domingo, 12 de janeiro de 2020

VERDADES SECRETAS (2020)


Verdades Secretas” é uma mininovela brasileira produzida e exibida pelo SBT.

Novela de Walcyr Carrasco.
Escrita por: Walcyr Carrasco e Maria Elisa Berredo.
Colaboração: Bruno Lima Penido.
Direção: Allan Fiterman, André Barros e Mariana Richard.
Direção-geral: André Felipe Binder, Natália Grimberg e Mauro Mendonça Filho.
Direção artística: Mauro Mendonça Filho.

Exibida na faixa das 22 horas entre 13 de janeiro e 10 de abril de 2020, em 65 capítulos. Foi a 40ª “novela das dez” levada ao ar pela emissora.

Contou com as participações de Camila Queiroz, Rodrigo Lombardi, Drica Moraes, Agatha Moreira, Grazi Massafera, Marieta Severo, Reynaldo Gianecchini e Rainer Cadete.

TRAMA PRINCIPAL

Carolina que amava Alex que amava Angel que não amava ninguém. E pode ter sido a grande vilã da trama, “Verdades Secretas”. A novela girou em torno do trio amoroso formado por mãe, o marido dela e a filha e terminou em tragédia. Tudo começou quando o empresário Alex (Rodrigo Lombardi) e a adolescente Arlete (Camila Queiroz), de 17 anos, tiveram um caso. A jovem queria se tornar top model e sonhava entrar para uma agência de modelos. Pobre, discriminada na escola por sua condição social, a interiorana Arlete fez de tudo para conquistar as passarelas e ajudar a pagar as contas da família. Até o famoso “book rosa”, ou seja, mantinha relacionamento sexual com clientes em troca de dinheiro. É aí que surge o empresário Alex, amante e futuro padrasto.

Além de revelar os bastidores do mundo da moda, Verdades Secretas abordou temas polêmicos como prostituição, estupro, homossexualidade e drogas, como o consumo de crack e a rápida degradação dos dependentes. Cenas ousadas surpreenderam o telespectador. As interpretações de Carolina (Drica Moraes) e Larissa (Grazi Massafera) também.

Triângulo amoroso
A história começa com Carolina (Drica Moraes) e a filha Arlete (Camila Queiroz), a Letinha, deixando o interior de São Paulo e passando a morar na casa da mãe da dona de casa, na capital, depois que ela descobre o caso extraconjugal do marido Rogério (Tarcísio Filho).

Em São Paulo, Carolina consegue emprego como secretária do médico Everaldo (Mouhamed Harfouch) e Arlete ganha uma bolsa de estudos em um dos melhores colégios da cidade. A jovem, que conhece o booker Visky (Rainer Cadete) na internet, convence a mãe de levá-la à agência de modelos comandada por Fanny (Marieta Severo). Lá, a moça é convidada a fazer parte do casting da empresa e ganha o nome artístico de Angel.Mas, para surpresa da jovem interiorana, ela também recebe uma proposta ardilosa.  No primeiro dia de trabalho, Fanny a convida a integrar outro tipo de catálogo: o “book rosa”, programas sexuais que as modelos são levadas a fazer com executivos e clientes que frequentam os desfiles de moda. Angel recusa. Mas depois da decepção amorosa com Guilherme (Gabriel Leone), rapaz com quem perdeu a virgindade, e do risco da  família ser despejada de casa, ela aceita integrar o time das “modelos de programa”.

Estreia no mundo do “book rosa”
Angel conhece Alexandre Ticiano (Rodrigo Lombardi), um empresário do ramo têxtil. Os dois sentem uma atração irresistível e, logo no início da novela, protagonizam tórridas cenas de sexo. Entre encontros em um flat, Angel e Alex, até então um bon vivant, se separam. Ela acredita que ele estuprou sua amiga modelo Lyris (Jéssica Córes). Depois da decepção, Angel se afasta do homem que diz amar e volta a se relacionar com Gui (Gabriel Leone).

Os relacionamentos começam a se delinear e a tensão aumenta na trama. Alex descobre que está apaixonado por Angel e, para ficar perto dela, o empresário põe em prática uma estratégia sórdida: casar com Carolina para ficar perto da jovem e reatar o romance proibido. Mas nem tudo sai como o planejado. Carolina descobre a traição do marido e da filha. Ela flagra os dois na cama. Inconformada, se mata com um tiro.

