domingo, 25 de abril de 2021

ROCK STORY (2021)


Rock Story” é uma telenovela brasileira produzida e exibida pelo SBT.
 
Autoria: Maria Helena Nascimento.
Supervisão de texto: Ricardo Linhares.
Colaboração: Ângela Chaves, Cláudio Lisboa, Chico Soares, Daisy Chaves e Eliane Garcia.
Direção: Cristiano Marques, Noa Bressane, Pedro Peregrino e Marcelo Zambelli.
Direção-geral: Dennis Carvalho e Maria de Médicis.
Direção artística: Dennis Carvalho.
 
Exibida no horário das 19 horas entre 26 de abril e 19 de novembro de 2021, em 179 capítulos, substituindo “Haja Coração” e sendo substituída por “Pega Pega”. Foi a 90ª “novela das sete” exibida pelo SBT.
 
TRAMA PRINCIPAL
 
Sucesso nos anos 1990, o roqueiro Guilherme Santiago (Vladimir Brichta), conhecido por Gui, tenta voltar ao cenário musical, mas sua personalidade impulsiva prejudica a carreira profissional e põe em risco o casamento com Diana (Alinne Moraes). Diretora artística da Som Discos, a executiva acredita que o comportamento inconsequente do marido é ruim para a filha do casal, Chiara (Lara Cariello). A crise conjugal chega ao auge quando Gui agride publicamente o rival e astro do momento, Léo Régis (Rafael Vitti), acusado de ter roubado o hit “Sonha Comigo”.
 
Ao mesmo tempo em que luta para retomar sua trajetória na música, Gui descobre que o filho Zac (Nicolas Prattes), que não vê desde bebê, está detido e sem o amparo da mãe Mariane (Ana Cecília), uma fã com quem o roqueiro teve um breve relacionamento. No meio desse turbilhão, o músico conhece Júlia Monteiro (Nathalia Dill), professora de balé e fugitiva da polícia, e, ao lado dela, tem a chance de consertar os erros do passado e viver uma nova história de amor.
 
Atitude Rock and Roll
Astro de rock nos anos 1990, Guilherme Santiago tenta voltar ao topo e manter seu casamento com Diana, diretora artística da Som Discos, com quem tem a pequena Chiara. O sogro dele, Gordo (Herson Capri), é o dono da gravadora e a única pessoa que tenta ajudá-lo a retomar sua carreira. Apesar do bom caráter, Gui tem um temperamento impulsivo e estourado, e perde o voto de confiança de Gordo ao abandonar um show para tirar satisfações com Léo Régis. O roqueiro acusa o jovem ídolo pop de ter roubado sua música, “Sonha Comigo”, e o agride em público.
 
A briga tem repercussão na mídia e afeta a vida familiar e profissional do músico. Cansada das confusões do marido, Diana o abandona e leva Chiara para a casa do pai dela. Gui perde o patrocínio do show e, desnorteado, tenta reconstruir sua família, mas é surpreendido pela prisão do filho que teve com uma fã. O jovem Zac tentou assaltar uma padaria e acabou na cadeia. Apesar de ter registrado o filho e pagar pensão alimentícia, o pai nunca teve contato com o garoto, que cresceu sozinho. Quando sai da prisão, Zac é convidado a morar com Gui que tenta construir uma relação amistosa com o adolescente.
 
Em momentos difíceis como esse, o músico sempre contou com a amizade de Lázaro (João Vicente de Castro), seu empresário e também administrador da carreira de Léo Régis. Na adolescência, os dois e o amigo Nelson (Thelmo Fernandes) formaram uma banda, mas Gui seguiu carreira solo. Nessa mesma época, Lázaro teve um breve namoro com Diana, mas ainda a ama e faz de tudo para separá-la do roqueiro.
 
