domingo, 23 de maio de 2021

IMPÉRIO (2021)


Império” é uma telenovela brasileira produzida e exibida pelo SBT.
 
Autoria: Aguinaldo Silva.
Colaboração: Maurício Gyboski, Márcia Prates, Nelson Nadotti, José Dassilva, Renata Dias Gomes, Rodrigo Ribeiro, Megg Santos e Brunno Pires.
Direção: Cláudio Bockel, Luciana Oliveira, Roberta Richard, Tande Bressane e Davi Lacerda.
Direção geral: Rogério Gomes, Pedro Vasconcellos e André Felipe Binder.
Direção artística: Rogério Gomes.
 
Exibida no horário das 21 horas entre 24 de maio de 2021 e 14 de janeiro de 2022, em 203 capítulos, sucedendo “Em Família” e antecedendo “Babilônia”. Foi a 81ª “novela das nove” exibida pela emissora.
 
TRAMA PRINCIPAL
 
Anovela começa com a imagem do Monte Roraima nos dias de hoje. Lá estão José Alfredo de Medeiros (Alexandre Nero) e sua filha, Maria Clara (Andreia Horta). Há um flashback para explicar como ele chegou até ali e se tornou o dono da Império. O milionário relembra sua decepção amorosa nos anos 1980, época em que ele decide morar no Rio de Janeiro. Desempregado, o jovem pernambucano se hospeda na casa do irmão, Evaldo (Thiago Martins), e se apaixona pela cunhada Eliane (Vanessa Giácomo).
 
José Alfredo (Chay Suede) e Eliane resolvem, cada um, escrever um bilhete para Evaldo pedindo perdão e contando o que aconteceu entre os dois. José Alfredo deixaria o seu no trabalho do irmão e Eliane em sua própria casa. No dia combinado, ela passa mal e sua irmã Cora (Marjorie Estiano) diz que vai ajudá-la. Cora sabe que os sintomas dela são de gravidez e consegue convencê-la a não fugir. Argumenta que, pelas suas contas, provavelmente o filho que ela espera é de Evaldo, e não de José Alfredo.
 
Eliane pede que a irmã vá atrás de José Alfredo para explicar tudo e impedir que ele entregue o bilhete ao irmão. Ela promete fazer isso, mas não cumpre com a palavra. Cora certifica de que a carta já foi entregue e, depois, vai ao encontro de José Alfredo para contar que Eliane desistiu da fuga porque está grávida de Evaldo e distorce a história deixando-o inconformado. José Alfredo desiste de Eliane e, a partir daí, sua vida toma um rumo surpreendente.
 
Acasos do destino
Sem rumo, José Alfredo desabafa com Sebastião Feliciano (Reginaldo Faria) na rodoviária do Rio de Janeiro. Comovido com a história do rapaz, Sebastião o convida para trabalhar com ele. Revela que negocia pedras preciosas com uma empresária portuguesa que mora na Suíça. O papel de Sebastião é buscar pedras nos garimpos brasileiros e depois transportá-las para a Europa de forma ilegal.
 
José Alfredo aceita a proposta e vai para o Monte Roraima junto com Sebastião, que tem inimigos no garimpo. Durante a madrugada, o jovem é surpreendido com a presença de um bandido. Sebastião é morto. O pernambucano reage e atira no criminoso antes que seja assassinado também.
 
Antes de morrer, Sebastião consegue repassar ao amigo os procedimentos com as pedras preciosas e como ele pode chegar a empresária portuguesa. Na Suíça, José Alfredo conhece Maria Joaquina Braga (Regina Duarte) e conta o que aconteceu para ele chegar até ali: “Perdi o amor da minha vida! Matei um homem! Enterrei meu melhor amigo!”.
 
Maria Joaquina é a mulher que apresenta ao nordestino o mundo das pedras preciosas e o ajuda a construir sua fortuna com o comércio ilegal de diamantes. Ele se torna o comprador oficial de pedras preciosas da portuguesa, que alguns anos mais tarde, o ensina também como entrar no ramo das joalherias. “Repito, e guarde bem isso, se nosso acordo funcionar você se tornará um homem rico”, avisa Joaquina.
 