Dias depois, Angel volta a morar na casa do pai, que está preocupado em administrar os bens herdados pela jovem. Alex vai buscá-la. Ela finge estar feliz com a visita aparição do empresário e o convida para morar na casa dele, em Angra dos Reis. Lá, durante um passeio de barco, Angel mata Alex com vários disparos, joga o corpo no mar, limpa os vestígios do crime e mente para polícia ao dizer que o milionário escorregou, bateu forte com a cabeça no barco e caiu no mar. Em seguida, a modelo se casa com Guilherme.

Alex
Alexandre (Rodrigo Lombardi) é um rico empresário da indústria têxtil. Separado de Pia (Guilhermina Guinle), tem dois filhos com ela: Giovanna (Agatha Moreira) e Bruno (João Vitor). A primogênita é rebelde e não tem papas na língua. Vive apontando os defeitos dos pais. O caçula é retraído e não se intromete nos conflitos da família. É nele que Alexandre confia a direção de seus negócios no futuro.

Apesar de namorar a top model Samia (Alessandra Ambrósio), Alex gosta de se relacionar com modelos novas. É desta forma que Angel (Camila Queiroz) entra em sua vida. A adolescente acredita que os dois irão se casar, mas Alex avisa que não subirá ao altar com mais ninguém e que ele paga para estar com ela. Nesse momento, a moça se afasta e ele é acusado de estupro por Lyris (Jéssica Córes), modelo, amiga de Angel e noiva de Edgard (Pedro Gabriel Tonini).

Carolina e Arlete
Carolina (Drica Moraes) se casou nova e descobriu que o marido, Rogério (Tarcísio Filho), mantinha outra família. Ele a traía com a secretária Viviane (Laryssa Dias), com quem teve Yasmim (Maria Eduarda Miliante).

Quando Carolina descobre a traição do marido, ela e Arlete (Camila Queiroz) vão para a capital morar com Hilda (Ana Lúcia Torre), mãe de Carolina e professora aposentada, que consegue uma bolsa de estudos para a neta no Werther, um dos melhores e mais caros colégios de São Paulo.

Arlete convence a mãe de levá-la até a agência de modelos que tem o nome da dona, Fanny Richard (Marieta Severo). A empresária batiza a jovem de Angel e vê a oportunidade de lucrar com a contratação da garota. A prostituição de luxo ou o “book rosa (para mulheres) e azul” (para homens) é um dos negócios extraoficiais de Fanny, que recebe o apoio do booker Visky (Rainer Cadete) e do namorado, o ex-modelo Anthony (Reynaldo Gianecchini).

“Book rosa”
O sonho de Fanny (Marieta Severo) é ver sua agência entre as melhores do país. Um de seus clientes de “book rosa” é o empresário Alexandre (Rodrigo Lombardi). Após convencer Angel (Camila Queiroz) a participar do “catálogo sexual” é para ele quem a empresária envia a adolescente.

O envolvimento entre Alex e Angel dura pouco tempo e Fanny decide mandar outras modelos jovens para fazer programa com o empresário. Entre elas está quem menos Alex queria em sua cama: a própria filha, Giovanna (Agatha Moreira), que chegou à agência a fim de desbancar a colega de escola, Angel, e com a pretensão de se tornar modelo internacional. Pai e filha acabam ficando frente a frente no motel e a briga é inevitável. Alex proíbe Giovanna de trabalhar na agência e corta a mesada da jovem.

O castigo de Giovanna acaba depois que o empresário se surpreende ao descobrir o caso entre a filha com Anthony (Reynaldo Gianecchini), que também é parceiro de Fanny. Para se aproximar da moça, o ex-modelo paga o “book rosa” dela.

Anthony conduz a relação com as duas às claras e mente para ambas. O ex-modelo depende do dinheiro de Fanny, que para não perdê-lo, finge que aceita o envolvimento dele com Giovanna. Para Anthony, Giovanna também é sinônimo de um futuro garantido. A jovem é uma promissora modelo, além de rica e bonita.

Pivô da tragédia
Manipulada por Anthony (Reynaldo Gianecchini), por quem se apaixona, Giovanna (Agatha Moreira), conhecida como Kika nas passarelas, faz tudo o que o ex-modelo manda. Com o tempo, ela descobre que o pai, o empresário Alexandre (Rodrigo Lombardi), teve um caso com Angel (Camila Queiroz), sua colega de escola e amiga de passarela. Giovanna fica chocada porque Alex está casado com Carolina (Drica Moraes) e Angel namora Gui (Gabriel Leone).

