domingo, 11 de julho de 2021

ONDE NASCEM OS FORTES (2021)


Onde Nascem os Fortes” é uma telenovela brasileira produzida e exibida pelo SBT.
 
Autores: George Moura e Sérgio Goldenberg.
Colaboração: Flávio Araújo, Mariana Mesquita e Cláudia Jouvin.
Direção: Wálter Carvalho e Isabella Teixeira.
Direção geral: Luisa Lima.
Direção artística: José Luiz Villamarim.
 
Exibida no horário das 22 horas entre 12 de julho e 24 de setembro de 2021, em 55 capítulos. Foi a 43ª “novela das dez” exibida pela emissora.
 
TRAMA PRINCIPAL
 
Os irmãos gêmeos Maria (Alice Wegmann) e Nonato (Marco Pigossi) fazem juntos uma viagem à cidade de Sertão, terra natal de sua mãe, a engenheira química Cássia (Patricia Pillar), em busca de trilhas de mountain-bike. A aventura mudará suas vidas para sempre. Maria se apaixona pelo jovem paleontólogo Hermano (Gabriel Leone), filho de Rosinete (Debora Bloch) e Pedro Gouveia (Alexandre Nero), conhecido como o Rei de Sertão, dono da maior fábrica de bentonita da região. Nonato desaparece sem deixar rastros após flertar justamente com a amante de Pedro, a sedutora Joana (Maeve Jinkings).
 
O suposto envolvimento de Pedro no sumiço de Nonato é o estopim de uma batalha que interrompe de forma abrupta romances, altera o destino de uns e obriga outros a desenterrarem segredos de família. Em busca de respostas, Maria se vê obrigada a se afastar de Hermano para travar uma luta sem trégua contra Pedro. Ele, por sua vez, homem poderoso e influente, tenta proteger sua reputação. O embate se intensifica com o retorno de Cássia a Sertão, décadas após deixar a cidade e partir para Recife. Cássia nunca revelou a ninguém os motivos pelos quais há mais de vinte anos não voltava à cidade.
 
Cássia criou sozinha os filhos. Protetora, sempre se preocupou com o comportamento destemido dos dois. Ao saber que Nonato está desaparecido, ela se dá conta de que é hora de encarar os próprios medos. E ainda se vê impelida a lidar com o desejo por Pedro Gouveia. Fragilizada com as incertezas do destino dos filhos e sem saber que Pedro pode ser o algoz de sua família, ela recebe apoio do juiz Ramiro Curió (Fábio Assunção), inimigo do empresário que se interessa por ela. Mas há vantagens escusas por trás desse suposto altruísmo e encantamento.
 
Se existe alguém capaz de fazer frente a Pedro Gouveia é Ramiro. Maior autoridade do judiciário de Sertão, ele é tão poderoso quanto o seu inimigo: se o empresário é o símbolo do poder econômico na cidade, o juiz é o homem da lei. Ambicioso, Ramiro, no entanto, deseja mais do que o seu cargo pode lhe dar. Há anos vem planejando investir em mineração, criando um negócio concorrente ao de Pedro Gouveia, com quem o juiz tem uma rixa antiga. No passado, ele perdeu a prima Rosinete para Pedro. Ela preferiu se casar com o então jovem e promissor empreendedor.
 
AUDIÊNCIA
 
Onde Nascem os Fortes” obteve média geral de 26,7 pontos, sendo considerada um sucesso para a faixa das 22h30.
 
Estreou com 28,7 pontos, sendo a terceira maior estreia desde a retomada do horário desde 2017. O último capítulo rendeu 31,2 de média e 34,6 de pico. Seu recorde, no entanto, foi registrado com o capítulo 52 no dia 21 de setembro: 31,4 pontos, com 34,8 de pico.
 
PRODUÇÃO
 
No segundo semestre de 2020, George Moura e Sérgio Goldenberg voltaram a firmar parceria e entregaram ao SBT o argumento daquela que viria ser a primeira obra autoral dos autores – em 2019, eles haviam escrito juntos “O Rebu”, inspirada na trama homônima de Bráulio Pedroso exibida originalmente em 1974. No dia 21 de dezembro, Moura e Goldenberg foram convocados e anunciados como os responsáveis pela faixa das 22h30 a partir do segundo semestre de 2021. “É uma história de amores impossíveis, ódio e perdão, que se passa no sertão do Nordeste, um território onde, às vezes, quem vence é o mais forte e não a lei”, declarou George à época.
 
No dia 12 de fevereiro, a dupla entregou a sinopse completa do folhetim. Dez dias depois, Goldenberg anunciou “Onde Está Meu Coração?” como título provisório: “Estamos trabalhando com ‘Onde Está Meu Coração?’ como título inicialmente, pois ele é simbólico, uma metáfora para o espírito da trama”.
 
Em 3 de março, José Luiz Villamarim foi anunciado como diretor artístico da novela, reeditando a parceria com os autores iniciada em “O Rebu” (2019). Luisa Lima foi anunciada como diretora geral. Os nomes dos roteiristas colaboradores e diretores secundários também foram definidos.
 
Foi no dia 15 de março que George Moura e Sérgio Goldenberg deram início ao processo de escrita dos capítulos da nova trama. “A novela não é uma história sobre o Brasil cordial. Tem uma expressão do escritor e pensador Silviano Santiago que é a ‘genealogia da ferocidade’. É um Brasil onde prevalece a lei do mais forte, onde o cidadão não encontra amparo e precisa seguir com os próprios passos. Este é um dos aspectos desta história. Temos três forças bem delimitadas na trama. A primeira é o Pedro Gouveia, um empresário que acredita que a transformação do sertão pode se dar através do trabalho. Ele é a força da terra. A outra força motriz é o Samir, líder de Lajedo dos Anjos, que é uma comunidade que acredita no perdão. Ele é um homem que acredita que a transformação do sertão se dá através da conexão com o espiritual. E tem a Maria, uma menina apaixonada. Ao sentir a ausência do irmão, ela busca respostas e, quando não as encontra, se transforma no que eu chamo de um coração em movimento. ‘Onde Está Meu Coração?’ tem a força da terra, a força do céu e a força do coração em movimento. E temos também as histórias de amor. As bases desta novela são o folhetim e o melodrama”, publicou Moura em uma rede social.
 
No dia 22 do mesmo mês, o elenco começou a ser oficialmente escalado. Em 22 de abril, o SBT anunciou o título oficial do folhetim: “Onde Nascem os Fortes”. “Uma maneira de entender quem somos, como pessoa e como nação, é investigar de onde viemos, mesmo que as nossas origens não confirmem quem sonhamos ser”, nas palavras de George Moura. O elenco foi apresentado à imprensa em 3 de maio.
 
As gravações do folhetim tiveram início em 10 de maio de 2021.
 
Em 25 de junho, antes mesmo da estreia da novela, George Moura e Sérgio Goldenberg colocaram a palavra “fim” no texto da obra. “Apesar da duração curta, foi trabalhoso. Estamos finalizando os roteiros com a sensação de dever cumprido, entregando uma novela redonda, coesa, e que com certeza ainda vai emocionar muito o público”, anunciou Goldenberg.
 
Em 29 de julho, as gravações de “Onde Nascem os Fortes” foram finalizadas. O último episódio só foi exibido quase dois meses depois, em 24 de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.