Juntos por conveniência
O primeiro encontro entre José Alfredo e sua futura esposa, Maria Marta (Adriana Birolli), acontece na Suíça. Os dois se conhecem em um banco, quando o jovem vai depositar seu primeiro pagamento pela entrega dos diamantes. A aristocrata falida passa a olhar para o futuro Comendador quando percebe que o ex-marido lhe pregou uma peça e não tem mais dinheiro.
 
Eles começam um relacionamento e, após alguns meses, Maria Marta descobre que está grávida. José Alfredo a pede em casamento. Os dois se dão bem e a união é interessante para ambos. Maria Marta lhe empresta o sobrenome imponente e José Alfredo lhe promete um “reino” com muitos herdeiros.
 
Briga pelo poder
José Alfredo não esconde a predileção por sua filha Maria Clara. Ele vai manter em sigilo a primeira viagem com ela ao Monte, já que Maria Marta (Lilia Cabral), José Pedro (Caio Blat) e João Lucas (Daniel Rocha) não sabem da forte relação que ele tem com aquele lugar. Mas Maria Marta, que vive uma relação desgastada com o marido, descobre a viagem.
 
O preferido da mãe para ficar à frente dos negócios é José Pedro. Casado com Danielle (Maria Ribeiro), tem uma enteada chamada Bruna (Kiria Malheiros). A certeza de que o Comendador escolheu a irmã do meio, e não ele, para assumir o comando da joalheria “Império” vai fazer com que José Pedro revele seu verdadeiro caráter.
 
Maria Clara, a filha do meio, é uma renomada designer de joias. Ela é noiva de Enrico (Joaquim Lopes), dono de um dos restaurantes mais badalados do Rio de Janeiro. João Lucas é o caçula. É rebelde e vive aprontado ao lado da amiga Eduarda (Josie Pessoa).
 
Apesar de temperamentos diferentes, os irmãos querem conquistar o lugar do pai na rede internacional de joias Império, empresa responsável pela fortuna e prestígio da família de José Alfredo.
 
O Comendador ainda tem uma vida amorosa paralela. A eleita é a jovem Maria Ísis (Marina Ruy Barbosa), uma jovem pobre, de uma cidade da região serrana do Rio de Janeiro, que se apaixonou verdadeiramente pelo milionário. Seus pais, Magnólia (Zezé Polessa) e Severo (Tato Gabus Mendes) tratam de se aproveitar da situação quando descobrem o romance da filha. Eles e o irmão da moça, Robertão (Rômulo Neto), acabam sustentados pela mesada que Maria Ísis recebe do amante.
 
A Heroína
O reaparecimento de Cristina (Leandra Leal), filha de Eliane (Malu Galli), grande amor de José Alfredo, muda a vida do Comendador. Depois da partida do amado, Eliane manteve-se casada com Evaldo e teve mais um filho: Elivaldo (Rafael Losso). A morte prematura do marido fez com que ela se tornasse camelô no centro do Rio de Janeiro para conseguir criar os dois filhos.
 
Cristina e a família moram em Santa Teresa. É lá que também vive o seu namorado, o advogado Fernando (Erom Cordeiro). Diferente dele, Cristina não quer saber de casamento porque está focada nos estudos. Seu irmão, Elivaldo, tem um filho de um relacionamento adolescente com Tuane (Nanda Costa). O garoto mora com ele. Assim que o bebê nasceu, Tuane entregou-o para o pai e sumiu. Anos depois, ela reaparece, casada com um homem rico e bem mais velho do que ela, Reginaldo (Flávio Galvão), e anuncia que quer o filho de volta
 
A mãe de Cristina morre de uma doença terminal e o irmão dela acaba preso, suspeito de incendiar o camelódromo. O acidente matou duas pessoas. Enquanto isso, Cristina recebe uma carta de sua tia Cora (Drica Moraes). No documento, supostamente escrito por Eliane, a ambulante confessa o relacionamento com o cunhado José Alfredo, irmão de Evaldo, e ainda afirma que a jovem nasceu deste amor proibido.
 
Além da carta, Cora também deixa com Cristina um álbum com diversos recortes de reportagens sobre José Alfredo. O que Cristina não sabe é que ambos foram feitos por sua própria tia durante todos os anos. Ela fica na dúvida se é, ou não, filha do Comendador.
 
