negrão firmou parceria com os autores Suzana Pires e Júlio Fisher – ambos em sua primeira novela como autores titulares – e entregou ao SBT, fevereiro de 2019, o argumento de sua próxima trama a ser exibida na faixa das 18h.

Em 18 de março, Negrão, Pires e Fisher foram convocados e anunciados como responsáveis pela novela substituta de “Eta Mundo Bom!” às 18 horas. “Muito diferentes no jeito de ser e no modo de encarar a vida, nossos protagonistas cresceram juntos, já que suas famílias sempre foram bem próximas. Uma amizade que começou há mais de cinquenta anos entre um japonês e dois italianos”, anunciou Walther.

No dia 21 de junho, a sinopse do folhetim foi entregue e aprovada pela direção de dramaturgia da emissora. Em 1º/07, Negrão anunciou “Arigatô, Amore Mío” como título provisório da trama. No dia 10, Leonardo Nogueira foi anunciado como diretor artístico da novela, retomando a bem-sucedida parceria com o autor, iniciada com “Flor do Caribe” (2016). Marcelo Travesso foi nomeado como diretor geral. Os nomes de diretores secundários e roteiristas colaboradores também foram divulgados.

Os capítulos de “Arigatô, Amore Mío” começaram a ser escritos por Walther Negrão, Suzana Pires e Júlio Fisher no dia 22 de julho. Os primeiros nomes confirmados no elenco (Laura Cardoso, Luís Melo, Francisco Cuoco, Aracy Balabanian e Nívea Maria) foram anunciados pelos autores no dia 24.

No dia 29/07, o elenco da trama começou a ser oficialmente escalado. Giovanna Antonelli, Bruno Gagliasso, Rafael Cardoso, Henri Castelli e Giovanna Lancelotti foram confirmados como intérpretes de parte dos personagens principais no dia 31.

Em 29 de agosto, Walther Negrão anunciou “Sol Nascente” como título oficial da novela. “A cidade fictícia onde se passa a nossa história, chama Arraial do Sol Nascente. Por isso optamos por ‘Sol Nascente’. Também porque esse título reflete os pilares da novela, que são as relações familiares e amigáveis, o amor acima de tudo”, justificou o autor. Já o elenco completo do folhetim foi apresentado à imprensa no dia 9 de setembro. As gravações tiveram início no dia 16.

No dia 12 de fevereiro de 2020, o elenco de “Sol Nascente” gravou as cenas do 100º capítulo – exibido em 12 de março. Em 20 de março, o SBT anunciou que a exibição da novela seria estendida em uma semana, passando de 167 para 173 capítulos, a pedido dos próprios autores.

Em 28 de abril, Walther Negrão entregou ao diretor Leonardo Nogueira o roteiro do último capítulo da novela. As gravações foram finalizadas no dia 1º de junho – e a exibição ocorreu quatro dias depois, em 5/06.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.