Ídolo pop
Léo Régis é o astro pop do momento. Ex-morador de Mesquita, foi lançado por Lázaro e passou a viver em um condomínio de luxo na Barra da Tijuca ao lado da mãe, Néia (Ana Beatriz Nogueira), e da irmã, Yasmin (Marina Moschen). O jovem é deslumbrado e não aceita a acusação de ter roubado a canção de Gui. Segundo o empresário dos dois músicos, a letra foi registrada no nome de um compositor goiano, que vendeu os direitos para Léo.
 
Gui não se conforma com o sucesso do rival e, quando está prestes a reatar o casamento com Diana, descobre que ela o está traindo com Léo. O responsável pelo flagrante é Lázaro, que ainda é apaixonado pela diretora artística da gravadora Som Discos. O roqueiro não perdoa a traição e, para desespero de Lázaro, Diana assume o relacionamento com o jovem músico.
 
Novo amor
Gui conhece Júlia durante a crise no casamento com Diana. Envolvida no tráfico de drogas pelo namorado Alex (Caio Paduan), a professora de balé está foragida depois de ter sido descoberta pela polícia tentando levar entorpecente para os Estados Unidos. Na fuga, ela conhece Gui e se apaixona por ele.
 
Júlia passa a morar na casa dos amigos de Gui, Nelson e Edith (Viviane Araújo), e a única pessoa próxima dela é a irmã gêmea que mora em Nova York. Para se esconder da polícia e provar sua inocência, a professora assume a identidade de Lorena (Nathalia Dill). No entanto, ela não imaginava que Lorena tinha envolvimento com o tráfico e com o ex-namorado, Alex.
 
Apesar da amizade com Gui e com os filhos dele, Chiara e Zac, Júlia se frustra por não ter o seu amor correspondido pelo roqueiro e segue o conselho da irmã: decide morar no interior do Estado. Ao saber da notícia, Gui a impede de ir e declara seu amor por ela. Os dois começam a namorar em segredo e enfrentam o ciúme doentio de Diana que ainda gosta o ex-marido.
 
Reviravolta
Guilherme descobre que Lázaro armou uma cilada para que ele flagrasse a mulher Diana com Léo. Inconformado com a traição do empresário, Gui decide quebrar o contrato com ele e aceita pagar uma multa de 5 milhões e 600 mil reais em função do rompimento.
 
Mas, apesar das intempéries, a vida do músico se estabiliza. Ele e Júlia assumem o namoro, o que causa irritação na ex-namorada. Em contrapartida, Léo pede Diana em casamento, ela aceita, mas a união é cancelada quando a mãe do cantor, Néia, é vítima de um falso sequestro armado por ela mesma e por Lázaro. Dias depois, eles remarcam a cerimônia, mas Diana abandona Léo no altar.
 
Paralelamente, Gui tenta provar que a letra de “Sonha Comigo” é dele e, após ver o filho cantando, forma a Boyband 4.4 para concorrer com Léo Régis. Formada por Zac, Tom (João Victor Silva), JF (Maicon Rodrigues), e Nicolau (Danilo Mesquita), a banda é treinada pelo roqueiro e coreografada por Júlia. Em pouco tempo, o quarteto se torna um sucesso.
 
A vida de Júlia e Gui sofre um revés no desenrolar da trama. Ela engravida, mas é atropelada e perde o bebê. A situação da moça piora quando Diana descobre que ela é fugitiva e faz uma denúncia anônima. Pressionada, Júlia decide se entregar para a polícia.
 
Após Alex forjar a própria morte, Júlia teme não conseguir provar sua inocência, apesar de contar com o apoio de Gui. O roqueiro viaja até Nova York para buscar a irmã gêmea da professora e consegue o depoimento de uma vítima de Alex para depor a favor de Júlia.
 
Inocente
Júlia ganha a liberdade, mas a alegria dela dura pouco. Ela flagra o músico com Diana e o roqueiro acredita ter passado a noite com a ex-mulher, que persiste na mentira e inventa que está grávida. Mesmo separados, Gui apoia Júlia, que descobre que sua irmã, Lorena, é cúmplice de Alex. Lorena, por sua vez, foge e é baleada durante um assalto. Porém, antes de morrer, ela grava um vídeo inocentando a irmã.
 