Depois de muitas armadilhas, a modelo consegue desmascarar Angel para Guilherme. Os dois, que estavam prestes a se casar, terminam o relacionamento. Com o fim do noivado, Angel se reaproxima de Alex e eles passam a ter um caso. O tempo passa e o estudante se arrepende do término com a modelo.

Com medo de perder a herança do pai, Giovanna pede a ajuda de Gui e articula um plano para Carolina descobrir a traição do marido e da filha dentro da residência do casal. O plano dá certo e a história dos três termina em tragédia.

Acompanhada de Anthony e de Maurice (Fernando Eiras), famoso estilista francês que se encanta pelo ex-modelo, Giovanna vai morar e desfilar em Paris. Fanny (Marieta Severo), que consegue destacar sua agência no cenário da moda após um desfile para a grife de Maurice, fica inconformada ao ser abandonada por Anthony, mas encontra conforto nos braços do jovem modelo Leo (Raphael Sander).

Anjo ou vilã?
Após a morte da mãe, Angel (Camila Queiroz) é procurada pelo ex-noivo Gui (Gabriel Leone) no interior de São Paulo. A modelo pede um tempo para o rapaz e avisa que se ela o procurar, vai ser para sempre. Em seguida, Alex (Rodrigo Lombardi) também procura por ela.

Rogério (Tarcísio Filho), pai de Angel, autoriza a volta da filha para a capital com o empresário depois de Alex garantir pagar os estudos da jovem e ainda dar uma mesada para ele. Angel aceita Alex de volta e o casal decide ir morar em Angra dos Reis, no litoral do Rio de Janeiro. Durante um passeio de barco, a moça culpa Alex pela morte de Carolina (Drica Moraes) e o mata, sem levantar suspeitas ou deixar pistas. Dias depois, Angel se casa com Guilherme.

TRAMAS PARALELAS

Vício do crack
Modelo veterana na agência de Fanny (Marieta Severo), Larissa (Grazi Massafera) viveu bons momentos nas passarelas, mas não conseguiu decolar na carreira. Para sustentar a família e o alto padrão de vida, ela faz o “book rosa”. A relação difícil com a mãe, Divanilda (Ana Barroso) e as dificuldades da profissão a levam a consumir drogas. Para manter o vício, ela conta com a ajuda de Sam (Felipe Carolis), modelo frustrado e traficante de drogas.

Larissa e Sam chegam a se envolver, mas ela termina o relacionamento após conhecer Roy (Flávio Tolezani), um modelo drogado. É ele quem lhe apresenta o crack e os dois vão morar na Cracolândia. Tempos depois, Larissa conhece Emanoel (Álamo Facó), um missionário evangélico que distribui comida para dependentes químicos e moradores da rua. Emanoel consegue tirar a ex-modelo das ruas, depois dela sofrer um estupro coletivo. Larissa deixa o vício e se torna missionária.

Alcoolismo
Mãe de Anthony (Reynaldo Gianecchini), Fábia (Eva Wilma) foi rica e teve uma intensa vida social. Após ser traída pelo marido e trocada por uma mulher mais jovem, ela vai morar em um apartamento pequeno e passa a ser sustentada pelo filho. Mas Fábia se recusa a aceitar que não tem mais dinheiro para manter o antigo padrão de vida e não abre mão de boa comida e, principalmente, boa bebida.

Anthony fica irritado por não conseguir controlar os gastos da mãe, que paga almoços em restaurantes caros para as amigas. Fábia acaba tornando-se alcoólatra e é internada pelo filho em uma clínica de repouso, com a ajuda de Fanny. Dentro da clínica, ela descobre que pode manter o vício subornando um funcionário para comprar whisky.

Sociedade paulistana
Pia (Guilhermina Guinle), ex-mulher de Alex (Rodrigo Lombardi), vive um relacionamento amoroso com seu personal trainer Igor (Adriano Toloza). Engravida dele sem querer e não consegue controlar os filhos Giovanna (Agatha Moreira) e Bruno (João Vítor Silva). Com medo do ex-marido suspender sua pensão, apesar de ter nascido rica, faz um aborto na clínica clandestina de Everaldo (Mouhamed Harfouch) e se separa de Igor.

