domingo, 11 de julho de 2021

ORGULHO E PAIXÃO (2021)


Orgulho e Paixão” é uma telenovela brasileira produzida e exibida pelo SBT.
 
Autor: Marcos Bernstein.
Baseada em tramas e personagens de Jane Austen.
Escrita por:. Marcos Bernstein e Victor Atherino.
Colaboração: Juliana Perez, Flávia Bessone e Giovana Moraes.
Direção: Bia Coelho, Hugo de Souza, Alexandre Klemperer e João Paulo Jabur.
Direção artística: Fred Mayrink.
 
Exibida no horário das 18 horas entre 12 de julho de 2021 e 14 de janeiro de 2022, em 161 capítulos, substituindo “Tempo de Amar” e antecedendo “Espelho da Vida”. Foi a 91ª “novela das seis” exibida pela emissora.
 
TRAMA PRINCIPAL
 
Vale do Café, interior de São Paulo, início do século 20. Ofélia Benedito (Vera Holtz) é capaz de qualquer malabarismo na busca de um bom partido para cada uma de suas cinco filhas. Jane (Pamela Tomé) é doce e introvertida, incapaz de manifestar suas paixões. Em contraste, Mariana (Chandelly Braz) é aventureira, romântica e não quer casamento arranjado. Já Cecília (Anaju Dorigon) vive no mundo da imaginação, é caseira e está sempre cercada de livros. Enquanto a caçula Lídia (Bruna Griphão), a mais mimada, frívola e despachada, vive atrás de um pretendente.
 
Elisabeta (Nathalia Dill), a mais velha, não se encaixa nos padrões impostos pela mãe. Libertária, ela tem uma ousadia natural, que pode encantar ou afastar pretendentes. Seu comportamento é desaprovado por Ema (Agatha Moreira), que, apesar de ser diferente dela, é sua melhor amiga. De família tradicional, Ema é a casamenteira oficial do Vale do Café. A chegada de dois rapazes solteiros e ricos é uma das razões que a motivam a oferecer um baile. Porém, eles têm uma missão: comprar o bem mais valioso de seu avô, o Barão de Ouro Verde (Ary Fontoura): suas terras.
 
Darcy Williamson (Thiago Lacerda) é um homem imponente, com traços tão marcantes quanto sua personalidade. Nascido no Brasil, é filho de um industrial inglês. Ele é sócio da mãe de Camilo Bittencourt (Maurício Destri), Julieta (Gabriela Duarte), uma mulher amargurada, marcada pelo passado, porém de muito sucesso nos negócios. Com a morte do marido, ela ergueu um império com as próprias mãos, o que lhe rendeu o apelido de Rainha do Café. Para escoar a produção de suas propriedades, ela conta com a expertise de Darcy, tornando essa parceria rentável para ambos.
 
Com a amizade de um irmão mais velho, Darcy cuida para que Camilo, rapaz de personalidade amável, saia dos domínios de sua mãe. Assim que eles chegam ao baile de Ema, Camilo se encanta pela beleza de Jane, enquanto Darcy se sente intrigado com a presença marcante de Elisabeta. Em um duelo velado, os dois se testam, deixando clara a personalidade de cada um. Esperando encontrar neste baile mulheres tediosas, Darcy fica surpreso com esta jovem interiorana. A relação entre Elizabeta e Darcy será decidida quando ele superar seu orgulho e ela se deixar levar pela paixão.
 
Quem não gosta dessa aproximação é Susana (Alessandra Negrini), o braço direito de Julieta, responsável por fazer o trabalho sujo em seu nome. Susana é dissimulada, manipuladora e sedutora, e está determinada a buscar o que quer, no caso, um marido rico: Darcy. Vítimas das armações de Susana para afastar Camilo e Darcy do Vale do Café, as irmãs Jane e Elisabeta decidem considerar a proposta de Ema para se aventurarem na capital. Elas, então, partem sob o pretexto de um simples passeio, quando na verdade estão em busca de respostas para suas vidas amorosas.
 
AUDIÊNCIA
 
Orgulho e Paixão” obteve média geral de 21,7 pontos, sendo considerada um sucesso pela direção de dramaturgia da emissora.
 
A trama de Marcos Bernstein registrou 26,1 pontos de média no primeiro capítulo, sendo este seu maior desempenho durante toda a exibição, mantendo-se estável ao longo de seus 161 capítulos. O último capítulo rendeu 24,1 de média.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.