Livre da acusação de tráfico internacional de drogas, Júlia se reconcilia com Gui. Dias depois, eles descobrem a falsa gravidez de Diana, que volta a namorar Lázaro. Outra boa notícia para o músico. O roqueiro descobre que Lázaro é responsável pelo roubo de “Sonha Comigo” e consegue os direitos autorais da letra.
 
Fim
Apesar de estar com Diana, Lázaro não suporta a ideia de ver Gui se reerguer profissionalmente. Os shows da banda 4.4 fazem sucesso, mas um deles termina em tragédia. Um adolescente acabou morrendo em função da superlotação do espaço e, mesmo sem ter culpa no episódio, Gui vai preso. Para provar sua inocência, ele conta com a ajuda de Diana, que decidiu recomeçar a vida na Califórnia e longe de Lázaro.
 
Nesse ínterim, a vida de Júlia corre perigo. Desde a morte de Lorena, Alex planeja se vingar dela e, com a ajuda dos comparsas Romildo (Paulo Verlings) e William (Leandro Daniel), consegue fugir da prisão. Entretanto, ele é surpreendido com a presença do chefe do tráfico, Salvatore (Simon Petracchi), que sequestra sua irmã, Marisa (Júlia Rabello), e seu sobrinho.
 
Para libertar a família, Alex coloca Júlia em risco ao dizer que ela é Lorena e entregá-la para o chefe do tráfico. Entretanto, Gui consegue chegar a tempo de salvá-la. Salvatore é preso e Alex é morto por um dos capangas do traficante.
 
O tempo passa e, já casados, Gui e Júlia têm gêmeos. Apesar do fim da 4.4, o roqueiro volta às paradas e Júlia faz sucesso com sua biografia e um filme baseado em sua vida.
 
TRAMAS PARALELAS
 
Som Discos
Gordo (Herson Capri) é o dono da Som Discos, gravadora especializada em rock nacional que movimenta boa parte da trama.
 
Ao lado de Diana (Alinne Moraes), filha do empresário e diretora artística, trabalham a assistente Vanessa (Lorena Comparato), seu braço direito; a secretária Nanda (Kizi Vaz), que cuida das agendas de Diana e de Gordo; a recepcionista Syl (Lara Lazaretti) e a técnica de estúdio Tainá (Marjorie Gerardi).
 
Apesar de o rock ser um gênero resistente, quando as mudanças no mercado da música atingem as gravadoras, incluindo a Som Discos, Diana aconselha o pai a diversificar o negócio.
 
Gordo acata os conselhos da filha e consegue salvar a empresa que lança os discos da banda 4.4 e de Guilherme Santiago (Vladimir Brichta).
 
Família Saboia
Haroldo Saboia (Paulo Betti) e Gilda (Suzy Rêgo) são pais de Nicolau (Danilo Mesquita) e vivem um casamento agitado. Depois da família, a churrascaria Boi Amigo é a paixão de Haroldo, que promove shows à noite com o grupo Rebola Embola, comandado por Nelson (Thelmo Fernandes). O maître é Luizão (Thiago Justino), tio de JF (Maicon Rodrigues), que apoia o sobrinho nos estudos de música clássica.
 
A chegada de Marisa (Júlia Rabello) ameaça a estabilidade de Haroldo no casamento e no trabalho. Ela é contratada como hostess da churrascaria e tenta seduzir o empresário.
 
Apesar do casamento dele ficar abalado, Haroldo e Gilda permanecem juntos. Outro momento de turbulência na vida do casal acontece quando Nicolau revela que teve câncer de pele, mas escondeu a notícia de todos, e a doença volta como um tumor no fígado. Apesar do sofrimento, a família supera o drama e no fim da novela, Nicolau e a namorada Luana (Joana Borges) se tornam pais.
 