Cara a cara
O encontro entre José Alfredo e Cristina acontece depois da insistência de Cora. A moça vai até a Império e acaba encontrando o Comendador. Os dois conversam.
 
O aparecimento de Cristina também abala José Pedro, o filho mais velho do nordestino. Depois da revelação de que Cristina pode ser filha de José Alfredo, Maria Marta faz uma proposta para a jovem. Oferece uma quantia alta em dinheiro em troca da jovem abrir mão de seus direitos, caso seja comprovada a paternidade do Comendador.
 
Com seu irmão Elivaldo preso, acusado de atear fogo no camelódromo, e a ameaça de Tuane de retomar a guarda de seu sobrinho, Victor (Adriano Alves), Cristina aceita a oferta.
 
Filha bastarda
Cora revela para a imprensa que sua sobrinha Cristina é filha bastarda do Comendador José Alfredo. A vilã está determinada a exigir um teste de DNA com os dois. Mas eles não têm a intenção de resolver esta história. Cora, então, se esconde na casa de Maria Ísis, a amante do Comendador, para pegar fios de cabelo do nordestino.
 
Dias depois, Téo Pereira (Paulo Betti) publica em seu blog o resultado positivo do suposto exame de DNA de José Alfredo e causa rebuliço na Império. O Comendador está almoçando com Cristina quando tem acesso à informação. Os dois percebem que a nota deve ser armação de Cora. O Comendador resolve fazer o teste. Quando sai o resultado, ele rasga o papel que confirmaria ou não a paternidade, e afirma que adotará Cristina independentemente do resultado.
 
Diamante roubado
Maria Marta não mentiu quando declarou guerra a José Alfredo. A aristocrata ficou com raiva após descobrir que o marido tem uma amante. E seu plano começa com um retorno ao Monte Roraima, onde rouba o talismã do comendador: o diamante rosa.
 
Na sequência das cenas, um temporal atinge o local e Maria Marta fica isolada e sozinha. Neste momento surge Maurílio (Carmo Dalla Vecchia), que a resgata. Ele teria ido até lá visitar o túmulo de seu suposto pai, Sebastião Ferreira.
 
Mas o diamante não fica muito tempo com Maria Marta. Após ter roubado o anel da mulher do Comendador, Lorraine (Dani Barros), a esposa de Ismael (Jonas Torres), rouba o diamante cor-de-rosa. A pedra estava na casa de Silviano (Othon Bastos), que a guarda a pedido de sua patroa Maria Marta. Depois de Maria Marta e José Alfredo procurarem pelo diamante e chegarem próximo da pedra, o talismã do Comendador cai de uma janela e se quebra em pedaços. Depois de perder novamente a pedra preciosa, José Alfredo o recupera e entrega um pedaço do diamante a cada um de seus filhos.
 
O amor do Comendador
A cada dia, José Alfredo demonstra mais os seus sentimentos por Maria Ísis. Disposto a dividir a sua vida com a jovem, ele a leva até onde sua história começou: ao Monte Roraima. Lá, o Comendador surpreende Maria Ísis com um pedido de casamento, seguido por uma cerimônia simbólica, lúdica e emocionante.
 
Após a cerimônia, os dois continuam no clima de romance, contudo, o Comendador aproveita a visita ao lugar para recarregar as energias contemplando seu amuleto, o diamante cor-de-rosa. No entanto, ele se vê perdido ao descobrir que a pedra sumiu.
 
Rivalidade entre irmãs
Cristina chega à joalheria Império para o seu primeiro dia de trabalho. A ex-camelô mostra que não tem tempo a perder e começa a supervisionar os trabalhos dentro da empresa. O departamento de criação, dirigido por Maria Clara, é o primeiro a passar pelo crivo da filha de José Alfredo.
 
O clima de hostilidade entre as duas só é amenizado enquanto Cristina admira a beleza dos diamantes. No entanto, elas voltam a se estranhar a partir do momento em que a nova supervisora questiona alguns trâmites do trabalho da designer de joias e a procedência do material usado por ela.
 
Além de disputarem a atenção do pai, as duas são apaixonadas pelo mesmo homem, Vicente (Rafael Cardoso). Maria Clara, que foi abandonada no dia de seu casamento com Enrico, começou a namorar o cozinheiro logo após Cristina terminar o relacionamento dos dois. Vicente e Maria Clara assumiram o namoro na inauguração do restaurante ‘Vicente’.
 
