domingo, 3 de julho de 2022

A REGRA DO JOGO (2022)


A Regra do Jogo” é uma telenovela brasileira produzida e exibida pelo SBT.
 
Autoria: João Emanuel Carneiro.
Colaboração: Alessandro Marson, Thereza Falcão, Antônio Prata, Cláudio Simões, Paula Amaral e Fábio Mendes.
Direção: Marcelo Travesso, Henrique Sauer, Enrique Diaz e Guto Arruda Botelho.
Direção geral: Amora Mautner, Joana Jabace e Paulo Silvestrini.
Direção artística: Amora Mautner.
 
Exibida na faixa das 21h30 entre 4 de julho de 2022 e 13 de janeiro de 2023, em 167 capítulos, sucedendo “Babilônia” e antecedendo “Velho Chico”. Foi a 83ª “novela das nove” exibida pela emissora.
 
TRAMA PRINCIPAL
 
O que a maioria das pessoas vê em Romero Rômulo (Alexandre Nero) é um homem altruísta e corajoso, disposto a ajudar na reintegração de ex-detentos. Porém, existe outra camada escondida. Ele se envolve com a perigosa Atena (Giovanna Antonelli). A princípio, Romero não sabe, mas Atena não deixa passar nenhuma oportunidade sem tirar proveito. Impulsiva e imoral, ela busca alguém para aplicar algum golpe que lhe renda grana no bolso.
 
Um dos maiores desafetos de Romero Rômulo é Zé Maria (Tony Ramos), homem misterioso que está foragido. Ele é pai de Juliano (Cauã Reymond) e companheiro de Djanira (Cassia Kiss), moradora do Morro da Macaca e quem mais conhece Romero, já que é sua mãe. Desde que Zé foi obrigado a fugir por causa de um crime que ele jura não ter cometido, Djanira, que acredita no amado incondicionalmente, ficou encarregada de criar Juliano.
 
Djanira também é mãe adotiva de Tóia (Vanessa Giácomo), jovem batalhadora cujo caráter não levanta suspeitas. Tóia é gerente na Caverna da Macaca, boate do morro de propriedade de Adisabeba (Susana Vieira), desafeto de Djanira por causa de um envolvimento dela com Zé Maria, no passado. Tóia e Juliano namoram desde crianças. O desejo deles, e da mãe de criação, é de se casarem. Porém, os planos de vingança de Juliano acabam atrapalhando esse destino.
 
Juliano decidiu abrir mão da sua carreira como lutador de MMA para se tornar professor de artes marciais. Tudo seguia na mais perfeita ordem, até ele ser vítima de uma armação e acabar atrás das grades, acusado injustamente por tráfico de drogas. A prisão foi muito nociva para o rapaz. Muita gente passou a olhar para ele com desconfiança, principalmente no Morro da Macaca. Agora, ele está livre, mas só tem uma coisa na cabeça: vingança.
 
Quem também nutre um desejo vingativo é Dante (Marco Pigossi), policial e filho adotivo de Romero Rômulo. Seu alvo é Zé Maria, quem ele acredita ter matado sua mãe biológica, e isso o torna inimigo também de Juliano, filho do foragido. Sobre Romero, o policial acredita que ele é um verdadeiro herói. Dante foi pego para criar por Romero e sua mulher, Kiki (Deborah Evelyn), que atualmente todos acreditam estar morta, vítima de um sequestro.
 
Kiki era a filha mais velha da milionária família Stewart – Gibson (José de Abreu) e Nora (Renata Sorrah) – marcada pelo trauma desse sequestro. Os Stewarts são alvo da cobiça de uma mente criminosa: Orlando (Eduardo Moscovis), que trabalha na empresa farmacêutica de Gibson. Orlando passou de cientista medíocre a referência no mercado farmacêutico, um fato mal explicado cujas respostas se escondem em seu passado obscuro.
 
O objetivo inicial de Orlando é se infiltrar na família Stewart pelo seu ponto mais frágil, Nelita (Bárbara Paz), a filha bipolar de Gibson e Nora, para conseguir, de fato, se tornar um membro do clã. Contudo, nem Romero Rômulo nem Orlando desconfiam da relação entre Zé Maria e Gibson Stewart e o que há por trás de todos os crimes ocorridos ao longo da trama e de uma facção do crime organizado.
 
AUDIÊNCIA
 
A Regra do Jogo” fez crescer os índices da faixa das 21h após “Babilônia”, considerada o maior fracasso da história da emissora. O folhetim obteve 33,6 pontos de média – embora abaixo da meta de 35 pontos estipulada, representou um aumento de 11%. Estreou com 32 pontos e enfrentou um período complicado em suas primeiras semanas. A partir de setembro, a trama apresentou reação, batendo novos recordes sucessivamente. O último capítulo rendeu 47 pontos de média e 51 de pico, sendo este seu maior desempenho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.