“Rebelde” é uma telenovela produzida e exibida pelo SBT.
Novela de Pedro Damián.
Escrita por Pedro Damián e Pedro Armando Rodríguez.
Produção de Pedro Damián.
Direção de Juan Carlos Muñoz e Luis Pardo.
Exibida no horário das 22 horas entre 4 de outubro de 2004 e 9 de junho de 2006, em 440 capítulos – a produção mais longa da emissora –, substituindo “Marimar” e sendo substituída por “Maria do Bairro”. Foi a 31ª “novela das dez” exibida pela emissora. Quando estava no ar, “Rebelde” foi dividida em três temporadas (que foram exibidas sem interrupção). A primeira temporada foi composta por 215 capítulos; a segunda, 120; e a terceira, 105.
Entre 11 de outubro de 2010 e 11 de março de 2011, teve apenas sua primeira temporada reapresentada no horário das 22 horas, em 110 capítulos.
A novela completa foi reexibida na sessão “Reprise Especial”, às 17 horas, entre 15 de outubro de 2012 e 31 de maio de 2013, em 197 capítulos.
Foi exibida pela quarta vez novamente dentro da sessão “Reprise Especial”, às 17 horas, entre 4 de janeiro e 9 de dezembro de 2016, em 293 capítulos – a reapresentação mais longa de toda a história da emissora.
Contou com Ninel Conde, Juan Ferrara, Anahí, Dulce María, Alfonso Herrera, Christopher Uckermann, Maite Perroni, Christian Chávez, Angelique Boyer, Estefania Villareal, Fuzz, Tony Dalton, Karla Cossío, Zoraida Gómez, Diego González e Enrique Rocha nos papeis principais em uma trama adolescente que retratou diversos temas cotidianos como primeira relação sexual, drogas, corrupção, obesidade, orfandade e relacionamento entre pais e filhos.
Primeira temporada
O Elite Way School é um colégio particular com prestígio internacional onde adolescentes de classe alta recebem um elevado nível de educação para estarem preparados para um grande futuro. A escola conta com um programa de bolsas de estudos para jovens de baixos recursos financeiros que possuem excelente nível acadêmico. No entanto, poucos chegam a se graduar, já que são perseguidos por uma sociedade secreta chamada seita, cujo propósito é conservar a pureza da classe privilegiada.
Entre os alunos estão Mia Colucci, Miguel Arango, Diego Bustamante, Roberta Pardo, Lupita Fernandez e Giovanni Mendez. Seis jovens que, apesar de suas grandes diferenças, descobrem algo que os unirá acima de tudo: o grande amor pela música. Os outros alunos do quarto ano são Josy Luján, Téo, Nico, Pilar, Tomás, Vick, Celina, Joaquim, Iker/Jorge, Jack, Belém, Cristina, Jaqueline e Raquel.
Mia Colucci (Anahi) é filha do grande empresário da moda Franco Colucci (Juan Ferrara), e detesta o mau gosto. É popular, alegre e extrovertida, mas vai se apaixonar pelo garoto que mais odeia, Miguel. Roberta Pardo (Dulce María) é filha da famosa cantora de música country, Alma Rey (Ninel Conde), e é uma jovem impulsiva, rebelde e muito teimosa, e por ter uma mãe muito jovem, as duas vivem em constante competição. Miguel Arango (Alfonso Herrera) veio da cidade de Monterrey e estuda no colégio após ganhar uma bolsa de estudos, mas seu verdadeiro propósito é vingar a morte de seu pai. Sua vida vem abaixo quando descobre que o culpado é o pai da garota que ele ama, Mia. Para Diego Bustamante (Christopher Uckermann), filho do importante político León Bustamante (Enrique Rocha), a música é apenas um hobby. Desde criança, sabe que seu destino está na política, e herdou o jeito arrogante e prepotente de seu pai. Lupita Fernandez (Maite Perroni), uma jovem bondosa e humilde, consegue uma bolsa de estudos graças a sua tia Maíra (Leticia Perdigón), que trabalha na cantina do colégio. João, que odeia seu nome usa o nome de Giovanni Mendéz (Christian Chávez), é filho de dois açougueiros e sente vergonha deles, a ponto de mentir para seus amigos e nunca permitir que eles visitem sua casa.
Estes seis jovens, e todos os seus companheiros, vivem no colégio experiências incríveis. “Rebelde” é uma história de adolescentes que abrem os olhos para a realidade do mundo em um ambiente elitista, onde o poder e os bens materiais são supervalorizados. Eles vão lutar pelo direito de amar, romper as barreiras sociais e pelos ideais nos quais acreditam.
Segunda temporada
Pascoal Gandía (Felipe Nájera) espera o conflituoso quarto ano (agora definido como quinto) com algumas mudanças. Por um lado, resolveu instalar câmeras nas salas de aula, e por outro, decidiu aumentar as aulas de educação física para que os jovens extravasem sua rebeldia nos esportes. Por sua vez, os garotos, que durante o ano anterior conseguiram se manter unidos como um grupo, apesar das diferencias sociais e individuais, verão como essa união é posta a prova com a chegada de garotos que entram para o segundo e quinto ano do Elite Way. Eles são: Leonardo Goycoléa (Eleazar Gómez), primo de Tomás; Sol de la Riva (Fuzz); Mauricio Alebrija (Ernesto Díaz); Rocco Bezaury (Diego González), Lola Fernández (Viviana Ramos), a meia-irmã de Lupita; Bianca Delay (Allison Lozano), Dante (Marco Antonio Valdés) e Augustinha Medeiros (Georgina Salgado). Mais tarde, entram Isaac Urcola (Antonio Sainz) e Santos Echagüe (Derrick James).