Morte forjada
Maria Marta afirma a José Alfredo que vai ajudá-lo a enfrentar Maurílio por ele querer denunciar o Comendador por contrabando. Após Téo Pereira (Paulo Betti) publicar em seu blog informações sobre o passado do Comendador, conseguidas com Maurílio, José Alfredo resolve forjar a própria morte. Por enquanto, Cristina e Josué (Roberto Birindelli) são os únicos cúmplices de seu plano.
 
O milionário conta com a ajuda de Espinoza (Simon Petracchi), o curandeiro que o salvou da morte há alguns anos. A ideia do Comendador é fazer com que as pessoas acreditem que ele está morto. Ele toma uma poção preparada pelo curandeiro e o plano funciona. Mas antes de beber a dose, o dono da Império sugere que Maria Marta convide Maurílio para a sua casa.
 
Maurílio chega e vai para o quarto de Maria Marta, momento em que o inesperado acontece: José Alfredo entra aos gritos, chama a atenção de todos e diz: “Eu sabia que você estava aqui dentro com ele, Marta, de conluio com esse crápula! Sua falsa, quer me destruir com a ajuda desse aí. Mas tem um detalhe nisso: é cedo demais pra cantarem vitória!”. No meio da discussão, o Comendador cai no chão, parecendo ter sofrido um ataque do coração. Maria Marta, Maurílio, José Pedro, Maria Clara, João Lucas, Amanda (Adriana Birolli) e Du assistem à cena e ficam chocados.
 
Maria Marta e Maria Ísis resolvem dar uma trégua na rivalidade. A aristocrata telefona para a jovem e a convida para ajudar no preparo do corpo do homem de suas vidas. Após o sufoco que passou no caixão por conta da demora de Josué em ir buscá-lo, José Alfredo começa a trabalhar durante um tempo em um garimpo no interior.
 
Descobertas
Jesuína (Laura Cardoso), suposta mãe de Maurílio, surge quando José Alfredo busca pistas sobre o passado de seu rival. O Comendador e Josué partem em uma viagem a São João Del Rey, interior de Minas Gerais, a fim de conhecer a mãe do noivo de Maria Marta.
 
Ao chegar à casa de Jesuína, o dono da Império pergunta se pode falar com o filho dela. Cheia de pesar, ela revela que Maurílio faleceu há alguns anos. Intrigado com a história, o Comendador pede que ela explique melhor a morte do filho. A senhora, então, leva José Alfredo e Josué até o túmulo de Maurílio. No cemitério, José Alfredo faz menção a Sebastião Ferreira, marido de Jesuína. Ela afirma que ele também já se foi. “Pai e filho, moço, os dois morreram. Só eu que ainda continuo penando neste mundo”, comenta Jesuína.
 
José começa a pensar em possíveis inimigos. Enquanto isso, Silviano revela a Maria Marta que seu álbum de lembranças foi roubado e Cora descobre que o milionário está vivo. Ele começa a ser perseguido por capangas de um homem chamado Fabrício Melgaço.
 
Com o passar dos dias, o dono da Império é denunciado por Maria Marta e é preso. Ele presta contas a respeito da sua falsa morte. Na delegacia, ele conversa com o delegado e é auxiliado por Merival (Roberto Pirillo). Para justificar sua ausência durante todo este tempo, ele inventa uma história e diz que teve amnésia. Após o depoimento, é solto. Em seguida, Cora conta para o Comendador que seu mordomo é, na verdade, ex-marido da aristocrata. José Alfredo desconfia que Silviano possa ser seu inimigo e o expulsa da mansão.
 
Comendador na Sapucaí
Com o enredo “Homem de Preto em Terra de Brilhantes”, a Escola de Samba União de Santa Teresa homenageia o Comendador. Ao lado do nordestino, Maria Marta desfila no carro alegórico que simboliza o império de José Alfredo. Durante o espetáculo, o milionário sofre um atentado.
 
Fantasiado com trajes de morte, Maurílio perambula pela Sapucaí na esperança de encontrar o rival. Escondida no carro alegórico do amado, Cora vê Maurílio, protege José Alfredo e leva um tiro. Apesar de ser socorrida, a vilã morre no hospital.
 