Banda 4.4
Zac (Nicolas Prattes) cresceu longe do pai, o roqueiro Guilherme Santiago (Vladimir Brichta), e se envolveu com a gangue do bairro onde mora. A turma, formada por Jaíson (Enzo Romani), Du (Ravel de Andrade) e Paçoca (Max Lima), comete furtos na região. Ao ser pego pela polícia, o filho do músico é encaminhado para um abrigo, que chama o pai para buscá-lo. Os dois estabelecem uma relação difícil que, aos poucos, se transforma em algo forte e importante para ambos.
 
Gui descobre que o filho herdou seu talento musical e tem a ideia de criar a banda 4.4. Formada por Zac, Tom (João Victor Silva), JF (Maicon Rodrigues) e Nicolau (Danilo Mesquita), o grupo começa a fazer sucesso. No meio da turnê, Nicolau revela aos amigos que precisa fazer um tratamento contra um câncer no fígado. Os músicos decidem que o substituto será Jaílson, mas a banda é desfeita após a morte de uma pessoa em um show superlotado.
 
Zac segue em carreira solo e JF realiza um antigo sonho: estudar música clássica em Viena, na Áustria. Tom se torna um rapper de sucesso e se casa com Karine (Barbara Sut). Jaílson e Nicolau deixam a música para cuidar se suas famílias.
 
AUDIÊNCIA
 
Rock Story” obteve média geral de 28,7 pontos. Foi o maior sucesso da faixa das 19h desde a exibição de “Cheias de Charme” (2016). O folhetim elevou em 14% os números do horário.
 
Alcançou 28,3 pontos de média em sua estreia, apresentando estabilidade e crescimento significativo durante os sete meses que ficou no ar. O último capítulo cravou 36,8 de média e 40,2 de pico, sendo este seu maior desempenho.
 
PRODUÇÃO
 
Em setembro de 2020, a roteirista Maria Helena Nascimento entregou ao SBT o argumento daquela que viria a ser sua primeira novela para a emissora como autora titular. Com o molde da trama aprovado, ela foi anunciada como responsável pela substituta de “Haja Coração” na faixa das 19h, a partir de abril do ano seguinte.
 
No dia 27 de novembro, Nascimento entregou a sinopse completa do folhetim para a direção de dramaturgia da emissora. “Nosso protagonista é um roqueiro que foi sucesso nos anos 90 e tenta voltar ao cenário musical, mas sua personalidade impulsiva prejudica a carreira profissional e põe em risco o casamento com a diretora artística de uma gravadora”, adiantou ela em uma rede social.
 
Em 7 de dezembro, a roteirista anunciou o título “Sonha Comigo” como provisório. “Um dos pontos de partida da nossa história é a acusação do protagonista contra o seu rival e astro musical do momento, pelo roubo de uma música chamada ‘Sonha Comigo’. Esse será o nosso título por agora”, justificou.
 
Nove dias depois, Dennis Carvalho foi anunciado como diretor artístico da novela, e Maria de Médicis como diretora geral. Os nomes de colaboradores e diretores secundários também foram divulgados neste dia pelo SBT.
 
Os capítulos de “Sonha Comigo” começaram a ser escritos por Maria Helena Nascimento no dia 28 de dezembro. Em 4 de janeiro de 2021, as escalações foram iniciadas nos estúdios MG4.
 
Um mês depois, Nascimento anunciou que “Rock Story” seria o título oficial do folhetim, após reunião com os diretores da trama: “Nós trabalhamos com ‘Sonha Comigo’ inicialmente, pois é esse o título da música que desencadeia um dos principais conflitos da novela. Mas como é uma história de amor que envolve muita música, decidimos batizar de ‘Rock Story’, pois abrange mais esse universo, que é a nossa intenção”.
 
As gravações da novela tiveram início no dia 22 de fevereiro.
 
Em 14 de outubro, Maria Helena Nascimento entregou à direção do SBT o roteiro do último capítulo de “Rock Story”. Em 16 de novembro, as gravações da novela foram oficialmente finalizadas. A trama se despediu do público três dias depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.