Os antigos garotos mudaram nas férias. Mia e Miguel viverão seu maravilhoso sonho de amor, que ameaça se transformar em um pesadelo com a volta ao “mundo real”, onde as famosas discussões e reconciliações voltam a acontecer. Quanto a Roberta e Diego, voltarão a se enfrentar até a morte, ambos buscarão consolo nos braços de diferentes pessoas, sem, contudo, obtê-lo. Os dois sofrem mudanças importantes. Diego acha que sua mãe o abandonou e se transforma em uma cópia de seu pai. Roberta, por sua vez, tenta descarregar sua rebeldia em uma tarefa solidária, graças à aparição de Martín/Otávio Reverte (Lisardo Guarinos), um novo professor.
Reverte não é professor, mas simula ser para ficar perto de Roberta, já que na realidade, é seu pai. Martín, sem perceber, terá com os garotos uma grande e positiva influência, o que não acontecerá com Júlia Lozano (Lourdes Reyes), a professora de literatura e ex-aluna do Elite Way.
Quanto a banda, no primeiro momento, os integrantes do RBD voltam a se unir, mas desta vez não se aceitam cantar na clandestinidade. É tão forte o sentimento pelo grupo que lutam por ele, contra tudo. Logo se dão conta que o “exterior” não é o inimigo mais forte. O que atenta contra a união do grupo são eles mesmos e os diferentes estágios pelo qual vão passando em sua vida pessoal. Cada um dos garotos vai enfrentar diversos conflitos que levarão os rebeldes do Elite Way a aproximação do objetivo que os desvia e os preocupa: saber quem são e o que querem para suas vidas.
Terceira temporada
Após muitas disputas e amadurecimento, os garotos do Elite Way estão ansiosos para ir ao Vacance Club e descansarem das atormentadas aulas. Apesar das intrigas continuarem, todos conseguem conviver em paz e arranjam tempo para começar novos relacionamentos.
Diego, para provocar Roberta, se envolve com Lola, o que gerará constantes conflitos com ela. Miguel terá uma aproximação mais íntima com Sabrina (Claudia Schmidt) que poderá destruir definitivamente seu relacionamento com Mia. Roberta acaba usando Isaac para tentar se esquecer de Diego, mas graças a um segredo do rapaz esse relacionamento não durará muito. Mia terá um grande amadurecimento que a faz decidir se entregar para Miguel como uma grande prova de amor, mas terá uma grande decepção ao descobrir o envolvimento de seu grande amor com Sabrina.
Os garotos também poderão esquecer um pouco de seus problemas com a chegada dos jogos do intercolegial, que no final acaba se tornando uma grande furada graças aos garotos do outro colégio que disputam contra o Elite Way. Trágicas mudanças na vida de Roberta e Mia as farão se unir mais. Roberta descobre que Martín Reverte é seu verdadeiro pai e demonstrará raiva por sua mãe ter mentido. Mia descobre que sua mãe, Marina Cáceres (Nailea Norvind), está viva e que seu pai mentiu, e decide deixar de vez o castelo de cristal em que sempre viveu. Diego terá uma grande dor de cabeça já que descobre que terá que conviver diariamente com Xavier (Mike Biaggio), o filho da namorada de seu pai, o que o trará muitos problemas, mas apesar disso ele também amadurecerá, o que o faz enfrentar de vez seu pai.
Mas apesar de tudo jogarão sua fúria na música que acaba fazendo o grupo RBD sair de seu pequeno mundinho e encarar plateias maiores em diferentes turnês e tornando o grupo um sucesso mundial. Os seis protagonistas verão que o maior amor não é o amor pela música, e sim o amor entre eles.
AUDIÊNCIA
“Rebelde” foi um grande sucesso de audiência para o SBT – ainda mais levando em conta a extensão de sua exibição, que durou quase dois anos. Ao longo de seus 440 capítulos, obteve média geral de 33.7 pontos. Na divisão de temporadas, a 1ª alcançou 32.7; a 2ª, 34.5; e a temporada final, 34.7 pontos.
Sua primeira reprise, levada ao ar na faixa das 22h em 2011, foi novamente considerada um sucesso: 27.4 pontos de média.
A primeira reapresentação da novela na íntegra, em 2012, na sessão “Reprise Especial”, teve média de 23.6 pontos, mais uma vez considerada um grande sucesso. O folhetim estreou com 27 pontos, bateu 28 no segundo dia e continuou com bons índices em seus primeiros meses. A novela, no entanto, sofreu uma queda considerável por volta da 23ª semana de exibição, o que resultou em seu encurtamento – teria 221 capítulos e foi finalizada com 197. O último capítulo rendeu 23 pontos ao SBT. Seu recorde, no entanto, foi de 29 pontos (11/01/2013, cap. 77).
Em sua mais longa reprise, em 2016, obteve média de 22.7 pontos, mais um sucesso para o SBT. Teve 23 pontos em sua estreia, e 29 em seu capítulo final – o melhor desempenho da trama.
Em sua mais longa reprise, em 2016, obteve média de 22.7 pontos, mais um sucesso para o SBT. Teve 23 pontos em sua estreia, e 29 em seu capítulo final – o melhor desempenho da trama.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.