Traído pelo primogênito
O primogênito da família Medeiros, José Pedro, e filho preferido de Marta nunca teve o mesmo carinho e amor por parte do pai. Sem muito sucesso na vida pessoal e profissional, foi casado com Danielle, mas a relação acabou destruída por Marta e Amanda.
 
Pedro sempre sonhou em ter a atenção e o trono de José Alfredo na Império. Tentou conquistar a presidência da empresa com a ajuda da mãe, mas fracassou. Disposto a tomar o lugar do pai, uniu-se a Silviano, ex-marido de Marta, e Maurílio. Usou o nome falso de Fabrício Melgaço, roubou o dinheiro da família e enganou a todos por muito tempo. Quando José descobriu a falsa identidade de Pedro, declarou guerra ao filho e disse que ele nunca teria nada. Orientado por Silviano, o rapaz sequestra sua irmã Cristina. O Comendador vai atrás dele.
 
No esconderijo, José Pedro mata Maurílio e Josué mata Silviano. O Comendador não tem coragem de atirar em José Pedro e ao virar as costas para ele, o jovem mata o próprio pai e acaba preso.
 
Herdeiros da Império
Maria Marta fez de tudo para manter seu Império. Defendeu os filhos e o marido. Mesmo vendo que seu casamento ruir, não facilitou a vida da rival Maria Ísis. Mas, após a morte do Comendador, ela se une a amante do nordestino. Ao lado dela, de Maria Clara e Cristina, Marta espalha as cinzas de José no Monte Roraima. Como herança, o Comendador deixou uma parte da Império para Ísis.
 
Apesar de proibir o caçula, João Lucas, de prestar a última homenagem ao pai, ele vai por conta própria ao Monte Roraima. Lucas, que amadureceu, casou-se com Du e teve gêmeos, assume a presidência da Império.
 
Oito anos após a morte do Comendador, a família de José Alfredo cresce. Nascem dois filhos de Cristina e Vicente. Quem também aparece com um filho no colo é Amanda. Com o marido na cadeia, a mulher de José Pedro passa a criar sozinha o filho, que é o neto preferido de Marta. Todos se reúnem para tirar a tradicional foto de família. Mesmo morto, José Alfredo aparece observando todos.
 
TRAMAS PARALELAS
 
Triângulo amoroso
Vicente (Rafael Cardoso) é um chef de cozinha. Talentoso, tem um faro especial para temperos. Quando criança, era colega de escola de Cristina (Leandra Leal), mas acaba se distanciando dela quando vai embora do Rio de Janeiro. No entanto, promete procurá-la se um dia voltar. E cumpre o prometido.
 
O cozinheiro passa dois anos juntando dinheiro no Nordeste. Assim que chega ao Rio, retorna ao bairro onde viveu quando criança para reencontrar Cristina. Mas a primeira cena que vê na porta da casa dela é um beijo entre a moça e o namorado, Fernando (Erom Cordeiro). O flagrante deixa Vicente abalado.
 
Andando pelas ruas do bairro de Santa Teresa, o rapaz encontra abrigo no salão de Xana Summer (Ailton Graça), que aluga quartos. No dia seguinte, começa a busca por emprego. De olho em anúncios de jornais, um lhe chama a atenção: ajudante de cozinha. Trata-se de uma vaga no restaurante de Enrico (Joaquim Lopes). Vicente decide participar de um teste e consegue um contrato de experiência.
 
Dias depois, ele encontra Cristina e os dois assumem o relacionamento, apesar das intervenções de Cora (Drica Moraes) e de Fernando. Mas o namoro do casal não dura muito tempo. Eles brigam e a filha do Comendador conquista o cozinheiro, que assume o cargo de chef do restaurante. Vicente conheceu Maria Clara (Andreia Horta), a irmã de Cristina, quando ela foi abandonada pelo noivo Enrico no dia do casamento.
 
Os dois começam a namorar, mas o sentimento entre o cozinheiro e Cristina continua forte. No dia do matrimônio com Vicente, Maria Clara desiste do noivo e pede para Cristina ir em seu lugar. Vicente e Cristina se casam e, oito anos depois, aparecem com os dois filhos.
 