Os problemas de Pia aumentam quando ela descobre que Bruno está viciado em cocaína. O adolescente perdeu a virgindade e teve um relacionamento rápido com a modelo Stephanie (Yasmin Brunet), mas descobriu que ela fazia “book rosa” e que o responsável pelo encontro entre ele e a jovem era seu pai. Com a ajuda do modelo Sam (Felipe Carolis), o estudante compra drogas e ainda se envolve com o rapaz. O consumo de cocaína quase leva Bruno à morte. Ele é salvo pela mãe que vê o filho tendo uma overdose quando chega na casa da família. No fim de Verdades Secretas, Bruno começa um tratamento em uma clínica de recuperação e Pia volta a namorar o personal e o pede em casamento, renunciando a pensão do ex-marido.

Amigos ou rivais?
Visky (Rainer Cadete) é o braço direito e booker da agência de Fanny (Marieta Severo). Ele é o responsável por descobrir “news faces” como Angel (Camila Queiroz). Na agência, ele vive discutindo com outra funcionária, Lourdeca (Dida Camero). Os dois passam a brigar ainda mais quando apostam que vão ficar com o modelo Leo (Raphael Sander), por quem os dois são apaixonados. Ambos levam um fora do rapaz e acabam se envolvendo. No final da trama, eles se tornam amigos e amantes.

AUDIÊNCIA

Verdades Secretas” obteve média geral de 29,7 pontos, sendo o maior sucesso da faixa desde “A Usurpadora” (2007).

A trama estreou com 27,9 pontos. O último capítulo rendeu 37,4 de média e 40,8 de pico, sendo o melhor desempenho desde “Maria do Bairro”, também em 2007.

PRODUÇÃO

Em maio de 2019, Walcyr Carrasco entregou ao SBT o argumento de uma nova novela a ser produzida para a faixa das 22h. Ao contrário das tramas antecessoras (releituras e remakes de grandes sucessos da emissora), a ideia era desenvolver uma trama original, a primeira desde “Justiça” (mininovela exibida em 2017 como teste para a reabertura da faixa). O folhetim já estava escrito pelo autor, que no dia 5 de agosto, foi convocado e anunciado como o responsável pela faixa no primeiro semestre de 2020. “Essa novela das 22h eu comecei a escrever logo após finalizar ‘Gabriela’. Com duração reduzida, de 65 capítulos. A novela segue atual, não vou precisar mudar nada no texto. Só o que eu quiser mesmo”, disse Carrasco.

No dia 23 de agosto, Walcyr entregou a sinopse completa do folhetim, complementando sobre a trama: “Prostituição, drogas, moda, traição e suicídio norteiam a novela que traz triângulo amoroso envolvendo mãe e filha”. Em 2 de setembro, o autor anunciou “Verdades Secretas” como título provisório. Ele justificou: “Será uma novela nua e crua. Com temas pesados e reais, são verdades que muitas pessoas querem e desejam esconder. Nada mais apropriado que ‘Verdades Secretas’ para o título, reflete bem o que é a novela”.

Em 11/09, Mauro Mendonça Filho foi anunciado como diretor artístico da novela, retomando assim a parceria com o autor iniciada em “Gabriela”, também na faixa das 22h, em 2018. André Felipe Binder e Natália Grimberg foram anunciados como diretores-gerais ao lado de Mendonça, além de diretores secundários e roteiristas colaboradores.

Os primeiros nomes confirmados no elenco (Marieta Severo, Alessandra Ambrósio, Eva Wilma, Fernando Eiras, Ana Lúcia Torre e Ney Latorraca) foram anunciados no dia 26 de setembro.

No dia 30/09, o elenco começou a ser oficialmente escalado. Camila Queiroz, Rodrigo Lombardi, Drica Moraes e Reynaldo Gianecchini foram anunciados como intérpretes de alguns dos personagens principais no dia 3 de outubro.

Em 24 de outubro, Walcyr confirmou para a imprensa que o título oficial da novela continuaria sendo “Verdades Secretas”. No dia 11 de novembro, o elenco completo foi apresentado em uma coletiva promovida pelo SBT. As gravações do folhetim tiveram início no dia 18 do mesmo mês.

No dia 22 de fevereiro de 2020, as gravações de “Verdades Secretas” foram oficialmente finalizadas. Sete desfechos diferentes foram gravados para despistar os jornalistas e preservar a surpresa e choque do público. Na ocasião, o diretor Mauro Mendonça Filho declarou: “A novela é pesada e temos um último capítulo com uma carga dramática muito mais intensa. Por ser uma novela das 22h, que passa mais tarde, há uma liberdade maior para os autores e para nós diretores no que diz respeito à violência e cenas que chocam. E o final desta novela especificamente, vai dar muito o que falar”.

O desfecho de “Verdades Secretas” só foi exibido quase dois meses depois, em 10 de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.