O cerimonialista
Todos os lançamentos da joalheria Império são feitos por Cláudio Bolgari (José Mayer), cerimonialista de referência no mundo dos ricos. Figura importante nas principais festas do Rio de Janeiro, ele é casado com a ex-miss Brasil Beatriz (Suzy Rêgo), com quem tem dois filhos: Enrico (Joaquim Lopes) e Bianca (Juliana Boller). Por trás desta família, há um segredo que Cláudio esconde de toda a sociedade e divide apenas com a mulher. Ele é homossexual.
 
Enrico, o mais velho, é dono de um restaurante renomado, que leva o seu nome, e estudou na melhor escola de gastronomia da Suíça. Logo após a inauguração, o local se torna rapidamente o ponto de encontro preferido dos abastados da cidade. É lá que ele conhece Maria Clara (Andreia Horta), a filha do meio do Comendador.
 
O segredo de Cláudio é anunciado no blog de Téo Pereira (Paulo Betti). O blogueiro divulga que o cerimonialista tem um caso homoafetivo com Leonardo (Klebber Toledo), que é sustentado pelo namorado. Enrico fica revoltado, abandona a noiva, sai de casa e perde seu restaurante. O escândalo ainda provoca a separação de Cláudio e Leonardo. Sem conseguir emprego e com dívidas, o ex-amante de Cláudio entra em depressão e vai viver na rua.
 
O tempo passa. Léo recebe ajuda da amiga Amanda (Adriana Birolli) e se recupera. Enrico se arrepende de suas atitudes e pede perdão a Léo. Cláudio volta a namorar o jovem. Enrico se casa com uma negra e Beatriz engata em um novo romance.
 
Bandido ou mocinho?
Santa Teresa é o palco da relação entre Juliane Matos (Cris Vianna) e Orville Neto (Paulo Rocha). Com um corpo escultural, ela é a passista mais premiada do bairro. Por suas atuações, ganhou duas vezes o Estandarte de Ouro. Quando conhece Orville, um pintor de grande prestígio, se apaixona e tem um filho com ele. Por esta relação, Juliane deixou o samba e os desfiles no carnaval carioca de lado. Mas a moça descobre que Orville é um falsário. Ele é preso, julgado e condenado por falsificação de obras de arte.
 
Juliane não se abala e continua fiel ao marido, ajudando-o e fazendo visitas regulares na cadeia. Até que a ex-passista descobre o relacionamento entre a advogada, Carmen Godinho (Ana Carolina Dias), e seu marido. Com a ajuda do amigo Xana Summer (Ailton Graça), Juju volta a desfilar.
 
Na cadeia, Orville conhece Salvador (Paulo Vilhena), que cumpre pena por assassinato. Ele é esquizofrênico e um artista genial. O falsário começa a explorar Salvador e vende seus quadros com a cumplicidade de Carmen. O tempo passa, Orville é solto e, em seguida, Salvador foge da cadeia. Orville o encontra e o abriga em sua casa com interesse em seu talento. Com a convivência, o falsário torna-se amigo de Salvador e se transforma em empresário do artista.
 
No fim da trama, Orville se redime de seus erros, Carmen morre em um incêndio e Orville ajuda na carreira internacional de Salvador. O artista, que passou a controlar sua esquizofrenia com remédios, termina ao lado da namorada Helena (Julia Fajardo).
 
A megera
Cora (Drica Moraes) inferniza a vida da irmã Eliane (Malu Galli), dos sobrinhos e do Comendador José Alfredo (Alexandre Nero). Fofoqueira e manipuladora, no passado convenceu a irmã a não fugir com seu grande amor, Zé Alfredo. Ela não suportaria ver a irmã feliz e livre de sua influência. Além disso, a vilã era apaixonada pelo namorado de Eliane. Ela guardou sua virgindade para ele e fez de tudo para chamar sua atenção, como o roubo do talismã, o diamante cor-de-rosa do milionário.
 
Após desaparecer por alguns dias e deixar seus sobrinhos aflitos, Cora reaparece, mas agora com o visual totalmente repaginado. A megera resolve voltar, após o seu misterioso sumiço, quando recebe uma ligação de Josué (Roberto Birindelli), o braço direito do dono da Império. Na conversa, eles combinam um encontro entre ela e José Alfredo em um hotel da cidade para terem a sua primeira noite de amor. O Comendador toma essa decisão quando percebe que só vai ter o diamante de volta se ceder aos desejos de Cora.
 
Mas o Comendador leva um grande susto. Cora está com o visual completamente diferente. Quase com a mesma feição de quando se conheceram. Agora, interpretada por Marjorie Estiano que fez a personagem nos primeiros capítulos da novela. Apesar da surpresa, José Alfredo se recompõe e começa a botar em prática o seu plano. Ele aproveita uma brecha e coloca um líquido preparado pelo curandeiro Espinoza (Simon Petracchi) na bebida dela e Cora adormece. E antes de entrar em um sono profundo, Cora revela a José Alfredo onde escondeu os quatro pedaços do diamante cor-de-rosa.
 
Apesar de armar contra José Alfredo, a megera continua gostando do Comendador e por ele é capaz de tudo. Durante o desfile da escola de samba Unidos de Santa Teresa, que homenageou o dono da Império, ela protege o amado de um atentado e leva um tiro no lugar dele. Antes de morrer no hospital, Cora sonha ter perdido a virgindade com José Alfredo. Durante a trama, a vilã assassinou Fernando (Erom Cordeiro), ex-noivo de sua sobrinha Cristina (Leandra Leal), Jairo (Julio Machado), seu cúmplice, e o pai do rapaz, Reginaldo (Flávio Galvão).
 
Chantagista
Após José Pedro (Caio Blat) atropelar um bêbado e não prestar assistência, Lorraine (Dani Barros), mulher de Ismael (Jonas Torres), passa a chantagear a aristocrata Maria Marta (Lilia Cabral). O homem morto é irmão da cabelereira. Ela anota a placa do carro e quer tirar vantagem do episódio. Maria Marta não se intimida com as chantagens de Lorraine, que chega a engolir um anel de esmeralda da mulher do Comendador (Alexandre Nero) durante a festa da nova coleção de joias da Império.
 
O tempo passa e, depois que Silviano (Othon Bastos) discutiu com José Alfredo e foi expulso da mansão dos Medeiros, a ajudante de Xana (Ailton Graça) passa a visitar o ex-mordomo. Mas Lorraine, que chegou a roubar o diamante rosa do Comendador, descobre que Silviano já foi casado com a ex-patroa e conta tudo para a jornalista Érika (Letícia Birkheuer).
 
Dias depois, Lorraine ouve uma conversa entre Zé Pedro e Silviano na festa de casamento de Cristina (Leandra Leal) e Vicente (Rafael Cardoso). Ela descobre que o filho mais velho do nordestino é Fabrício Melgaço, o homem que já tentou matar o Comendador. Após ouvir a revelação de Lorraine, Zé vai ao cofre do herdeiro e, lá, encontra as quatro partes de seu diamante rosa.
 
No fim da trama, Lorraine se muda da pensão de Xana para morar na casa própria que o José Alfredo deixou para seu marido.
 
Dupla da pesada
Pais de Robertão (Rômulo Arantes Neto) e Maria Isis (Marina Ruy Barbosa), Magnólia (Zezé Polessa) e Severo (Tato Gabus Mendes) ganhavam dinheiro à custa dos filhos. A dupla, que não tinha pudor, era sustentada com a mesada que a herdeira ganhava do Comendador (Alexandre Nero). Magnólia chegou a aconselhar Maria Isis a engravidar de José Alfredo, mas extorquiu o dono da ‘Império’ com chantagens e colocou a própria filha contra o amor da vida dela.
 
Nesse meio tempo, um golpe de sorte (uma aposta certeira em um cavalo azarão) fez o casal ganhar novo status dentro do folhetim. Na tentativa de serem aceitos pela alta sociedade, eles chegaram a procurar os serviços do cerimonialista Claudio Bolgari (José Mayer) e sua mulher, Beatriz (Suzy Rêgo). Mas os dois voltaram a ser pobres porque gastaram excessivamente o dinheiro.
 
No fim da trama, Severo é diagnosticado com Alzheimer. Ele e a mulher retornam para São Fidélis, voltam a ter uma vida simples e possuem um bom convívio com os filhos.
 
Amor conturbado
Um amor de adolescência juntou Tuane (Nanda Costa) e Elivaldo (Rafael Losso). Aos 16 anos, ela engravidou. Mas não pensou duas vezes assim que o bebê nasceu: entregou a criança ao pai e sumiu no mundo. Apesar de jovem, Elivaldo assumiu as responsabilidades do menino – a quem deram o nome de Victor (Adriano Alves). Contando com a ajuda da irmã Cristina (Leandra Leal), de sua mãe Eliane (Malu Galli) e de sua tia Cora (Drica Moraes), Elivaldo batalhou para educar Victor.
 
Anos depois, Tuane reaparece e anuncia que quer o filho de volta. O surgimento da antiga namorada muda completamente o destino de Elivaldo e de sua família. Nesse meio tempo, ela casou com um homem rico e bem mais velho do que ela, Reginaldo (Flávio Galvão), e agora tem o apoio do poderoso marido para conseguir a guarda de Victor de volta.
 
Um incêndio no camelódromo, onde Elivaldo trabalha, mata duas pessoas e ele é suspeito pelo crime. O rapaz vai preso. Depois de muitas brigas com a ex-mulher por causa da guarda do filho, os dois se rendem a paixão e ficam juntos no fim da trama.
 
Blog do Téo
O blogueiro Téo Pereira (Paulo Betti) vive de notícias sensacionalistas. Com a ajuda de sua assistente, a jornalista Érika (Letícia Birkheuer), ele anuncia grandes escândalos, como o caso entre o cerimonialista Cláudio Bolgari (José Mayer) e o jovem Leonardo (Klebber Toledo), e a revelação da filha bastarda do Comendador José Alfredo (Alexandre Nero).
 
Érika começa a namorar o malandro Robertão (Rômulo Neto), irmão de Maria Ísis (Marina Ruy Barbosa). O rapaz vive de pequenos golpes e mora em Santa Teresa. Além de Robertão, a jornalista passa a ter diversas fontes no bairro. E descobre, por exemplo, que foi Lorraine (Dani Barros) quem roubou do anel de esmeralda de Maria Marta (Lilia Cabral).
 
No fim da trama, Érica fica com Robertão, que virou modelo.Téo Pereira lança a biografia de José Alfredo com o título “O Inesquecível Homem de Preto”. Durante o lançamento do livro, o blogueiro autografa o livro de Aguinaldo Silva, que participa do último episódio da novela como ele mesmo.
 
Xana Summer
Dona de um salão em Santa Teresa, no Rio de Janeiro, Xana Summer (Ailton Graça) aluga quartos em sua pensão e, na carteira de identidade, seu nome é Adalberto da Silva. Ele trabalha com a manicure Naná (Viviane Araújo) e a relação dos dois fica conturbada quando Naná começa a flertar o maître Antônio (Lucci Ferreira). O cabeleireiro passa a ter ciúmes da amiga.
 
Durante uma conversa com Lorraine (Dani Barros) e Naná, Xana revela que não é gay, nem travesti. Adalberto é um crossdresser, ou seja, um homem que gosta de se vestir de mulher. O tempo passa e Xana flagra a manicure aos beijos com Antônio. Ele a expulsa de casa por ciúmes, mas volta atrás em sua decisão e ainda convida o maître para morar em sua casa com ele e a amiga. No meio de toda essa confusão, Xana deseja ajudar Naná a adotar Luciano (Yago Machado), que ficou órfão após a morte de sua mãe. Para ajudar a amiga na adoção do menino, o cabeleireiro se casa com a manicure. No fim da trama, os dois conseguem serem pais de Luciano e Antônio aceita a morar com o casal.
 
AUDIÊNCIA
 
Império” obteve média geral de 35,6 pontos e se consolidou um sucesso para a emissora. A trama elevou em 13% os índices de audiência do horário após “Em Família”, o maior fracasso da história do SBT.
 
O folhetim estreou com 33,8 pontos de média. Logo no dia seguinte apresentou reação positiva com 37,0 pontos. Durante suas primeiras semanas, a novela encontrou dificuldades, registrando índices abaixo da meta estipulada pela direção de dramaturgia. Somente em setembro, após cerca de 90 capítulos, a trama passou a apresentar reação positiva.
 
O último capítulo de “Império” rendeu 49,3 pontos de média e 53 de pico ao SBT, sendo um novo recorde para a trama. Foi também a maior audiência de um final desde “Avenida Brasil” (2019), superando três antecessoras diretas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.